terça-feira, outubro 04, 2011

Tesouros Infantis - 4º Trimestre de 2011 - Lição 2

A Fuga
  
OBJETIVO: Saber que, para ouvirmos a voz de Deus, precisamos nos afastar dos ídolos.

VERSO DA LIÇÃO: Domine-se e não fale bem nem mal a Jacó. Gênesis 31:24.
VERSO OPCIONAL: “O ídolo nada é.” 1 Coríntios 8:4.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção - chumaço de algodão; Lição: personagens e visuais usados na lição anterior, ídolos de massa de modelar ou gesso; Revisando: maquete de aprisco usada na semana anterior; Contando aos Outros: massa de modelar, pratinho descartável, cartão com o verso (abaixo).


COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
Lição:
Maquete e personagens: ver instruções na lição anterior.
Ídolos: fazer algumas figuras de ídolos usando gesso ou massinha de modelar.

Receita de Massa de modelar caseira
1 medida de farinha de trigo
3 medidas de sal
água apenas até dar o ponto.

Misturar todos os ingredientes cuidadosamente. Se ficar muito seca (sem liga) acrescentar um pouco mais de água. Cuidar para não ficar muito mole.


Contando aos outros: Copiar os cartões abaixo em cartolina. Recortar um cartão para cada criança.



CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Colocar um chumaço de algodão no ouvido, de forma bem visível. Combinar com um ajudante para que ele lhe dirija a palavra. Mostrar que não está escutando nada. O ajudante deve tentar mais algumas vezes. Finalmente, tirar o algodão do ouvido e mostrar que agora está entendendo tudo. Dizer:] Há alguém em nossa história de hoje que não conseguia ouvir uma voz muito importante. Prestem atenção e descubra quem é.

APRESENTANDO A LIÇÃO:  [Contar a história seguindo a sequencia que está na lição e usando os visuais sugeridos. Explicar que, por causa de seus ídolos, Labão não conseguia ouvir a voz de Deus e entender que estava errado. Abaixo está a transcrição da história exatamente como está na lição das crianças.]

O sogro de Jacó não teme a Deus, ois é idólatra. É um homem muito ambicioso, e não trata mais Jacó com bondade como fazia no início. Ele não consegue reconhecer os presente que Deus lhe deu por meio do seu servo. Jacó e a família já estão há três dias de caminhada quando Labão percebe a fuga. Ele fica irado e rapidamente prepara seus homens e sai atrás de Jacó, na intenção de trazê-los de volta. À noite, Deus fala em sonho com o velho Labão, dizendo: - Domine-se e não fale bem nem mal a Jacó. Quando o encontra perto do Rio Eufrates, mesmo tendo ouvido a poderosa voz de Deus, ele grita: - O que é isso que me fez? Por que saiu assim sem me avisar, para que eu pudesse dar uma festa e beijar minhas filhas e meus netos? E por que roubou meus deuses?
Jacó responde: - Tive medo, porque achei que você poderia tomar as suas filhas de volta. E quanto aos ídolos, procure em nosso meio, e não viva a pessoa com quem forem encontrados. Ache o que é seu e leve embora! Jacó não sabia que sua amada Raquel tinha feito uma coisa muito feia. Ela pegou os ídolos do pai e escondeu, na esperança de que um dia ele deixasse de adorá-los.
Labão sai procurando por todos os lugares, nas barracas de todos, mas não encontra porque Raquel sentou-se em cima deles; só sai quando o pai para de procurar. Jacó sente-se muito ofendido e pergunta: - qual é o motivo de agir tão mal comigo, se durante vinte anos fui fiel nos meus serviços? Algum dia lhe faltou pelo menos uma ovelha? Ali ele acaba relatando tudo que fez de bom para o sogro durante todo aquele tempo em sua casa. Labão fica envergonhado por ter agido daquela maneira, fica mais calmo e sugere a paz com Jacó. Naquele lugar, ele fazem um pacto e oferecem uma oferta ao Senhor como forma de gratidão. Em seguida, dão uma festa para comemorar com alegria os momentos de despedida. Eles agora caminham tranquilos. Labão volta para Harã, enquanto Jacó segue viagem a Canaã.

REVISANDO: [Usar a maquete de aprisco da semana passada. Colocar somente Jacó no aprisco e guardar as ovelhas em uma caixa. Dizer:] Jacó era muito cuidadoso com os animais e por isso o rebanho aumentou muito. Vou fazer algumas perguntas. Cada pergunta que vocês acertarem, Jacó ganhará uma ovelha a mais. Se vocês errarem, ele perderá uma ovelha. Nosso alvo é que ele termine com muitas ovelhas.  [Fazer as perguntas e acrescentar uma ovelha para cada resposta certa e retirar uma ovelha para cada resposta errada.] 

MEMORIZANDO (opção A - verso da lição): [Ler o verso na Bíblia e explicar seu significado Depois ensiná-lo com os gestos propostos na lição:]

Domine-se e não fale - firmar o corpo, negar com o dedo e passar a mão nos lábios;
Bem nem mal a Jacó - acene com o polegar para cima e para baixo;
Gênesis 31:24 - desabrochar uma flor e formar um livro.

MEMORIZANDO (opção B - verso opcional): [Mostrar uma folha em branco. Perguntar:]  Que desenho ou pintura vocês podem ver aqui? O que está escrito nesta folha? [Nada.] Realmente, eu não posso ler ou apreciar o desenho porque não há nada escrito ou desenhado nesta folha. Mas, eu estou precisando comprar comida. Será que eu posso comprar comida usando esta folha em branco? Claro que  não. Eu só posso comprar comida usando uma nota verdadeira. [Mostrar uma nota verdadeira.] Os ídolos são como essa folha em branco. Eles não pensam, não falam, não ouvem, nem se mexem. Eles não resolvem nada. Só o Deus verdadeiro pode fazer alguma coisa por nós. Por isso, precisamos sempre nos lembrar do que está escrito na Bíblia em 1 Coríntios 8:4 [ler o verso na Bíblia]: “O ídolo nada é.” [Recitar o verso diversas vezes com as crianças. Depois, pedir que apenas quem estiver de sapatos recite-o. Depois, só quem estiver com o cabelo preso, quem estiver de sandálias, quem usar óculos, etc. Por fim, só as meninas, só os meninos e todos os que tiverem nariz.]

APLICANDO:[Dizer:] Tudo aquilo que temos ou gostamos e que nos atrapalha de ouvir e obedecer a Deus é um ídolo. Vou falar algumas coisas. Vocês terão que descobrir que ídolo está atrapalhando de ouvir a voz de Deus.

Márcia gosta muito de assistir televisão, mas não tem interesse de fazer culto.
Joana não quer ir à igreja porque ganhou um brinquedo novo e quer brincar com ele.
Ana prefere ir ao shopping no domingo e não ir à igreja para o culto.
O pai de Jorge não vai aos cultos de quarta-feira para assistir ao futebol.
Sonia não estudou a lição durante a semana porque ficou jogando na internet.

[Dizer:] Existem muitas coisas que podem ser ídolos na nossa vida. Precisamos cuidar para não dar mais importância a alguma coisa do que a Deus. Ele deve ser sempre o primeiro em nossa vida. Ou ficaremos como Labão, que não conseguia perceber o que Deus lhe falava.


CONTANDO AOS OUTROS: [Dar um pouco de massa de modelar e um pratinho descartável para cada criança tentar fazer um ídolo. Ela deve mostrar seu “ídolo” a alguém e depois, ela deverá esmagar o ídolo e mostrar o cartão com o verso: “O ídolo nada é.” 1 Corintios 8:4.]

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!