Outra Angústia
VERSO DA LIÇÃO: “Senhor, me livre das mãos de meu irmão Esaú”. Gênesis 32:11.
VERSO OPCIONAL: “Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei.” Salmo 50:15.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: pacote ou caixa embrulhada para presente; Lição: bonecos de festa (ou ver as sugestões aqui) para serem os personagens (Jacó, sua família, seus servos, Esaú e seus servos), bolinhas de algodão colorido, três tampas de caixas de sapato; Revisando: animais feitos de chumaços de algodão; Contando aos Outros: um aviso de porta para cada criança.
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição:
Se usar os bonecos de festa, fazer roupas de papel crepon para cada um. Em uma tampa de caixa de sapato (ou pedaço de palelão) forrada de verde, colar Esaú e seus servos.
Em outra tampa, colocar as bolinhas de algodão, para serem os rebanhos. Cada cor pode ser um tipo de animal (branco - ovelhas; amarelo - camelos; azuis, cabras; brancas com manchas pretas (feitas com tinta) - vacas).
Em uma terceira tampa, colocar os bonecos que representam Jacó e sua família.
Revisando: Numerar alguns pedacinhos de papel (de acordo com o número de perguntas que serão feitas) e colá-los embaixo de alguns dos chumaços de algodão que serão usados como animais na história.
Contando aos Outros: Aviso de porta - Cortar o EVA usando o molde abaixo, colar o coração e as mãos e escrever o verso com caneta permanente (ver modelo nas fotos abaixo).
Obs.: As fotos abaixo foram extraídas de um site que eu não consegui encontrar mais. Por favor, se alguém souber, mande um comentário com o endereço para eu colocar os créditos aqui.
CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Mostrar um pacote de presente e perguntar às crianças quando é que damos ou recebemos presentes. Dar tempo para as respostas e, depois, dizer:] Na história de hoje vamos falar de um presente tão grande que nunca caberia nesta sala. Depois de ouvir a história quero que vocês me digam: que presente foi esse; quem deu o presente, quem o recebeu e por quê.
APRESENTANDO A LIÇÃO: [Contar a história como está na lição, usando bonecos ou as crianças para representarem os personagens. Movimentar as tampas, conforme for necessário. É importante treinar bem antes.]
REVISANDO (até 10 minutos): [Cada criança deve pegar um animal (chumaço de algodão) e, se estiver numerado, deve responder à pergunta correspondente.]
Senhor, me livre - apontar para o céu, fazer um X com os braços e descruzá-los;
Das mãos de meu irmão Esaú - mostrar as mãos e juntá-las;
Gênesis 32:11 - desabrochar uma flor e formar um livro.
MEMORIZANDO (opção B - verso opcional): “Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei.” Salmo 50:15. [Perguntar:] Quando vocês sentem medo de alguma coisa, quem vocês chamar para ajudar? [Dar tempo para as respostas.] Vocês chamam alguém que realmente possa ajudar: o papai, a mamãe ou algum adulto de confiança. Invocar é a mesma coisa que pedir ajuda. Vejam o que a Bíblia diz sobre isso [ler o verso na Bíblia]: “Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei.” Salmo 50:15. Deus está falando aqui que nós podemos pedir a Sua ajuda quando estivermos angustiados com algum perigo e Ele nos livrará. Foi isso que Jacó foi fazer antes de enfrentar o ódio de Esaú. Vamos agora memorizar este verso e, quando estivermos em perigo, vamos lembrar de invocar ao Senhor. Ele com certeza cumprirá Sua promessa. [Ensinar o verso usando os seguintes gestos:]
Invoca-me - mãos abertas, ao lado da boca, como se estivesse chamando alguém;
no dia da angústia - baixar a cabeça, como estando triste;
eu te livrarei - fazer um X com os braços e descruzá-los;
Salmo 50:15 - desabrochar uma flor e formar um livro.
APLICANDO [Dizer:] Jacó fez tudo que podia para acalmar seu irmão e mostrar que estava arrependido por haver mentido. Mas ele sabia que só Deus poderia livrá-lo. Por isso orou com muito fervor, muita sinceridade. [Convidar uma criança para participar e, com antecedência, combinar com um ajudante para ser um “perigo” no caminho da criança. Dizer à criança que ela deve andar pela sala e chamá-lo quando sentir que está em perigo. A criança caminha pela sala e o ajudante combinado a prende pelo braço. Ela deve chamar o professor e este deve vir livrá-lo. Se quiser, poderá trocar a criança e o ajudante, mas ela não deve saber quem é que vai representar perigo para ela. Dizer:] Quando estamos em situação de perigo, precisamos fazer tudo que está ao nosso alcance para resolver. Mas precisamos, principalmente, buscar a proteção e direção de Deus e Ele prometeu que vai nos ajudar nestes momentos.
CONTANDO AOS OUTROS: [Para crianças menores, entregar o aviso de porta pronto. Para crianças maiores, entregar o material já recortado e com o verso escrito, permitindo que as crianças colem o coração e as mãos nos devidos lugares. Enquanto trabalham, dizer:] Precisamos buscar a presença de Deus sempre. Mas quando estamos em apuros precisamos nos lembrar de orar. Usem esse aviso de porta para contarem a alguém o que aprenderam hoje sobre a necessidade de buscar a Deus quando estiver em dificuldade. Também usem isso na porta do quarto de vocês quando estiverem orando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário