quarta-feira, outubro 19, 2011

Tesouros Infantis - 4º Trimestre de 2011 - Lição 11

Dois Sonhos Revelados
 OBJETIVO:  Mostrar que Deus nos ama em todas as situações.
VERSO DA LIÇÃO: Ora, as interpretações não vêm de Deus?” Gênesis 40:8.
VERSO OPCIONAL: “Não há nada que possa nos separar do amor de Deus.” Romanos 8:39. NTLH.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Revisando: visuais usados na lição; Conquistando a Atenção: livros; Lição: prisão, personagens para José, o copeiro e o padeiro, visuais com os sonhos de cada um; Contando aos Outros: cópias das páginas 58 e 59 para cada criança, tesoura, lápis de cor.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição: Fazer o copeiro e o padeiro em tamanho que caiba na prisão. Recortar dois balões em E.V.A para ilustrar os sonhos. No sonho do copeiro, colocar três cachos de uva e uma taça. No sonho do padeiro, colocar três cestos com pães e alguns pássaros sobre um deles (ver fotos abaixo - extraídas do blogtiale.blogspot.com). Encapar um palito de sorvete ou de churrasco. Cortar um pedaço de velcro para cada sonho. Colar uma parte na parte de trás dos personagens e outra parte no palito colado no balão. Quando mencionar o sonho, fixar o balão atrás do personagem.













 Contando aos outros:
Opção A: Fazer uma cópia da parte A (preto e branco ou colorida) para cada criança e uma cópia da parte B para cada duas crianças. Para as crianças menores, recortar os corações com antecedência.
 Parte A


Parte B


Opção B:  Usar os corações da parte B como modelo para cortá-los em E.V.A. , escrevendo e desenhando com caneta permanente. Cortar uma retângulo de EVA de cor diferente da dos corações. Escrever o verso com caneta permanente.


Observação: Conquistando a Atenção, a maneira de contar a história, Memorizando e Aplicando, foram extraídos quase na íntegra do “Auxiliar para Professores e Diretores da Escola Sabatina - Jardim de Infância” - 2º Trimestre de 2005 -  páginas 76-81 - CPB.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [As crianças deverão equilibrar um livro na cabeça enquanto andam de um determinado ponto da sala a outro. Se o livro cair devem recomeçar de novo. Depois de algumas tentativas, perguntar, dando tempo para as respostas:] Foi fácil ou foi difícil equilibrar um livro na cabeça enquanto andavam? Como vocês se sentiram? Às vezes as coisas são difíceis e às vezes são fáceis. Quando as coisas são fáceis, nós gostamos delas, parecem boas. Quando as coisas são difíceis, não gostamos tanto delas, e parecem ser más. Nossa história bíblica de hoje vamos continuar falando sobre José. Ele passou bons momentos com seu pai e maus momentos com seus irmãos Vamos ver agora  se ele está passando por bons ou maus momentos.                                                                                                                                                                
 APRESENTANDO A LIÇÃO:
              [Revisar rapidamente a lição anterior e continuar a história, movimentando os visuais conforme a necessidade. OPÇÃO: Combinar com as crianças que todas as vezes que disser a palavra prisão, elas deverão mostrar as mãos fechadas como se estivessem segurando as barras de ferro de um a prisão. Dizer:]
José trabalhou muitos anos para Potifar e o pagamento que ele recebeu foi ser mandado sem merecer para a prisão [mãos fechadas como se estivessem segurando as barras de ferro de uma prisão]. [Apontar os pés de José.] Lá prenderam seus pés com algemas de ferro que o deixaram machucado. Coitado do José! Mas ele não ficou se lamentando. José era um rapaz muito diferente mesmo. Em vez de ficar chorando e reclamando, José resolveu ter paciência. Ele sabia que Deus estava com ele ali, na prisão [mostrar as mãos fechadas como se estivessem segurando as barras de ferro de um a prisão]. Ele sabia que podia esperar em Deus.  Além disso, para esquecer seu sofrimento, começou a ajudar os outros prisioneiros. O  carcereiro mandou José fazer um trabalho: “Venha aqui e me ajude a servir o jantar!” E José ajudou. Depois o carcereiro disse: “Agora me ajude a fazer a limpeza!” E José ajudou com muito capricho. Todos os dias o carcereiro dava algo para José fazer. José trabalhava sem reclamar, e fazia tudo direitinho. Em pouco tempo, o carcereiro viu que José era um rapaz diferente. Ele encarregou José de todas as coisas da prisão [mostrar as mãos fechadas como se estivessem segurando as barras de ferro de um a prisão].
[Colocar os personagens do copeiro e do padeiro dentro da prisão.] Algum tempo depois, dois servos de Faraó foram colocados na prisão [mostrar as mãos fechadas como se estivessem segurando as barras de ferro de um a prisão]: o padeiro chefe e o copeiro. Certa manhã, José notou que eles estavam tristes e perguntou-lhes: Por que vocês estão tristes hoje?” Eles disseram que  tiveram sonhos muito estranhos  e não conseguiam entendê-lo. José lhes disse: “Vocês não sabem que Deus pode revelar o significado dos sonhos? O que vocês sonharam?” O copeiro disse [mostrar o visual do sonho do copeiro]: “No meu sonho eu vi um pé de uva com três ramos. Deles saíam brotos que se transformavam em uvas e eu as espremia no copo de Faraó.” José explicou: “Os três ramos são três dias. Dentro de três dias Faraó vai chamar você de volta para seu trabalho.” O copeiro ficou muito, muito feliz de saber que ia sair da prisão [mostrar as mãos fechadas como se estivessem segurando as barras de ferro de um a prisão]. Então, José disse [fazer uma voz diferente]: “Por favor, peça ao Faraó para me tirar daqui porque eu não fiz nada para estar nesta prisão[mostrar as mãos fechadas como se estivessem segurando as barras de ferro de um a prisão]. O copeiro prometeu fazer isso. O padeiro chefe também contou seu sonho [mostrar o visual do sonho do padeiro]: “Sonhei que carregava três cestos de pão branco em minha cabeça. No mais alto, havia pães de todas as qualidades. E os passarinhos vinham e comiam do cesto em minha cabeça.”  Com tristeza, José Lhe explicou: “Dentro de três dias você vai morrer.” E tudo aconteceu exatamente como José falou: Faraó mandou tirar o copeiro e o padeiro da prisão [mostrar as mãos fechadas como se estivessem segurando as barras de ferro de um a prisão]. O copeiro voltou a trabalhar com o rei e o padeiro foi morto. Mas o copeiro esqueceu o que havia prometido a José.  Ele não falou nada a Faraó.

MEMORIZANDO (opção A - verso da lição): [Ler o verso na Bíblia e explicar seu significado. Depois ensiná-lo com os gestos propostos na lição:]
Ora, as interpretações - mostrar as mãos; mãos na cabeça.
Não vêm de Deus? -  mostrar os céus. 
Gênesis 40:8 -  desabrochar uma flor e formar um livro.


MEMORIZANDO (Opção B - verso opcional):
“Não há nada que possa nos separar do amor de Deus.” Romanos 8:39.NTLH.
[Mostrar duas folhas de papel juntas para uma criança e pedir que separa as folhas. Depois, entregar duas folhas coladas uma a outra e pedir que a criança as separe. Dizer:] Há coisas que são fáceis de separar e outras que são mais difíceis. Separar quer dizer tirar alguma coisa de outra. Se você não puder separar, é como se as coisas estivessem coladas juntas.  A Bíblia diz que o amor de Deus é assim. [Ler o verso na Bíblia.] Ele nos ama sempre. Vamos memorizar esse verso lindo? [Ensinar o verso usando os seguintes gestos:]
Não há nada que possa -  mover o dedo indicador de um lado para outro.
nos  - apontar para si mesmo.
separar -  palmas das mãos juntas e então separá-las.
do amor -  braços cruzados sobre o peito.
de Deus -  apontar para o céu.
Romanos 8:39 - desabrochar uma flor e formar um livro.

REVISANDO: [Colocar os dois servos de Faraó na prisão e fazer as perguntas. Se acertarem, a prisão se abre um pouco, se errarem a prisão se fecha. As crianças devem tentar acertar ao máximo, para conseguir tirar os servos da prisão.]

APLICANDO: [Pedir que algumas crianças venham à frente e encenem situações que não gostam que lhes aconteça (cair, tomar injeção, etc.). Elas devem fazer os gestos sem falar nada para que os outros adivinhem o que querem dizer.  Permitir que cada criança que desejar, tenha oportunidade de fazer a mímica. Se ela precisar de ajuda para pensar em alguma situação, pode ser cochichado no ouvido dela uma das seguintes situações: tropeçar e machucar o dedão, bater a cabeça na mesa ao se levantar, ganhar um arranhão do gato, ficar com a garganta doendo, cair de bicicleta, ficar perdido no supermercado, etc. Depois das apresentações, perguntar:] Quando coisas más acontecem, quem ajuda vocês a se sentirem melhor? [Dar tempo para as respostas e perguntar:]  Quando vocês  não estão se sentindo bem ou se machucam, o papai e a mamãe ainda amam vocês? É claro que sim. Eles ficam tristes quando vocês se machucam. Eles não querem que vocês se sintam mal, mas às vezes acontecem coisas más. Seu pai e sua mãe procuram ajudá-los a se sentirem melhor porque amam vocês. Deus também fica triste quando vocês se machucam. Ele também não quer que vocês se sintam mal. Mas às vezes coisas más acontecem. Deus quer que vocês se sintam melhor sabendo que ele está com vocês quando coisas más acontecem. Ele nunca deixa nenhum de vocês. Deus continua cuidando e amando cada um de vocês. Quando se sentirem tristes por alguma coisa, lembrem-se do nosso verso para memorizar de hoje.

 
CONTANDO AOS OUTROS:  [Entregar as folhas e os corações (já recortados). Deixar as crianças colarem os corações na folha e decorem-na como desejarem. Incentivá-las a compartilharem o que aprenderam com outras pessoas.
  

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!