segunda-feira, janeiro 17, 2011

Tesouros Infantis - 1o. Trimestre 2.011 - Lição 10

O Caminho  da Salvação
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER  quais os passos no caminho da salvação;
SENTIR  desejo de andar pelo caminho da salvação;
RESPONDER  dando os passos no caminho da salvação;

VERSO PARA MEMORIZAR:Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. ”. 2 Coríntios 5:17.
Nossa Crença: A fim de obter a salvação, o homem deve passar pela experiência do novo nascimento - transformação da vida. João 3:3. O render-se à operação do Espírito Santo sobre o coração, conduz a pessoa ao arrependimento dos pecados cometidos ( At 2:37, 38), e nela cria o desejo de viver em obediência à vontade de Deus, ( I Jo 2:3). Essa transformação a Bíblia denomina ‘novo nascimento’’. A nova vida é resultante e mantida pela fé em Jesus Cristo. Ef 4:15.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: lagarta, casulo e borboleta, talo de couve; Conquistando a Atenção: objetos sugeridos na própria atividade; Lição: coração sujo, coração limpo, cenário de caminho, bonecos dos personagens; Revisando: caixa de presentes usada na lição anterior, papeizinhos numerados; Aplicando: figuras abaixo (ampliar, se necessário); Contando aos Outros: cópia da atividade 1 (opção A) ou da atividade 2 para cada criança. Opção de Decoração: Se desejar, pode-se fazer um mural de borboletas para enfeitar a sala.


COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
Aplicando: Copiar as figuras abaixo.


Lição:
Coração sujo/limpo: Recortar  dois corações em cartolina branca. Manchar um deles com tinta.
Cenário: Desenhar com fita crepe, no chão ou sobre a mesa, dois caminhos opostos: o caminho da perdição e o caminho da salvação. No final do caminho da perdição, colocar uma folha de cartolina preta. No final do caminho da salvação, pôr a figura de uma nuvem com uma casa dourada (Céu).
Bonecos: Usar uma das sugestões da postagem "Orientação para os Recursos Visuais" (setembro de 2010) para fazer os bonecos dos personagens. É importante que eles possam ficar em pé.

Memorizando: Enrolar e colar barbante ao redor de um rolo de papelão (miolo do rolo de papel higiênico) para ser o casulo da lagarta. Fechar as extremidades com círculos de papelão ou EVA, de modo que abra e feche, para colocar e tirar a lagarta e a borboleta. Fazer uma lagartinha e uma borboleta de EVA ou cartolina (ver figura da atividade 1, de Memorizando). Enrolar a borboleta para caber dentro do rolo. Colocar a lagarta dentro do rolo por um dos lados e tirar a borboleta pelo outro.

Contando Aos Outros:
Opção A: instruções na própria atividade.


Opção B: Copiar a figura abaixo e imprimi-la em papel colorido (de preferência na cor laranja). Na sugestão da foto, existem fendas onde um pirulito com olhos articulados foi colocado, para formar o corpo e a cabeça da borboleta. O pirulito contém muito açúcar e corantes, o que é bastante prejudicial para os dentes e a saúde das crianças. Para uma lembrancinha mais saudável, ao invés do pirulito, pode-se espetar um palito de pirulito em um damasco seco, embrulhar com papel celofane e prender com um lacinho. Pode-se colar também os olhos articulados no papel celone (ou desenhá-los com caneta para retroprojetor). Outra opção é usar a receita de bombom natural que está na própria figura.



REVISANDO:
Colocar pequenos brindezinhos numerados dentro da caixa de presentes, usada na semana anterior. Cada criança deve pegar um papelzinho numerado dentro da caixa. Depois, as crianças devem responder às perguntas pela ordem dos números que receberam.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
O objetivo é mostrar  que muitas coisas ao nosso redor já foram muito diferentes. Sugestões:suco de uva e uva; açúcar e pedaço de cana; roupa de algodão e bola de algodão; folha de jornal e foto de uma árvore (ou folha de papel em branco); objeto de madeira e árvore ou pedaço de madeira, etc.
              Colocar os objetos em uma mesa e a matéria prima em outra. Mostrar um objeto e perguntar à classe: Como vocês acham quer era esse objeto no começo?Ou: De onde vocês acham que veio este produto? Quando a matéria prima for identificada, colocá-la perto do produto correspondente. Quando todos os pares estiverem formados, perguntar: Essas coisas se transformaram sozinhas ou foram transformados por alguém? A história bíblica de hoje é sobre pessoas que foram mudadas.
Esta atividade foi extraída do livro “Hora de Brincar - 78 Atividades para a ensinar a criança a praticar a Bíblia”, Shedd Publicações.
                                                                                                                                                                      
APRESENTANDO A LIÇÃO:
A Bíblia conta a história de muitas pessoas que eram de um jeito e depois mudaram.
Jacó era um mentiroso. O povo de Nínive adorava ídolos e era muito mau. Nicodemos era orgulhoso. Zaqueu era um ladrão e Paulo era malvado.
Esses e muitos outros personagens da Bíblia eram assim [mostrar o coração sujo]  e ficaram assim [mostrar o coração limpo]. Eles mudaram tanto que nem pareciam mais os mesmos. Mas, como isso pode ter acontecido? A Bíblia nos conta como essas pessoas foram transformadas.
[Colocar o boneco de Jacó no caminho do pecado]. Jacó enganou seu pai e acabou gerando um grande ódio no coração do irmão [Movimentar o boneco um pouco, no caminho do pecado]. Como conseqüência teve que ir embora de casa e viveu muitos anos com a consciência atormentada. Ele sabia que tinha cometido um grande pecado e que o caminho do pecado leva à morte eterna. Ele sentiu muita tristeza por seu pecado, arrependeu-se sinceramente e humilhou-se diante de Deus, implorando muito pelo perdão. Ele decidiu não andar mais no caminho do pecado. [Movimentar o boneco em direção ao caminho da salvação]. Deus o perdoou e Jacó ficou tão diferente que parecia outra pessoa. É que ele tinha nascido de novo. Deus mudou o nome dele de Jacó, que quer dizer enganador, para Israel, que quer dizer vencedor.
[Colocar os bonecos dos ninivitas no caminho do pecado]. O povo de Nínive adorava muitos ídolos e era muito malvado. Todos, crianças, adultos e idosos, todos mentiam, roubavam e odiavam. Deus mandou o profeta Jonas dizer que eles seriam destruídos por serem tão malvados e andarem no caminho do pecado. Eles, então, perceberam que eram pecadores, ficaram muito tristes, arrependeram-se, humilharam-se e pediram perdão a Deus. Eles decidiram abandonar o caminho do pecado. [Movimentar os bonecos em direção ao caminho da salvação]. Deus os perdoou e eles foram transformados, nasceram de novo. A cidade mudou e Deus não precisou destrui-los.
[Colocar o boneco de Zaqueu no caminho do pecado]. Zaqueu era um homem que trabalhava para o governo recebendo dinheiro das pessoas. Só que ele pegava grande parte do dinheiro para ele mesmo. Isso é roubo. É pecado. Ninguém gostava de Zaqueu porque ele roubava o dinheiro deles. Um dia Jesus foi jantar na casa dele e ele ficou convencido que era um pecador. Sentiu tristeza por seus pecados, humilhou-se e foi transformado. [Movimentar o boneco em direção ao caminho da salvação]. Ele deixou o caminho do pecado e entrou no caminho da salvação. Parou de roubar e devolveu quatro vezes mais do dinheiro que havia roubado dos outros. Nem parecia mais o mesmo. É que ele tinha nascido de novo.
[Colocar o boneco de Nicodemos no caminho do pecado]. Nicodemos era um líder da igreja. Achava que era uma pessoa sábia e boa e por isso tinha o direito de ir ao Céu. Na verdade, Nicodemos era uma pessoa orgulhosa. Ele pensava que sabia mais que todos e que não precisava de conselhos de ninguém. Ele era tão orgulhoso que teve vergonha de se aconselhar com Jesus durante o dia. Ele foi à noite, para que ninguém o visse conversando com um Jesus. Jesus disse que ele precisava nascer de novo, ser transformado. Na hora ele não quis entender. Mas, mais tarde, arrependeu-se de ser tão orgulhoso e abandonou o caminho do pecado. [Movimentar o boneco em direção ao caminho da salvação]. Ele nunca mais teve vergonha de Jesus. Pelo contrário, ele teve coragem de pedir a permissão de Pilatos para tirar o corpo de Jesus da cruz e deu muitas ofertas para ajudar na pregação do evangelho. Ele foi transformado. Ele nasceu de novo.
Saulo era um religioso muito certinho. Ele achava que merecia o Céu porque ele era muito obediente a todas as regras dos judeus. [Colocar o boneco de Saulo no caminho do pecado]. Mas o coração dele era cheio de ódio. Tanto ódio, que ele se perseguia os cristãos. Um dia Jesus apareceu a ele e mostrou seu pecado. Saulo ficou muito arrependido. Implorou o perdão de Deus e não quis mais andar no caminho do pecado. [Movimentar o boneco em direção ao caminho da salvação]. Ele foi perdoado e transformado. Ele já não se sentia uma pessoa grande e importante. Ele tornou-se humilde e amoroso e mudou seu nome para Paulo, que significa “pequeno”. Ele nasceu de novo.

MEMORIZANDO:
Uma lagartinha vivia em uma horta. [Mostrar a lagartinha]. Ela era muito feia. Passava o dia comendo e destruindo as verduras, que ficavam assim [mostrar o talo de couve]. Um dia ela começou a produzir um fio de linha bem fininho e se enrolou nele. [Enrolar a lagartinha no fio de linha]. Aquele fio se transformou em uma casinha. [Mostrar o “casulo”]. Ela ficou dormindo lá por algum temo e depois saiu bem devagarzinho. [Tirar a borboleta de dentro do rolo]. Mas não era mais aquela lagarta feia e destruidora. Era uma linda borboleta, que saiu voando, visitando as flores. Ela era uma nova criatura!
Jesus disse que para ter a vida eterna precisamos nascer de novo. Não é nos tornarmos bebezinhos outra vez. É que o Espírito Santo faz uma transformação tão grande no coração da pessoa que parece que ela é outra. Tudo fica diferente na vida de quem nasceu de novo. Quem mentia, não mente mais. Quem odiava, não odeia mais. Quem dizia nome feio, não diz mais. Quem era briguento, fica bonzinho. A Bíblia diz assim:  Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. ” 2 Coríntios 5:17. [Se as crianças forem muito pequenas, memorizar apenas a primeira parte]. Recitar o verso com as crianças por três vezes. Depois, colocar a borboleta no casulo e retirá-la enquanto recitam. Repetir o processo até memorizarem o verso.

APLICANDO:
 O novo nascimento acontece na vida das pessoas que deixaram o caminho do pecado e resolveram andar no caminho da salvação. Para andar pelo caminho da salvação é preciso fazer três coisas: 1 - admitir que é pecador e  arrepender-se, ficar triste pelos seus pecados; 2 - Confessar seus pecados e se humilhar, pedindo perdão por eles; 3 - Converter-se, ou abandonar os pecados, saindo do caminho do pecado e entrando no caminho da salvação. Quando isso acontece a pessoa fica muito diferente, como se tivesse nascido de novo.
Vou mostrar algumas figuras e vocês vão identificar se essas crianças estão no caminho do pecado ou se nasceram de novo e estão no caminho da salvação. Mostrar uma das figuras das páginas 82 e 83. Pedir a uma criança que coloque a figura no caminho da salvação ou no caminho da perdição. Repetir o processo com as outras figuras.   

CONTANDO AOS OUTROS: 
Ajudar as crianças a montarem o trabalhinho 1 ou o trabalhinho 2. No trabalhinho 1, elas devem pintar bem bonito a folha com a lagarta, a borboleta, etc... montar e colar. Se houver tempo, podem recortar em toda a linha grossa e colar em um quadrado de cartolina preta, para realçar. Dar retalhos de papel camurça verde para as crianças colarem na folha, dando mais vida ao trabalhinho. 






   

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente trabalho! Linguaguem clara e conteúdo muito enriquecedor, pois passea pelas escrituras e apresenta a transformação de vida que aconteceu com muitos homens de Deus!
Parabéns! Continue dedicando seu s dons e talentospara glória e divulgação do Reino de Deus entre os pequeninos do Senhor Jesus! Essa nova geração precisa conhecer o novo nascimento.

Que bom que você veio!

Volte Sempre!