sexta-feira, junho 09, 2017

TI V2N3 - Prefácio

Prefácio
             
              A partir desse trimestre começaremos a estudar o Novo Testamento, que se prolongará para o ano que vem também. São lindas lições nas quais nossas crianças aprenderão a amar e imitar o querido Salvador. E as cinco primeiras tratam do nascimento de Jesus e de Sua infância. Por isso, nossas sugestões para o incentivo de presença e de memorização de versos (páginas 9 e 10) estão voltadas para esse tema. Como sempre, temos uma opção com mais detalhes, que exige mais esforço e habilidade, e uma mais simples, porém, igualmente bonita. Um outro incentivo que propomos é o de oração, para iniciar nossas crianças no hábito de interceder por outros. Para despertar o interesse das crianças pela aula, antes mesmo de entrar na sala, temos apresentamos um belo identificador de porta. Todos esses recursos visuais foram sugeridos pela irmã Meyrillene, de Fortaleza, a quem expressamos nossa sincera gratidão. 

As crianças com certeza vão se emocionar com os detalhes do nascimento de Jesus. Mas também gostarão de ouvir do Seu batismo, da vitória no deserto e de seus milagres. Um deles, a transformação da água em vinho, com certeza as deixarão impressionadas. Elas também se divertirão muito com a pesca milagrosa. Para todas elas, oferecemos várias opções de cenários, recursos visuais e estratégias de ensino, algumas simples e outras mais sofisticadas. Fique à vontade para desenvolver esses e outros recursos de acordo com sua criatividade, tempo e orçamento.
Buscando um conteúdo mais abrangente, nos baseamos no texto da lição Tesouros Infantis, volume 2, número 3, de 2008 (a versão antiga), com algumas modificações. Mas algumas histórias são bastante longas. Se sua classe conta com mais crianças de quatro a seis anos, vale à pena suprimir alguns detalhes.

Dentre as estratégias sugeridas aqui, chamamos a atenção para o verso para memorizar. Nas lições 10 e 13, oferecemos uma opção diferente do verso, que se encaixa melhor com a aplicação da lição proposta neste manual. Você, professor(a), deve escolher se vai ensinar o verso da lição ou o proposto pelo manual. Se escolher o verso proposto pelo manual, combine isso com os pais e envie com antecedência qual as crianças devem memorizar durante a semana. Para facilitar, preparamos cartões com os versos. Alguns versos apresentam alguma diferença de versão da Bíblia, mas são os mesmos versos da lição. Por isso, não há problema o aluno aprendê-los com essas variações. E, para facilitar seu trabalho, oferecemos também algumas perguntas para serem usadas na atividade de revisão.
Para valorizar a lição, todos os sábados um ajudante deve ficar à porta recepcionando as crianças e recolhendo suas lições. Enquanto as crianças participam das atividades do dia, esse ajudante deve verificar se as atividades foram feitas em casa e colar um adesivo ou usar um carimbo pedagógico ou, até mesmo,  dar um “visto” para mostrar que a lição foi corrigida. Pode-se oferecer um brinde no final do trimestre para quem tiver todas as lições completadas.

 Em qualquer necessidade, o professor pode também procurar ajuda no departamento infantil de sua associação, que está preparado para prestar o apoio necessário, bem como os das Uniões Norte e Sul.
Que Jesus e Seus anjos estejam com você em seu lindo trabalho pelas crianças.


Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!