sexta-feira, junho 09, 2017

TI V2N2 - LIÇÃO 4

Guiados por Deus


A criança deverá
SABER que Deus guiou os magos e eles deram presentes
SENTIR necessidade de agradecer a Deus (por meio de um presente)
RESPONDER ofertando a si mesmo.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.” Jeremias 29:13 (Nova Versão Internacional).

LEITURA BÁSICA:  O Desejado de Todas as Nações, págs 59-63. Mateus 2:1-12.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: estrelas com verso; Conquistando a Atenção: (opção A) estrelas de cartolina dourada e prateada ou estrelas fosforescentes; (opção B) caixa de presente; Lição: figuras dos magos, dois livros ou dois pergaminhos, caixas de fósforos embrulhadas em papel dourado para imitar barras de ouro, saquinho de pano, caixinha com talco, vidro de perfume (bem cheiroso), estrela dourada bem grande, boneco embrulhado em panos, esteira ou toalha de banho (para o cenário); Revisando: camelo, rabo de lã ou barbante, lenço para vendar os olhos; Contando aos Outros: caixa-coração para cada criança.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
Conquistando a atenção (opção A): Colar estrelas fosforescentes ou de cartolina dourada no teto da sala.
Lição:
Cenário: Pendurar estrelas de cartolina dourada no teto, usando fios e fita adesiva (também podem ser estrelas fosforescentes, encontradas em lojas de importados). Colocar uma plaquinha em um canto da sala com o nome JERUSALÉM, em outro ponto, perto de Jerusalém, colocar uma plaquinha com o nome BELÉM. No canto mais distante da sala, colocar uma plaquinha com o nome ORIENTE. Se quiser, colocar um turbante feito com toalhas na cabeça de três meninos, que serão os magos e uma coroa na cabeça de outro menino para ser Herodes.
Maquete: Personagens: bonecos pequenos ou prendedores de roupa ou as figuras abaixo juntamente com as figuras usadas na lição 3. Montar uma casinha em um canto da sala para ser a casa de José e Maria. Em outros lugares da sala, colocar as plaquinhas “Jerusalém” e “Oriente”.






Rolo de pergaminho: Cortar dois palitos de churrasco no tamanho mais próximo da parte mais estreita de uma folha de sulfite. Colar um em cada extremidade (em cima e em baixo). Fazer dois rolos: um para a Bíblia e outro para os livros dos magos.

Memorizando: Cortar quatro estrelas grandes em cartolina dourada. Dividir o verso em três partes. Escrever cada parte do verso em uma estrela, no lado branco. Escrever a referência na quarta estrela. Se preferir algo mais artístico, colar gliter dourado ou perolado.

Revisando: Ampliar a figura do camelo. Pintar e colar em papel duro ou desenhá-lo diretamente no EVA. Cortar lã ou barbante em pedaços de 30cm. Amarrar os pedaços juntos, formando uma cauda, com um nó numa das extremidades. Fixar um rolinho de fita crepe na ponta do nó (com a parte colante voltada para o exterior) para pregar a cauda no camelo.



Contando aos outros: Uma cópia da caixinha para cada criança.




MEMORIZANDO: [Ler o verso na Bíblia, na mesma versão do visual. Explicar as palavras difíceis e o sentido total do verso. Pedir a quatro crianças que segurem os visuais do verso, de frente para a classe ou colocar os visuais em um suporte (como a lousa ou a parede) e repetir o verso três vezes com todos. Dividir a classe em grupos de dois ou três. Embaralhar os visuais e deixar que cada grupo venha e monte o verso. Todos devem repetir o verso a cada vez que ele é montado.]

CONQUISTANDO A ATENÇÃO - Escolher uma das opções abaixo:
Opção A [Com antecedência, colar estrelas no teto. Pedir que as crianças olhem para o teto. Dizer:] Você já saiu com seu pai e sua mãe para observar as estrelas à noite? Existem estrelas maiores e menores. Algumas muito brilhantes e outras que brilham bem pouquinho. Olhar para essas estrelas nos ajuda a lembrar que acima delas está o Céu. De seu trono Deus olha para nós e para cada pessoa na Terra. Hoje vamos falar da maior e mais brilhante estrela que já existiu.

Opção B [Mostrar a caixa de presentes. Dizer:] Na história de hoje vamos falar de “presentes”. Presentes bonitos, presentes caros e muito especiais. Que presentes serão estes? Querem saber que presentes são estes? Então ouçam com atenção a história de hoje.

LIÇÃO: [Abrir a Bíblia em Mateus 2 e dizer:] Nossa história de hoje está escrita aqui, no evangelho de Mateus, capítulo 2, verso 1 em diante. [Colocar a Bíblia sobre a mesa.] Na época em que Jesus nasceu, viviam no Oriente certos homens estudiosos, conhecidos como magos. Sabem, entre outras coisas, aqueles homens passavam muitos anos estudando as estrelas. [Mostrar as estrelas no teto.] Alguns deles, ao observarem o Céu, começaram a pensar [fazer uma voz pensativa]: “Deve haver lá em cima um Deus que fez os céus e a Terra. Precisamos descobrir quem Ele é.” Então, começaram a estudar os livros do Antigo Testamento. [Abrir um rolo.] E logo descobriram algo incrível! Eles disseram um ao outro [fazer uma voz alegre]: “O Salvador prometido por Deus logo vai nascer como uma criancinha nesta terra! Que maravilha!” Então, ficaram esperando ansiosos que isso acontecesse.
Na mesma noite que Jesus nasceu, eles estavam observando o céu. [Andar de um lado para outro, olhando para cima.] Um deles gritou: “Veja ali!” [Apontar para cima, como quem está vendo algo.] Aquela estrela! De onde veio? [Mostrar a estrela gigante.] Era a maior e mais brilhante estrela que já tinham visto!
Consultaram seus livros sobre estrelas. [Folhear um livro ou abrir um papel enrolado como pergaminho.] E não encontraram nada sobre ela. Qual seria o significado dela? Olhando bem, eles viram que a estrela apontava para a terra dos judeus. [Mostrar a estrela gigante.] Então procuraram saber o que a Bíblia dizia sobre aquela estrela especial. [Abrir a Bíblia, ou outro rolo de papel.] Eles encontraram o que está escrito em Números 24:17: “... uma estrela procederá de Jacó, de Israel subirá um cetro...” Cetro é um bastão feito de ouro e pedras preciosas que somente os reis usam. Sim, uma estrela e um rei, os dois da terra dos judeus. Só podia ser um sinal de que o Filho de Deus havia nascido! Quando perceberam isso resolveram ir ao encontro deste Rei tão especial, sendo guiados pela estrela. Na verdade, aquela estrela era formada pelos anjos que cantaram para os pastores de Belém! É que, de longe, a luz de tantos anjos juntos parecia uma estrela.
Devemos levar presentes do nosso país para o Rei – disseram os magos. Escolheram os presentes com muito cuidado. Ouro... sim, ouro seria um presente valioso! [Colocar as barrinhas de ouro no saquinho.] Incenso... um pó bem cheiroso, muitas vezes usado na adoração a Deus, no templo. [Mostrar um pouco de talco em uma caixinha enfeitada.] E mirra... um perfume muito caro, daquela terra oriental. [Mostrar um vidro de perfume (deixar as crianças sentirem o perfume).] Estes presentes valiosos da terra dos magos seriam próprios para um Rei. Mas, além de gastar com presentes caros, eles teriam que fazer uma viagem muuuuito longa, atravessando o deserto em cima de camelos durante meses, enfrentando calor e cansaço. Também teriam que deixar suas casas e suas famílias e familiares, tudo para adorar ao Filho de Deus, o Rei tão esperado. Apesar de saberem pouco sobre Ele, estavam dispostos a fazer um grande sacrifício para vê-Lo. Eles estavam buscando a Jesus de todo o seu coração.
Dias... semanas... meses se passaram. [Movimentar lentamente os personagens e a estrela em direção a Jerusalém.] A caravana ainda seguia a estrela. Finalmente chegaram a Jerusalém e a estrela parou sobre o templo. Eles perguntavam: “Onde está o novo Rei. Nós viemos para adora-Lo!” Mas ninguém sabia de nada. Nem mesmo os sacerdotes. Logo toda a cidade ficou comentando [fazer tom de fofoca]: “Ei! Você viu aqueles magos que chegaram aqui dizendo que vieram adorar o Filho de Deus? Que coisa estranha!” Logo essa conversa chegou ao ouvido do rei Herodes que era muito mau e vivia com medo de perder o trono. Ele pensou [fazer voz irada]: “Eu sou o único rei aqui. Que história é essa de ter nascido um novo rei! Deve ter alguém querendo tomar o meu lugar!” Então ele convidou os magos ao seu palácio e lhes fez muitas perguntas. Fingindo estar feliz com o nascimento de Jesus, lhes disse [fazer voz fingida]: “Vão ao encontro do Menino e, quando O acharem, voltem e digam-me onde Ele está para que eu possa adorá-Lo também.” Vocês sabem o que Herodes realmente queria? Ele queria matar Jesus! E ninguém sabia daquele plano malvado. Só Deus.
Fora de Jerusalém, os magos viram outra vez a estrela. [Um ajudante deve erguer a estrela bem alto e andar com ela na sala. Colocar o boneco embrulhado em cima da esteira ou toalha. Fazer voz entusiasmada e dizer:] “Vejam! A estrela”, disseram os magos, “vamos segui-la”. [Seguir a estrela.] Não demorou muito para chegarem a Belém. Os homens não tiravam os olhos da estrela. Quando entraram na cidade, ela ia adiante deles e depois parou em cima de uma casa. [Colocar a estrela acima do bebê.] Os magos entraram na casa, quase sem fôlego e ali, finalmente, encontraram o Senhor Jesus. Eles O encontraram porque O buscaram de todo o coração. A Bíblia diz que eles “viram o menino com Maria, sua mãe”. Era o Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Messias, Rei dos Judeus – Aquele que ia salvar o Seu povo dos pecados deles!
Eles adoraram ao Menino Jesus. Ficaram alegres por estarem lá para louvá-lo e dizer-lhe “Muito Obrigado”. Eles também deram-Lhe os presentes que tinham trazido – o ouro, o incenso e a mirra. [Colocar os presentes perto do bebê.] Mas, o presente mais importante que eles deram foram eles mesmos, pois resolveram entregar suas vidas a Deus. Sem dúvida, Deus ficou alegre com os presentes, e a adoração. Mas, acima de tudo, para Ele a melhor oferta foi a de suas próprias pessoas.
Um anjo avisou os magos para não voltarem a Jerusalém. Quando Herodes descobriu isso, resolveu atacar a cidade de Belém para matar Jesus. Mas Deus também avisou José e eles escaparam para o Egito antes dos soldados chegarem. [Esconder os personagens.]
REVISANDO: [Usar a caixa de presentes do começo ou outro recipiente para colocar as perguntas (página 95). Dizer:] Os magos vieram de longe, viajando sobre camelos para adorarem a Jesus. Vou fazer uma pergunta para cada um de vocês e quem acertar vai participar de uma brincadeira. [Quem acertar deverá ter os olhos vendados e tentar grudar o rabo de lã no camelo. Se não conseguir, outro aluno deve pegar uma pergunta. Continuar o processo até que todos participem.]

APLICANDO: [Dizer:] Os magos deram a Jesus presentes muito preciosos, mas o que deixou Jesus mais feliz foi que eles deram a si mesmos de presente. Eles buscaram a Jesus de todo o coração e O encontraram. Nós não temos incenso, mirra e ouro para oferecermos a Jesus. Mas, o que podemos dar a Ele é justamente o que Ele mais quer ganhar. Sabem o que é? O nosso coração. A nossa vida. Tudo que somos e temos. E também tudo que fazemos.
Oferecer-se a Jesus é deixar que Ele seja o dono da nossa vida. Quando fazemos isso, Jesus nos dá poder para fazer aquilo que agrada a Deus. Vocês podem me dizer coisas que fazemos que agradam a Deus? [Dar tempo para respostas e ajudá-los com exemplos.] Ser bondoso com todos, obedecer aos pais, à Palavra de Deus, ser paciente e humilde. Agora, nós temos oportunidade de nos oferecermos de presente a Deus. Vamos nos ajoelhar e quem quiser pode ser oferecer de presente a Jesus. [Dar tempo para que as crianças orem ou ore com elas.]

CONTANDO AOS OUTROS:
[Dar uma cópia recortada da caixinha com o coração dentro para cada criança e ajudá-las a montarem suas caixinhas. Se as crianças forem muito pequenas, entregar tudo já montado e ajudá-las a enfeitarem a caixinha. Dizer:] Mostrem esta caixinha a alguém e contem que os magos buscaram a Jesus de todo o coração e por isso O encontraram. Contem o que podemos oferecer a Jesus: o nosso coração, a nossa vida. Falem também do verso.
[Encerrar com oração e cântico.]


Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!