sexta-feira, junho 09, 2017

TI V2N3 - LIÇÃO 5

Criança feliz!




OBJETIVO: Inspirar a criança a querer ser como Jesus em tudo. Ao final da lição a criança deverá:

SABER como foi a infância de Jesus;

SENTIR o desejo de imitá-lo;
RESPONDER procurando ser amável e prestativa com todos.

VERSO PARA MEMORIZAR: “E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça para com Deus e os homens.” Lucas 2:52.
LEITURA BÁSICA: O Desejado de Todas as Nações, páginas 68-90; Lucas 2:40-52; João 1:5.

Observação: Essa história é bastante comprida. Se suas crianças forem muito pequenas, pode-se escolher contar apenas a parte da infância de Jesus, sem mencionar quando seus pais o perderam no templo.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: Opção 1: boneco que cresce; versos em tiras; Lição: Opção 1- tigelas de plástico, pratos descartáveis, colheres de pau, ferramentas de brinquedo ou recortadas em papelão: martelo, serrote, machado; caixa de ferramentas (ou apenas uma caixa para guardá-las), animais de pelúcia, copos de plástico, jarra, pequenos retalhos imitando guardanapos, toalhas ou cobertinhas, papel enrolado imitando rolo da Bíblia, caixa grande ou sacola para guardar tudo, figura de um cordeirinho sobre o altar; Opção 2 – cenário; Opção 3 - maquete; Contando aos Outros: cópias da miniatura do boneco que cresce e do cartão.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição: Esta história foi escrita para ser contada segundo a opção 1. Se quiser usar as outras opções, será necessário fazer pequenas adaptações.
Opção 1- a história pode ser contada pelo professor, que vai tirando os objetos de dentro de uma sacola ou caixa, à medida que fala. Obs.: Se não conseguir todos os objetos, substitui-los por gestos. Por exemplo, quando falar do serrote, pedir que todos façam gestos de serrar madeira; quando falar de acariciar animais, pedir às crianças que façam de conta que estão acariciando um animal.
Opção 2 – Cenário: em um canto da sala, montar um cenário semelhante ao interior de uma casa antiga. Em outro canto, montar um lugar semelhante ao templo. As crianças serão os personagens.
Opção 3 – Maquete: Fazer uma maquete de casa e outra de Jerusalém e do templo. Os personagens podem ser bonecos ou silhuetas (ver sugestões AQUI).

Memorizando: Ampliar o boneco abaixo para o tamanho desejado. Pintar e colar em papel cartão duplo. Os pés não precisam ser colados em papel cartão duplo. Pintar o desenho antes de colar. Recortar, respeitando os contornos. Cortar com estilete, a linha pontilhada no meio das pernas da Figura A. Na Figura A1 do boneco, recortar com precisão no pontilhado. Cortar duas tiras de 1,5 cm por 30 cm e colar uma na outra para fazer o puxador. Dobrar o puxador ao meio e depois nas outras duas linhas pontilhadas. Atrás da figura A1 colar o “puxador”, rente com a linha pontilhada, procurando centralizá-lo bem. Encaixar o puxador no corte do meio das pernas da figura A. Subir e descer o pegador para fazer “crescer” o boneco. Cortar duas tiras de 5x30 cm em papel cartão. Colar uma sobre a outra para ficar uma tira mais forte. Juntar as duas pontas para formar uma alça. Colar a alça na cabeça do boneco, dando equilíbrio na hora de segurá-lo. Obs.: A melhor cola para aderir duas folhas de papel cartão é a cola de contato, conhecida como cola de sapateiro.









VARIAÇÃO: Ao invés colar o desenho sobre o papel cartão, usá-lo como molde para cortar as várias partes do boneco em EVA. Fazer o acabamento com caneta para retroprojetor e giz de cera.

Verso em Tiras: Escrever o verso em tiras de papel. Colar em entretela e recortar. Se preferir usar o cartaz de pregas, colar em cartolina ou papel cartão deixando uma borda para encaixar nas pregas do cartaz.

Contando aos outros: Fazer uma cópia do cartão e do menino que cresce para cada criança.


MEMORIZANDO:
OPÇÃO 1: [Ler o verso na Bíblia, na mesma versão do visual. Explicar as palavras difíceis. Dizer:] Jesus crescia no tamanho, na inteligência e na bondade e obediência. [Colocar as partes do verso no flanelógrafo, cartaz de pregas ou lousa. Fazer o boneco “crescer” lentamente. Falar o verso de maneira a concluí-lo quando o boneco terminar de “crescer”, coordenando o movimento da mão com a fala. Dar ênfase na voz ao pronunciar as três áreas de desenvolvimento humano (sabedoria, estatura e graça). Perguntar:] Você está crescendo do mesmo jeito que Jesus? Está ficando cada vez mais saudável, inteligente, bondoso e obediente? [Repetir três vezes com a turma. Retirar pedaços do verso, deixando apenas as três áreas de crescimento e a referência. Repetir. Deixar só a referência. Repetir. Tirar tudo e repetir o verso inteiro de memória, sempre visualizando com o boneco. Chamar uma criança para fazer o boneco crescer e recitar o verso de cor.]

OPÇÃO 2: [Abaixar-se e levantar-se aos poucos enquanto recita o verso. As crianças devem imitar o gesto. Se usar as tiras com o verso no flanelógrafo, pedir a ajuda de alguém par ir tirando as partes.]

OPÇÃO 3: [Ensinar o verso usando os gestos sugeridos na lição:]
E crescia Jesus em sabedoria, em estatura[fazer uma escada com as mãos, apontar para a cabeça e mostrar a sua altura]
 e em graça para com Deus e os homens – [apontar para o céu, mostrar o público]
Lucas 2:52 – [juntar as mãos e abri-las formando um livro]

CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Dizer:] Vamos fazer uma pequena atividade. Eu vou fazer alguns gestos e vocês vão adivinhar o que é que eu estou fazendo. [Fazer de conta que está enxugando pratos, martelando um prego, serrando uma tábua, servindo água em um copo, ou puxando água do poço (se as crianças tiverem dificuldade para adivinharem, fazer algum som que as ajude a identificar a ação). Depois, perguntar:] Com que tamanho vocês acham que as crianças podem enxugar os pratos? E servir água? Será que precisa crescer mais para poder puxar água do poço? E para usar ferramentas? Alguém de vocês já amassou pão para a mamãe? E quando forem maiores, o que mais poderão fazer? Jesus fazia tudo isso, mas sempre com alegria e bondade. E quanto mais ele crescia mais coisas fazia.

LIÇÃO: [Começar a história tendo a Bíblia na mão. Deixar a caixa de ferramentas em algum ponto visível, mas mais ou menos distante, os outros itens devem estar dentro de uma caixa grande. Retirá-los à medida que conta a história. Guardar o item que já foi usado. Dizer:] José e Maria viveram algum tempo no Egito. Depois, um anjo avisou José que já poderia voltar para Judá porque Herodes havia morrido. José queria morar em Belém mas, quando soube que o filho de Herodes era o rei daquela região, voltou para Nazaré. E foi lá que Jesus passou a maior parte de sua vida.
A casa onde Jesus morava era bem arrumada e limpa, mas era bem simples porque seus pais eram pobres. Eles não tinham cama, não. Para se deitar eles usavam uma coisa parecida com um cobertor. [Mostrar a toalhinha ou cobertor.] Logo de manhã, quando Jesus acordava, ele dobrava sua caminha e depois a enrolava e guardava em um canto. [Dobrar a cobertinha, enrolá-la e colocá-la bem arrumada em um canto.]
Jesus era muito prestativo, desde pequeno. Ele ajudava a sua mãe Maria a fazer o serviço de casa. Sabem o que Ele fazia? Ajudava a colocar as coisas na mesa para a refeição. [Pedir a uma criança que ajude a “montar” uma mesa rapidamente usando os pratos, a tigela e as colheres de pau.] E Jesus sempre agradecia pelo alimento. [Fazer gesto de oração.] O que mais ele podia fazer? Ah! Ele podia ajudar a tirar as coisas da mesa e a deixar tudo limpo. [Convidar outra criança para ajudar a tirar as coisas e mais uma para fazer de conta que está lavando ou enxugando a louça.] Ele também ajudava a mamãe a amassar o pão. Vamos fazer de conta que estamos amassando pão? Mas ele não ajudava só a mamãe, não. Ele também gostava de ajudar o papai. O papai de Jesus trabalhava como carpinteiro, construindo coisas. E Jesus estava sempre por perto para ajudá-lo. [Escolha uma criança e diga-lhe para agir como Jesus agia quando José lhe pedia um favor.] José dizia; “Jesus, por favor traga-me o martelo”. E Jesus trazia o martelo. [Orientar a criança para buscar a ferramenta na caixa e usar o martelo, fazendo o som “Pam, Pam, pam”.] Às vezes, antes de José pedir, Jesus percebia qual ferramenta ele precisava e já ia lá, buscá-la. [A criança deve buscar mais uma ferramenta.] E ele fazia isso sempre com alegria. Quando José terminava o trabalho, Jesus guardava todas as ferramentas no lugar certo. [Orientar a criança para guardar as ferramentas na caixa.] Ele também ajudava a deixar tudo arrumado e limpo.
Havia uma coisa que Jesus gostava muito de fazer. Sabem o que era? Passear pelo campo. [Fazer uma fila e sair passeando pela sala - se houver muitas crianças, pegar as mãos de apenas uma ou duas.]  Ele gostava de ouvir o canto dos pássaros. [Colocar a mão em concha na orelha.] Olhar o arco-íris e o pôr-do-sol.  [Colocar a mão sobre os olhos, como se estivesse olhando algo longe.] E brincar com os animais. [Pegar um animal de pelúcia e afagá-lo com muito carinho.] Ele era muito bondoso com eles. Quando Jesus cresceu mais um pouco, ficou conhecido na cidade como o menino que gostava de ajudar. Quando ele via alguém carregando uma coisa pesada [pegar uma caixa ou sacola e fazer como se ela fosse muito pesada], logo Ele se oferecia para ajudar. Se via alguém com fome, dava o próprio prato de comida para que o outro não ficasse com fome.
A mamãe de Jesus gostava de ensinar-lhe sobre Deus e a Bíblia. Na época de Jesus a Bíblia era assim. [Mostrar o rolo imitando Bíblia antiga. Chamar uma criança, sentá-la no colo, e abrir o rolo.] Maria colocava Jesus em seu colo, abria o rolo e contava para Ele as histórias da Bíblia. E Jesus aprendeu muitos versos da Bíblia. Ela também ensinou Jesus a ler e a escrever. Ele nem foi para a escola, porque sua mãe Lhe ensinou tudo. E ele aprendeu a obedecer a Deus em todas as coisas. Então, quando um coleguinha o convidava para fazer uma coisa errada Ele sempre dizia “não” e falava um verso da Bíblia. Por exemplo, se o amiguinho o chamava para pegar alguma coisa que não era deles, Jesus dizia: “Não! Porque está escrito: Não furtarás.”  E quando alguém o tratava mal, Ele não se vingava, pelo contrário, procurava sempre tratar bem a todos. As crianças malvadas não gostavam de andar com Jesus, porque Ele não deixava que eles fizessem maldades. Então Ele ficava muito tempo sozinho, lendo a Bíblia e fazendo oração. Com é que fazemos quando vamos orar? [Fazer gesto de oração.]
Um dia, quando Jesus completou doze anos, Seus pais O levaram a Jerusalém, para visitar o templo. Foram vários dias caminhando. Vamos caminhar também? [Dizer para as crianças caminharem sem sair do lugar.] Eles caminharam, caminharam, caminharam. Lá em Jerusalém, ofereceram sacrifícios no templo e voltaram. Caminharam, caminharam, caminharam.  [Imitar a caminhada novamente.] Havia muita gente com eles na viagem, conversando e fazendo barulho. Depois de um dia inteiro caminhando, José e Maria perceberam que Jesus não estava com eles. E começaram a procurá-Lo. [Fazer como se estivesse procurando alguém, procurar em baixo da mesa, atrás da porta, etc] Voltaram a Jerusalém. Caminharam, caminharam, caminharam. [Imitar a caminhada.] Mais um dia inteiro. Eles estavam muito preocupados. Em Jerusalém procuraram Jesus por mais um dia inteiro. [Ir a uma criança e perguntar com voz ansiosa: “Você viu um menino de 12 anos andando sozinho por aí?” A criança deve responder que não. Repetir o processo com outras crianças, sempre mostrando ansiedade.] Até que foram procurá-lo no templo. E lá encontraram Jesus, conversando com os professores e sacerdotes. [Mostrar Jesus e os sacerdotes.] [Maria e José abraçam a Jesus. Dizer, com uma voz alegre, mas como quem repreende:] “Jesus, nós procuramos você por toda parte!”. Jesus respondeu-lhes: “Não sabem que eu tenho que fazer a obra de meu Pai?”. Maria e José não entenderam o que Jesus quis dizer.
É que, durante Sua visita ao templo, Jesus havia visto o cordeirinho ser morto. [Mostrar a figura do cordeiro morto sobre o altar.] Quando viu aquela cerimônia, Deus mostrou-Lhe que um dia, quando crescesse, Ele morreria na cruz pelos pecados do mundo. Ele ficou muito tempo sozinho, pensando nisso. Pensem bem, com doze anos Jesus já sabia como iria morrer e já se preparava para isso. Depois, encontrou os sacerdotes ensinando no templo e começou a lhes fazer perguntas sobre o Messias, para ver se eles entendiam melhor a Palavra de Deus. Aqueles homens importantes ficaram admirados de ver o quanto Jesus sabia da Bíblia, sem ter frequentado a escola. E nem sabiam que estavam conversando com o próprio Messias, o Filho de Deus! Jesus estava fazendo um trabalho para Deus, o seu Pai, conversando com aqueles sacerdotes. Foi isso que Ele quis dizer. Mas, mesmo sendo o Filho de Deus, Jesus voltou para casa e continuou sendo bondoso, obediente e prestativo para com José e Maria e todas as pessoas com quem encontrava.
Assim, Jesus ia crescendo e ficando cada vez mais inteligente, mais alto e mais forte e agradava cada vez mais a Deus e às pessoas.

REVISANDO: [Fazer um círculo com as crianças. Cantar um dos corinhos do dia ou colocar o CD para tocar, enquanto passa de mão em mão o martelo de brinquedo. Parar de cantar. Quem estiver com o martelo na mão deve responder:] Como Jesus ajudava seu pai? [Trocar o martelo pelo animal de brinquedo e começar outra vez. Desta vez quando parar, perguntar:] Como Jesus tratava os animais? [Repetir o processo, desta vez usando o rolo das Escrituras. Perguntar:] Como Jesus aprendeu a ler e a escrever? [Repetir com o rolo outra vez.] O que Jesus dizia quando um amiguinho o convidava para fazer uma maldade? [Mostrar outros objetos e fazer outras perguntas, se julgar necessário.]

APLICANDO: [Colocar uma criança ao lado do medidor de altura. Pedir que se abaixe um pouco. Dizer:] Quando você era desse tamanho podia fazer algumas coisas e outras não. [Pedir que se levante. Dizer:]  Quanto mais você cresce, mais coisas consegue fazer. [Agradecer à criança e combinar a leitura abaixo. Você lerá as frases em negrito e as crianças responderão: “Assim faço eu! Assim faço eu!” levantando o braço (é bom ter uma pessoa que as ajude).]
O pequeno Jesus ajudava Sua mãe a arrumar a casa. [Fazer gesto de varrer a casa.]
Crianças: Assim faço eu! Assim faço eu!
O pequeno Jesus era bondoso com os animais. [Fazer gesto de afagar um bichinho.]
Crianças: Assim faço eu! Assim faço eu!
O pequeno Jesus se recusava a fazer maldade. [Fazer sinal de não com o dedo e a cabeça.]
Crianças: Assim faço eu! Assim faço eu!
O pequeno Jesus pedia a Deus que abençoasse seu alimento. [Mãos cruzadas em oração.]
Crianças: Assim faço eu! Assim faço eu!
O pequeno Jesus ia à igreja no dia de Sábado. [Juntar as mãos formando igreja.]
O pequeno Jesus obedecia a Seus pais. [Abaixar a cabeça.]
Crianças: Assim faço eu! Assim faço eu!
Eu quero ser como Jesus! [Apontar para si mesmo e para o alto.]
Crianças: Assim faço eu! Assim faço eu!
[Extraído de suplemento muito antigo da CPB, sem data.]
  [Perguntar:] Vocês acham que Jesus gostava de obedecer a seus pais? Ele ajudava com um sorriso ou com a cara feia? Como vocês podem ser como Jesus?

CONTANDO AOS OUTROS: [Dar uma cópia recortada da miniatura do boneco que cresce e do cartão com o verso para cada criança. Ajudar as crianças a dobrarem as linhas pontilhadas e colarem apenas a base da figura nas partes indicadas. As crianças podem marcar a altura do boneco com a dobra e também depois de fazê-lo “crescer” (esticando a dobra). Dizer:] Procurem ajudar as pessoas de maneira bem gentil e prestativa. E, ao terminar de ajudar, mostre-lhes este boneco. Expliquem que você está crescendo como Jesus: em estatura, em sabedoria e em graça e por isso você está conseguindo ajudar cada vez mais e melhor.

ENCERRAMENTO: [Orar pedindo que Deus ajude as crianças a serem amáveis, prestativos e obedientes como Jesus.]

Sugestão para apresentação na igreja: Dar um objeto para cada criança e dizer-lhes para mostrar aos adultos como Jesus fazia quando era criança e como elas podem fazer. Se quiser, ensaiar o jogral acima para ser apresentado.



Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!