quinta-feira, junho 08, 2017

TI V2N3 - LIÇÃO 11

A Cura no Sábado


OBJETIVO: Ensinar à criança que Jesus praticou atos de bondade e beneficência no Sábado, e que devemos seguir Seu exemplo. Ao final desta lição a criança deverá
SABER que Jesus guardava e santificava o Sábado, mas não deixava de fazer o bem.
SENTIR  desejo de ser uma bênção no Sábado.
RESPONDER fazendo atos de bondade no Sábado.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Logo, é permitido fazer bem nos sábados.” Mateus 12:12.

LEITURA BÁSICA: O Desejado de Todas as Nações, 201-203;Jo. 5:1-19

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: visuais da montanha e do Alpininho; Lição: bacia com um pouco de água ou com papel celofane azul picado (imitando água), bonequinhos (comprar em casas de festa), retalhos de tecido para simular esteiras, toalha para secar as mãos (se usar a bacia com água), esteira ou toalha de banho; Revisando: lousa e giz (ou folha de papel fixada na parede); Contando aos Outros: um Livro de Atividades Para o Sábado para cada criança.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Memorizando: Fazer cópia ampliada da montanha e do Alpininho. Colorir os desenhos. Colar entretela e recortar. Aderir a montanha ao flanelógrafo. Encher um balão e fixá-lo com alfinete no alto da montanha. Fixar um alfinete na mão do Alpininho, usando fita adesiva.
Obs.: Se colar pedacinhos de imãs atrás das figuras, pode-se usar um quadro de metal para fazer esta atividade.


Amostra em EVA (o balão foi estourado antes da foto...).

Lição: Além dos bonequinhos, pode-se usar os visuais abaixo, muito fofos, que foram extraídos do blog Cheila Pinturas, clique AQUI para visualizar. 



Contando aos Outros: Fazer uma cópia completa do Livro de Atividades para o sábado para cada criança. Recortar as páginas, perfurá-las no lugar indicado e juntar tudo com fita, barbante ou lã, formando um livrinho.





MEMORIZANDO:
              [Ler o verso na Bíblia. Explicar as palavras difíceis e o sentido total do verso. Mostrar o boneco e dizer:] Este é o boneco Alpininho. Ele gosta muito de escalar montanhas, porém hoje ele não se alimentou bem e está muito fraco. Vamos ajudá-lo? Podemos dar uma “vitamina” para que ele fique mais forte. A “vitamina” da Palavra de Deus. Toda vez que ele ouvir o versículo repetido por vocês com força (mas sem gritar), ele obtém energias para escalar. Ele precisa escalar 5 degraus de altura, vai depender de vocês. O prêmio dele será poder estourar aquele balão que está no alto da montanha. Vamos começar? [Fazer as crianças repetirem o verso com a referência, bem animados. Se falarem fraco não deixar que o Alpininho suba, mas continue em seu lugar.]

CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
Coisas Que Posso Fazer com Minhas Pernas. [Dizer:] Vou fazer alguns gestos para vocês adivinharem o que posso fazer usando minhas pernas. [Fazer tudo sem sair do lugar]. Andar, correr, saltar, abaixar, ajoelhar, sentar, subir [suba em um tijolo ou banquinho]. Muito bem vocês são bons para adivinharem. Agora me respondam. Nossas pernas são importantes? O que aconteceria se nossas pernas adoecessem? Será que precisaríamos de ajuda? Como podemos ajudar um doente? Nossa história de hoje fala de um homem que precisava de ajuda, porque não podia andar.

LIÇÃO: [Colocar uma bacia com água ou papel celofane azul picado no chão ou sobre a mesa, em uma posição em que todas as crianças possam vê-la. Deixar a esteira ou toalha estirada no chão atrás de você. Dizer:] Em Jerusalém havia um tanque grande, como uma piscina. Era o tanque de Betesda. Em volta do tanque estavam deitadas muitas pessoas doentes. [Colocar os bonequinhos deitados em volta da bacia, se possível, em cima de pequenos retalhos de tecido, imitando esteiras.] De vez em quando a água do tanque se mexia. [Mexer a água com as mãos.] Eles acreditavam que a primeira pessoa que entrasse na água depois que ela se mexesse seria curada de sua enfermidade. Por isso, ficavam esperando a água agitar-se no tanque. Então corriam para ele. [Fazer alguns bonecos “correrem” até a bacia.] Mas só os mais fortes podiam entrar. Os mais fracos não conseguiam.
Em um Sábado, Jesus estava passando no poço de Betesda. Quando viu os doentes, Ele ficou muito triste. Ah! Como queria ajudá-los! Mas os sacerdotes estavam sempre vigiando Jesus. Se Ele curasse todas aquelas pessoas, eles diriam que Jesus estava trabalhando no dia do Senhor e tentariam matá-Lo por isso, e ainda não era a hora dEle morrer. Ao passar ao redor do tanque, Jesus viu um homem muito doente que tinha sido paralítico por 38 anos! [Mostrar um dos bonecos, que você não levou para a bacia.] Aquele pobre homem muitas vezes havia tentado chegar ao poço, mas não tinha conseguido. [Fazer como se o boneco tentasse se levantar, sem conseguir.] Deitado em sua esteira, ficava olhando, triste, para o tanque. De repente ele viu alguém curvado sobre ele.
Sabem quem estava olhando bondosamente para o paralítico? Era Jesus. Ele perguntou ao homem: “Você quer ser curado?” Ele queria muito, mas já havia tentado chegar ao tanque tantas vezes... Então ele respondeu [falar gemendo, como se estivesse muito doente]: “Senhor, não posso andar e não há ninguém que me leve até a água. Enquanto estou me arrastando, outra pessoa passa à minha frente.” Jesus disse ao doente: “Levanta-te, toma tua cama e anda.” O homem obedeceu imediatamente a Jesus. [Levantar o boneco rapidamente.] Quando se levantou da esteira, suas pernas fracas ficaram fortes. Os músculos de sua perna e braço obedeceram às palavras de Jesus. Ele começou a andar e a saltar de alegria! [Fazer o bonequinho andar e saltar (ao contar esta parte, empurrar a bacia para baixo da cadeira, discretamente).] Ele gritava: ”Viva! Estou andando!” [Levantar-se e dar pequenos saltos no lugar ou fazer o bonequinho pular.] Vamos fazer como ele? Digam: “Viva! Estou andando!” Então ele procurou Jesus para agradecer-lhe, mas Jesus tinha ido embora. O homem ficou triste, pensando que nunca mais veria Jesus. [Guardar rapidamente todos os bonecos e afastar sua cadeira para ter espaço para contar o resto.]
Então ele pegou sua esteira e enrolou-a. [Enrolar a esteira ou toalha de banho.] Colocou-a nas costas e saiu pela cidade todo alegre e sorridente. [Colocar a esteira no ombro e dar voltas, cantando lá,rá,lá,lá.] No caminho encontrou os sacerdotes e alegremente contou-lhes como tinha sido curado. Vocês acham que eles ficaram contentes? Que nada! Ao invés disso apontaram para a esteira e disseram [fazer voz nervosa]: “Hoje é Sábado. Você não deve ficar carregando essa esteira.” Mas aquele homem não ficou com medo dos sacerdotes e respondeu [fazer uma voz diferente]: “O homem que me curou disse para eu pegar minha esteira e andar.” E foi-se embora.
Os sacerdotes sabiam que só Jesus poderia ter curado aquele homem. Mas eles tinham muita inveja de Jesus e viviam querendo criar problemas para Ele. Como Jesus havia feito aquele milagre no Sábado, começaram a dizer que ele havia transgredido os mandamento. O problema é que eles tinham inventado muitas regras para o Sábado que não estavam na Bíblia. E essas regras eram muito complicadas. Imaginem que eles proibiam o povo até de acender uma vela durante o sábado! E se alguém desobedecesse, teria muitos problemas com os sacerdotes e fariseus.
Jesus sabia das más intenções deles e também que eles mesmos viviam transgredindo o Sábado. Então, em outra ocasião em que o acusaram de transgredir o sábado, Ele perguntou: “Se um jumento cair num buraco no Sábado, vocês não vão tirá-lo dali?” Como um animal valia dinheiro eles fariam todo esforço para retirá-lo de um buraco, mesmo que isso acontecesse num Sábado. Mas uma pessoa sofrendo, eles achavam que era pecado curar no Sábado. Que maldade daqueles sacerdotes! Com essa pergunta Jesus ensinou que se uma pessoa ou um animal se machucar ou estiver morrendo, devemos fazer tudo para ajudar, mesmo que isso aconteça num sábado. Assim, Ele mostrou que é permitido fazer o bem no Sábado.

REVISANDO: [Fazer as perguntas  para as crianças. Se acertarem, escrever uma letra da palavra SÁBADO no quadro-negro. Se errarem, apagá-la, ou não colocá-la. As crianças precisam conseguir completar toda a palavra.]

1. Onde Jesus estava andando no sábado?  No poço de Betesda.
2. Entre todos os doentes, quem Ele viu? Um homem paralítico há 38 anos.
3. O que Jesus se prontificou a fazer? Curar o doente.
4. O que Jesus perguntou ao paralítico? Se ele queria ser curado.
5. O que o paralítico respondeu? Que sim, mas que não conseguia ir até o poço.
6. O que Jesus ordenou que ele fizesse? Que se levantasse, tomasse a sua cama e andasse.
7. O que aconteceu quando o paralítico obedeceu à ordem de Jesus? Ficou curado.
8. Por que os sacerdotes procuravam criar problemas para Jesus? Porque eram invejosos.
9. As regras que os sacerdotes criaram para o sábado estavam de acordo com a Lei de Deus? Não.
10.  O que é permitido fazer no sábado? O bem.


APLICANDO: [Dizer:] Vocês ficam contentes quando chega o Sábado? Esperamos que o Sábado seja o seu dia favorito. Meninos e meninas que se aborrecem no Sábado precisam aprender novamente a guardá-lo. Jesus quer que o sábado seja o dia mais feliz da semana. Vejam o que podemos fazer no Sábado. [Mostrar uma a uma as páginas do Livro de Atividades para o Sábado. Comentar:] Cantamos alegres cânticos a Jesus e estudamos nossa lição da Escola Sabatina. Vamos à igreja e lá ouvimos falar de Deus e de Seu amor. Que podemos fazer depois de sair da igreja? Podemos convidar uma pessoa solitária ou uma família inteira para almoçar em nossa casa. Depois do almoço podemos dar um passeio pela natureza e aprender os nomes de pássaros, flores e árvores. Podemos procurar versículos bíblicos que falem deles. Em outro Sábado podemos visitar uma pessoa doente. Podemos levar-lhe flores e frutas. Ou podemos visitar casas que abrigam pessoas doentes, idosas ou solitárias. Elas ficariam felizes se cantássemos junto delas hinos que falam de Jesus. Podemos recitar-lhes versículos memorizados ou ler histórias bíblicas para elas. Também podemos sair e distribuir alguns folhetos. É assim que Jesus quer que passemos um feliz Sábado: indo a igreja, passeando pela natureza e fazendo boas obras aos outros. Então o Sábado será o dia mais feliz da semana.

CONTANDO AOS OUTROS:
[Providenciar cópias do livro de atividades para o Sábado para cada criança. Se houver tempo, deixar que elas pintem uma das páginas. Se não, deixar que façam a atividade em casa. Dizer:] Muitas pessoas não sabem que o Sábado é o dia do Senhor. Outras não sabem como podem santificar este dia. Aqui estão algumas sugestões. Mostrem este livro a alguém e contem-lhe o que aprenderam na lição de hoje.

ENCERRAMENTO: [Cantar. Orar agradecendo pelo maravilhoso dia do Sábado e pedindo para que todos possam aproveitar bem este dia.]
ENSAIO PARA A PRÓXIMA APRESENTAÇÃO NA IGREJA.




Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!