Igreja Barulhenta
SABER que a verdadeira adoração exige reverência;
SENTIR desejo de adorar a Deus com reverência;
RESPONDER sendo reverente no culto.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Guardareis os Meus Sábados, e reverenciareis o Meu santuário. Eu sou o Senhor.” Levítico 26:2.
LEITURA BÁSICA: O DTN, pág. 154-161; Jo 2:13-25; 1 Co. 3:16; Ap.3:20.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: igrejinha com verso; Conquistando a Atenção: animais colados em palitos; Lição: pedaço de corda, moedas, cofrinho de metal ou latinha, lenço para vendar os olhos; Revisando: igrejinha; Contando aos Outros: cópia da figuras da igrejinha para cada criança.
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição: Montar um cenário com mesas feitas de caixas de papelão, animais de pelúcia ou gravuras de animais (ovelhas, bodes, vacas, pombas, rolas), caixinhas e cofrinhos.
Memorizando: Fazer uma cópia de cada parte do verso, nas figuras abaixo (ampliar, se desejar). Fazer um colorido bem bonito. Escrever um pedaço do verso em cada igreja. Colar as figuras em caixas de leite encapadas (ou outras caixas). Se preferir, pode fazer a mesma figura em EVA e escrever o verso com caneta permanente.
Conquistando a Atenção: Imprimir uma figura de vaca, uma de ovelha e uma de pomba. Colar em cartolina e recortar. Se quiser, pode imprimir as figuras abaixo ou usá-las como molde para fazer as figuras em EVA. Colar um palito de churrasco ou de sorvete atrás.
Revisando: Colar a figura da igrejinha (a mesma de Contando aos Outros) em uma caixinha e colocar as perguntas dentro dela.
Contando aos outros: Uma cópia da figura abaixo para cada criança.
MEMORIZANDO:
[Ler o verso na Bíblia, na mesma versão do visual. Explicar que reverência, significa respeito às coisas sagradas e que Deus nos ordena respeitar a igreja, pois é um lugar sagrado por causa da presença dEle. Colocar os visuais sobre a mesa e recitar o verso. Tirar uma “igrejinha” e recitar completo. Continuar o processo até que as crianças tenham memorizado tudo.]
CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
[Mostrar, uma por uma, as figuras de animais nos palitos e pedir para as crianças imitarem o barulho que cada animal produz. Dizer] “Que animal é este? Sim, é um boi. Que som faz o boi? Muito bem! Muuuu! E este outro animal? Isso mesmo, uma ovelha! Vamos imitar a ovelha? Méééééé! Agora, vejam esta ave? Como se chama? Exatamente! Pomba! Como é que a pomba faz? Uuuuuh!
Agora vamos fazer uma brincadeira: João, Pedro e Tiago* vão fazer o barulho do boi. Marcos, Márcia e Cláudia* farão o som da ovelha e Patrícia e Jane* vão fazer o som das pombas. Quando eu começar a ler um trecho deste livro, vocês começam a fazer os sons bem alto mas, sem gritar. Quando eu parar, vocês param também. Vamos lá? [Ler duas ou três linhas da lição em voz normal, de maneira que as crianças não escutem direito. Depois de alguns momentos, parar e perguntar:] Vocês ouviram bem o que eu li? Por quê? É possível prestar atenção direito em alguma coisa quando há muito barulho? Nossa história de hoje fala de um lugar onde havia muito barulho.
* Dizer o nome de crianças da sala.
LIÇÃO: [Segurar a Bíblia e dizer:] Na casa de Deus precisamos ter reverência. Aqui na Bíblia lemos que algum tempo depois do casamento em Caná, Jesus viajou para Jerusalém juntamente com seus discípulos. Era a época da páscoa e milhares de pessoas viajavam até lá para participarem da festa. Eles andavam muitos quilômetros. Vamos caminhar como eles. [Se o grupo de crianças for pequeno, formar uma fila e caminhar com eles pela sala; se for muito grande devem caminhar sem sair de seus lugares. Dizer:] Olhem estamos subindo um morro. Agora estamos descendo. Caminhamos agora por uma estrada bem planinha. Estamos cansados. [Passar a mão na testa, como quem limpa o suor.] Agora vamos subir o último morro. [Fazer expressão de esforço.] Daqui de cima podemos ver Jerusalém! [Colocar a mão na testa, como quem tenta ver algo longe.] Que bonita! Estamos quase chegando! [Sentar ou parar de fingir que está andando.]
Todos ficavam felizes por chegar a Jerusalém. A festa da Páscoa era uma das mais importantes do ano. Os israelitas vinham de longe oferecer seu cordeirinho pascoal, lembrando que o Salvador viria para morrer por causa dos pecados das pessoas. E eles nem sabiam que o verdadeiro Cordeiro, que era Jesus, já estava entre eles.
Como a viagem era muito longa as pessoas não traziam seus animais para Jerusalém. Eles deixavam para comprar tudo que precisavam lá. Mas algumas coisas muito tristes estavam acontecendo no templo. Os sacerdotes queriam ganhar dinheiro e os comerciantes também. Então, sabem o que eles faziam? Vendiam tudo muito, mas muuuito, caro. E repartiam o dinheiro entre eles.
Assim: vinha alguém querendo comprar um cordeirinho. O cordeirinho valia 2 moedas. [Mostrar 2 moedas.] Mas o vendedor dizia que valia 8. [Mostrar 8 moedas.] O sacerdote dizia [fazer voz irritada]: “Se você não oferecer o cordeiro você e sua família não receberão as bênçãos de Deus”. Então a pessoa acabava pagando bem mais caro, com medo de não ser abençoado. O vendedor dava algumas moedas para o sacerdote e o cofre deles ia ficando cheio. [Colocar as moedas no cofre, fazendo barulho.]
E as pessoas pobres o que faziam? Muitos tinham pouco dinheiro e não conseguiam comprar nem a oferta mais barata. Eles falavam com os sacerdotes: pediam desconto ou ajuda. Mas eles não davam nada de desconto. Não ajudavam ninguém. Só queriam o dinheiro deles. E havia também pessoas muito doentes, deficientes e sofredores que pediam ajuda. Mas não ganhavam nada. E tudo isso acontecia bem no pátio do templo!
Quando Jesus chegou ali e viu tudo isso ficou muito triste. Havia muitos animais. Bois fazendo “múúúúú”, ovelhas fazendo “mééé” e pombas e rolas fazendo “uhhhh”. Os comerciantes ficavam gritando: “Comprem aqui! Comprem aqui!” As pessoas pediam descontos: “Por favor, deixe mais barato”. Muitos discutiam com os vendedores por causa dos altos preços: “Esse preço é um absurdo!” Outros gritavam pedindo ajuda: “Por favor, me ajudem”. As moedas caindo nos cofres também faziam barulho. [Chacoalhar o cofre.] A confusão era tão grande que lá dentro do templo quase ninguém conseguia ouvir o que o sacerdote falava durante as cerimônias. Além disso, os sacerdotes não ensinavam o povo direito e as pessoas acabavam não entendendo a Bíblia muito bem.
Jesus viu aquela confusão e ficou muito aborrecido. Ele não podia deixar que acontecesse tanta coisa errada assim. O templo era um lugar sagrado, onde Deus estava presente. Como é que as pessoas podiam fazer tanta bagunça assim na casa de Deus? Que desrespeito! Então Jesus pegou uma corda. [Pegar a corda.] Dobrou-a como se fosse um chicote. [Dobrar a corda.] E subiu na escadaria do templo. [Se quiser, suba em um tijolo ou cadeira.] Todos se voltaram para Ele. E Jesus olhou para cada um. As pessoas viram que Ele tinha poder e começaram a sair dali. Ele falou, então, com a mesma voz forte que disse os Dez Mandamentos no Monte Sinai [fazer voz solene e forte]: “Tirem essas coisas daqui. Parem de comprar e vender na casa de Meu Pai.” Depois, desceu a escada. [Descer do tijolo.] E começou a derrubar as mesas dos vendedores. [Derrubar algumas caixas.] As moedas caíram pelo chão, mas os vendedores estavam com tanto medo que nem voltaram para buscá-las. Eles saíram o mais depressa possível levando embora seus animais. Ninguém teve coragem de enfrentar Jesus.
Mas enquanto eles saíam, os pobres, os doentes e sofredores foram entrando e logo o pátio do templo estava repleto de pessoas. Jesus curou a todos os enfermos. Chegou lá um homem que não conseguia andar direito. [Imitar um coxo ou combinar com antecedência para uma criança imitar.] Ele pediu ajuda e Jesus o curou. Ele saiu andando todo feliz. [Andar ou saltar com alegria.] Chegou também um ceguinho. [Um ajudante deve colocar óculos escuro em uma criança e levá-la à frente.] E quando Jesus o tocou ele enxergou! [Tirar os óculos da criança.] Como ele ficou feliz! Jesus deixou muitas pessoas felizes aquele dia. Muitas crianças doentes foram levadas por seus pais até Jesus e ele curou a todas. Então muitos pais diziam a seus filhos: “Ele salvou sua vida. Erga a voz e louve-O!” Todos que foram curados e abençoados por Jesus começaram a cantar. Cantaram porque estavam felizes e agradecidos. Neste momento, o templo ficou como deveria ser: um lugar para adoração e louvor, cheio de reverência.
As pessoas ficaram o dia todo com Jesus. À noite foram para casa e contaram o que Jesus tinha feito por elas. E foi assim que Jesus ensinou que na casa de Deus precisamos ser reverentes.
REVISANDO: [Fazer um círculo com as cadeiras e passar a igrejinha de mão em mão, cantando “A Igreja”, faixa 21. Cantar um pouco e parar. A criança que estiver com a igrejinha tira uma pergunta de dentro dela e responde. Se ficar mais de uma vez com a igrejinha, deverá escolher uma criança que ainda não respondeu para falar em seu lugar.]
1. Onde Jesus foi com Seus discípulos? Ao templo.
2. O que Ele viu no templo? Muita bagunça e desonestidade.
3. Por que isso perturbava Jesus? Porque a casa de Deus estava sendo desrespeitada.
4. Por que as pessoas que estavam no templo não podiam ouvir o ensino sagrado? Por causa do barulho dos negociantes.
5. Quem se aproximou de Jesus depois que os vendedores foram embora? Os doentes, pobres e sofredores.
6. O que Jesus fez por eles? Curou os doentes e consolou os sofredores.
7. Como ficou o templo depois que os vendedores saíram? Do jeito que deveria ser: um lugar de reverência e adoração a Deus.
APLICANDO: [Dizer:] Quando nos reunimos para prestar culto a Deus o lugar que estamos torna-se sagrado. É assim na hora do culto em casa e principalmente na igreja, que é a casa de Deus. Vou falar algumas coisas. Quando o que eu disser for uma coisa boa para ser feita na casa de Deus vocês devem levantar o polegar para mim. Se o que eu falar for ruim, vocês devem virar o polegar para baixo. Certo?
· Correr dentro da igreja.
· Prestar atenção à pregação.
· Conversar durante o culto.
· Não cantar.
· Entrar e sair toda hora.
· Cantar os hinos com bastante ânimo.
· Ficar de olhos abertos, mexendo em alguma coisa na hora da oração.
· Prestar atenção à oração, ficando em silêncio e de olhos fechados.
CONTANDO AOS OUTROS: [Montar ou entregar a igrejinha para as crianças montarem em casa. Escrever o verso para decorar na porta da Igreja. Dizer:] Pintem e montem esta igreja e a usem para contar a alguém a história de hoje. Não esqueçam de dizer como devemos nos comportar na igreja.
ENCERRAMENTO: [Cantar. Orar pedindo a Jesus que ajude as crianças a serem reverentes na Igreja.]
ENSAIOS PARA A PRÓXIMA APRESENTAÇÃO NA IGREJA (até 10 minutos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário