O missionário
OBJETIVO: Conscientizar a criança de sua necessidade de arrependimento. A criança deverá
SABER que precisa arrepender-se de seus pecados
SENTIR tristeza pelos pecados
RESPONDER confessando e abandonando seus pecados
VERSO PARA MEMORIZAR: “Quem crer e for batizado será salvo.” Marcos 16:16.
LEITURA BÁSICA: O Desejado de Todas as Nações, págs. 104 a 113; Mateus 3:1-17; Lucas 1:17; 3:1-14; João 1:28; Isaías 40:3
RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: visuais sugeridos abaixo; Apresentando a Lição: maquete do rio Jordão; silhuetas coloridas coladas no palito, silhueta branca colada no palito, ferramentas de brinquedo ou recortadas em papelão ou papel cartaz, caixa de sapatos, pomba, lanterna pequena; Revisando: maquete do rio Jordão, usada na lição; Aplicando: um coração em cartolina branca e um em cartolina branca toda manchada; Contando aos Outros: pedaço de lã (cordão ou fita) vermelha, um coração em papel ou EVA branco e outro escuro para cada criança.
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Memorizando:
Imprimir os cartazes com o verso. Pintar o desenho. Pintar a pomba ou colar glitter dourado. Cortar quatro retângulos de papel cartão colorido pelo menos 2cm maiores que a folha com o verso. Colar as folhas nos retângulos, deixando uma borda para parecer uma moldura de quadro (pode-se enfeitar a “moldura”, se desejar). Fazer dois furinhos na parte superior da moldura de cada “quadrinho” e um na parte inferior. Introduzir um pedaço de barbante, fita ou lã pelos furos e unir os vários “quadros”, para formar um móbile, como o da figura abaixo.
Apresentando a Lição:
Maquete do rio Jordão: Desenhar o rio Jordão em um pedaço de isopor mais ou menos grosso e que caiba tanto na mesa como no colo (embalagens protetoras para eletrodomésticos são ótimas para isso). Cobrir o desenho do rio com tecido, plástico, papel ou tinta azul. Se usar tinta azul, pode-se colocar gel azul por cima. Dá um belo efeito. Colar areia em volta. Fazer as pedras, amassando papel pedra ou papel pardo e colá-las na maquete. Espetar um galhinho de árvore, se desejar.
Silhuetas:
Usar as silhuetas como molde. Recortar muitas silhuetas, usando papéis de cores diferentes. Pode-se desenhar rostinhos nas silhuetas. Recortar a silhueta de Jesus em papel branco. Escolher uma silhueta colorida para ser João Batista e desenhar uma roupa marrom nele. Colar as silhuetas em palitos de dentes. Guardar as silhuetas na caixa de sapatos e espetá-las no isopor, à medida que contar a história.
Pomba: Copiar, colar em papel cartão e recortar. Colar gliter perolado, se desejar.
Contando aos Outros:
Fazer dois corações para cada criança: um branco (limpo) e outro sujo.
Usar o material que preferir (EVA, papel cartão, papel camurça, cartolina, color set, feltro, etc). Fazer no tamanho que desejar. Perfurar os corações e uni-los com lã vermelha ou colá-los um ao outro com um palito de sorvete entre eles.
MEMORIZANDO: [Ler o verso na Bíblia, na mesma versão do visual. Explicar as palavras difíceis e o sentido total do verso. Segurar o verso diante das crianças e repeti-lo com elas por três vezes. Virar um “quadro” e recitar tudo de novo. Fazer o mesmo com os outros quadros e continuar o processo até que tenham memorizado tudo.]
CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Combinar com antecedência a visita de algum irmão à sala, de preferência o pastor ou obreiro. Deixar diversos objetos espalhados pela sala: lápis de cor, figuras, cadeiras, etc. Dizer:] Crianças, hoje teremos a visita do irmão _______ em nossa sala. Para recebermos este irmão precisamos nos preparar e deixar a sala bem arrumada. Vamos todos ajudar? “Maria”, “Pedro” e “João”, guardem os lápis; “Joana”, as figuras. “Paulo”, traga uma cadeira para o pastor. Arrumem também seus cabelos e roupas. [Dar tempo para que façam tudo. Quando tudo estiver pronto, perguntar:] O que precisamos fazer quando vamos receber uma pessoa importante? [Arrumar as coisas, providenciar lugar para ela, preparar-se]. E se eu não avisasse vocês? Como estaria a sala agora? Vocês estariam preparados para recebê-lo? A nossa história de hoje fala de alguém que ajudou as pessoas a prepararem-se para a chegada de alguém muito importante.
LIÇÃO: [Fazer um círculo com as cadeiras das crianças. Deixar uma cadeira vaga a seu lado para colocar a Bíblia e a caixa de sapatos contendo as silhuetas. Sentar-se e colocar a maquete no colo ou sobre uma mesinha. Pode-se fazer a mesma coisa em volta de uma mesa. Fazer uma voz diferente para cada silhueta. Abrir a Bíblia em Lucas 3 e dizer:] A história de hoje está escrita aqui, em Lucas capítulo 3 e fala de um profeta muito especial.
Estão vendo este lugar aqui? [Apontar a maquete do rio Jordão.] Este aqui é um deserto e este é o rio Jordão. João morava no deserto. [Pegar a silhueta de João.] Lá ele passava muito tempo estudando a Bíblia. Lendo o Antigo Testamento ele aprendeu sobre Jesus, o Messias.
João tinha ouvido de sua mãe e seu pai como Jesus havia nascido em Belém: os anjos, a visita dos magos e como Ele havia conversado com os mestres no templo. Mas, desde aquela época Jesus viva sossegado em Nazaré e João não entendia porque Ele não se apresentava ao povo. João esperou pacientemente por isso.
Um dia, Deus disse a João que seu trabalho era preparar o coração das pessoas para ouvir a pregação de Jesus. Então ele começou a pregar ali mesmo no deserto, para algumas pessoas que ele encontrou. [Espetar a silhueta de João perto do rio e duas silhuetas de frente para ele.] Ele dizia que o Filho de Deus estava para aparecer e que todos deviam se preparar. Essas pessoas ouviram o que João falava e ficaram muito admiradas. Quando saíram dali, falaram para outras pessoas sobre o que João estava pregando. E logo vieram mais pessoas, mais pessoas e mais pessoas. [Colocar muitas silhuetas de frente para João.] Vinham de toda parte. Alguns eram ricos, outros eram pobres. Havia soldados, mães, sacerdotes, cobradores de impostos. Muita gente mesmo! E João não tinha medo de falar a verdade. Ele explicava que para receber o Messias eles deviam abandonar seus pecados ou seriam rejeitados por Ele.
Então o Espírito Santo fez com que o povo desejasse muito estar preparado para receber o Salvador. E eles perguntaram. [Pegar uma silhueta e faça uma voz diferente.] “Que podemos fazer?” E João disse que eles deviam aprender a dividir as coisas que tinham. Quem tinha duas roupas podia muito bem dar uma para quem estava sem. Vocês também, crianças, devem dividir seus brinquedos e roupas com quem não tem nada disso. [Pegar duas silhuetas.] Então alguns homens que eram acostumados a pegar dinheiro do povo ficaram tristes por seu pecado e perguntaram: “E nós o que devemos fazer?” João disse: “Não peguem o dinheiro que não é de vocês”. [Pegar mais duas silhuetas.] Depois, alguns soldados se aproximaram, perguntando: “E nós, que faremos?” João não teve medo de dizer a verdade para aqueles soldados [erguer a silhueta de João]: “Não maltratem as pessoas, nem culpem ninguém pelo que não fez!” Muitas pessoas que ouviam João ficavam tão tristes por seus pecados que desejavam mudar de vida e abandonar tudo que faziam de errado. Então estas pessoas se aproximavam de João, diziam que estavam arrependidas e que não desejavam mais fazer coisas más. E, para mostrar que tinham mudado, eram batizadas no rio Jordão. [“Batizar” várias silhuetas no rio Jordão.] João então ficou conhecido como João Batista, porque ele batizava as pessoas. E todos que saíam dali contavam a outros a respeito dele.
A notícia foi se espalhando por toda parte até chegar também em Nazaré. Jesus trabalhava na carpintaria de seu pai. Lá Ele usava o serrote para cortar as tábuas. [Fazer gesto e som de serra.] Réque, Réque. Ele também usava o martelo. [Fazer gesto e som de martelar.] Pam! Pam! Pam! Então, quando Jesus ouviu as notícias a respeito de João Ele deixou o martelo. [Mostrar a figura do martelo e colocá-la de lado.] Deixou o serrote. [Mostrar o serrote e colocá-lo de lado.] Fechou a oficina, deu um abraço de despedida em sua mãe. [Abraçar-se.] E foi-se embora para o Rio Jordão. Ele caminhou muito até chegar lá.
João e Jesus eram primos, mas nunca haviam se encontrado antes. E João esperava e esperava o dia em que encontraria Jesus e O mostraria para o povo. As pessoas que procuravam João para serem batizadas tinham muitos pecados e dava pra ver no rosto delas toda a maldade. [Mostrar silhueta branca.] Mas quando Jesus chegou diante de João seu rosto demonstrava tanta bondade e amor que, sem que ninguém falasse nada, João soube que aquele era o Messias. [Espetar a silhueta branca (de Jesus) diante da silhueta de João.] Jesus pediu a João que O batizasse e João falou [falar com reverência]: “Eu é que preciso ser batizado por Ti, e vens Tu a mim?” João era pecador e achava que não deveria batizar o Filho de Deus, que não tinha nenhum pecado. Mas Jesus lhe disse [fazer uma voz bondosa]: “Deixa, por agora, pois precisamos fazer o que é certo.”
Então eles foram até o rio e João batizou Jesus. [“Batizar” a silhueta de Jesus.] Depois disto aconteceu algo impressionante: Jesus saiu do rio e foi fazer uma oração. E sabem como Deus respondeu a oração de Jesus? O Céu se abriu e uma luz que parecia uma pomba desceu sobre Jesus. [Pegar o recorte da pomba e fazê-la “descer” até a cabeça da silhueta de Jesus.] Era o Espírito Santo. E Deus, lá do Céu, disse: “Esse é o Meu Filho amado em quem me comprazo”. Todo o corpo e rosto de Jesus ficaram cobertos de luz. [Ligar a lanterna sobre a silhueta de Jesus.] Centenas de pessoas viram o batismo, mas só algumas viram o Céu aberto. Então, João e essas pessoas, tiveram absoluta certeza de que Jesus era o Salvador que Deus tinha prometido.
REVISANDO: [Colocar papeizinhos numerados e dobrados dentro de uma caixinha. Usar a maquete do rio Jordão para esta atividade. Usar um boneco ou silhueta para ser o “ouvinte”. Dizer:] João Batista avisava as pessoas que o Messias estava chegando e que precisavam se preparar. Aqueles que decidiam deixar seus pecados e preparar-se para encontrar Jesus eram batizados. Vamos ajudar este boneco a tomar sua decisão. Cada criança vai responder a uma pergunta. Se acertar o boneco anda um pouquinho em direção ao rio para ser batizado. Se errar, ele se afasta. Vamos ajudá-lo a chegar. [Cada criança deve pegar um papelzinho e responder à pergunta correspondente. Se acertar, aproximar o boneco. Se errar, afastar o boneco. Ajudar as crianças a acertarem e quando o boneco chegar bem pertinho, bater palmas e dizer:] Que bom! Ele se arrependeu! Abandonou seus pecados!
1. Como era a casa de Jesus? Pobre, mas bem arrumada e limpa.
2. Como Jesus ajudava sua mãe? Arrumava a mesa, deixava tudo limpo, amassava o pão.
3. Como Ele ajudava seu pai? Trazia as ferramentas, organizava a marcenaria, varria o chão.
4. O que Jesus gostava de fazer? Passear pelo campo, escutar os passarinhos, ver o arco-íris, brincar com os animais.
5. Como Jesus ficou conhecido na cidade? Como o menino que gostava de ajudar.
6. Quem foi a professora de Jesus? Sua mãe.
7. O que ele aprendeu com sua mãe? A ler e a escrever, além de estudar a Bíblia e memorizá-la.
8. O que Jesus fazia quando uma criança o chamava para fazer uma coisa errada? Dizia “não” e citava um verso da Bíblia.
9. Para onde seus pais o levaram quando Ele completou 12 anos? A Jerusalém, no templo.
10. O que Jesus estava fazendo no templo enquanto José e Maria voltavam para casa? Fazendo perguntas aos sacerdotes e doutores.
11. Por que os professores judeus se admiravam de Jesus? Porque ele sabia muitas coisas e não havia estudado com eles.
12. Quando Maria e José perceberam que Jesus não estava com eles? Depois de um dia de viagem.
13. O que Maria disse quando encontrou Jesus? “Jesus, nós procuramos você por toda parte!”
14. Qual foi a resposta de Jesus? “Não sabem que eu tenho que fazer a obra de meu Pai?”
15. Com o passar do tempo, como Jesus ia ficando? Mais forte, alto, inteligente, obediente e bondoso.
APLICANDO: [Dizer:] João Batista ajudou as pessoas a verem seus pecados e buscarem perdão. Mas, será que apenas as pessoas daquela época precisavam arrepender-se? Vamos ver?
Quando a mamãe chama o filho e ele finge que não escuta e continua brincando, isso é bom ou mau? Se a filha quebra um copo e diz que foi o gato, isso é bom ou mau? Se alguém encontra um brinquedo esquecido, sabe quem é o dono mas não devolve, isso é bom ou mal? Todas essas coisas más são pecado. Tudo isso suja o nosso coração. Ele fica como este aqui. [Mostrar coração sujo.]
Jesus não tinha nenhum pecado para lavar, mas deixou-nos o exemplo. Meus queridos, Jesus logo vai voltar para levar Seus amigos para o Céu. Como aquelas pessoas que João batizava, nós precisamos ficar tristes por nossos pecados e abandoná-los. Só quem possui um coração limpo é que poderá ver o Salvador. Será que Jesus perdoa quem desobedeceu a mãe, se arrependeu e mudou o comportamento? Sim. Será que Jesus perdoa alguém que mentiu, se arrependeu e foi desfazer a mentira? Sim. Será que Jesus perdoa quem pegou algo que não lhe pertencia, arrependeu-se e o devolveu? Sim. Jesus nos ama. Quando nos arrependemos e cremos em Jesus, ele limpa o nosso coração. Ele fica assim. [Mostrar coração branco.] Isso é um grande milagre. O coração sujo assim [mostrar o coração sujo] fica limpinho assim [mostrar coração limpo]. Se vocês pedirem perdão a Jesus e decidirem mudar, ele fará este milagre na mesma hora. E se nós fizermos isto e orarmos pedindo ajuda para sermos bons, Deus nos aceita e diz: “Este é o Meu Pedrinho [falar o nome de uma das crianças] amado em quem me comprazo”. [Repetir a frase com o nome de outras crianças.]
CONTANDO AOS OUTROS: [Entregar os corações já perfurados. Ajudar as crianças a prendê-los com o pedaço de lã, cordão ou fita vermelhos ou colá-los um ao outro com um palito de sorvete entre eles. Enquanto trabalham nos corações, falar:] Quando encontrarem alguém que ainda não limpou o coração, mostrem estes corações e conte-lhes como podem ter o coração bem limpinho.
ENCERRAMENTO: [Cantar. Depois, orar:] “Querido Deus, sabemos que temos feito muitas coisas erradas. Por favor, perdoe-nos e ajude-nos a sermos diferentes. Limpe o nosso coração e mude a nossa vida. Pedimos e agradecemos em nome de Jesus. Amém!
ENSAIO PARA A PRÓXIMA APRESENTAÇÃO NA IGREJA (até 10 minutos).
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