quinta-feira, junho 08, 2017

TI V2N3 - LIÇÃO 7

A tentação


Ao final da lição a criança deverá
SABER identificar e resistir à tentação.
SENTIR desejo de vencer a tentação usando o método de Cristo.
RESPONDER estudando mais a Bíblia para vencer como Jesus venceu.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Jesus, respondendo, lhe disse: Está escrito: Adorarás ao Senhor teu Deus, e só a Ele servirás.” Lucas 4:8

LEITURA BÁSICA: DTN, 114-131;Mt. 4:1-11;Jo 16:33; Lc 50 :7-10;Tg 4:7-9; Pv 18:10

MATERIAL NECESSÁRIO: Memorizando: Figuras de Bíblia; Conquistando a Atenção: duas cartolinas, cola, figuras de lugares bonitos (da natureza e de construções); figuras de miséria, guerra, pessoas famintas e doentes, favelas, Apresentando a Lição: figura de rosto com dois lados, coração grande com figura da Bíblia; Revisando: Bíblias pequenas (ver abaixo), caixa; Contando aos Outros: cópias do coração com Bíblia,  versos em pedaços de papel para cada criança.

ATENÇÃO:  A lição do próximo sábado fala sobre o casamento em Caná. Pode-se entregar o convite abaixo para cada criança, incentivando-as a virem no próximo sábado.



COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Memorizando:  Imprimir as figuras da Bíblia. Colá-las em cartolina preta. Pintar as bordas da Bíblia de vermelho ou dourado (ou imprimir as coloridas). Recortar e dobrar ao meio, para formar uma Bíblia que abre e fecha. 














Lição:
Rosto mau e rosto bom:
Escolher um dos tipos de rosto (homem ou círculo) e imprimir uma dos tipos abaixo. Colar a figura A  em um palito de churrasco. Colar a figura B, sobre o outro lado do palito.



Coração com versos: Ampliar as figuras abaixo em cartolina.  Montar como explicado em Contando aos Outros. Em pedacinhos de papel, escrever os versos que Jesus usará na história para responder a Satanás. Dobrar os papeizinhos e colocá-los nos bolsinhos em forma de Bíblia.



Revisando: Fazer cópias das Bíblias abaixo. Colar em cartolina preta e recortar. Fazer cópia das perguntas para revisão, recortar cada pergunta e colar em uma Bíblia. Colocar as Bíblias em uma caixa com as “capas” voltadas para cima.




1. Para onde Jesus foi depois do batismo?  Ao deserto.
2. O que Jesus fez ali? Orou e jejuou.
3. Quem aproximou-se de Jesus depois de quarenta dias que Ele jejuava?  Satanás.
4. O que Satanás queria conseguir? Que Jesus pecasse.
5. Como Satanás apareceu para Jesus?  Como um anjo de Deus.
6. Qual foi a primeira tentação? Se Jesus fosse o Filho de Deus, que transformasse as pedras em pães.
7. O que Jesus respondeu à primeira tentação? “Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”.
8. Qual foi a segunda tentação? Pular de cima do templo, confiando na proteção dos anjos.
9. Que resposta Jesus deu à segunda tentação?  “Não tentarás ao Senhor, Teu Deus.”
10. Como Satanás se mostrou na terceira tentação? Como ele mesmo.
11. Onde Satanás levou Jesus na terceira tentação? A um monte alto.
12. O que Satanás mostrou na terceira tentação? As coisas bonitas deste mundo.
13. O que Satanás não mostrou na terceira tentação? A miséria, as doenças, as guerras, o sofrimento.
14. O Satanás pediu que Jesus fizesse para não morrer na cruz?  Que Jesus adorasse a Satanás.
15. Como Jesus respondeu a Satanás na 3ª tentação? “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás.”
16. O que Jesus usava para vencer todas as tentações? A Bíblia.
17. Como Jesus ficou depois que Satanás foi embora? Exausto.
18. Quem Deus mandou para ajudar Jesus? Os anjos.
19. Como os anjos ajudaram Jesus? Levaram alimento e o animaram, porque que Ele havia vencido Satanás


Contando aos Outros: Faça uma cópia do coração para cada criança (de preferência, imprimir em cartolina). Colar a figura da Bíblia no lugar indicado no coração. Colar apenas o lado de baixo e as laterais, formando um bolsinho. Imprimir os versos abaixo (cada cópia dá para 6 crianças). Recortar ou entregar para que elas recortem e coloquem dentro do bolsinho formado pela Bíblia.






MEMORIZANDO: [Mostrar os visuais dos versos. Ler o verso na Bíblia, na mesma versão do visual. Explicar as palavras difíceis e o sentido total do verso. Repetir o verso três vezes tendo as “Bíblias” abertas. Fechar uma das Bíblias e repetir o verso novamente, com a referência. Fechar outra Bíblia e repetir o processo até que as crianças tenham memorizado o verso.]

CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Com as crianças, confeccionar dois cartazes. Em um deles, escrever: “Coisas bonitas do nosso mundo” E no outro, escrever: “Coisas tristes do nosso mundo”. Escrever tudo com antecedência. Mostrar figuras de palácios, jardins, pessoas famosas sorrindo, plantações, casas bonitas, prédios, e também de guerras, terremotos, pessoas famintas, pessoas doentes, favelas, etc. As crianças devem ajudar a preparar os dois cartazes, escolhendo as figuras certas para cada um deles. Enquanto trabalham, perguntar:] Nosso mundo tem coisas bonitas? Quem manda a chuva para as plantações e jardins ficarem bonitos? Quem criou as flores, as plantas e as belas paisagens? Quem deu inteligência para as pessoas construírem belos edifícios? Quem trouxe tristeza a este mundo? Quem trouxe doença, morte, guerras e fome? A nossa história de hoje nos fala das mentiras do inimigo de Deus e como ele tenta enganar as pessoas.
LIÇÃO: [Dizer:] Depois de ser batizado Jesus foi ao deserto orar e falar com Deus sobre o seu trabalho de salvar os pecadores. Jesus estava tão ocupado orando que não quis comer nada. Ele ficou quarenta dias sem comer. Depois disso sentiu-se fraco e quase desmaiou. Ele mal conseguia andar. [Imitar alguém muito fraco andando.]
Quando Jesus estava muito fraquinho por causa do jejum, Satanás se aproximou para tentá-Lo, achando que poderia fazer Jesus pecar. E se Jesus pecasse, não haveria mais salvação para ninguém. Satanás seria o dono de tudo aqui! Imaginem o perigo!
Deus havia falado claramente, no batismo, que Jesus era o Filho de Deus. Satanás queria que Jesus duvidasse do que Deus falara. Ele queria que Jesus deixasse de acreditar em Seu Pai! O diabo, então, chegou perto de Jesus. Só que ele não se apresentou como sendo o Inimigo. [Mostrar a figura com o rosto mau.] Ele se disfarçou. [Virar a figura.] Ele escondeu sua cara de mau e apareceu como se fosse um anjo bom. [Mostrar a figura com o lado bom.] Então o diabo falou [fazer uma voz fingida]: “Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.”
E agora?  [Abaixar a figura.] Será que Jesus cairia nesta tentação? Ele estava com tanta fome... [Passar a mão no estômago.] Será que Ele não perceberia quem era a verdadeira pessoa que falava com Ele? Então, Jesus lembrou-se das palavras de Deus no batismo e percebeu, na hora, quem estava falando com Ele. O que vocês acham que Ele fez?
Jesus havia estudado muito a Bíblia e sabia muitos versos de cor. Ele havia escondido a Palavra de Deus em seu coração. Então Ele procurou lembrar. [Segurar o coração, abri-lo e tirar o papel com o verso.] Isto está escrito na Bíblia em Deuteronômio 8:3. [Abrir a Bíblia nesta passagem e mostrar.]  Era a resposta perfeita para Satanás! Então Ele respondeu [ler o verso no pedaço de papel ou na Bíblia]: “Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”. Em outras palavras, Jesus disse [fazer sinal de “não” com o dedo indicador]: Não! Não! Não! Não! Vamos fazer juntos? [Repetir o gesto e as palavras.] Não! Não! Não! Não! Esta é a resposta certa para dar a Satanás quando ele vier com suas tentações.
Mas, Satanás não desistiu. Ele apareceu de novo com outra cilada. [Colocar a figura outra vez, com o lado bom.] Ele levou Jesus para o telhado do templo, lá em Jerusalém. O templo era muito alto. Como o diabo viu que Jesus venceu a primeira tentação com um verso da Bíblia, ele tentou usar a Palavra de Deus para convencer Jesus. Ele disse [usar voz fingida outra vez]: “Se você é mesmo o Filho de Deus, então jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: “Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e eles te tomarão nas mãos, para que não tropeces nalguma pedra.” Que astuto esse Satanás, não é? Ele queria convencer Jesus de ser presunçoso. É claro que Deus manda os anjos para  protegerem Seus filhos. Nós podemos ter fé nisto. Mas, agora, só porque eu sei que os anjos me protegem eu vou pular de cima de um prédio? Isto não é fé. É o que chamamos de presunção. E Jesus não caiu nessa armadilha, não. Sabem como ele venceu de novo? [Abrir o coração outra vez e tirar de dentro da Bíblia o segundo verso.] Dizendo outra vez um verso da Palavra de Deus: “Não tentarás o Senhor teu Deus.” Deuteronômio 6:16. Que bom que Jesus tinha guardado a Palavra de Deus em Seu coração. Mais uma vez Ele disse: Não! Não! Não! Não! Vamos dizer juntos? [Fazer sinal de “não” com o dedo indicador.] Não! Não! Não! Não! Jesus venceu outra vez!
Porém, mais uma vez Satanás voltou. Desta vez ele não se disfarçou mais. [Mostrar a figura com o lado mau.] Apresentou-se como ele realmente é. Só que ele disse mais mentiras. Ele mostrou as coisas bonitas deste mundo. [Mostrar o cartaz com as coisas bonitas.] Belos palácios, lindas casas, plantações, jardins, riquezas e luxo. Ele disse que tudo aquilo lhe pertencia. Que mentira, não é? Deus é o dono do mundo e de tudo que há nele. E, além de dizer que as coisas bonitas eram dele, escondeu tudo de ruim que ele trazia a este mundo. [Mostrar o cartaz com as coisas tristes e feias] A miséria, as doenças, a fome, as guerras. Ele não mostrou nada disso. E ele disse a Jesus [mostrar novamente o cartaz com o lado bonito e falar com expressão sedutora]: “Tudo isso te darei, se prostrado me adorares.”
A última tentação foi a mais difícil das três. Satanás sabia que Jesus teria que sofrer muito para salvar este mundo. Então ele sugeriu que, se Jesus quisesse, não precisaria sofrer tanto: era só se curvar e adorar a Satanás e não precisaria sofre na cruz. Essa era uma grande mentira!
Será que Jesus ia querer fugir do sofrimento? Sabem o que ele fez? [Abrir outra vez o coração, e pegar outro papel com verso de dentro da Bíblia.] Usou outra vez um verso da Bíblia. Deuteronômio 6:13 [Abrir a Bíblia nesta passagem e mostrá-la.] Ele disse [fazer uma voz decidida]: “Vai-te, Satanás, pois está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele servirás.” Vamos fazer juntos como Jesus disse a Satanás? [Fazer gesto de “não” com o dedo indicador e a cabeça.] Não! Não! Não! Não!  
Finalmente Satanás foi embora. Ele não conseguiu convencer Jesus a desobedecer às ordens de Deus. Mas, Jesus estava tão cansado e faminto que caiu no chão, quase morto. Deus mandou, rapidinho, os anjos ajudarem Jesus. Eles Lhe levaram comida e também O animaram, dizendo que Deus e todos os anjos estavam felizes por Sua vitória sobre Satanás.

REVISANDO: [Colocar as pequenas Bíblias em uma caixa e pedir a uma criança que escolha uma delas e leia o que “está escrito” (ajudar as crianças que não sabem ler) e responda com um “está escrito” também (ou seja, responda com o que está escrito na lição). A criança que acertar escolhe o próximo que virá pegar outra Bíblia. Fazer isso até as perguntas acabarem.]


APLICANDO: [Dizer:] Vamos ver como podemos agir como agiu Jesus? Tenho alguns problemas e vocês têm que dar a resposta certa. Suzana [usar qualquer nome que não seja de aluno de sua sala] está na escola, na hora do recreio. Ela não levou lanche, nem dinheiro para o lanche. Vem uma amiguinha [colocar a máscara do lado bom] e oferece um pastel de carne. Ela sabe que Suzana é reformista, então diz: “Pode comer. Eu não conto para o pastor.” O que vocês fariam no lugar dela? O que aconteceria se ela comesse o pastel? E se ela não comesse?
É quarta-feira, à noite e está na hora de ir para a igreja. Marcos sabe que o culto de oração é muito importante. Mas seu vizinho vem convidá-lo para assistir a um jogo de futebol na televisão, bem na hora do culto. O que vocês fariam no lugar dele? O que aconteceria se ele assistisse ao jogo? E se ele não assistisse?
Muitas vezes somos tentados a fazer o que é errado. Podemos vencer sozinhos? Como Jesus fez para vencer a tentação? O que devemos fazer?

CONTANDO AOS OUTROS: [Entregar uma cópia do Coração com a Bíblia, e dos versos para cada criança, com tudo já recortado. Ajudá-las a colar a figura da Bíblia, formando um bolsinho. Entregar os versinhos recortados para elas dobrarem e guardarem dentro do bolsinho. Dizer:] Façam seu trabalho com muito capricho e usem este coração com a Bíblia para contar a alguém como Jesus venceu a tentação. Memorizem estes e outros versos da Bíblia. Quando uma tentação chegar, lembrem-se de vencê-la com a Palavra de Deus.

ENCERRAMENTO: [Cantar. Mostrar a Bíblia para os alunos, reuni-los ao redor dela e orar pedindo a Deus que ajude cada criança a tomar tempo para estudar a Sua Palavra e ficar forte para vencer as tentações.]

Entregar convite para o próximo sábado (opcional).

ENSAIO PARA A APRESENTAÇÃO DO PRÓXIMO SÁBADO (até 10 minutos).










Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!