quinta-feira, junho 08, 2017

TI V2N3 - LIÇÃO 8


O Casamento


OBJETIVO: Ensinar à criança que ela deve preparar-se para estar na festa nupcial do Cordeiro, no Céu. Esta é uma lição sobre CONVERSÃO

Ao final da lição a criança deverá
SABER que Jesus tem poder para transformá-la;
SENTIR desejo de ser transformada;
RESPONDER dando oportunidade para que Jesus a transforme.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Disse-lhes Jesus: ‘Vinde e comei’.” João 21:12.

LEITURA BÁSICA: O Desejado de todas as Nações, págs. 137-153; Minha Consagração Hoje, pág. 348; João 1:35-51; 2:1-10; Mt. 5:14-16; Ap. 7:14; 19;9.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: visuais do verso; Conquistando a Atenção: duas garrafas transparentes, uma com suco e uva e uma com água; Lição: Cenário de festa casamento (opcional) um convite de casamento bem bonito; um jarro de porcelana ou cerâmica (não pode ser transparente, o conteúdo não pode aparecer); uma jarra transparente com água (que mostre perfeitamente seu conteúdo); suco de uva; copo ou taça transparente; copinhos descartáveis; Revisando: suco de uva, copo; Aplicando: Bíblia, visual dos potes em tamanho grande; Contando aos Outros: cópias dos potes para cada criança. Variação: entregar uma garrafinha de suco de uva, com uma etiqueta dizendo: Jesus pode mudar sua vida da água para o vinho. Confie nEle!

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição:  Decorar a sala de aula como um salão de uma festa de casamento, com caixas de presentes, flores (podem ser de papel), uma figura de bolo ou caixa de bolo de isopor. Pode-se colocar uma grinalda em uma menina e uma gravata em um menino para serem os noivos. Eles devem sentar-se em uma mesa com o “bolo”. Colocar suco de uva dentro da jarra de cerâmica e água dentro da jarra ou garrafa transparente. Cobrir tudo com um pano e deixar isso em um canto da sala, próximo da “festa”.

Memorizando: Imprimir as figuras abaixo e fazer um colorido bem bonito. Dividir o verso em três partes e escrever uma parte em cada cópia. Cortar papel color set (na cor que desejar) no tamanho mínimo de 44x32cm. Dobrá-lo ao meio e escrever do lado de fora, com letras bem bonitas: CONVITE. Enfeitar as bordas para parecer um convite gigante. Juntar as figuras com o verso, uma sobre a outra e colocar tudo dentro do convite. Perfurar o convite com as folhas dentro. Introduzir um pedaço de fita ou fitilho pelos furos e amarrar formando um caderno. Deixar a fita com folga para abrir o convite e virar as páginas com facilidade.





Aplicando: O mesmo visual de Contando aos Outros, confeccionado em tamanho bem maior.

Contando aos Outros: Copiar as figuras abaixo. Recortar e colar em cartolina (também pode-se imprimir  diretamente na cartolina). Com estilete, recortar a boca dos vasos na linha pontilhada. No círculo (Parte A), pintar ou colar papel na cor vinho em uma das metades e azul claro na outra metade. Prender o círculo sob os vasos na Parte B (juntando a bolinha do centro do círculo com a bolinha entre os vasos). Usar uma tachinha de papel chamada bailarina ou colchete de pressão para que o círculo se mova. Deixar que as crianças pintem os vasos.

Uma outra opção bem legal está no blog da EBI. Clique AQUI e veja.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Colocar as garrafas em cima da mesa. Dizer:] Aqui estão duas garrafas. O que, na opinião de vocês está dentro desta garrafa? [Levantar a garrafa com água.] Quem gosta de beber água? Sim todos nós gostamos, especialmente quando o dia está muito quente. O que, na opinião de vocês, está dentro desta outra garrafa? [Levantar a garrafa de suco de uva.] Quem já provou suco de uva? Eu já provei suco de uva e gostei muito. Hoje, nossa história é sobre água e suco de uva numa festa.

LIÇÃO: [Dizer:] Jesus era o Filho de Deus, por isso podia fazer milagres! Depois de vencer Satanás e suas tentações, Jesus voltou até o lugar onde João pregava. Lá, João disse outra vez para todos que Jesus era o Filho de Deus. Então muitas pessoas passaram a segui-Lo. Jesus convidou alguns homens para serem seus alunos e ajudantes: os discípulos. Os primeiros discípulos foram André, Simão, Tiago e João. E eles passaram a acompanhá-Lo por toda parte.
Vejam isto em minha mão. [Mostrar o convite de casamento.] É um convite de casamento. Quando vão se casar, os noivos convidam seu amigos e parentes para a cerimônia e a festa. Não sei como se faziam convites naquela época. Mas sei que Jesus foi convidado para ir a um casamento na cidade de Caná. [Pedir às crianças vestidas como noivos, para sentarem-se à mesa. As outras crianças serão os convidados.] A noiva e o noivo eram parentes de Maria, a mãe de Jesus, e ela estava lá também. Quando Maria encontrou Jesus ficou muito feliz, porque estava com muita saudade. Ela viu os discípulos e eles contaram-lhe que João Batista havia dito que Jesus era o Messias, o Filho de Deus. E também contaram sobre a voz que veio do Céu, no batismo de Jesus. Mais pessoas estavam sabendo de tudo isso e todos comentavam sobre Jesus. Eles diziam um no ouvido do outro [colocar a mão na boca e falar um pouco mais baixo]: “Será que Jesus é realmente o Messias?”
Naquele tempo as festas de casamento duravam vários dias. As pessoas comiam, comiam, bebiam, bebiam e conversavam, conversavam. Mas, a festa não havia terminado ainda, quando aconteceu uma coisa muito desagradável: o suco que era servido para os convidados acabara. [Virar o copo para baixo, mostrando que está vazio.] Já imaginaram que vergonha acabar o suco antes da festa! E não havia onde comprar! Os servos não sabiam o que fazer. [Coçar a cabeça e balançá-la, como quem não sabe o que fazer.] Vamos fazer como os servos fizeram? [Repetir o gesto com as crianças.]
Maria sabia que seu filho tinha o poder de fazer qualquer coisa. Então ela aproximou-se dele e disse: “Eles não têm mais suco”. Todos estavam felizes naquele casamento. Mas quando percebessem que o suco havia acabado, ficariam tristes. Jesus queria deixar o noivo, a noiva e os convidados felizes. Ele gostava de ajudar.
Maria tinha fé que Jesus faria alguma coisa para ajudá-los a conseguir vinho, e por isso disse aos servos: “Façam o que Ele lhes disser.” Perto da porta estavam seis grandes potes de pedra cheios de água. Jesus disse aos servos: “Encham as talhas com água.” E os servos fizeram exatamente como Ele disse. [Pegar a jarra transparente e derramar um pouco de água na jarra de porcelana.] Jesus lhes disse ainda: “Agora, tirem um pouco de água destes potes e levem ao organizador da festa”.
Quando os servos despejaram a bebida [despejar o conteúdo da jarra de porcelana na taça ou copo transparente] aconteceu uma coisa maravilhosa. A água tinha se transformado em suco de uva! Jesus transformara a água em suco de uva gostoso e bom! [Colocar um pouco de suco de uva nos copos das crianças e deixá-las beber.] Os servos levaram o primeiro copo ao dirigente da festa. Ele tomou um gole. [Beber um gole do suco.] Depois ele disse: “Todos costumam servir primeiro o melhor vinho e, depois de os convidados beberem à vontade, servem o vinho inferior. Mas você guardou até agora o melhor vinho!” Aquele homem não sabia que Jesus, o Criador das uvas, havia transformado a água em suco de uva. Mas logo todos ficaram sabendo do milagre e foram procurar Jesus. Só que Ele havia ido embora. E em pouco tempo a notícia daquele milagre se espalhou por toda parte.
Sabem, antes de começar a ESIR eu coloquei suco puro em uma das jarras. Quando coloquei a água dentro dela, a água se misturou com o suco. O que fiz não foi milagre, foi um truque. Jesus não fez nenhum truque. Ele fez aquele milagre apenas com sua palavra. Só o Criador pode fazer isto! Realmente Ele era o Filho de Deus.

REVISANDO: [Chamar criança por criança para responder uma pergunta. Quem acertar ganha um copinho descartável com suco de uva.]

1. Para onde Jesus foi, depois que saiu do deserto? Para onde João Batista estava.
2. O João disse de Jesus ao povo? Que Jesus era o Salvador.
3. Onde Jesus foi com seus discípulos? A um casamento.
4. O que aconteceu antes da festa terminar? Acabou o vinho.
5. O que Maria quis que seu Filho fizesse? Um milagre.
6. O que Jesus ordenou que os servos fizessem? Colocassem água dentro de alguns recipientes.
7. Que milagre Jesus fez depois que as vasilhas estavam cheias de água? A água  se tornou em vinho.
8. Quando perceberam o milagre e procuraram Jesus, por que não o encontraram? Ele havia saído.

MEMORIZANDO: [Dizer que Jesus tem um convite muito especial para todos nós e mostrar o visual. Ler o verso na Bíblia, na mesma versão do visual. Explicar que todos somos convidados para uma festa que ocorrerá no Céu e que devemos estar preparados para essa festa. Ler o verso no visual com as crianças por três vezes, virando as páginas do “convite”. Não mostrar uma das partes e recitar o verso completo com as crianças. Continuar o processo até terminar todas as partes do verso, deixando a referência por último.]

APLICANDO: [Dizer:] A festa para a qual Jesus nos convida será no Céu e todos são convidados. Será uma festa maravilhosa onde encontraremos muitos amigos da Bíblia. Digam o nome de algumas pessoas que veremos no Céu. [Deixar que as crianças falem os nomes.] Para entrarmos lá é preciso primeiro que Jesus faça um milagre igual da água e do suco de uva. Ele precisa transformar nossas vidas.
Falem pra mim coisas que as crianças fazem que é pecado. [Desobedecer aos pais, maltratar um animal, responder mal aos pais, dizer nome feio, mentir, pegar coisas dos outros, etc.] Vocês acham que desse jeito uma criança pode ir ao Céu? Não. Nunca! Jesus tem que fazer uma transformação na vida desta criança. [Pegar a lembrancinha com os potes cheios de água e fazer o “milagre” acontecer.] Assim como Jesus transformou a água em vinho Ele deseja transformar uma criança pecadora em uma criança obediente. Basta pedirmos isso a Ele, como Maria pediu. Quem quer ir à festa do Céu? Eu também quero ir. Vamos pedir a Jesus que faça este milagre em nós? Eu tenho certeza que Ele vai atender nossa oração. [Orar pedindo que Jesus transforme o coração de cada um.]

CONTANDO AOS OUTROS:
[Entregar as lembrancinhas já montadas. Deixar que as crianças pintem os vasos. Enquanto trabalham, incentivá-las a usar a lembrancinha para contar a alguém a história de hoje.]

ENCERRAMENTO: Cantar.

ENSAIO PARA A APRESENTAÇÃO DA PRÓXIMA SEMANA (até 10 minutos).  





Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!