sexta-feira, setembro 24, 2010

Tesouros Infantis - 4o. Trimestre 2.010 - Lição 2

O Díscipulo Mais Amado

Ao final da lição a criança deverá:
SABER que pode ter a mansidão e humildade de Jesus
SENTIR desejo de ser transformado à semelhança de Jesus
RESPONDER imitando as reações de Jesus nas situações difíceis.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Aprendam de Mim, pois Sou manso e humilde de coração”. Mateus 28:29.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando:  Bíblia, gravura de Jesus; Conquistando a Atenção: placa de metal ou gravura de tempestade;  Revisando: visuais preparados conforme instrução abaixo; Aplicando:  massa de modelar; Contando aos Outros: visuais abaixo para cada criança, tesoura, cola, lápis de cor.  

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
Revisando:
Desenhar dois corações idênticos em cartolina vermelha. Escrever em um dos corações: “Discípulo do Amor”. Se quiser, ao invés destas frases, colar uma gravura do rosto de Jesus e um lado e no outro o verso para memorizar. Colar um ao outro pelas beiradas, deixando um lado sem colar.
Desenhar uma nuvem em cartolina preta ou colorset azul escuro em um tamanho que caiba dentro do coração com facilidade. Escrever “Filho do trovão” em um dos lados da nuvem.
 Desenhar um raio em cartolina dourada e colar na nuvem.
Inserir a nuvem dentro dos corações, pela abertura, escondendo-a à medida que acertarem as perguntas.
Com a cartolina, esse visual fica simples. Se quiser algo mais sofisticado, pode fazer em EVA glitado, como o da foto abaixo. Nela só falta as frases "Discípulo do amor" e "Filho do Trovão". 


Contando aos outros:
Copiar as gravuras abaixo em cartolina ou papel cartão (dois corações por criança) e seguir as instruções de montagem de Revisando. Ampliar ou reduzir os visuais como desejar. Ajudar as crianças a colarem os corações um ao outro e o raio na nuvem, deixando uma abertura na parte de cima dos corações para inserir a nuvem com o raio. Deixar que enfeitem tudo como desejar. Ficará lindo também se for feito em EVA.



CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos): Se possível, imitar o barulho do trovão batendo em uma placa de metal. Também existem teclados com esses efeitos especiais. Ou peça para as crianças lembrarem de como é um trovão ou, ainda, mostrar uma gravura de tempestade. Perguntar: O que vocês sentem quando, sem esperar, vocês escutam o barulho do trovão? Medo, susto. Quando há nuvens escuras e trovões, o que vai acontecer? Tempestade. Se há uma tempestade e estamos desprevenidos o que procuramos fazer? Esconder-se dela. Hoje vamos falar de alguém que quando falava assustava todo mundo, como se fosse um trovão.

ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A.  APRESENTANDO A LIÇÃO:
Há alguém aqui que se chama João? Existem muitas pessoas com o nome de João. Esse nome significa “graça divina”. Vocês sabem porque esse nome é tão conhecido por toda parte? É por causa de um dos discípulos de Jesus,  chamado João, que foi muito importante. Ele é conhecido como “o discípulo do amor”, porque em suas cartas e no evangelho que escreveu ele fala muito sobre o amor. Mas João não foi sempre assim. Antes de conhecer a Jesus ele era, na verdade, muito diferente.
João morava em uma aldeia de pescadores chamada Betsaida. Ele era filho de um senhor chamado Zebedeu e tinha um irmão chamado Tiago. Esses dois meninos, apesar de terem uma mãe temente a Deus, eram crianças muito trabalhosas. Sabem aquelas crianças que são encrenqueiras e valentonas? Assim eram aqueles garotos, sempre envolvidos em brigas e discussões. Se algum menino fizesse alguma coisa para eles, a confusão estava armada. Eles logo procuravam alguma maneira de vingar-se. E não levavam desaforo para casa, não. Qualquer ofensa já era resolvida na hora, mesmo que para isso fosse necessário brigar. Além disso, nas brincadeiras eles queriam sempre ser os primeiros e não gostavam de dividir os brinquedos. Que meninos terríveis aqueles! Acho que a mãe deles deve ter passado muita aflição com aqueles dois.
O tempo passou e os meninos se tornaram rapazes. Mas continuaram com os mesmos defeitos. Tanto que ficaram conhecidos pelo apelido de “filhos do trovão”, de tão barulhentos e briguentos que eram. Mas aqueles rapazes também tinham qualidades e a principal delas é que desejavam a salvação. Eles queriam ter um coração santo, puro. E Jesus, sabendo disso, convidou-os para serem Seus seguidores.
João, que era o discípulo mais jovem de todos, ficava muito admirado da maneira bondosa e paciente como Jesus agia com os homens maus que procuravam prejudicá-lo. Ele percebia que era assim que deveria agir. Ele também prestava muita atenção às palavras de Jesus e, muitas vezes, para ouvi-lo melhor, João encostava a cabeça em Seu ombro e ouvia atentamente tudo o que Ele dizia.
No coração de João havia um desejo ardente de mudar seu jeito de ser. Ele queria ser manso e meigo como Jesus, amando todas as pessoas e perdoando até mesmo os inimigos. Uma vez Jesus disse: “Aprendam de Mim, pois Sou manso e humilde de coração e achareis descanso para as suas almas.” Quando João escutou aquilo, pensou em sua maneira rude de tratar as pessoas e sentiu que estava muito cansado de brigar e discutir. Lembrou-se também de quantas vezes procurava o melhor para si, mesmo prejudicando a  outros e sentiu-se envergonhado de tudo isso. Então, ele arrependeu-se de seus pecados, aceitou a Jesus como Salvador e resolveu aprender dEle. E esforçou-se  tanto para imitar Sua mansidão e humildade que logo todos esqueceram de chamá-lo de “filho do trovão” e passaram a chamá-lo de “discípulo do amor”.
João amava muito a Jesus. Quando este foi preso, João teve coragem de assistir ao julgamento, para não abandonar seu Mestre. E ficou sempre o mais perto possível dele, mesmo quando foi crucificado. Jesus sabia que João o amava muito, por isso lhe pediu para que cuidasse de Maria, Sua mãe. Quando ouviu falar que Jesus havia ressuscitado, João saiu correndo para ir ao sepulcro e chegou lá, antes mesmo que Pedro.
Quando todos os discípulos receberam o Espírito Santo, João passou a pregar com grande poder. Sua maneira de pregar era tão agradável e interessante que encantava a todos os ouvintes. E o seu assunto principal era o amor de Deus pelos pecadores e Seu poder para transformar os corações. Todos acreditavam em sua pregação porque viam eles mesmos a grande transformação ocorrida da vida de João. E muitos aceitavam a Jesus como seu Salvador. Assim, por onde foi contada a história de Jesus também foi contada a história de João. E muitos pais colocam esse nome em seus filhos, desejando que eles sejam  também conhecidos como “discípulos do amor”.

REVISANDO:
  Com  antecedência, preparar os visuais. Fazer as perguntas escolhendo as crianças como desejar. Se acertarem, esconder um pouco da nuvem com o trovão dentro do coração. Se errarem, tirar um pouco da nuvem para fora. Elas devem tentar acertar para que a figura da nuvem fique totalmente escondida dentro do coração.

MEMORIZANDO:
Mostrar uma gravura de Jesus e dizer: Jesus era uma pessoa maravilhosa. Muito diferente de nós. Quando era maltratado, não maltratava. Quando falavam mal dele, ele não revidava. Quando estava sofrendo, tinha paciência para agüentar tudo em silêncio. Estava sempre agradecido a Deus e procurava obedecê-lo em tudo. Nós não somos assim. Estamos sempre querendo os melhores lugarespara nós e não aceitamos que nos maltratem ou falem mal de nós. Por isso Jesus nos diz (ler na Bíblia): “Aprendam de Mim, pois sou manso e humilde de coração.” Isto está escrito aqui na Bíblia em Mateus 11:29. Ele nos deu o exemplo para sabermos como agir. Não podemos nos esquecer disso. Vamos então memorizar o verso de hoje? Cada criança segura a gravura de Jesus e as outras repetem o verso e a referência. Repetir diversas vezes.

APLICANDO:
Fazer um modelo qualquer (que seja fácil) em massinha de modelar. Distribuir porções da mesma massa entre as crianças e pedir que elas tentem imitar o modelo. Dar tempo para que trabalhem um pouco. Depois explicar que imitar é tentar fazer algo igual a um modelo. (Opção: para evitar muito movimento em classes grandes, o professor deve ele mesmo fazer a imitação do modelo). Dizer: Jesus é nosso modelo. Às vezes não é fácil imitar as atitudes de Jesus, mas Ele pediu que nós tentássemos isso até aprendermos, e deu a certeza de que nos daria poder para conseguir isso. Para Jesus não importa se não somos muito bonitos, se não usamos roupas e enfeites caros. Para Ele o enfeite mais importante está dentro do coração e é um coração manso e humilde como o dEle.
Vou dizer algumas situações que podem surgir na vida de vocês. Se o que eu disser for uma atitude grosseira, egoísta  ou orgulhosa, vocês devem dizer: “filho do trovão”; se o que eu falar for uma atitude mansa e humilde, vocês devem dizer: “discípulo do amor”.

- Um garoto pisa no seu pé sem querer. Você o empurra e grita com ele. Filho do trovão.
-Um garoto pisa no seu pé sem querer. Você o desculpa, sem ficar zangado.Discípulo do amor.
-O ônibus está muito atrasado e você está numa fila grande no sol quente. Todos estão reclamando enquanto você cantarola um corinho. Discípulo do amor.
-O ônibus está muito atrasado e você está numa fila grande no sol quente. Você reclama em voz alta, se irrita e provoca o motorista quando ele chega. Filho do trovão.
-Seu pai promete levá-lo ao parque no feriado, mas aparece um compromisso urgente que ele não pode adiar. Você chora, grita e sai batendo as portas. Filho do trovão.
-Seu pai promete levá-lo ao parque no feriado, mas aparece um compromisso urgente que ele não pode adiar. Você o abraça e diz que compreende.  Discípulo do amor.
-Você está na fila para o lanche. Seu colega entra na sua frente e pega o lanche primeiro. Você não se importa e espera sua vez com paciência. Discípulo do amor.
-Você está na fila para o lanche. Seu colega entra na sua frente e pega o lanche primeiro. Você o agride e toma o lanche dele. Filho do trovão.
-Você escuta seu amigo falando mal de você para outros. Ao encontrá-lo você briga com ele. Filho do trovão.
-Você escuta seu amigo falando mal de você para outros. Você o procura para dizer que está triste com ele pois o considera muito. Discípulo do amor.

CONTANDO AOS OUTROS: 
Entregar uma cópia dos visuais para cada criança. Enquanto montam, dizer: Hoje vocês aprenderam que João, por imitar a Jesus, foi transformado de “filho do trovão” para “o discípulo do amor”. Usem esses visuais para contar a outros essa maravilhosa história e também para lembrarem de imitar a Jesus na mansidão e humildade, agindo sempre como discípulos do amor.

Para meditação do professor:

A mansidão, a disposição de sofrer em silêncio, querer suportar as provações é uma graça preciosa. A mansidão é paciente e busca ser feliz sob todas as circunstâncias. A mansidão é sempre agradecida e faz os seus próprios cânticos de felicidade, produzindo melodia no coração de Deus. A mansidão sofrerá desapontamento e injustiça, mas não injuriará. Testimonies, vol. 3, pág. 335.

A mansidão é o adorno interior que Deus julga de grande preço. ... Aquele que ornamentou os céus com as esferas de luz, prometeu que, pelo mesmo Espírito, “adornará os mansos com a salvação”. Sal. 149:4.


  

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!