sexta-feira, setembro 24, 2010

Tesouros Infantis - 4o. Trimestre 2.010 - Lição 1

Os Últimos Anos do
Apóstolo Pedro

Ao final da lição a criança deverá:
SABER que os cristãos devem animar uns aos outros.
SENTIR –se responsável por animar outros cristãos.
RESPONDER procurando maneiras de fortalecer a fé de outros.

VERSO PARA MEMORIZAR:  “Quando você se converter, fortaleça os seus irmãos.” Lucas 22:32. NVI
LEITURA AUXILIAR: Atos dos Apóstolos, págs. 518 a 521.
   
RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: Bíblia; Conquistando a Atenção: diversos tipos de canetas e lápis, giz de lousa, gravuras de impressora e computador, pena, pote de tinta; Lição: cartas preparadas conforme instruções abaixo, silhuetas, bonecos ou prendedores de roupa, pena, tinta, folha de papel (de preferência com aparência envelhecida); Revisando: prendedor de roupa, boneco ou silhueta; Contando aos Outros: envelopes e papel de carta para cada criança (ver sugestões no blog:evangelismoinfantil.blogspot.com).

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
Lição:
Cartas: Em duas folhas de sulfite, escrever os versos de I Pedro 5:7 e 8 (um em cada folha) e enrolar como uma carta antiga. Se preferir pode fazer uma carta moderna mesmo, usando um envelope e papel dobrado.


MEMORIZANDO (até 10 minutos):
             Quando estamos com fome, ficamos fracos. Se alguém nos der comida, logo ficamos fortes. Da mesma maneira, quando estamos tristes ou desanimados, ficamos fracos para vencer as tentações. Mas, se alguém  nos falar a Palavra de Deus e nos animar ficaremos fortes outra vez.
             Jesus pediu uma vez que Pedro animasse seus irmãos da igreja, falando palavras que os ajudasse a serem fiéis. Isto está escrito em Lucas 22:32: “Quando você se converter, fortaleça os seus irmãos.” Esse conselho também serve para todos nós. Todo aquele que abandona as coisas do mundo para seguir a Jesus e deixa que Ele limpe seu coração do pecado deve animar os outros a fazerem o mesmo. Precisamos fortalecer uns aos outros. Vamos memorizar esse verso?
Repetir o verso com a referência por três vezes. Depois, as crianças devem dar as mãos e dizer a primeira parte. Em seguida, devem erguer as mãos juntas e dizer a segunda parte do verso. Repetir o processo até que o versículo seja memorizado.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
  Perguntar às crianças sobre coisas usadas para escrever. Mostrar alguns exemplos enquanto elas falam (giz para quadro, negro, diversos tipos de caneta e de lápis, gravura de computador ou impressora, etc.). Provavelmente as crianças não mencionarão a pena. Dizer então que há uma coisa que se usava antigamente para escrever que elas não mencionaram. Dar dicas até que descubram. Mostrar uma pena, molhá-la em um pote de tinta e escrever alguma coisa em um pedaço de papel. Dizer: Escrever com a pena era um jeito muito demorado de escrever. Precisava haver muita paciência e cuidado. Hoje em dia é muito mais fácil para nós mas antigamente não era qualquer um que podia escrever. Só se escrevia quando havia muita necessidade. Na história de hoje vamos falar de alguém que sentiu grande necessidade de escrever cartas.    
Nas últimas lições aprendemos um pouco sobre a vida de Paulo, o apóstolo que viajou muito para falar de Jesus.
Hoje vamos estudar sobre Pedro, outro apóstolo que trabalhou bastante pela salvação das pessoas.
Antes de negar a Jesus, Pedro pensava que nunca cairia em tentação. Ele sempre estava falando de si mesmo, como um homem que era forte e corajoso. Ele pensava que era melhor que todos os outros. Andar de um lado para o outro, com atitude arrogante. Ele olhava para Tiago e João e pensava (aproximar-se de duas crianças): “Esses dois são muito precipitados. Eu sou mais controlado.” Depois, olhava para Mateus e pensava (aproximar-se de outra criança): “Esse aí é muito pecador. Eu nunca fiz o que ele fazia”. Ao olhar para Tomé (aproximar-se de outra criança) ele dizia em seu coração: “Esse aí é muito indeciso. Eu sou decidido.” E assim continuava ele.
Jesus o avisou para não confiar em si mesmo, mas que vigiasse e orasse para não cair em tentação. Para animá-lo, Jesus disse-lhe: “Quando você se converter, fortaleça os seus irmãos.” Pedro pensou: “Que história é essa de ‘quando você me converter’? Será que Jesus não sabe que eu já sou convertido? Quando chegar a tentação e eu me sair bem, Ele vai perceber que eu já sou forte o bastante.” E assim Pedro não vigiou, não orou e acabou cometendo o grave pecado de negar a Jesus.
Sabem quando a mamãe avisa para não mexer com fogo, porque você não tem idade para isso? Há crianças que pensam que já são muito grandes e entendidas e desobedecem à mamãe. Depois que se queimam e sentem dor elas dizem (fazer voz de choro): “Realmente mamãe tem razão. Eu ainda não sou capaz de mexer com fogo sozinho.” Assim aconteceu com Pedro. Depois de seu pecado, arrependeu-se de ter sido tão orgulhoso e parou de confiar na sua capacidade de resistir ao mal. Ele não ficou mais se achando o máximo e passou a confiar inteiramente no poder de Deus para vencer. Finalmente ele tornou-se humilde.
Quando isso aconteceu, ele ficou pronto para ser um bom líder dos crentes porque passou a ajudar os fracos e tentados e parou de se achar melhor que os outros. Além disso, ele nunca se esqueceu da ordem de Jesus: “Quando você se converter, fortaleça os seus irmãos.” Por isso passou a trabalhar muito para a conversão dos que não conheciam a Jesus e para animar os crentes.
Vocês lembram-se de que, após receber o poder do Espírito Santo, Pedro pregou um sermão que converteu 3.000 pessoas? Foi um grande trabalho aquele, mas ele não ficou orgulhoso, não. Pelo contrário, sentiu que deveria trabalhar ainda mais para salvar as pessoas.
Pedro ficou bastante tempo em Jerusalém contando, a quem se interessasse, a linda história de Jesus. Ele não perdia uma oportunidade de falar sobre o Filho de Deus e Seu poder para salvar.
Todos os anos, em Jerusalém, havia uma festa para a qual vinham milhares de judeus de toda parte do mundo. Naquela ocasião, Pedro e seus amigos, aproveitavam para contar aos visitantes sobre o caminho da salvação.                                                                                                                                                                
Colocar alguns prendedores de roupa sobre a mesa. Usar um maior para fazer a vez de Pedro pregando. Muitas pessoas criam e eram batizadas. Depois, elas iam para suas casas (levar alguns prendedores para outro lado da mesa e fazer como se estivessem falando com outros) e contavam a outros tudo que haviam aprendido e muitos outros também começavam a crer. Dessa forma o número de crentes aumentou bastante. Mostrar muitos prendedores.


Para quem não conhecia a Jesus ele explicava direitinho tudo que havia acontecido e mostrava pela Bíblia que Ele era o Filho de Deus, o único caminho para a vida eterna. Ele falava com tanta certeza que as pessoas entendiam perfeitamente a verdade.
A outra forma de Pedro ajudar a Igreja era animando os crentes a continuarem firmes na fé. Para isso ele falava muito das promessas de Deus e mostrava na Bíblia coisas que davam coragem para os irmãos enfrentarem as provações.
Pedro viajou por diversos lugares, sempre pregando a Palavra de Deus e animando os crentes. Mas, às vezes, ele sentia desejo de orientar mais pessoas de uma só vez. Principalmente aquelas que estavam longe. Como ele não podia estar em vários lugares ao mesmo tempo, resolveu agir de forma diferente: escrevendo cartas. Assim, os irmãos que estavam longe poderiam ser alcançados por seus conselhos e orientações. Então ele pegou a pena e a tinta (pegar a pena e a tinta) e começou a
escrever. Desenrolar o papel e fingir que escreve alguma coisa. Enrolar o papel novamente e fazer o mesmo com outros papéis. Depois entregar para alguma criança ler o que está escrito no papel (se precisar, um adulto deve ajudar na leitura).


Alguns crentes estavam sendo perseguidos e sofrendo muito por serem fiéis a Jesus. Quando recebiam as cartas de Pedro ficavam animados e firmes. Outros estavam sendo tentados a fazer coisas erradas. Ao ler os conselhos do apóstolo eles resolviam se afastar das coisas erradas. Assim a Igreja ficava forte e animada e Pedro cumpria a ordem de Jesus: “Quando você se converter, fortaleça os seus irmãos.” As cartas que Pedro escreveu se tornaram tão importantes que passaram a fazer parte da Bíblia.
Passaram-se muitos anos e Pedro continuava animado em seu trabalho. Mas um dia um rei muito mau mandou prendê-lo. Ele já estava velhinho e fraco mas não deixou de confiar em Jesus. Seu exemplo de coragem e amor a Deus, mesmo quando maltratado,  incentivou muitos outros a serem fiéis. No fim de sua vida ele sentiu-se muito feliz porque tinha certeza de receber a vida eterna e de ir morar no Céu, quando Jesus voltar. Além disso, sua consciência estava em completa paz porque havia obedecido fielmente à ordem de Jesus: “Quando você se converter, fortaleça os seus irmãos.”

B.  REVISANDO:
Usar um boneco, silhueta ou prendedor de roupa para fazer a vez de um “irmão”. Dizer:  Este aqui é um irmão na fé. Ele está passando por tentações e dificuldades. Está desanimado. Colocar o “irmão”deitado.  Vou fazer algumas perguntas para vocês. Se vocês acertarem, ele vai se animar, se errarem ele vai desanimar. Vamos tentar acertar até que ele esteja bem fortalecido na fé. Fazer perguntas à respeito do que foi falado na lição. Levantar o “irmão” aos poucos, conforme as crianças acertarem as respostas. Se alguém errar, deitar o boneco. Ao terminar recitar o verso para memorizar com as crianças. 

C. APLICANDO:
Todos os seguidores de Jesus devem fortalecer uns aos outros para vencerem as dificuldades. Vou mencionar alguma coisas. Se o que eu falar for alguma coisa que fortalece a fé, vocês devem ficar em pé. Se eu mencionar alguma atitude que enfraquece a fé, vocês, elas devem abaixar-se.
Sugestões:
Dois amigos de Márcio que freqüentavam a Escola Sabatina, estavam brigando. Ele aproximou-se e aconselhou-os a fazerem as pazes. Levantar-se.
Carlos incentivou seu amigo a desrespeitar o inspetor da escola que lhe chamara a atenção. Abaixar-se.
Uma amiguinha da igreja de Maria foi à escola usando maquiagem e jóias. Maria, com todo carinho, lembrou-lhe que as meninas cristãs não se enfeitam com essas coisas mundanas, mas que procuram ter um coração enfeitado com bondade e pureza. Levantar-se.
Carolina viu a filha do dirigente da igreja usando maquiagem. Ela saiu falando para todo mundo. Abaixar-se.
O vizinho de Marcos aprendeu a ser vegetariano, mas sua família não gostou disso e começou a implicar com ele. Marcos convidou seu amigo para almoçar em sua casa e estudou novamente sobre a alimentação saudável com ele. Depois de orarem, seu vizinho saiu animado. Levantar-se.

D.  CONTANDO AOS OUTROS: 
Dar um envelope (ou mais de um) e um papel de carta para cada criança. Deixar que  enfeitem tudo como desejarem. Explicar que deverão pedir ajuda a seus pais para escrever uma carta de ânimo para alguém que esteja em dificuldade. Usar o envelope para guardar a carta e entregá-la na primeira oportunidade. Assim estarão cumprindo a ordem de Cristo.

 

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!