sexta-feira, setembro 24, 2010

Tesouros Infantis - 4o. Trimestre 2.010 - Lição3

Levado Para o Exílio

Ao final da lição a criança deverá:
SABER  que pode confiar em Deus em qualquer circunstância
SENTIR  desejo de trabalhar por este Deus Maravilhoso
RESPONDER pregando o evangelho para todos, inclusive para os que não são bons.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Ainda que eu passe por angústias, tu me preservas a vida da ira dos meus inimigos”. Salmo 138:7 (para crianças muito pequenas, ensinar até a palavra “vida”).

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando:  Bíblia; Conquistando a Atenção: caldeirão; Lição: caldeirão, uma lata de óleo, boneco, gravetos para a “lenha”; Revisando: caldeirão, boneco; Aplicando: sacola com diversos objetos; Contando aos Outros: Opção A: folhetos; Opção B: folha de sulfite, gravura de caldeirão recortado em papel preto ou cinza, figura de João, palitos de fósforo já usados, pedaços de arame bem fino ou lã preta para cada criança, cola.  

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição: Usar um caldeirão e um boneco. Há caldeirões de brinquedo que servirão bem. O da foto abaixo é de isopor pintado com tinta metálica. Foi comprado em casa de festas (com certeza é usado para Halloween) e confeccionado pela irmã Isabel Motta.




Contando aos outros: Copiar e recortar a silhueta do caldeirão e de João (abaixo). Ou recortá-lo em papel colorido (de preferência nas cores cinza e preto). Montar a atividade conforme explicado em Contando aos Outros.
Copiar a figura de João, na mesma página, recortá-la e deixar que as crianças pintem-na.

Observação: O trabalho ficará melhor se as figuras do caldeirão e de João forem coladas em cartolina, antes de serem recortadas. Nesse caso, também será melhor montar o trabalho em um pedaço de cartolina.


Abaixo, algumas sugestões (se for usar os fósforos é melhor queimar a ponta deles antes):




MEMORIZANDO (até 10 minutos):
Quem sabe dizer o que é angústia? Dar tempo para que respondam. Nós nos angustiamos quando passamos por uma situação tão difícil, que parece que nosso coração fica apertado. Alguém aqui já passou por uma angústia? A Palavra de Deus não diz que não passaremos por situações assim, mas diz que podemos confiar no livramento do Senhor. Escutem isso (ler o verso na Bíblia): “Ainda que eu passe por angústias, tu me preservas a vida da ira dos meus inimigos”. Salmo 138:7 (para crianças muito pequenas, ensinar até a palavra “vida”). Nós precisamos  lembrar sempre disso, por isso vamos memorizar esse versículo. Repetir o verso por três vezes com todos. Fazer uma fila com as crianças. Duas pessoas ficam de mãos dadas  e erguidas, à frente da fila. As crianças devem passar por baixo das mãos enquanto cantam um corinho. As pessoas à frente devem baixar os braços e “prender” uma das crianças. Todos param para escutá-la falar o verso e depois todos mencionam a referência. Depois a criança é “libertada” e continua-se o processo até que todos tenham falado o verso.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
Mostrar um caldeirão ou panela. Perguntar para que serve. Depois de dar tempo para respostas dizer: Muitos pregadores já falaram de Jesus em lugares muito diferentes: nas igrejas, nas praças, em aviões, em tribunais. Mas hoje vamos falar de alguém que fez uma pequena pregação de dentro de um caldeirão. Vamos ver?  
                                                                                                                                                            
 ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A.  APRESENTANDO A LIÇÃO:
Deixar o caldeirão à vista, tendo o boneco de João e a lata de óleo escondidos.            
 Os seguidores de Jesus Cristo foram aumentando, aumentando. Havia crentes por toda parte. Logo ficaram conhecidos pelo nome de cristãos. Mas as pessoas que não amavam a Jesus e não aceitaram Sua salvação tornaram-se grandes inimigos de Seus seguidores. Eles inventavam mentiras contra os cristãos  e assim, os crentes começaram a ser perseguidos e maltratados. Muitos eram presos, outros eram mandados embora de suas casas. Mesmo assim, a igreja continuava crescendo.
Os inimigos da verdade prestaram atenção no que fazia a Igreja crescer e perceberam que os apóstolos estavam sempre animando os crentes a serem fiéis. Por isso, os perseguidores resolveram acabar com eles. Assim fizeram com Tiago, Paulo, Pedro e muitos outros. Esses apóstolos morreram firmes, crendo em Jesus como Salvador e a vida eterna está garantida para eles e será dada quando Jesus voltar.
O único apóstolo que viveu muito tempo foi João. Enquanto era jovem, ele viajou por muitas cidades, pregando o evangelho. Ele animava os crentes ao contar as preciosas promessas que ele ouvira dos lábios de Jesus. Ele contava dos milagres, das pregações e do amor de Jesus. Ele contava tudo que havia visto o Mestre falar e fazer e todos. Assim, aqueles que não haviam conhecido a Jesus pessoalmente podiam saber a Sua história. E falava de forma tão verdadeira que ninguém se atrevia a duvidar. Como João era o último sobrevivente dos que haviam conhecido bem a Jesus, o que ele falava tinha muita importância.
Isso causava grande ira em seus inimigos. E eles tanto tentaram destruí-lo que um dia conseguiram levá-lo para ser julgado em Roma, pelo próprio imperador. Esse imperador era um homem muito mau. E Deus permitiu que ele ouvisse a pregação de João para tentar salvá-lo, mas ele não se arrependeu de suas maldades. Pelo contrário, ficou muito irado ao ouvir o evangelho, pois sabia que um dia teria que dar contas de todos os seus pecados diante de Deus. Como ele não quis ouvir os avisos de Deus, resolveu fazer João parar de falar sobre isso. Sabem como?
Ele mandou que enchessem um grande caldeirão com óleo (fingir que enche o caldeirão de óleo) e que colocassem fogo embaixo (colocar “lenha”embaixo do caldeirão). Quando o óleo estava bem quente, mas bem quente mesmo, ele mandou que alguns homens jogassem João ali. Que horrível, não é mesmo? Quando João foi jogado no caldeirão o Imperador disse: “Assim pereçam todos os que crêem nesse enganador, Jesus Cristo de Nazaré”  (colocar o boneco dentro do caldeirão dizendo as palavras do imperador, com tom de ira). Mas sabem o que aconteceu? Lá de dentro do caldeirão João disse (falar com voz corajosa): “Meu Mestre Se submeteu pacientemente a tudo quanto Satanás e seus anjos puderam inventar para humilhá-Lo e torturá-Lo. Ele deu a vida para salvar o mundo. Considero uma honra o ser-me permitido sofrer por Seu amor. Sou um homem pecador e fraco. Cristo era santo, inocente, incontaminado. Não pecou nem se achou engano em Sua boca.” Vocês acham que alguém que estivesse dentro de um caldeirão de óleo quente poderia dizer alguma coisa? Claro que não! Todos as pessoas ficaram admiradas daquilo e houve um grande alvoroço. João não se queimou! Deus protegeu seu servo dos seus inimigos e assim, os mesmos homens que jogaram João no caldeirão foram lá para retirá-lo. Retirar “João”do caldeirão.
Como podia ter acontecido aquilo? É que Deus tinha outros planos para João e nem mesmo o imperador poderia mudar esses planos. Mesmo assim, o imperador não desistiu de atrapalhar João de pregar. Como não conseguiu tirar a vida do apóstolo, ele decidiu impedir que ele pregasse, enviando-o para uma ilha distante de todas as igrejas, e dos outros crentes. Era uma ilha deserta, seca e cheia de rochas, que servia de prisão para os criminosos e chamava-se Patmos. Colocar o boneco na ilha.  Os inimigos de Deus pensaram que assim impediriam João de trabalhar para Jesus. Como estavam enganados! Mesmo ali, entre os criminosos, João fez amigos e converteu pessoas. Ele pregava ainda com muito zelo e falava da alegria de ter a vida eterna e de aguardar a volta de Jesus. Além disso, havia ainda uma grande missão para João realizar, mesmo ali naquela ilha tão deserta. Vocês querem saber qual era essa missão? Venham no próximo sábado que vou contar para vocês.

 B.  REVISANDO:
 Colocar o boneco de João dentro do caldeirão e ir fazendo as perguntas. Quando acertarem João deve sair um pouquinho. Se errarem, ele deve voltar para dentro. A crianças devem se esforçar para que ele saia logo.

C. APLICANDO:
Os inimigos de Deus tentaram impedir a pregação da verdade, mas não conseguiram. João falou de Jesus de dentro de um caldeirão de óleo quente.  Hoje em dia, Satanás e seus servos ainda tentam atrapalhar o povo de ouvir a Palavra de Deus. Mas não podemos desistir porque nosso Deus é mais poderoso que eles. Ele nos protegerá e ajudará a fazer Seu trabalho com coragem e disposição.
Ter uma sacola com objetos que lembram ocasiões e lugares onde devemos testemunhar. Deixar que, uma a uma, as crianças peguem um objeto dentro da sacola, sem olhar. Ao retirar, com a ajuda do professor, a criança deverá mencionar a que se refere o objeto e como podemos testemunhar.
Sugestões:
Bandeira do Brasil: distribuir folhetos no desfile de 7 de setembro.
Apagador de lousa:  falar de Jesus aos amigos da escola.
Jornal de supermercado: entregar um folheto ao caixa do supermercado.
Passe de ônibus: entregar folhetos  nos ônibus.
Flor: entregar folhetos nos parques.
Sapato: Andar para falar de Jesus a quem está longe.
Chinelo: Andar para falar de Jesus a quem está perto.

E.  CONTANDO AOS OUTROS: 
Opção A: Entregar folhetos para que as crianças coloquem em prática o que aprenderam em Aplicando.
Opção B: Dar uma folha de sulfite, um caldeirão recortado  e uma figura de João, uns cinco palitos de fósforo e um pedaço de arame ou lã preta para cada criança. Deixar que colem as laterais do caldeirão,deixando a parte de cima sem colar, como abertura para introduzir João dentro. Colar o arame ou lã para fazer a alça e os fósforos em baixo, como uma fogueira. Dizer: Usem este trabalhinho para contar a alguém a história de hoje e relembrar o grande poder de Deus para proteger aqueles que pregam o evangelho.



Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!