sexta-feira, setembro 24, 2010

Tesouros Infantis - 4o. Trimestre 2.010 - Lição 5

Escreva à Igreja
de Esmirna

Ao final da lição desejamos que a criança consiga:
SABER  que o sofrimento extrai o que há de melhor no cristão
SENTIR desejo de ser fiel em todas as circunstâncias;
RESPONDER escolhendo obedecer, mesmo quando isso for difícil.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida”. Ap. 2:10.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: Bíblia, coroa de folhas, coroa dourada; Conquistando a Atenção: folhas ou flores frescas que exalem perfume; Lição: Bíblia, figura da igreja de Esmirna, carta e envelope, frascos de perfume, folhas ou flores frescas que exalem perfume, coração limpo e coração sujo, maquete, bonecos de plástico ou silhuetas, coroa (abaixo), figura da cruz e do túmulo vazio; Revisando: instruções abaixo; Aplicando: coroa, baldes, cadeiras, tijolos, etc.; Contando aos Outros: cópia da figura abaixo para cada criança, tesoura, cola, pedaços de fita ou lã. 

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
 Memorizando:
Coroa de folhas: Ajeitar ramos folhosos formando uma coroa.
“Coroa da Vida”: Fazer uma coroa bem bonita usando cartolina dourado e enfeitando como desejar. Usar o molde abaixo, se desejar.




A coroa de papel e uma coroa comprada em casa de festa.

Lição:
Igreja: Continuar a linha do tempo, como está explicado na lição 4.
Maquete: Fazer pequenas casinhas de papel. Usar pequenos bonecos de plástico ou silhuetas de papel coladas em palitos para fazer a vez dos cristãos. Usar caixinhas de papelão, ou rolos vazios de papel higiênico para serem as cavernas. Amassar as casinhas quando mencionar que os pagãos destruíram as igrejas e casas dos cristãos. Esconder os bonecos dentro das caixinhas quando mencionar que se escondiam dos pagãos.
Cruz e Túmulo: Ampliar a figura abaixo em cartolina ou papel cartão. Colorir. Fica muito bonito também em E.V.A.


Revisando: Copiar a figura de João, na lição 3, para ser o  cristão e colá-la em entretela ou flanela. Fazer o mesmo com a figura da coroa (abaixo, junto com o molde da caixa), tendo o cuidado de cortá-la em papel dourado.
VARIAÇÃO: Pode-se substituir as figuras acima por um boneco e uma coroa sobre uma mesa ou no chão.
Contando aos Outros:
Caixinha: Colar as cópias da caixa (abaixo) em cartolina. Recortar, dobrar e colar formando a caixa. Encapar  ou cortar em papel de presente, se desejar. Colocar a coroa dentro. Colar uma fita colorida em volta da caixa e da tampa, deixando as pontas soltas para amarrar. Fechar e abrir a caixa dando  um laço.
Coroa: Desenhar a coroa em cartolina dourada. Recortar e colar tiras da mesma cartolina nas laterais para montá-la. 




MEMORIZANDO (até 10 minutos):

Antigamente havia muitas competições entre atletas de vários países. Essas competições eram muito duras e cansativas e uma grande parte dos competidores desistia quando as dificuldades ficavam muito grandes. Só os muito corajosos e persistentes continuavam até o final. Mas o vencedor, aquele que não desistia de lutar até o fim, além da fama e honra que conquistava, tinha como prêmio apenas uma coroa feita de folhas de louro, que não durava quase nada. [Mostrar uma coroa de folhas]. O cristão também está correndo para alcançar um prêmio. Só que é um prêmio muito melhor e está disponível para todos os que não desistirem, mesmo quando enfrentam dificuldades. Esse prêmio é a vida eterna que, na Bíblia, é comparada a uma coroa. [Mostrar a coroa.] O Inimigo não quer que alcancemos essa recompensa e procura nos atrapalhar de todo jeito. Mas Jesus disse (ler o verso na Bíblia): “Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.” Apocalipse 2:10. É como se Ele dissesse: “Seja obediente a Mim, mesmo que para isso tenha que morrer, e como recompensa você receberá a vida eterna.” Quem aqui quer ganhar a vida eterna, sem sentir nenhuma dor ou tristeza? Então lembre-se de ser fiel sempre, em qualquer situação e o seu prêmio estará garantido. Vamos memorizar este verso? [Mostrar a coroa e recitar o verso com todos por três vezes. Depois, colocar a coroa sobre a cabeça de uma criança e pedir que ela recite o verso. Todos devem repetir a referência. Repetir o processo com outras crianças até que todos tenham memorizado tudo.]




CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):

Mostrar alguma erva fresca ou flor perfumada para as crianças (hortelã, camomila, jasmim, lírio, rosa, etc.). Deixar que sintam seu perfume. Depois, esmagar bem a mesma planta e pedir que sintam seu cheiro outra vez. Destacar que o perfume fica mais forte depois que a planta é esmagada. Dizer: Para extrair o perfume de uma planta, primeiramente é necessário esmagá-la para que ela solte o máximo de seu cheiro. Há lugares que possuem muitas plantas cheirosas como essas. Se alguém esmagar essa flor, querendo destruir seu perfume, vai apenas conseguir que o perfume fique mais forte. Realmente há coisas que ficam mais preciosas depois de passarem por dificuldades. Em nossa história de hoje veremos algo assim.



ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):

A. APRESENTANDO A LIÇÃO:

Lembram-se de que Jesus mandou que João escrevesse cartas para algumas igrejas especiais? Lembram-se do nome da primeira igreja e de seu significado? Éfeso = desejável. [  Mostrar a primeira igrejinha na linha do tempo e apontar para a carta. ]. Muito bem. Depois da carta para Éfeso, João deveria escrever para a igreja que estava na cidade de Esmirna. [Fixar a figura da igreja de Esmirna na linha do tempo].

Esmirna era uma cidade muito bonita que foi construída em uma região de praias. Ali havia grande quantidade de uma planta chamada mirra, de cheiro bem suave, que o povo de lá arrancava e esmagava até soltar um óleo muito cheiroso, com o qual preparavam um perfume muito apreciado. Por isso o nome daquela cidade significa ‘cheiro suave’. [Colocar o nome e o significado na figura da igreja].

Além daquela planta cheirosa, havia um número muito grande de plantas usadas para enfeitar jardins. Isso deixava a cidade tão bonita que Esmirna tornou-se conhecida como a mais bela das cidades. Por essas razões, muita gente ia visitar aquela cidade para olhar sua beleza e para comprar frascos de perfumes. [Mostrar frascos de perfumes.]

No tempo de João a Igreja estava muito animada e feliz e os cristãos reuniam-se para estudar a Bíblia, cantar e orar juntos. Jesus sabia que logo os homens maus tentariam destruir Sua igreja, por isso mandou que João escrevesse uma carta para animar a cada um dos crentes que viveriam durante o tempo de perseguição. Esse tempo aconteceu depois do tempo representado pela Igreja de Éfeso [colocar a figura da igreja de Esmirna depois da figura da igreja de Éfeso].

No começo, só os judeus procuravam destruir os cristãos. Mas, depois de algum tempo os adoradores de ídolos, chamados de pagãos, também ficaram com raiva deles. É que os cristãos só adoravam a Deus e ensinavam que era errado adorar ídolos. Alguns imperadores eram tão orgulhosos e vaidosos que mandavam que todos as pessoas do império adorassem a eles como se fossem deuses. Que coisa terrível, não é mesmo? Um homem querendo que os outros orem para ele e o adorem como um deus! Esses reis maus odiavam os cristãos por não quererem adorarem-nos e decidiram destruir, esmagar como se esmaga uma planta [esmagar uma planta cheirosa], todos os cristãos. Naquela época houve muitas tragédias no mundo: terremotos, a terra tremendo e as casas caindo; enchentes: choveu muito em alguns rios e eles transbordaram e alagaram cidades e plantações; também houve algumas doenças que mataram muitas pessoas. Como os pagãos oravam para aquelas estátuas e nada se resolvia, eles colocaram a culpa de tudo sobre os cristãos, dizendo que os deuses estavam irados com os crentes e por isso mandavam aquelas calamidades. Assim o povo foi convencido a perseguir os cristãos.


Queimaram as Bíblias, as igrejas e as casas deles [destruir a maquete]. Também começaram a prendê-los e maltratá-los. Muitas vezes levavam à força os cristãos diante de estátuas de ídolos e diziam para que eles se ajoelhassem e orassem para aquelas estátuas. Todos os que se recusaram a fazer isso eram destruídos.

Os crentes não reclamavam, nem se revoltavam. Apenas mudavam-se para outros lugares ou escondiam-se nas cavernas e em lugares difíceis para continuar adorando a Jesus em paz [esconder as silhuetas ou bonecos em caixinhas]. Também oravam pelos que os maltratavam e não desistiam de obedecer a Deus. Acontece que os cristãos eram pessoas honestas e bondosas, que não mentiam, não roubavam e sempre estavam fazendo o bem. Quando o governo tentou esmagar os crentes [mostrar a planta esmagada], o perfume da obediência ficou mais forte e muitas pessoas perceberam que eles não mereciam ser maltratados. Elas procuraram ler a Bíblia para entender porque aquele povo era tão bom [folhear uma Bíblia, como quem procura entendê-la]. E lá na Bíblia ficaram sabendo que eram pecadores e tinham o coração sujo [mostrar o coração sujo], mas que Jesus morrera por seus pecados para deixar seus corações bem limpinhos [mostrar coração limpo]. Ficavam sabendo também que todos os que cressem em Jesus teriam a vida eterna. Então começavam a entender porque os cristãos não deixavam de servir a Jesus, mesmo quando eram maltratados. Era porque eles tinham a certeza de receber a vida eterna que Jesus tinha prometido. Dessa forma muitos aceitaram a Jesus como salvador e se tornaram cristãos também. E, quanto mais os reis maus maltratavam os cristãos, mais e mais pessoas se tornavam crentes. Na verdade, do mesmo modo que o perfume da planta fica mais forte quando ela é esmagada, assim as qualidades dos crentes se tornavam melhores quando perseguidos e maltratados.

Outro problema que os cristãos enfrentavam eram pessoas falsas, que se diziam crentes para se aproximar deles e depois tentar ensinar coisas erradas, que não estavam na Bíblia, só para confundir os irmãos. Isso era mais uma armadilha de Satanás para que eles desistissem da salvação e não ganhassem a vida eterna.

Mas os verdadeiros crentes não deram importância àquelas mentiras, nem perderam tempo escutando-as. O Espírito Santo mostrou para eles claramente que aqueles eram falsos irmãos e que não deveriam receber atenção. E assim, a maioria dos crentes permaneceu fiel ao que haviam aprendido na Bíblia.

As palavras da carta de Jesus aos cristãos da época de Esmirna eram cheias de ânimo e conforto [abrir um envelope e tirar um papel, lendo-o como uma carta]. Logo no começo Ele diz que as palavras escritas ali eram dAquele que foi morto, mas que está vivo. Quem é este? Mostrar a figura da cruz e do túmulo vazio. Nosso querido Salvador. Ele foi morto na cruz, mas ressuscitou e está vivo lá no Céu. Quando os crentes leram isso ficaram animados porque Jesus tem a vida eterna e a dá a todos os que O recebem em seu coração.

Outra coisa que estava escrito é que Jesus conhecia muito bem todas as aflições que estavam passando. Ele sabia que eles estavam perdendo suas casas, seu dinheiro e riquezas, mas Ele disse que na verdade eles eram muito ricos porque as mansões e tesouros lá do Céu já estavam garantidas para eles. Ele avisou também que Satanás faria com que os homens maus os lançasse na prisão e os maltratasse muito, mas ainda assim eles não deveriam ter medo do que estavam para sofrer. Como eram muito fiéis, não havia nenhuma repreensão para os crentes da época de Esmirna. Só palavras de ânimo e uma promessa muito linda: se eles continuassem fiéis, mesmo tendo que morrer, receberiam a coroa da vida e nunca mais morreriam.

[Prender a carta na figura da igreja.] Quando os cristãos que estavam sendo maltratados liam aquela carta que Jesus mandara João escrever, ficavam muito animados e ainda mais firmes. Mesmo sofrendo todo o ódio dos homens maus, eles não desistiram de fazer o que é certo e a coroa da vida está bem guardadinha para todos eles receberem-na quando Jesus voltar.



B. REVISANDO:

Colocar a figura do cristão no flanelógrafo em uma extremidade e a figura da coroa em outra. Fazer as perguntas. Se as crianças acertarem o cristão deve aproximar-se da coroa, se errar deve afastar-se. Continuar até que ele alcance a coroa.

C. APLICANDO:


Com antecedência, marcar, com fita adesiva ou barbante, um caminho no chão da sala (não muito curto). No final dele, colocar a coroa sobre uma cadeira. Durante o caminho colocar alguns obstáculos (cadeiras, tijolos, baldes, etc.) e em cada obstáculo um papelzinho com alguma dificuldade a vencer escrita. Uma criança deve sair do início do caminho com o coração limpo na mão porque já aceitou a Jesus como salvador e tem o direito de receber a coroa da vida, quando ele voltar. No primeiro obstáculo ela deve parar e ouvir uma das dificuldades sugeridas abaixo. escolher se vai continuar ou não. Se ela desejar continuar, o processo deve se repetir nos obstáculos seguintes até que ela alcance a coroa da vida.

Sugestões para os obstáculos:

1. Vai haver uma festinha na casa do vizinho. Seus amigos chamam você para dançar. Se você não for eles vão rir e caçoar de você. Para ganhar a coroa você precisa ser fiel e suportar a zombaria. O que você escolhe: dançar e perder a coroa da vida ou suportar a zombaria e ganhar a coroa?

2. Sua professora, que não é reformista, falou para você que se não comer carne ficará doente e fraco e que você pode comer carne ali na escola que ela não contará para ninguém. O que você vai escolher? Comer carne ou obedecer?

3. Seus colegas da escola convidaram você para pegar umas coisas da cantina enquanto o vendedor não estivesse olhando. Depois eles dividem com você. O que vai escolher, furtar ou ser fiel?

4. Alguns meninos maus maltratam você por ser crente. Um amigo aconselha você a fingir que não é crente na escola, para que eles parem de incomodar. O que você vai escolher: agir como um ímpio e escapar dos maus tratos ou continuar fiel e suportar tudo com paciência?

5. Há escolas do mundo que têm aulas obrigatórias aos sábados. Se você não assistir essas aulas poderá ser reprovado. O que você escolhe: ir às aulas aos sábados e passar de ano tranqüilamente ou não ir aos sábados e confiar em Deus quanto aos estudos?

6. O coral de crianças de sua escola vai fazer uma apresentação para o prefeito da cidade e todos as crianças vão ganhar um presente. Só que a apresentação será no sábado. O que você escolhe: ganhar os presentes ou ser fiel e ganhar a coroa da vida.

Depois que terminar a atividade, dizer: Para alcançarmos a coroa da vida devemos, primeiro, aceitar a Jesus como nosso salvador e ter o coração limpo do pecado. Isso acontece na mesma hora em que pedimos perdão a Deus. Então a coroa da vida eterna já é nossa. Mas isso é apenas o início da nossa caminhada. Nós podemos alcançar a coroa ou perdê-la, dependendo de nossas escolhas. A cada dia temos que decidir se continuaremos até o fim ou se desistiremos. Toda vez que escolhemos o erro, ficamos mais longe da vida eterna. Toda vez que escolhemos a obediência, ficamos mais próximos dela. Sempre que tivermos que decidir entre o certo e o errado, vamos nos lembrar do verso de hoje. [Recitar o verso com as crianças.]



D. CONTANDO AOS OUTROS:

Entregar uma cópia da caixa ou do cartão para cada criança. Se houver pouco tempo, entregar o trabalho já recortado ou semi-pronto. Deixar que montem e enfeitem como desejarem. Enquanto trabalham dizer: Usem este material para contar a alguém sobre os cristãos do tempo de Esmirna e de sua lealdade a Deus, mesmo sendo perseguidos. Falem sobre o verso de hoje e incentivem outros a serem fiéis em todas as ocasiões.




Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!