sexta-feira, setembro 24, 2010

Tesouros Infantis - 4o. Trimestre 2.010 - Lição 4

Escreva Num Livro
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER  que o fruto da árvore da vida está destinado aos vencedores;
SENTIR  desejo de estar no Céu e comer da árvore da vida;
RESPONDER arrependendo-se e amando a Jesus acima de tudo, tornando-se vencedora (fiel).
VERSO PARA MEMORIZAR: “Ao vencedor, darei o direito de comer da árvore da vida que está no paraíso de Deus.” Apocalipse 2:7.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: um galho de árvore dentro de um vaso com areia ou planta viva em um vaso, pequenos frutos de papel ou EVA; Conquistando a Atenção:  objetos usados para iluminar (vela, lamparina, lanterna, lâmpada, abajur, candeeiro ou castiçal); Lição: figura de igreja, ÉFESO= DESEJÁVEL escrito em um cartão, sete estrelas de papel dourado, sete candeeiros (ver instruções abaixo ), uma carta, um envelope, figura de Jesus; Revisando: visuais usados na lição; Contando aos Outros:  cópia da figura da árvore (abaixo) para cada criança, frutos em cartolina, adesivos ou lantejoulas coloridas (opcional) cola, tesoura.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:

 Linha do Tempo: Com um barbante ou lã ( ou mesmo um traço com canetinha), desenhar uma linha. No início, colocar uma figura de Jesus e explicar que à partir dele iniciou-se a igreja cristã. No final, colocar uma figura da volta de Jesus. Fazer sete cópias da figura abaixo ( ou cortá-las em EVA, cartolina ou papel cartão, se desejar).  Em cada uma das igrejas, escrever o nome e seu significado (ver em cada lição). A cada sábado, fixar a figura da igreja, explicando que isto significa como estariam a igreja cristã desde Jesus até a Sua volta. Se desejar, fixar a igreja no barbante usando prendedor de roupa e, quando mencionar a carta de Jesus àquela igreja, usar um clipe ou o mesmo prendedor para fixar  um envelope pequeno de carta. Pode-se usar também, casinhas de papel que já vêm prontas para montar, como se vê nas fotos abaixo.




As igrejinhas cortadas no papel podem ser fixadas na parede, em um mural, ou penduradas em um varal. As montadas ficam em uma mesa ou prateleira.

Memorizando: Fazer pequenas frutas de EVA ou cartolina e prendê-las em um galho “plantado” em um vaso de areia. Ou usar uma pequena árvore já plantada em um vaso.

 Lição:
Candeeiros: Copiar e ampliar as figuras dos candeeiros da figura abaixo. Colorir tudo e colar entretela ou flanela no verso delas. Fixar no flanelógrafo à medida que for contando a história. Recortar sete estrelas em cartolina.


Uma ideia de como esse visual pode ficar:



Figura de João: copiar a figura de João escrevendo o Apocalipse. Colorir. Se quiser usar no flanelógrafo, colar entretela, feltro, lixa ou areia na parte de trás.

Contando aos Outros: Fazer uma cópia da árvore abaixo para cada criança. Fazer frutos em cartolina para as crianças colarem na árvore. Outra opção é usar adesivos de frutas ou lantejoulas coloridas.


MEMORIZANDO (até 10 minutos):  Para melhor aproveitamento o verso será memorizado no final da lição.
 
CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
Mostrar diversos objetos usados para iluminar: vela, lanterna, lâmpada, abajur, etc. Ter um castiçal, se possível. Se não, mostrar uma gravura de um castiçal e perguntar para que servem aquelas coisas. Destacar que quando está escuro é necessário alguma coisa para iluminar, se não as pessoas podem se perder do caminho, ou se machucarem. Explicar que o pecado deixa as pessoas nas trevas, longe de Deus. Os cristãos devem servir de luz, mostrando o caminho da salvação e os perigos de andar no escuro. Dizer ainda: A Igreja de Deus é considerada uma luz que deve servir paramostrar ao mundo o caminho da salvação que é Jesus Cristo. Ela é como um castiçal, um candeeiro.  Mostrar a linha do tempo, no cartaz ou mural. Dizer: Desde que Jesus fundou sua Igreja sempre houve pessoas servindo a Deus para iluminar o mundo. Em cada época os crentes deveriam cumprir uma missão. Jesus dividiu o tempo, desde de que Ele fundou Sua Igreja com os discípulos até Sua volta na nuvens do céu em sete espaços de tempo. Nestes períodos Jesus mostrou como as pessoas crentes se comportariam.
Na história de hoje vamos falar do que Jesus disse à primeira igreja.
 ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A.  APRESENTANDO A LIÇÃO:
Mostrar um envelope com uma carta. Perguntar: Quem aqui já recebeu uma carta? Se alguém tiver recebido, perguntar se ficou contente ou não. Alguém aqui já escreveu uma carta? Dar tempo para respostas. Na ilha de Patmos, onde João estava preso,  o único modo de saber e enviar notícias era através de cartas.
Vocês se lembram porque o imperador mandou João para aquela ilha? Ele achava que lá discípulo não poderia fazer mais nada por Jesus. Mas ele estava muito enganado. João tinha uma missão muito linda para realizar ali, naquele lugar isolado.
João, mesmo no meio de criminosos e homens maus, continuou servindo a Jesus direitinho. Sempre falava da salvação para os outros habitantes daquele lugar e assim fez amigos e converteu pessoas. Apesar de ser velhinho, ajudava nos trabalhos e estava sempre ocupado, tentando ser útil a todos. Mas havia um dia da semana que João parava todo o seu trabalho para ter comunhão com Deus. Ele orava todos os dias, mas nesse dia ele tinha um período de total consagração. Esse dia era o sábado. Ele continuou guardando o sábado lá, longe dos irmãos, do mesmo jeito que fazia quando estava  dirigindo a igreja.
Então, em um sábado em que João estava orando, preocupado com as igrejas que estavam precisando da orientação dele para não desanimar, aconteceu uma coisa impressionante. Primeiro ele ouviu uma voz tão forte e bonita como uma trombeta. Essa voz falou por trás dele e, quando ele se virou e olhou (virar-se e olhar), viu sete candeeiros de ouro (colocar as figuras dos sete candeeiros) e no meio dos candeeiros uma pessoa gloriosa e resplandecente: seus cabelos brilhavam tanto que pareciam brancos como a neve e seus olhos pareciam chamas de fogo e os pés reluziam como metal bem polido. Na mão direita essa pessoa tinha sete estrelas e o seu rosto brilhava como o sol (segurar sete estrelas de papel dourado na mão direita).
Imaginem como ficou João ao ver essa pessoa tão gloriosa e diferente! Ele ficou tão admirado e amedrontado que caiu no chão, desmaiado. Então aquela pessoa foi lá, colocou a mão direita sobre ele carinhosamente e disse: “Não tenha medo! Eu sou o primeiro e o último; Aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos”. Crianças quem era essa pessoa gloriosa que estava falando com João? Sim, era Jesus. O mesmo Jesus que João vira curando os doentes, pregando, sendo crucificado e que depois ressuscitou e foi para o Céu. Agora o velho discípulo não estava vendo Jesus como um homem pobre e maltratado e sim como o Filho de Deus!
Jesus então disse para João escrever tudo o que Ele lhe mandasse. Algumas coisas já estavam acontecendo e outras iriam acontecer muito tempo depois, mas Jesus queria que os crentes ficassem sabendo de tudo através de um livro que João escreveria. Nesse livro também estariam cartas para sete igrejas especiais.
João estava intrigado com aqueles castiçais e aquelas estrelas e Jesus explicou: “os sete castiçais representam sete igrejas  e as sete estrelas representam os pastores que cuidam dessas igrejas, os quais vou chamar de anjos”.
Saber que Jesus estava entre os castiçais trouxe muita alegria para João porque isso significava que Jesus estava bem perto das igrejas. Além disso, se as estrelas que estavam na mão direita de Jesus significavam os pastores dessas igrejas, isso queria dizer que ele estava protegendo e cuidando dos pastores. Que alívio para João, tão preocupado com as igrejas, saber que Jesus estava cuidando de tudo.
 A primeira carta que Jesus pediu para João escrever foi para a igreja da cidade de Éfeso.  Colocar a figura da primeira igreja na linha do tempo.  Aquela era uma cidade muito importante. Opovo da cidade adorava ídolos e o mais importante deles era uma estátua chamada Diana. Vinha gente de toda parte do mundo para adorar aquela estátua em um templo muito grande e bonito. Imaginem só: uma estátua que não ouve, não vê, nem se mexe, mas o povo viajava de longe para ir até lá. Havia também uma grande feira para vender estátuas e outras coisas.
Quando as boas notícias sobre a salvação chegaram a Éfeso, muitas pessoas se converteram e abandonaram os ídolos, adorando apenas a Deus e recebendo a Jesus como Salvador dos seus pecados. Naquela época, a Igreja de Éfeso foi muito fiel. Os crentes dali trabalhavam com todo amor para falar da salvação para os que ainda não o conheciam. Eles realmente  iluminavam o caminho para as pessoas que gostariam de escapar dos pecados e viver a vida eterna. Além disso, eles davam um ótimo exemplo: todos procuravam ser tão obedientes  a Deus e tão bondosos uns com os outros, que o ambiente da Igreja era muito desejável, onde todos queriam estar todos os dias. E é isso mesmo que significa o nome Éfeso: desejável. Colocar  palavra DESEJÁVEL.
Mas, o tempo foi passando, passando e quando os irmãos dali não tiveram mais a orientação dos apóstolos acabaram esquecendo-se do que haviam aprendido e alguns até começaram a adorar ídolos e acreditar em mentiras. Que pena!
Jesus começou a mensagem para Éfeso com palavras de elogio. Ele tinha ficado muito satisfeito com a sinceridade e boa vontade dos cristãos dali. Mas depois, ele teve que fazer uma repreensão contra os que já não amavam a Jesus como no começo. Ele avisou que eles deveriam voltar a ter o mesmo amor e consagração do começo, quando O aceitaram como Salvador. Para isso era necessário que eles prestassem atenção em como estavam agora e notassem bem em que haviam abandonado o caminho de Deus.
Além disso, ele deu um aviso: se eles não se arrependessem e não voltassem a viver como no começo, eles seriam rejeitados! Era um aviso muito sério aquele. Porque, para Deus, nós precisamos ser fiéis todos os dias. Não adianta começar a andar no caminho da salvação. É preciso continuar nele até o fim. Mas Jesus também deu um incentivo para que eles voltassem a amá-Lo e não desistissem da salvação. Ele disse: “Ao vencedor, darei o direito de comer da árvore da vida que está no paraíso de Deus.” Isto quer dizer que quem vencer as tentações, os ídolos e voltar a amar intensamente a Jesus e ao próximo terá o privilégio de ir para o Céu e estar junto dEle para sempre no Paraíso de Deus e também comer do fruto da árvore da vida, ou seja, viver para sempre.
Que carta linda que Jesus escreveu para aquela igreja! Que privilégio daqueles crentes receberem uma carta escrita especialmente para eles, ditada pelo próprio Senhor Jesus! O mais importante da lição de hoje é que aquela carta não foi escrita apenas para aqueles crentes. Jesus queria que os crentes de todas as épocas lessem aquelas palavras. Isso quer dizer que tudo que foi falado aos cristãos de Éfeso serve para nós também. Então considere que você recebeu uma carta de Jesus escrita especialmente para você.

B.  REVISANDO:
 Mostrar os visuais usados na lição para as crianças e perguntar o significado de cada um deles.

C.  MEMORIZANDO:
Jesus deu Sua vida por nós, em pagamento dos nossos pecados. Ninguém precisa continuar andando na escuridão do pecado. E todos podem e devem continuar no caminho da salvação. Satanás está empenhado em nos fazer desanimar e perder a vida eterna. Mas a promessa de Jesus é (ler o verso na Bíblia, na mesma versão em que será memorizado): “Ao vencedor, darei o direito de comer da árvore da vida que está no paraíso de Deus.” Apocalipse 2:7.  Isso quer dizer que quem vencer a Satanás e o pecado, pelo poder de Jesus, irá para o Céu e viverá eternamente. Isso é maravilhoso, não é mesmo? Vamos aprender esse verso e quando vier uma tentação vamos lembrar dele e pensar no grande privilégio que teremos se formos fiéis. Repetir o verso por três vezes com todas as crianças. Depois pedir que cada uma venha à frente, pegue uma fruta e recite o verso. Então as outras crianças devem dizer a referência. 

D. APLICANDO:
               Mostrar a linha do tempo e explicar:  A carta que Jesus mandou João escrever paraa igreja de Éfeso tem várias maneiras de ser usada. Primeiramente ela foi usada pelos crentes daquela cidade. Isso foi muito importante, mas eles já não existem há muito tempo. Também foi endereçada para todos os cristãos daquela época de forma que foram bem avisados. Mas é especialmente importante para aquele que lê hoje, eu e você. Nós precisamos aceitar os avisos de Jesus e procurar seguir seu conselho. 
Muitos, quando recebem a Jesus, ficam muito felizes com o presente da vida eterna que recebem de Deus. Ficam animados, obedientes e procuram agradar a Deus em tudo. Também não deixam de falar de Jesus para os outros. Eles brilham como a luz. Ligar uma lanterna.. Mas, com o passar do tempo, vão deixando de orar, de ler a Bíblia e de amar muito a Jesus. Logo sua luz começa a ficar mais fraquinha (deixar a lanterna mais fraca) e pode acabar se apagando (apagar a lanterna). Jesus não quer que isso aconteça conosco. Ele quer que tenhamos sempre muito amor por Ele. Por isso o aviso dEle na carta.
Vou dizer algumas situações. Se o que eu disser significar que a pessoa está deixando sua luz se apagar você devem dizer: “Arrependa-se e volte ao primeiro amor”. Se o que eu disser significar que a pessoa arrependeu-se e venceu a tentação, vocês devem dizer: “O vencedor comerá da árvore da vida”.
Márcio muitas vezes deixa de ir à igreja porque está muito cansado ou porque há um filme interessante para assistir. “Arrependa-se e volte ao primeiro amor”.
A amiga de Vera convidou-a para uma festinha no domingo. Mas Vera preferiu ir à igreja e ouvir a pregação. “O vencedor comerá da árvore da vida”.
Jorge gastou todo o seu dinheiro comprando doces e brinquedos e não se importou de guardar alguma coisa para dar de oferta. “Arrependa-se e volte ao primeiro amor”.
Carla foi ao mercado com a mamãe e comprou algumas coisas com suas economias, mas não se esqueceu de guardar uma parte para dar sua oferta na igreja. “O vencedor comerá da árvore da vida”.
Paulo sempre leva um pouco de folhetos com ele ao sair de casa. Ele gosta de falar de Jesus a outros. “O vencedor comerá da árvore da vida”.
Patrícia guarda em uma gaveta todos os folhetos que recebe da professora na igreja e nunca lembra de distribui-los. “Arrependa-se e volte ao primeiro amor”.
Na escola Felipe é bondoso e obediente, não se envolve em brigas e respeita os professores. Todos sabem que ele é crente. “O vencedor comerá da árvore da vida”.
Na escola, Bete dança quadrilha, cola na prova e está sempre brigando. Ninguém sabe que ela é crente. “Arrependa-se e volte ao primeiro amor”.
Todos os amigos de Ronaldo assistem desenhos animados cheios de mensagens do mal, com violência e mentiras. Apesar da curiosidade, Ronaldo prefere não assistir, para não contaminar sua mente. “O vencedor comerá da árvore da vida”.

Às vezes não é fácil manter o primeiro amor ou vencer a tentação. Mas Jesus prometeu dar todo o poder necessário para isso. Basta que nós peçamos isso para Ele. E quem vencer as tentações terá o privilégio de estar no meio do Paraíso de Deus, comer da árvore da vida e viver para sempre. Quem quer comer daquele fruto? Eu também quero. Vamos fazer um acordo? Pode ser que nós algum dia nos separemos aqui neste mundo. Mas podemos marcar um encontro ao lado da árvore da vida, lá no Céu, depois que Jesus voltar. Quem quer marcar esse encontro? Então, vamos procurar o poder de Jesus para sermos vencedores e nosso encontro logo se realizará. Orar pedindo a graça de Jesus sobre todos os presentes para que possam ser fiéis e encontrar-se novamente ao lado da árvore da vida.

E. CONTANDO AOS OUTROS: 
Entregar uma cópia da árvore para cada criança. Deixar que pintem-na e enfeitem-na como desejarem. Dizer: Todos  nós desejamos estar um dia ao lado da árvore da vida, comendo de seus preciosos frutos. Outras pessoas também desejam estar lá, mas não sabem como. Usem esta árvore para contar a alguém sobre o caminho da salvação. Assim você iluminará o caminho dessa pessoa e, depois que Jesus voltar, talvez você possa estar junto com ela, comendo do fruto da árvore da vida.
  



Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!