sexta-feira, setembro 24, 2010

Tesouros Infantis - 4o. Trimestre 2.010 - Orientações para os Recursos Visuais

Orientações para os
Recursos Visuais

As histórias deste trimestre podem ser contadas de várias maneiras: os personagens poderão ser as próprias crianças ou ser fantoches de papel, de EVA, de rolo de papelão, etc. O cenário pode ser composto com objetos e miniaturas ou com figuras. O professor deve escolher como julgar melhor. Abaixo temos algumas orientações gerais para a confecção dos personagens e outros recursos.


Fantoches de palito - Fazer cópias das figuras, pintá-las e colá-las em cartolina ou papel cartão. Fixar as figuras (de papel ou E.V.A) em palitos de churrasco e colocar numa caixa forrada de areia ou em um suporte de isopor.

Figuras para flanelógrafo - Fazer as cópias das figuras em papel sulfite mesmo. Colorir tudo bem bonito e depois colar entretela, areia, pedaços de lixa ou feltro atrás das figuras para que possam aderir ao flanelógrafo.

Fantoches em caixinhas encapadas - Providenciar caixinhas de vários tamanhos (de remédio, de creme dental, de sabonete, etc.) proporcionais às figuras desejadas. Encapar as caixinhas com papel branco, enchê-las com papel amassado para que fiquem pesadas e parem em pé. Colar as figuras recortadas em cada caixinha.

Fantoches com garrafinhas de iogurte (grande) - Fazer os personagens colando as figuras em garrafinhas de iogurte.

Fantoche no prendedor de roupa (grande)- Fixar a figura num prendedor grande de roupa. Se o prendedor for grande, colar a figura como no modelo ao lado. Se for pequeno, colar a figura com a cabeça na parte que aperta o prendedor, para fixá-lo em uma caixa ou suporte.

Silhuetas - Copiar a figura abaixo (ampliar, se necessário), recortar as silhuetas e desenhar nelas o rostinho dos personagens. Depois colar tudo em palitos de dente  ou de sorvetes e usá-las em isopor. É um jeito muito barato de fazer os personagens.




O EVA pode ser usado com sucesso em todas as formas de fantoches descritas anteriormente (veja o modelo ao abaixo). 




Pode-se também fazer bonecos em EVA flanelado e usá-los no flanelógrafo. Basta deixar a parte flanelada atrás da figura.

Fantoches em rolos de papelão -  Encapar o rolo de papelão (de papel higiênico ou alumínio) com TNT. No rosto encapar com TNT cor da pele; encapar o corpo com TNT da cor da roupa que desejar; Fazer os turbantes e véus em TNT colorido e as mãos e pés em EVA cor da pele. Veja modelos abaixo retirados do maravilhoso site escolasabatinacomatiamalu. 








Bonecos ou objetos - Bonecos de plástico ou de pano. Utilizar retalhos para fazer roupas dos tempos bíblicos para esses bonecos.  Se usar bonecos de plástico, prender uma tachinha com fita adesiva nos pés deles, para fixá-los em isopor.

Coração: Colar dois corações de papel um ao outro, com um palito entre os dois. Um dos corações deve estar bem sujo e o outro ser bem limpinho.





CIDADES: Pode-se simplesmente colar na parede da sala as figuras das cidades ou fazê-las usando caixas de sapato encapadas e com os desenhos das portas, janelas e telhados. Um muro de cidade pode ser feito com caixas de leite encapadas e coladas umas as outras.



Receita de massa de modelar:
3 xícaras de farinha de trigo; 1 xícara de sal; 1/2 xícara de água; 1 colher de chá de pó xadrez ou anilina em pó (ou, ainda, refresco em pó) da cor que desejar; 1 colher de chá de água
-Dissolver o pó xadrez na água. Misturar a farinha com o sal e o óleo e ir acrescentando o líquido anterior até obter uma consistência de massa que não grude nas mãos.
-Aumentar ou diminuir a quantidade de corante, para alcançar o tom que desejar. Se ficar muito mole é só acrescentar mais farinha de trigo.
-Para guardar, embrulhar num pano úmido e colocar dentro de um plástico.
-Esta massa fica muito boa de trabalhar nos primeiros cinco dias, depois vai formando uma crosta mais dura na superfície que é necessário tirar antes de começar a trabalhar.
  
















Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!