quinta-feira, agosto 05, 2010

Lição 9, Tesouros Infantis, volume 3, número 3

Ao final da lição a criança deverá:
SABER   que a salvação em Jesus nos trás paz e alegria 
SENTIR  alegria e paz pela salvação em Cristo Jesus
RESPONDER demonstrando alegria pela salvação em todas as ocasiões.
PENSAMENTO CENTRAL:  A SALVAÇÃO TRÁS PAZ NAS DIFICULDADES.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.” At.16:31.     
LEITURA AUXILIAR:  Atos 16:11-40; Atos dos Apóstolos, 211  

RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: itens para fazer curativo; Lição: maquete da cidade de Filipos e da prisão, bonecos ou silhuetas de papel, rosto mau, rosto bom, coração sujo, coração limpo, dobradura de malinha, figura da cruz e da sepultura vazia (abaixo); Revisando: bonecos, maquete da prisão; Contando aos Outros: cópias do cartão abaixo para cada criança, tesouras, lápis de cor, gliter (opcional), cola.  

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
 Lição:
Maquete: Montar uma cidade colando casas feitas de caixinhas em uma base de isopor ou areia, ou argila. Fazer uma praça . A prisão pode ser uma caixa de sapatos sem a tampa, com as janelas, grade e portas recortadas.

Personagens: Escolher entre as opções da postagem Orientações Para Os Recursos Visuais. Se usar silhuetas, colar pedaços de arame (daqueles usados para amarrar saquinhos), para fazer as pernas. Quando for contar a parte do tronco, prender as “pernas” em dois prendedores de roupa.

Malinha:  Copiar a figura abaixo. Pintar, recortar e colar nas partes indicadas. Usá-la em todas as vezes que mencionar uma viagem de Paulo, em todas as lições seguintes.



Coração sujo/limpo: Usar a figura abaixo (ver explicação na postagem Orientações Para Os Recursos Visuais).




Contando aos Outros: Dobrar o cartão em três, como um folheto. Colorir a figura de Jesus, e a nota musical. Desenhar um rosto feliz ou um sorriso no espaço em branco.
Obs. : 1. Para dar um toque especial, colar gliter na nota musical.
           2. Se quiser um cartão mais interessante, colar em cartolina ou papel cartão. Ao dobrá-lo, pode ficar de pé, sobre uma superfície.


 MEMORIZANDO (até 10 minutos): Para melhor aproveitamento da história o verso será ensinado após a apresentação da lição.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos): Mostrar diversos tipos de remédios e tratamentos para ferimentos: água oxigenada, álcool iodado, mercúrio, gaze, esparadrapo, “band-aid”, um pote com água e uma etiqueta com a frase “água fervida”, sabão, seringa com água, etc. Dizer: Para curar um ferimento a primeira coisa que precisa ser feita é lavar tudo bem lavadinho com água e sabão. Mostrar a água e o sabão. Isso arde um pouco, mas não se pode deixar nenhuma sujeirinha na ferida, se não, ela pode piorar. A água dever ser fervida e, depois de fria, esguichada com uma seringa. Esguichar um pouco de água pela seringa. Se quiser, lavar uma parte do braço de uma criança, para mostrar como faria, caso estivesse ferida. Se o ferimento for grande, devemos enxaguar com uma solução de permanganato de potássio. Em seguida, violeta de genciana. Se possível, mostrar estes medicamentos. Finalmente, é preciso colocar uma atadura limpa, sem apertar. Se for um corte, talvez seja preciso levar ao médico para ele dar uns pontinhos. Não é recomendável usar álcool, mertiolato ou iodo diretamente sobre um ferimento. Esse é o método moderno de fazer curativos. Perguntar se alguma criança já se machucou alguma vez e como foi feito o curativo. Dizer:  Hoje em dia temos muitas coisas que podem ser usadas para fazer um curativo. Algumas coisas ardem ou causam dor, mas evitam que a ferida se torne pior. Antigamente, as pessoas também lavavam suas feridas, mas ao invés de violeta de genciana eles passavam uma coisa muito dolorida, sabem o que era?Sal. Isso ardia muito. Na história de hoje vamos falar de feridas que foram tratadas com sal.
                                                                                                                                                                                           
ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A.  APRESENTANDO A LIÇÃO:
Montar a maquete no chão, com as crianças em volta (sentadas no chão ou nas cadeiras) para melhor visibilidade. Dizer: Na última lição estudamos sobre Saulo, o perseguidor dos cristãos. Quem de vocês sabe me dizer o que aconteceu com ele? Dar tempo para as respostas. Mostrar o rosto mau. Sim. Saulo, que perseguia a Igreja de Deus, teve um encontro com Jesus, arrependeu-se de seus pecados e tornou-se um cristão, sendo logo batizado. Muito bem. Depois disso ele tornou-se conhecido como Paulo. Seu rosto ficou assim. Mostrar o rosto feliz. Paulo ficou tão feliz com o  perdão dos seus pecados e a certeza da vida eterna que não conseguia esconder sua alegria. Por onde ia estava sempre pregando sobre a salvação em Cristo Jesus. Ele queria que todos tivessem a oportunidade de sentirem a grande paz que ele sentia.
Um dia Barnabé, aquele homem bondoso, que gostava de ajudar a Igreja, chegou a Tarso, onde morava Paulo e o convidou para ajudá-lo a pregar o evangelho em outros lugares. Juntos Barnabé e Paulo viajaram por muitos lugares e passaram por muitas aventuras. Mostrar a malinha cada vez que mencionar uma viagem deles. Depois de algum tempo, Paulo viajou novamente, desta vez com um amigo chamado Silas. Mostrar os bonecos de Paulo e Silas.
Um dia, eles foram pregar o evangelho em uma cidade chamada Filipos. Mostrar a maquete. Lá eles conseguiram pregar para algumas mulheres que estavam no sábado, orando, perto do rio. Uma senhora chamada Lídia logo aceitou a Jesus como seu Salvador  e isto trouxe grande alegria para Paulo. Ele continuou a pregar naquela cidade ainda mais animado, mas o inimigo logo quis atrapalhar. Naquela cidade havia uma moça que era conhecida por todos por ter um espírito de adivinhação. Isso quer dizer que ela era uma adivinha. Mostrar a silhueta ou boneca. Alguns homens acreditavam que ela podia adivinhar o que ia acontecer no futuro e a usavam para ganhar dinheiro. Assim: uma pessoa queria saber o que aconteceria com ela daqui a cinco anos. Os donos da moça pediam bastante dinheiro para essa pessoa, depois a moça falava qualquer coisa e a pessoa acreditava. Assim os donos da moça ganhavam muito dinheiro. Mostrar os bonecos de Paulo e Silas andando. Colocar o boneco da jovem atrás. A Bíblia diz que aquela moça começou a seguir Paulo e Silas, gritando: “Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação.” O que ela falava era verdade, mas o problema é que aquela moça era conhecida por ser endemoniada e isto fazia as pessoas pensarem que eles eram do mesmo tipo que ela. Por vários dias os apóstolos foram perturbados pela moça. Onde eles iam a moça ia atrás falando, falando. Movimentar os bonecos de Paulo e Silas. A boneca da moça deve segui-los, enquanto você a imita, dizendo: Blá, blá, blá. Até que um dia Paulo se cansou daquilo e, enquanto aquela moça falava,  virou-se e mandou que o mau espírito saísse dela. Virar o boneco de Paulo em direção à boneca. E naquela mesma hora o demônio saiu e ela ficou bem quieta, com o rosto tranqüilo. Fazer o boneco da jovem ficar bem quieto. Todos perceberam, então, que Paulo, o servo de Deus, tinha poder para mandar os demônios fugirem. E a moça resolveu ser uma cristã..
Mas, os homens que ganhavam dinheiro com ela ficaram furiosos! Agitar os bonecos dos donos da moça. Eles não se importaram com o fato de ela estar bem e feliz. O que importava para eles é que queriam dinheiro, dinheiro, dinheiro. A raiva deles foi tão grande que pegaram Paulo e Silas e os arrastaram para a praça e falaram mentiras sobre eles para as autoridades da cidade. Levar os bonecos para a “praça da cidade”. Logo se juntou uma grande multidão em volta deles, gritando que Paulo e Silas deveriam ser castigados. Colocar muitos bonecos ou chamar as crianças para fazerem isso. E os juízes não quiseram nem ouvir Paulo e Silas se defenderem. Mandaram tirar as roupas deles e castigá-los com chicotadas. Foram muitas chicotadas doloridas. Eles ficaram com as costas muito feridas pelo chicote. E, além de sofrerem tudo isso, ainda foram levados para a prisão e colocados numa cela muito escura e fria. Lá o carcereiro prendeu as mãos deles em correntes e os pés em um tronco, que era uma armação feita de madeira pesada, com buracos para prender os tornozelos. Colocar os bonecos na prisão, presos pelos pés a um ou dois prendedores.  A posição que eles ficaram era realmente muito dolorida.
O que nós faríamos se estivéssemos no lugar deles? Dar tempo para que respondam. É possível que ficássemos desesperados, com medo, chorando, reclamando. Talvez não quiséssemos mais sermos missionários. Mas Paulo e Silas não agiram assim. Apesar de todas as maldades, ninguém conseguiu tirar deles a alegria de terem um coração limpo e a certeza de viverem para sempre com Jesus. E sabem o que eles começaram a fazer, mesmo sofrendo muita dor? Começaram a cantar e a orar. Os outros presos, acostumados a ouvir só gritos, reclamações e maldições, ficaram muito admirados quando ouviram os dois cantando um lindo hino a Deus. Vamos fazer um rosto admirado? Deixar que as crianças façam um rosto admirado e falem: “Oh!” Todos ficaram imaginando que tipo de homens eram aqueles que conseguiam cantar tão bonito, depois de sofrerem tanto. Até o carcereiro ficou muito impressionado.
Além dos prisioneiros e dos funcionários da prisão, mais Alguém ouviu aqueles cânticos. Sabem quem foi? Sim. O nosso Deus. Ele não se esqueceu de seus servos fiéis. Por volta da meia-noite, o carcereiro estava adormecido e Paulo e Silas continuavam cantando. Nessa hora Deus enviou seus anjos àquela prisão e quando eles chegaram, o chão tremeu com seus passos. As portas da prisão, que estavam bem fechadas, abriram-se; as correntes  caíram e os troncos se abriram; e uma brilhante luz inundou a prisão.  Chacoalhar a maquete, soltar os pés e as mãos dos bonecos e abrir as portas. Todos poderiam fugir, se quisessem!
O carcereiro acordou com o estrondo do terremoto e viu que as portas estavam abertas. Isso o deixou apavorado porque ele era o responsável por todos os presos. Se algum deles fugisse ele seria maltratado e morto! Ele ficou tão perturbado que achou que seria melhor morrer por suas próprias mãos do que sofrer a vergonha de ser morto publicamente. Quando ele estava tirando a espada, Paulo gritou (mexer o boneco de Paulo): “Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos!” Mesmo tendo sido maltratado pelo carcereiro, Paulo não desejou vingar-se, eles amavam a Jesus e tinham o mesmo jeito bondoso dEle. O carcereiro baixou a espada, pediu uma luz e foi correndo até onde estavam Paulo e Silas. Lá, tremendo como vara verde de emoção, ele foi até os missionários, ajoelhou-se (ajoelhar-se) perante eles e pediu perdão.
Tudo o que aconteceu mexeu com o coração do carcereiro e ele desejou ter a mesma paz que Paulo e Silas possuíam. Ele os levou para sua casa e com muita humildade perguntou: “Senhores, que devo fazer para ser salvo?” Essa é a pergunta mais importante que alguém pode fazer e Paulo e Silas mostraram-lhe o caminho da salvação com uma resposta muito simples: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.” Os missionários explicaram tudo o que o carcereiro e sua família precisavam saber sobre Jesus e a salvação. E eles acreditaram em tudo que Paulo e Silas ensinaram.
Eles perceberam que seus corações estavam sujos pelo pecado e que nunca poderiam limpá-los sozinhos. Mostrar o coração sujo. Eles reconheceram que mereciam morrer, a morte eterna, mas que Jesus já morrera na cruz em seu lugar. Mostrar a cruz. Também creram que Jesus ressuscitou dos mortos e que está vivo, no Céu. Apontar para a sepultura vazia. Então pediram perdão por todos os seus pecados e decidiram entregar suas vidas a Jesus. Naquele mesmo momento eles foram completamente perdoados e seus corações ficaram bem limpinhos. Mostrar o coração limpo. Depois mostrar o lado feliz da figura. Uma grande alegria surgiu em seu interior. A mesma alegria que Paulo e Silas sentiam.
O carcereiro cuidou das feridas dos dois servos de Deus. Isso foi muito dolorido porque, além de lavar bem para tirar todo o sangue e sujeira, ainda era preciso passar sal. Com certeza doeu muito, mas eles sabiam que isso era necessário e ficaram agradecidos. Depois de tratadas as feridas, os dois apóstolos batizaram toda a família do carcereiro.
No outro dia, as autoridades mandaram que o carcereiro libertasse Paulo e Silas e estes procuraram os outros crentes da cidade e contaram todas as coisas que aconteceram. Dessa forma encorajaram todos a continuarem fiéis a Jesus.

B.  REVISANDO:
Colocar o bonecos de Paulo e Silas próximos à prisão. Fazer perguntas sobre o conteúdo da lição. Quando acertarem, os bonecos são afastados da prisão. Quando errarem, os bonecos se aproximam da prisão. As crianças devem tentar evitar que os missionários sejam presos.

C.  MEMORIZANDO:
 Ler o verso na Bíblia, na mesma versão em que será memorizado. Dividir a classe em doisgrupos. Um grupo fala a primeira parte, o outro fala a segunda parte e todos falam a referência. Dar ordens para que repitam o verso de várias maneiras: baixo, mais baixo, alto, mais alto, rápido, devagar.

D. APLICANDO:
Geralmente, quando acontece algo desagradável conosco, nossa tendência é reclamar e revoltar-se. Mas, se aceitamos a Jesus como nosso Salvador, Ele nos dá uma paz tão grande que nada, nem ninguém pode nos tirar. Podemos perder tudo aqui, mas a certeza de que Deus nos ama e de que temos a vida eterna faz com que tenhamos ânimo. Por isso Paulo e Silas continuavam em paz, mesmo passando por tantas aflições. Além disso, as correntes que os prendiam foram quebradas enquanto eles oravam e cantavam. Quando passamos por dificuldades, se louvamos e oramos ao Senhor, as correntes que nos prendem às tristezas serão quebradas e ficamos livres da amargura, do medo e da raiva.  
Vou dizer algumas situações: Se as pessoas reagiram demonstrando fé, mesmo nas provações, vocês devem cantar uma parte do corinho: “Jesus me ama tanto” (ou outro mais conhecido pelos alunos). Se a atitude das pessoas for de falta de fé, vocês devem baixar a cabeça em silêncio.

* Mariana apressou-se o que pôde mas não conseguiu pegar o ônibus. Ela ficou reclamando e falando mal dos motoristas de ônibus, enquanto esperava o próximo ônibus.
* Juliana perdeu o ônibus. Enquanto esperava o próximo ônibus, procurou falar de Jesus às pessoas que também estavam esperando. Logo o outro ônibus chegou.
* Os colegas de escola de Marcos ficaram zombando dele por ser crente. Ele os convidou para irem à sua igreja no próximo sábado e disse que seria um culto muito bom. Um deles foi e gostou muito.
* Sueli foi para casa chorando porque suas amigas zombaram dela por ser crente. Ela decidiu usar roupas mundanas para não zombarem mais dela.
* Sônia foi levada para a diretoria da escola porque uma colega inventou que ela havia roubado um lápis. Sônia ficou com muita raiva e não quis mais ir à escola.
* Uma colega inventou que Raquel havia roubado um lápis. Todos acreditaram na mentira e Raquel foi levada para a diretoria, onde recebeu uma grande bronca. Raquel continuou indo à escola e fazendo seus deveres, esperando que um dia Deus revelaria a verdade.
* Um ladrão levou a bicicleta de Jorge. Ele ficou triste na hora, mas quando seus colegas vieram consolá-lo ele disse que Deus poderia  dar-lhe outra bicicleta e que estava orando para que o ladrão se arrependesse e abandonasse o pecado.

E.  CONTANDO AOS OUTROS: 
  Dar uma cópia do cartão abaixo para cada criança. Deixar que enfeitem como desejarem. Enquanto trabalham dizer: Todos nós passamos por muitas provações. Usem esse cartão para animar alguém que esteja sendo provado ou para quando você estiver em dificuldades. Seguindo este conselho você poderá quebrar as correntes da tristeza, do medo e da raiva ou ajudar alguém a fazer isso.


  

Um comentário:

Nildo Ramos disse...

Parabéns por sua postagem. Deus continue a te inspirar e instruir. Me ajudou muito.
Att;
Scher Ramos

Que bom que você veio!

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