quinta-feira, agosto 05, 2010

Lição 11, Tesouros Infantis, volume 3, número 3

Paulo Visita Éfeso
e Antioquia
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER que os cristãos devem rejeitar a magia e a idolatria;   
SENTIR aversão aos ídolos e feitiçarias que os cercam.
RESPONDER rejeitando coisas que contenham idolatria (pessoas ou coisas) e magia (horóscopo, filmes, desenhos e livros que contenham feitiçaria, espiritismo e magia modernos) e idolatria.

PENSAMENTO CENTRAL: DEVEMOS ABANDONAR OS ÍDOLOS DESTE MUNDO.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Fujam da idolatria” I Coríntios 10:14. NVI.
LEITURA AUXILIAR:  Atos dos Apóstolos 19:23-41; Atos dos Apóstolos 291 - 295.

Pense nisso: Os que desonraram a própria mente e a afeição fixando-as naquilo que é proibido pela Palavra de Deus, não terão escrúpulos de desonrar a Deus com várias espécies de idolatria. Deus os entregará a suas vis afeições. Importa guardar os pensamentos; cercar a alma com os preceitos da Palavra de Deus; e ser muito cuidadoso quanto a cada pensamento, palavra e ação a fim de não ser surpreendido pelo pecado. Review and Herald, 17 de maio de 1887.
Talvez não haja relicários visíveis por fora, e nenhuma imagem sobre a qual incida o olhar; contudo, podemos estar praticando a idolatria. É tão fácil fazer um ídolo de idéias ou objetos acariciados como formar deuses de madeira ou de pedra.
Nos tempos antigos foram continuamente dadas advertências contra a idolatria. Nesta época do mundo existe o mesmo perigo. Devemos acautelar os nossos filhos contra o ato de terem amizade com o mundo e imitarem as obras daqueles que estão em trevas. Tanto quanto possível, conservemo-los longe da sociedade dos incrédulos. Sabemos que os que não servem o Senhor Jesus, servem outro dirigente, e que este dirigente fará decididos esforços para controlar a mente dos que conhecem a verdade.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: Bíblia, figura do ídolo (abaixo); Conquistando a Atenção: sacola ou caixa contendo um pedaço de madeira, papel alumínio amassado como uma bola e uma pedra; Lição: ídolo e personagens confeccionados conforme instruções abaixo, vela, algum alimento (biscoito, por exemplo), flores, nota de dinheiro ou moeda, livros velhos; Revisando:  figura da ídolo; Aplicando: figuras e objetos que sejam ídolos ou amuletos (sugestões em Aplicando); Contando aos Outros:  cópias do cartão com o verso  para cada criança (abaixo), pedaços de lã ou barbante, lápis de cor, tesoura, etc.




COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:

Memorizando: Ampliar a figura abaixo. Colori-la e colá-la em papel cartão. Fixá-la em um palito de churrasco ou uma ripa de madeira para formar uma placa.



Lição:
Estátua - Embrulhar um boneco pequeno, de plástico, em papel alumínio, para fazer de conta que é uma estátua de metal (se realmente  houver uma estátua de metal, melhor ainda).
Personagens - Escolher entre as opções da postagem Orientações para os Recursos Visuais.

Revisando:
Fazer uma cópia da figura abaixo. Ampliar, se necessário. Cortar a figura em vários pedaços, formando um quebra-cabeças. Fixar a figura montada em uma superfície plana (lousa, parede, mesa, chão). Se colar entretela ou flanela no verso da figura, poderá fixá-la no flanelógrafo. Elaborar mais perguntas que o número de pedaços da figura.


 CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
Dentro de uma sacola, guardar um pedaço de madeira, uma pedra e uma bola de papel alumínio (metal). Pedir que uma criança coloque a mão na sacola e pegue um objeto. Perguntar o que pode ser feito com aquele tipo de material. Repetir o processo com outras crianças. Depois de listarem o que pode ser feito com cada material, perguntar se é possível, com aqueles materiais, fabricar um deus para nos cuidar. Discutir sobre a tolice de adorar algo feito por mãos humanas, que não ouve, não fala e nem se move. Concluir dizendo que na história de hoje algumas pessoas adoravam deuses de prata.
                                                                                                                                                                                          
ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A.  APRESENTANDO A LIÇÃO:
Usar fantoches à sua escolha para fazer a vez de Demétrio, os artesões, a multidão e o escrivão. Depois das aventuras de Paulo em Tessalônica e Beréia, ele ainda passou por vários outros perigos e provações. Depois de algum tempo ele chegou em uma cidade chamada Éfeso. Mostrar o fantoche de Paulo com a malinha.
Durante três anos, Paulo trabalhou pregando o evangelho e muitas pessoas conheceram ao Deus verdadeiro, o Criador do Céu e da Terra, e Seu Filho Jesus, o Salvador. A Igreja de Jesus cresceu bastante naquela cidade e dali várias pessoas saíram para falar dEle em outros lugares. Paulo estava em dúvida se ficava um pouco mais trabalhando ali ou se ia visitar as outras igrejas que fundara. Enquanto ele pensava aconteceu algo que fez com ele apressasse sua partida.
As pessoas da cidade de Éfeso adoravam ídolos. Vários ídolos. Mas havia um ídolo que era o mais importante dali. Lá havia uma estátua de mulher que eles acreditavam que havia caído do céu e que fosse uma deusa, cheia de poderes. Colocar a “estátua” sobre a mesa.  Para honrar aquela estátua, construíram um templo muito bonito e caro, onde as pessoas vinham para oferecer presentes e fazer orações àquela deusa que chamavam de Diana. Imitar a adoração dos pagãos colocando flores, dinheiro, comida, acendendo velas e ajoelhando-se diante da estátua. Coitados! Eles ficavam fazendo pedidos para aquela estátua sem vida, que não podia ouvir, falar, nem se mexer. Aquilo não era deus coisa nenhuma. Mas eles pensavam que era e continuavam adorando a estátua.
Paulo fazia muitos milagres pelo poder de Deus, curando doentes e até expulsando demônios. E as pessoas viram que o Deus de Paulo era poderoso e verdadeiro. Logo, muitos perceberam que a adoração dos ídolos, além de ser uma tolice, era misturada com feitiçaria e magia, que agradavam a Satanás. Essas pessoas foram para casa e buscaram seus livros de magia, que ensinavam feitiçaria e adivinhação, coisas proibidas por Deus. Elas descobriram que eram coisas do Inimigo de Deus e não queriam mais ter aqueles livros, mesmo sendo muito caros. Jogar  vários “livros”, uns sobre os outros. Trouxeram tudo para a rua e fizeram uma grande fogueira com eles. E também deixaram de ir ao templo da deusa Diana e participar da festa em honra a ela.
Essa festa acontecia uma vez por ano. Viajantes de várias partes do mundo vinham para a festa, para fazer orações e trazer oferendas. Naquela ocasião a cidade ficava cheia de visitantes e isso trazia muito lucro para as hospedarias. Também havia pessoas que fabricavam miniaturas da estátua da deusa e do templo e vendiam por preços muito altos. Essas pessoas ganhavam muito dinheiro com a adoração à deusa.
Acontece que, por causa da pregação de Paulo sobre o Deus verdadeiro, naquele ano, havia um número bem menor de pessoas na festa. Isso deixou as pessoas que ganhavam dinheiro vendendo estátuas muito preocupadas. Fazer expressão de preocupação, depois de estar pensando. Elas começaram a pensar na razão para a festa ter sido tão fraca e logo descobriram que Paulo e a pregação do evangelho eram os culpados. E isso os deixou muito irados.
Mostrar o fantoche que representa Demétrio. Um homem chamado Demétrio, um dos fabricantes de estátuas, convidou outros artesões para uma reunião e foi logo dizendo (sacudir o fantoche, como quem está falando): “Senhores, vocês sabem que temos uma boa fonte de lucro nesta atividade e estão vendo e ouvindo como Paulo, está convencendo e desviando grande número de pessoas aqui em Éfeso e em quase toda a província da Ásia. Diz ele que deuses feitos por mãos humanas não são deuses. Não somente há o perigo de nossa profissão perder sua reputação, mas também de o templo da grande deusa cair em descrédito e de a própria deusa, adorada em toda a Ásia e em todo o mundo, deixar de ser considerada uma deusa.”
 Sacudir alguns outros fantoches. Ao ouvirem isso eles ficaram furiosos e começaram a gritar: “Grande é a Diana dos efésios”. Acrescentar outros fantoches. Logo juntou-se muita gente para ver o que estava acontecendo e houve um grande tumulto em toda a cidade. Eles foram buscar a Paulo, mas não conseguiram encontrá-lo. Colocar os fantoches dos amigos de Paulo. Então trouxeram dois amigos dele para o teatro e tentavam fazer com que dissessem onde estava Paulo. Por esta altura o grande apóstolo queria muito ir lá para salvar os amigos, mas os irmãos da igreja não deixaram. Eles sabiam que o povo não faria nada àqueles dois, mas se Paulo fosse lá com certeza seria morto. Ele gostaria de ir lá para falar sobre o verdadeiro Deus para aquelas pessoas, mas recebeu um aviso de que não deveria ir até lá de forma alguma. Paulo, só pôde, então, orar ao Senhor.
Naquele ajuntamento havia uma grande confusão: uns gritavam uma coisa (erguer um fantoche), outros gritavam outra (erguer outro fantoche) e a maioria nem sabia por que estava ali. A certa altura ficaram tão alterados que passaram a gritar a uma só voz: “Grande é a Diana dos efésios!”. E ficaram gritando por cerca de duas horas! Depois, de tão cansados, ficaram em silêncio um pouquinho. Então, Deus tocou no coração de um homem muito importante da cidade  que aproveitou  a pausa no barulho e começou a falar (balançar o fantoche do escrivão):  “Pessoal, não há razão para todo esse tumulto. Se o Demétrio e seus amigos têm alguma queixa contra Paulo e seus amigos, que vão até ao tribunal e resolvam essa questão lá. Afinal, se a polícia vier  aqui, não teremos como explicar porque está havendo essa confusão.”
Ir tirando os fantoches. Com isso o povo resolveu ir embora, o tumulto acabou e mais uma vez a vida de Paulo foi poupada.

B.  REVISANDO:
Fixar a figura do ídolo em uma superfície plana (lousa, parede, mesa, flanelógrafo, piso). Fazer uma pergunta para uma criança. Se acertar ela poderá arrancar um pedaço do ídolo. Se errar o ídolo continua intacto ou uma peça já tirada volta para o lugar. Continuar até que o ídolo seja “destruído” ou as perguntas acabem.

C.  MEMORIZANDO:
Dizer:  Hoje em dia, muita gente ainda adora ídolos. Algumas pessoas buscam ajuda de deuses feitos de madeira, pedra ou metal, que não podem fazer nada (mostrar fotos de imagens e santos que são adorados –  Maria, Buda, etc.). Outras, adoram pessoas famosas (mostrar fotos de revistas de pessoas famosas da televisão, da música, dos esportes, de filmes, e da política). Elas admiram e imitam esses ídolos e esquecem do único Deus verdadeiro, o único que pode salvar. Isso é um grande engano de Satanás. Por isso a Bíblia diz (ler o verso na Bíblia): “Fujam da idolatria”.  I Coríntios 10:14. É tão perigoso para nós termos falsos deuses que o conselho é para que fujamos, corramos para bem longe dele. Esse é um verso muito importante, que precisamos memorizar.
Fixar algumas das gravuras mostradas anteriormente em alguns lugares da sala. As crianças devem aproximar-se de uma figura. Quando estiverem bem perto, mostrar a figura do ídolo  e dizer, em tom de aviso: “Fujam da idolatria”. As crianças devem responder: I Coríntios 8:4 e fugirem para outro lado. Repetir o processo com as outras gravuras até que tenham memorizado o verso.

D. APLICANDO:
Apontar para a figura do ídolo (figura acima) e dizer: Geralmente a adoração aos ídolos está cheia de crendices e superstições, magia, encantamento, etc.  Os efésios cristãos decidiram se livrar dos livros que ensinavam essas coisas más. Fizeram um grande fogueira e queimaram tudo, mesmo tendo gasto muito dinheiro com aqueles livros.
Hoje em dia, há muita coisa parecida à nossa volta: há revistas, livros, jornais, programas de televisão, novelas, filmes,  joguinhos e músicas que ensinam magia e feitiçaria. Os grandes ídolos da música e dos filmes geralmente ensinam a buscar essas coisas de Satanás. Os adivinhadores estão por toda parte: há horóscopos e previsões. Mostrar um horóscopo de revista ou jornal. As pessoas ficam procurando saber o futuro através dos astros, o que é um grande engano, e não procuram a Palavra de Deus, que realmente mostra o nosso futuro. Há também amuletos. Mostrar pulseiras de fita (de santos), figas, pé de coelho, arruda. As pessoas acreditam que um objeto pode dar sorte ou impedir umadesgraça, quando a única coisa que pode nos proteger é o Senhor Jesus e Seus anjos. Basta orarmos e confiarmos no Senhor. Outras pessoas gostam tanto de algumas pessoas famosas que se tornam imitadoras delas: querem falar, vestir e viver como os seus ídolos. Mostrar posters ou CDs ou DVD  com pessoas famosas. Mas a única pessoa que devemos imitar é o Salvador Jesus. O único que é o exemplo perfeito de vida.
Enfim, tudo isso e muito mais é idolatria. Os efésios cristãos destruíram tudo que ensinava a feitiçaria, magia e idolatria. O que devemos fazer com estas coisas que mostrei para vocês? Pedir a algumas crianças que venham à frente, uma de cada vez, peguem um item e joguem-no na lixeira da sala, dizendo: “Isso é magia (ou idolatria). Merece ir para o lixo.” Para alguns itens, como CDs ou DVDs, pode-se acrescentar que essas coisas são muito caras, mas que mesmo assim devem ser rejeitadas. Os livros que os efésios queimaram custavam muito dinheiro, mas mesmo assim eles os abandonaram. Nós também podemos fazer o mesmo.

Professor: é de suma importância alertar nossas crianças quanto aos jogos, filmes, livros e brinquedos de conteúdo ocultista (novelas, Harry Poter, haloween, jogos, Gasparzinho, jogos, etc.). Ore ao Senhor e procure material para exemplificar a feitiçaria, magia e idolatria contida em muitas coisas que eles, sem perceber, usam. É muito importante que aprendam a rejeitar completamente estas coisas.

E.  CONTANDO AOS OUTROS: 
  Dar uma cópia do cartão para que cada criança enfeite como desejar. Deixar que desenhem ou colem a figura de algum ídolo moderno no espaço em branco. Perfurar onde está marcado e unir os dois círculos com barbante ou lã. Usem esse cartão como lembrete para vocês, ou para alguém que conheçam, de que devem  fugir dos ídolos deste mundo e afastar-se de tudo que seja superstição ou crendice. Talvez seja necessário usar isso quando for alugar um filme ou brincar com um joguinho de computador. Quando perceberem que há alguma coisa de feitiçaria, espiritismo ou idolatria, afastem-se imediatamente. Lembrem-se de fugir da idolatria.
  

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!