quinta-feira, agosto 05, 2010

Lição 12, Tesouros Infantis, volume 3, número 3

O Apóstolo Prisioneiro
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER   que Deus está ao seu lado sempre;
SENTIR coragem em servir a Deus, mesmo sob perseguição;
RESPONDER testemunhando sobre a verdade, mesmo quando perseguida.

PENSAMENTO CENTRAL: A PRESENÇA DE DEUS COMIGO ENCORAJA-ME A SERVI-LO.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Não temas, eu te ajudarei. ”. Isaías 41:13.                 
LEITURA AUXILIAR:  Atos 21 a 23; Atos dos Apóstolos, 399 a 413.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando:  Bíblia, venda para os olhos de uma criança; Conquistando a Atenção:  corda ou fita adesiva; Lição:  fantoches para os personagens (já usados em outras histórias), uma caixa de sapatos para ser o templo e outra para ser a fortaleza, isopor para fixar os fantoches;  Aplicando: cópias dos cartões (ver em Aplicando); Contando aos Outros:   cópias das figuras abaixo para cada criança, lápis de cor, cola.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:

Contando aos Outros:  Copiar as figuras abaixo. Recortar as velas com os versos. Pode-se imprimir o barco em papel 180g colorido e as velas em papel sulfite, colorido ou não.




 MEMORIZANDO (até 10 minutos):
             Com antecedência, escrever o verso na lousa ou em um cartaz. Dizer: Uma vez, um menino estava em casa, à noite, quando acabou a luz e tudo ficou escuro. Ele ficou com muito medo e começou a chorar. Logo ele sentiu uma mão forte segurando a sua e ouviu a voz de seu pai dizendo: “Não tenha medo, filho. Eu estou com você e vou ajudá-lo.” Naquele momento todo o medo do garoto foi embora e ele sentiu-se seguro.
Muitas vezes nós podemos passar por situações que nos trazem medo. Para nos acalmar, Deus deixou um recadinho em Sua Palavra que diz assim: Ler o verso na Bíblia e depois mostrá-lo escrito. Repetir o versículo várias vezes junto com as crianças, então pedir a um voluntário para vendar os olhos. A criança vendada conta até dez enquanto os outros circulam em volta abrindo espaço. O professor escolhe uma criança para ser encontrada. Ela deve ficar parada em uma parte da sala. A criança vendada fala alto a primeira parte do versículo ( “Não temas”). A outra criança recita a segunda parte do versículo (“eu te ajudarei”). As outras devem dizer a referência (Isaías 41:13). A criança vendada deve procurar a outra criança, guiada pelo som. Toda vez que a criança vendada chamar recitando a primeira parte do versículo, a segunda (parada) deve responder recitando a segunda parte e as outras falarem a referência. Quando finalmente a criança vendada encontra a outra, escolhe-se outras crianças e repete-se a brincadeira até que o verso tenha sido completamente memorizado.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
  Colocar uma corda no chão ou uma fita adesiva. Escolher uma criança para andar pela corda sem pisar fora. Enquanto ela tenta, as outras devem dizer: “Coragem! Você vai conseguir!” Se necessário, aproximar-se dela e segurar sua mão, dizendo: “Não temas , eu te ajudarei.” Repetir o processo com outras crianças. No final, perguntar: Como vocês se sentiram quando os colegas falaram palavras de ânimo? Como se sentiram quando eu disse para não terem medo? Realmente é muito bom ouvirmos palavras de incentivo. Em nossa história de hoje, Paulo recebeu um grande incentivo de Jesus.                                                                                                                                                                             
 ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A.  APRESENTANDO A LIÇÃO:
Usar fantoches à sua escolha, para fazerem a vez da multidão, Paulo, e os soldados.Fixá-los no isopor. Colocar o templo de um lado e a fortaleza de outro. Mostrar Paulo e a malinha de viagem. Dizer: Depois que Paulo saiu de Éfeso, viajou por várias cidades até que chegou em Jerusalém outra vez. Lá ele encontrou os irmãos e contou-lhes as grandes maravilhas que o Senhor havia feito em seu favor. Eles ficaram felizes com as notícias e agradeciam a Deus por tantas pessoas receberem a salvação em Jesus, através do trabalho de Paulo.
Mostrar o templo e colocar os objetos para representarem Paulo e a multidão. Um dia, Paulo foi ao templo. Naquela ocasião, havia uma grande festa na cidade e pessoas de todos os lugares do mundo estavam lá. Entre estas pessoas estavam alguns daqueles homens maus que odiavam a Jesus e que perseguiram Paulo nas cidades por onde ele andara. Quando estes homens viram Paulo, encheram-se de ódio novamente e começaram a falar mentiras sobre ele para o povo. Logo a multidão ficou furiosa com Paulo. Pegaram o pobre apóstolo e o arrastaram para fora do templo. Arrastar a figura de Paulo para fora do templo. Uma grande multidão juntou-se ali, gritando e fazendo alvoroço. O povo ficou tão enraivecido que começou a espancar Paulo ali mesmo, na rua. Eles queriam matá-lo!
Mas a notícia de que o povo estava fazendo uma grande baderna na rua chegou até o comandante dos soldados. Colocar o fantoche correspondente ao comandante dos soldados. Ele correu rapidamente para o lugar onde estavam espancando Paulo, junto com seus soldados. Ele perguntou o que estava acontecendo, quem era Paulo e  o que fizera para merecer todos aqueles maus tratos. Uns gritavam uma coisa,  outros gritavam outra e a confusão só aumentava. Mexer alguns fantoches.  Apesar de bastante machucado, Paulo pediu para falar com o povo e o comandante ordenou que todos fizessem silêncio. E o querido apóstolo, educadamente, contou ao povo toda a sua história: que havia sido um perseguidor, que Jesus aparecera a ele e que agora ele pregava a salvação aos estrangeiros.  Todos ouviram Paulo em silêncio até que ele disse que pregava aos estrangeiros. Aí recomeçou a confusão outra vez e eles ficaram tão furiosos que os guardas tiveram que levar Paulo até uma fortaleza para protegê-lo ou eles o matariam ali mesmo. Levar a figura de Paulo até a “fortaleza”.
O comandante não entendia porque tanto ódio contra Paulo e mandou que o açoitassem com chicotes até que ele contasse a razão de tudo aquilo. Nesta hora o apóstolo perguntou se eles tinham direito de bater em um cidadão romano. Então eles viram que estavam errados em bater nele e o deixaram sozinho na prisão.
Apesar de Paulo dizer toda a verdade e trabalhar só fazendo o bem, as pessoas más não conseguiam entendê-lo. Mas havia alguém que o entendia perfeitamente. Naquela noite triste, em que Paulo estava preso em uma cela escura ele teve uma visita que lhe trouxe muito conforto: o próprio Senhor Jesus colocou-se ao seu lado e falou-lhe (ler esta passagem na Bíblia): “Coragem! Pois do mesmo modo por que deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma”. Atos 23:11. Ao ouvir essas palavras de ânimo e bondade, Paulo sentiu-se confortado e agradecido por ter um amigo tão especial ao seu lado. Ele percebeu que Jesus nunca o abandonaria.

B.  REVISANDO:
Fazer uma pergunta sobre a lição para uma das crianças. As outras devem dizer: “Coragem! Você vai conseguir!”. Se a primeira criança errar, a outras devem ajudá-la. Se acertar, devem dizer: “Parabéns!”. Repetir o processo com outras crianças até acabarem as perguntas. No final, dizer: É muito bom quando um amigo nos encoraja, não é mesmo? Jesus está ao nosso lado nos encorajando também.

C. APLICANDO:
Paulo passou dificuldades e sofrimentos por procurar fazer a vontade de Deus e por falar a verdade aos outros, mas sentiu-se muito animado quando Jesus ficou ao seu lado e lhe disse para ter coragem. Muitas vezes, quando somos fiéis a Deus ou procuramos falar de Jesus, passamos por dificuldades também. Nossos amigos podem zombar de nós ou não quererem mais nossa amizade ou,ainda, podem falar mal de nós ou nos prejudicar. Vamos ver algumas situações que podem nos trazer medo ou vergonha e como a Palavra de Deus pode nos encorajar.
Distribuir os cartões (abaixo) para algumas crianças. Ler o que está escrito no cartão de uma criança e pedir que comente que tipos de constrangimentos aquela situação pode trazer. Depois de ler um cartão, todos devem dizer o verso. Fazer o mesmo com as outras crianças.


Cantar corinho na Igreja, fazer um programa na liga juvenil - sentir vergonha;
Distribuir folhetos - alguém pode não querer receber;
Não usar roupas mundanas - ser diferente dos amigos;
Não ir a festas mundanas - os amigos falarem que sua vida é sem graça;
Ser vegetariano - ficar sem comer em algumas ocasiões;
Assistir apenas filmes edificantes - não ficar com os amigos quando assistirem filmes ruins;
Falar de Jesus aos colegas que não são cristãos - eles podem não aceitar ou zombar;
Santificar o sábado -  Os amigos zombarem por perder futebol, festas, etc.
Não assistir aulas aos sábados - perder aulas e notas;
Não ouvir músicas mundanas - ficar sozinho quando os amigos estiverem ouvindo música mundana;
Ir à igreja ao invés de sair com os colegas - ficar sozinho depois do culto.

Tudo isso pode nos desanimar. Mas Jesus também está ao nosso lado, como esteve com Paulo, e Ele sempre nos dará coragem.

D.  CONTANDO AOS OUTROS: 
  Dar uma cópia das figuras das páginas 96 e 97 para cada criança, com as velas já recortadas. Deixar que pintem e enfeitem como quiserem. Dizer: Assim como Jesus encorajou a Paulo, vocês também podem encorajar outros. Usem esta figura para ajudar alguém a continuar a fazer o trabalho para Jesus ou vencer o medo nas situações difíceis. Usem-na também para terem coragem quando vocês mesmos estiverem em dificuldades.
  

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!