quinta-feira, agosto 05, 2010

Lição 10, Tesouros Infantis, volume 3, número 3

Agitando as Cidades
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER  que é importante estudar as Escrituras com interesse;  
SENTIR desejo de estudar a Bíblia;
RESPONDER estudando a Bíblia e a lição com dedicação.
PENSAMENTO CENTRAL: ESTUDAR A BÍBLIA ME DÁ FORÇAS PARA VENCER.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Habite ricamente em vós a Palavra de Cristo.” Col. 3:16
LEITURA AUXILIAR:  Atos 17:1-15; Atos dos Apóstolos .

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: Bíblia, figuras da Bíblia  (pág. 90) com as palavras do verso, coração grande em cartolina vermelha, fita adesiva (de preferência dupla-face); Conquistando a Atenção:  um copo ou xícara com chá amargo e outro com chá doce; Lição:   rolo imitando livro antigo, mapa das viagens de Paulo, dobradura de malinha; Revisando: pequenas Bíblias numeradas, caixa ou Bíblia; Aplicando:  fruta ou outro alimento, Bíblia; Contando aos Outros: duas cópias do marca-páginas da pág. 91 para cada criança, lápis de cor, cola, tesoura, etc.  

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
Memorizando:  Fazer uma ou duas cópias da página 90. Recortar tudo e colar rolinhos de fita adesiva atrás. Fazer um grande coração vermelho, que caiba as figuras das Bíblias com o verso. Melhor ainda se couber mais de um conjunto de Bíblias.

Lição:
Enrolar uma folha de papel sulfite ou cartolina (do tamanho do sulfite). Abri-la e colar uma vareta de madeira em cada lado. Enrolar outra vez. Se quiser, pinte ligeiramente e faça pequenos rasgos nas bordas, para dar um ar de envelhecido.
Personagens: Escolher entre as opções da postagem Orientações para os Recursos Visuais para fazer alguns personagens além dos que já foram usados em outras lições. Para fazer a multidão, as figuras coladas em prendedores e presas em uma tampa de caixa de sapato ficam muito bem. Figuras coladas em caixinhas também.
Cenário:  Mudar alguma coisa nas maquetes anteriores para fazer as cidades da história de hoje. Ou colar nas paredes da sala as figuras de cidades da lição 9 com os nomes de Tessalônica e Beréia.

Contando aos Outros:
Colar as cópias dos marca-páginas abaixo em cartolina ou papel cartão e recortar. Pode-se fazer a Bíblia do cartão em EVA e colar no lugar do desenho.
Opção: Fazer uma pequena Bíblia usando EVA ou papel cartão nas cores preta e branca. Colocar uma fita vermelha e fixar em um clipe gigante ou em uma tira de papel cartão com o verso para memorizar escrito. Fica muito lindo.






 MEMORIZANDO (até 10 minutos): Para melhor aproveitamento da história o verso será ensinado após a apresentação da lição.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
             Colocar um pouco de chá amargo em um copo e de chá doce em outro. Apresentar o chá amargo e dizer: Gosto muito deste chá. Ele é muito bom para a saúde e muito gostoso também. Um auxiliar deve vir e dizer: Esse chá aí é horrível. Pode ser até bom para a saúde, mas é muito ruim. Gostoso é esse outro aqui. Esse é que eu gosto. Perguntar às crianças qual dos dois chás é realmente gostoso. Depois de algum tempo, deixar que alguma criança experimente um golinho de cada chá e decida qual o mais gostoso. Pode-se deixar que outras crianças experimentem também. Perguntar:  Como vocês puderam saber qual era o chá gostoso? Dava para saber sem experimentar? E se vocês confiassem apenas no que eu disse, seria suficiente? Claro que não. É preciso experimentar por simesmos para saber. Na história de hoje veremos pessoas que gostavam de experimentar as coisas por si mesmas.      
                                                                                                                          
ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A. APRESENTANDO A LIÇÃO:
              Movimentar os fantoches conforme o desenrolar da história. Lembram-se de como Paulo e Silas sofreram em Filipos? Não foi fácil para eles agüentarem os açoites, a prisão e o tronco. Mas no final, valeu à pena o sofrimento porque muitas pessoas creram no evangelho por causa do jeito amável como eles reagiram a tudo.
Saindo de Filipos, Paulo e Silas viajaram para Tessalônica. Lá eles procuraram os judeus para pregarem sobre Jesus. Logo todos perceberam que eles haviam passado por grandes sofrimentos. Então eles aproveitaram para contar como Deus havia operado de maneira milagrosa para libertá-los das mãos dos ímpios. Essa história impressionou muito as pessoas dali e deu oportunidade para que Paulo falasse abertamente sobre Jesus. Mostrar o rolo. Na época de Paulo, a Bíblia era escrita em rolos e quando alguém queria ler, desenrolava na parte desejada e lia. Abrir o rolo. Então Paulo abriu o rolo da Bíblia e começou a mostrar tudo que estava escrito sobre Jesus e a necessidade aceitar Seu sacrifício na cruz. Algumas pessoas acreditaram no que ele disse, mas outras não gostaram nada, nada, da pregação de Paulo. E começaram a tramar alguma coisa para prejudicá-lo. Eram uns judeus invejosos que, mesmo sem terem olhado na Bíblia para ver se Paulo estava falando a verdade ou não, decidiram atrapalhar seu trabalho.
Eles procuraram alguns malandros que ficavam na praça, sem fazer nada, e combinaram de fazer um grande tumulto. Eles gritavam e falavam mal de Paulo e Silas e foram até a casa de um homem chamado Jasom, onde os apóstolos estavam hospedados. Como não conseguiram encontrá-los, arrastaram Jasom e alguns outros irmãos e levaram-nos perante as autoridades. Eles diziam que Paulo e Silas estavam ensinando as pessoas a desobedecerem ao Rei e que Jasom estava dando apoio a eles. Houve uma grande agitação entre todos. Mas, como não havia provas, as autoridades falaram para Jasom pagar algum dinheiro e deixaram-no sair dali.
Ao anoitecer, os irmãos de Tessalônica providenciaram para que Paulo e Silas saíssem da cidade, antes que algo pior acontecesse. Mostrar a malinha. Eles viajaram durante três dias até que chegaram a uma cidade chamada Beréia. Se julgar conveniente, fazer uma fila com as crianças e dar uma caminhada pela sala ou pátio, imaginando o caminho e o cansaço dos dois discípulos durante a viagem. Chegando lá, vocês acham que eles resolveram ficar quietos e parar de pregar? Depois de tantas perseguições, talvez eles estivessem cansados. Mas, nada disso. De novo foram a uma igreja dos judeus, chamada sinagoga, e lá começaram de novo a pregar sobre Jesus. Lá outra vez Paulo abriu a Bíblia (abrir outra vez o rolo)e explicou tudo que estava escrito ali sobre Jesus. E os judeus bereanos ouviram atentamente. Só que eles não quiseram acreditar apenas ouvindo. Eles quiseram entender por eles mesmos. Então, eles abriram a Bíblia e foram conferir se o que Paulo dizia era verdade ou não. Eles não estavam apenas curiosos para saber algo sobre Jesus. Eles tinham um desejo sincero de fazer a vontade do Senhor. Por isso, os anjos de Deus foram ajudá-los a entender. Eles estudaram bastante a Palavra de Deus e chegaram à conclusão que Paulo e Silas tinham toda a razão e decidiram se tornarem cristãos.
Isso deixou Paulo e Silas muito felizes. Mas os bereanos não pararam de estudar a Bíblia só porque já haviam crido. Eles continuaram estudando todos os dias, as Sagradas Escrituras.
Quando aqueles judeus invejosos, de Tessalônica, descobriram que Paulo e Silas estavam em Beréia, resolveram ir até lá para atrapalhá-los outra vez. Que terríveis aqueles homens, não é mesmo? Em Beréia, eles procuraram outros malandros que pudessem ajudá-los a fazer tumulto na cidade. Mas os cristãos de Beréia descobriram a tempo as más intenções daqueles malvados e levaram Paulo imediatamente para outra cidade. Levar o fantoche de Paulo, com a malinha, para outro lugar. Em Beréia, ficaram apenas Silas e um outro apóstolo chamado Timóteo, para terminar o trabalho de ensinar os bereanos. Mas logo receberam um recado de Paulo pedindo que fossem encontrá-lo na cidade de Atenas.
Paulo ficou muito contente com o jeito estudioso do bereanos. Deus ficará contente se estudarmos Sua Palavra como aqueles cristãos.
 B. REVISANDO:  Numerar pequenas Bíblias e guardá-las em uma Bíblia aberta ou caixinha. Cada criança deverá pegar uma Bíblia, cujo número corresponderá a uma pergunta. Se acertar poderá ficar com a Bíblia. Se errar, terá que escolher um remidor.

C.  MEMORIZANDO:
              Ler o verso na Bíblia. Dizer:  “Habitar” quer dizer morar. Uma pessoa é considerada rica quando tem muito dinheiro. “Ricamente” quer dizer em grande quantidade. Nesse verso, Paulo desejou que tivéssemos uma grande quantidade da Palavra de Deus dentro de nós. Mas, como podemos ter a Bíblia dentro de nós?  Aprendendo os versos e obedecendo ao que ela diz. Ele sabia que quem tem a Palavra de Deus no coração está fortalecido contra as ciladas de Satanás e tem poder para vencer o mal. Quem aqui quer ter poder para vencer o mal? Muito bem. Então “Habite ricamente em vós a Palavra de Deus.” Colossenses 3:16. Recitar o verso três vezes com as crianças. Agora, vamos memorizar este verso? Cada criança vem à frente e pega uma figura da Bíblia com as palavras do verso e cola no coração. Cuidar para que colem na ordem certa para formar o versículo. Cada vez que uma criança for colar a Bíblia, a classe deve dizer o verso completo e a criança, a referência. Conforme o número de crianças talvez seja necessário fazer mais de um coração e mais de uma cópia do verso. No final, dizer: Vejam como este coração ficou cheio da Palavra de Deus. Assim, nossa mente deve estar rica da Palavra de Deus.  

D. APLICANDO:
Mostrar uma fruta (por exemplo, uma banana) ou outro alimento. Perguntar se há alguma criança com fome ali. Quando responderem, diga-lhes que vai resolver o problema delas imediatamente. Descasque a banana, corte uma rodela e coma-a. Perguntar se agora a fome das crianças já passou. Quando disserem que não, fazer expressão de espanto e dizer: Ainda não? Está bem, vou dar um jeito nisso. Comer mais uma rodela de banana. Perguntar: E agora, sentiram como essa banana está uma delícia? Ao responderem que não, espantar-se novamente e perguntar: Vocês ainda não sentiram o sabor? Ainda estão com fome? Como? Se  eu já comi a banana duas vezes? Dar tempo para que as crianças expliquem. Mas então, quer dizer que se eu como da banana vocês não sentem o sabor e nem matam a fome? É verdade, vocês têm razão. Se quiser, distribuir pedacinhos da banana para as crianças. Dizer: Agora vocês conseguiram sentir o sabor da fruta? Claro, vocês experimentaram por vocês mesmos, não foi? então vou fazer outra pergunta. Mostrar a Bíblia. Se eu ler a Bíblia todos os dias e aprender o caminho da salvação, isso vai salvar vocês do pecado? Do mesmo modo como o alimento que alguém come serve apenas para ele, assim se quisermos conhecer o caminho da salvação precisamos fazer como os bereanos: (mostrar a Bíblia) estudar a Palavra de Deus por nós mesmos. Sei que muitos ainda não sabem ler, mas podem pedir a alguém que leia a Bíblia e assim podem aprender a vontade de Deus. O importante é que a Palavra de Deus habite ricamente em vocês  e não apenas nos outros. Por isso, procurem estudar a Bíblia atentamente, todos os dias. E vocês conseguirão ser fortes para vencer o mal.

E.  CONTANDO AOS OUTROS: 
  Dar duas cópias do marca páginas para cada criança. Deixar que pintem e enfeitem como desejarem. Enquanto trabalham dizer: Nós comemos várias vezes ao dia, mas muitas vezes esquecemos de nos alimentar da Palavra de Deus. Então, ela não está habitando ricamente em nós. Usem esse marca páginas para lembrar que devem estudar a Bíblia todos os dias e entreguem o outro para  alguém que conhecem para incentivá-lo a fazer o mesmo.


  

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!