quinta-feira, agosto 05, 2010

Lição 7, Tesouros Infantis, volume 3, número 3

Ao final da lição a criança deverá:
SABER   que há verdadeira alegria e bênção para quem ajuda aos necessitados; 
SENTIR  satisfação em suprir as necessidades dos carentes;
RESPONDER providenciando meios de ajudar aos carentes.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Bem-aventurado o que acode ao necessitado; o Senhor o livra no dia do mal.” Salmo 41: 1.  Para crianças muito pequenas, memorizar apenas a primeira parte.               
LEITURA AUXILIAR: Atos dos Apóstolos, 131 a 135.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: roupa maltrapilha, roupa em bom estado; Conquistando a Atenção:  ingredientes para um xarope caseiro; Lição:  cenário de cozinha, cenário de quarto, panela, colher, boneca, pano, casaco de bebê, colchonete, cesta; Revisando: visuais usados na lição; Aplicando: panela, prato, sacola ou caixa, alimentos, agasalhos; Contando aos Outros: Opção A: sacolas plásticas, cópias do cartão com o verso (no final da postagem) e um pedaço de barbante ou lã para cada criança; Opção B: sacola boa, de tecido ou ráfia.  

MEMORIZANDO (até 10 minutos):
             Dizer: Existem muitas pessoas necessitadas neste mundo. Deus quer que cuidemos daqueles que precisam de ajuda. Ler o verso na Bíblia, na mesma versão em que será memorizado. Aqui está dizendo que a pessoa que ajuda aos necessitados é uma pessoa feliz, porque ela não é egoísta. Além disso, ele promete que livrará do mal aqueles que cuidam dos outros. Colocar uma camisa maltrapilha sobre uma criança, que deverá sentar-se em um canto da sala. Outra criança deve aproximar-se e entregar uma roupa limpa e boa, bem dobrada. Todos devem recitar o verso e a referência. Se for memorizar o verso inteiro, recitar a primeira parte e, em seguida, a criança que entregou ao voltar para seu lugar, deve ser “livrada” pelo professor de sofrer algum mal (tropeçar em uma pedra, por exemplo). Todos recitam a última parte do verso.  Trocar as crianças para que todas possam participar nos diferentes papéis.
 
CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
  Com antecedência, organizar o material necessário para o xarope em uma bandeja (água quente em uma garrafa térmica, um pote com mel, uma xícara, uma colher, um limão partido ao meio e uma colher de cebola ralada e coada). Quem aqui já ficou resfriado alguma vez? Vocês conhecem alguém que já se resfriou? Hoje vamos aprender a fazer um xarope para gripe. Assim, quando vocês virem alguém resfriado poderão ensinar-lhe essa receita muito fácil e boa. Espremer o limão e colocar o suco dentro da xícara, juntamente com a cebola e o mel. Acrescentar a água quente e misturar bem. Deixar que as crianças experimentem o xarope. Dizer: Um xaropinho simples como esse, se for tomado várias vezes ao dia, pode aliviar muito quem está com resfriado. Por isso é importante sabermos como preparar esse e outros remédios. Na história de hoje vamos falar de uma pessoa que gostava de fazer remédios para os outros. Obs.: Usar outra receita de remédio, se preferir.
                                                                                                                                                                                          
ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A.  APRESENTANDO A LIÇÃO:
Com antecedência, preparar um canto da sala para parecer uma pequena cozinha (usar uma caixa para fazer a vez do fogão) e outro canto para parecer um quarto (colocar um colchonete e uma mesinha). Deixar o restante do material guardado em uma caixa e ir tirando à medida que for necessário.
No tempo dos discípulos havia uma cidade chamada Jope onde morava uma seguidora deJesus chamada Tabita. As pessoas também a chamavam de Dorcas. Ela amava muito a Jesus e gostava de falar dEle aos outros. Mas ela também amava muito às pessoas e sempre procurava cuidar dos necessitados. Penso que ela era do tipo que estava sempre pensando nos outros. Mais ou menos assim: Às vezes ela estava em casa e ficava sabendo de alguém que era paralítico e que vivia sozinho. Então ela preparava uma comidinha para essa pessoa. Colocar a panela sobre o “fogão” e mexer com uma colher. Chamar algumas crianças para mexer um pouquinho a panela. Depois, tampar a panela, colocar dentro de uma cesta, levar até uma criança, fazer como quem coloca a comida em um prato e dá na boca da criança. A pessoa que recebia a comida ficava muito feliz, mas Tabita ficava ainda mais.
Outras vezes ela lembrava de uma velhinha cega que morava ali perto. Então ela ia até a casa da velhinha e a levava na feira para fazer compras. Pegar a cesta, ir até uma criança, pedir que feche os olhos e levá-la para “fazer compras”, guiando-a pelo caminho. Aquela velhinha ficava muito feliz com aquela boa ação, mas Tabita ficava ainda mais. Sentar a criança em seu lugar.
Outra vez, ela ouvia dizer que um bebezinho estava muito doente, com febre. Então ela ia cuidar do bebê. Se possível, dar uma boneca para cada criança cuidar (colocar um paninho na testa, colocar uma colher na boca, como quem dá um xarope). Se não for possível, segurar uma boneca no colo e deixar que alguma criança que ainda não participou venha dar uma colherinha de xarope ou colocar um paninho na testa da boneca. A mãe do bebê ficava muito agradecida e feliz por ver seu nenê melhorar, mas Tabita ficava ainda mais.
Muitas vezes ela ficou sabendo de alguém que estava passando frio, porque não tinha agasalho. Sabem o que ela fazia, então? Já que sabia costurar muito bem, Tabita preparava boas roupas e ia entregar para aqueles que estavam precisando. Com uma agulha, fingir dar alguns pontos em alguns casacos e entregá-los para algumas crianças.  Quem recebia essas roupas ficava aquecido e muito feliz, mas Tabita ficava ainda mais.
Um dia Tabita sentiu-se muito mal e foi deitar-se. Colocar uma menina deitada no colchonete. Logo aquelas pessoas que ela havia ajudado apareceram e tentaram ajudá-la. Deram todos os remédios que conheciam e cuidaram dela com muito carinho. Fingir dar remédios e aplicar compressas. Mas, mesmo assim, não conseguiram salvá-la e ela morreu. Que tristeza! Todos os irmãos e irmãs da Igreja lamentaram e choraram muito. Eles lembravam-se de toda a bondade dela e choravam e choravam. Então, surgiu uma esperança: alguém avisou que o apóstolo Pedro estava em uma cidade ali perto. Rapidamente dois homens foram até lá e pediram a Pedro que viesse logo. Dois alunos devem buscar  “Pedro” (um dos meninos ou outro professor)..
Quando Pedro chegou, foi imediatamente levado para o quarto onde estava o corpo de
Tabita.
“Pedro” deve ser levado ao lado da menina que está no colchonete. Então as pessoas que foram ajudadas por Tabita, muito emocionadas, mostraram para ele as roupas que tinha recebido de Tabita e contaram todas as coisas boas que ela fazia. Algumas crianças mostram roupas para “Pedro”. Pedro também ficou emocionado. Então ele pediu que todos saíssem do quarto e ajoelhou-se (“Pedro” deve ajoelhar-se), pedindo muito a Deus que tivesse misericórdia e fizesse um milagre. Depois, ele virou-se para o corpo e disse: “Tabita, levante-se!” E uma coisa incrível aconteceu: Tabita abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se! Sentar a criança.  Pedro ajudou-a a levantar-se e chamou todos para entrarem outra vez. E todos ficaram muito admirados e felizes ao encontrar Tabita viva outra vez. Deixar que as crianças expressem alegria, batendo palmas e abraçando a “Tabita”.  Toda a cidade ficou sabendo do que aconteceu e muitos começaram a acreditar em Jesus por causa desse milagre. Todos viram que se cumpriu na vida de Tabita a promessa de Deus : “Bem-aventurado o que acode ao necessitado; o Senhor o livra no dia do mal.” Salmo 41:1. Repitam comigo.

B.  REVISANDO:
Deixar uma menina deitada no colchonete enquanto faz as perguntas. Dizer: Esta garota é Tabita. Vocês devem acertar três perguntas para que ela se levante. Faça perguntas para três crianças. Se elas acertarem, “Tabita” se levanta. Se uma delas errar “Tabita continua deitada. Trocar a menina no colchonete e fazer mais três perguntas. Continuar o processo até terminar as perguntas.
 
D. APLICANDO:
Tabita era feliz porque dava felicidade aos outros. Para seguir o exemplo dela, a igreja criouo Departamento de Dorcas (o outro nome de Tabita). Assim, os irmãos e irmãos se juntam para ajudar aos necessitados. Colocar um prato ou panela vazios à frente. Dizer que representa a necessidade de alimento que alguém esteja passando. Dar dois alimentos (de verdade ou em gravura ou de brinquedo) para cada criança. Pedir que coloquem um dos alimentos no prato ou na panela. Perguntar como ficou o prato depois que todos colocaram seus alimentos ali.  Colocar uma malinha ou sacola vazia e dizer que representa as roupas de alguém carente. Dar duas roupinhas para cada criança e pedir que coloquem uma delas na mala ou sacola. Perguntar como ficou. Dizer: Se cada pessoa da igreja trouxer um pouco do que tem e dividir com quem não tem, será bem fácil cuidar dos necessitados. Às vezes podemos pedir a outros que façam suas doações também. E assim, ninguém precisa passar necessidade. Mas, o mais gostoso de tudo, é sentir a alegria de ajudar alguém.

E.  CONTANDO AOS OUTROS: 
Opção A: Dar uma sacolinha plástica para as crianças e pedir que levam-na para casa e coloquem ali um brinquedo, uma roupa, calçado ou alimento para colaborarem com o departamento de Dorcas da igreja. Dar o cartão abaixo para que enfeitem-no como desejarem.  Perfurar o cartão nos locais indicados, passar um pedaço de barbante ou lã e explicar que elas devem pendurar o cartão na porta do armário de mantimentos ou guarda-roupas para lembrarem-se sempre de “acudir ao necessitado”.



Opção B: Se as crianças morarem perto umas das outras, entregar uma sacola reforçada e grande (de preferência de tecido) para uma delas. Pedir que  a levem para casa e coloquem dentro dela alguma coisa para ajudar aos necessitados. Depois a sacola deverá ir  para a casa de outra criança e assim por diante, até que todas tenham participado. Entregar a sacola cheia para o departamento de Dorcas de sua igreja.


  

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