segunda-feira, março 28, 2011

Tesouros Infantis - 2o. Trimestre 2.011 - Lição 5

Deus Criou o Casamento
  
Ao final da lição a criança deverá:
SABER  que o casamento foi criado por Deus para felicidade do homem e dura a vida inteira;
SENTIR gratidão a Deus pela criação do lar;
RESPONDER considerando o casamento como algo sagrado.

VERSO PARA MEMORIZAR: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie  ”. Gênesis 2:18.

Nossa Crença: O matrimônio é uma instituição divina. Foi ordenado por Deus, honrado por Cristo, e une ambos os cônjuges por toda a vida. O divórcio com finalidade de novo casamento, a mancebia e o casamento com descrentes não estão em harmonia com o princípio divino do matrimônio. Gen. 1:27,8; Rom. 7:1-3; II Cor. 6:14.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Revisando: visuais do verso, usado na lição anterior; Memorizando: visuais do verso; Conquistando a Atenção: três garotas (sendo uma delas maior que as outras); Lição: cenário do Jardim do Éden, cena de casamento (boneca vestida de noivo, boneco vestido de noivo, convidados, outra noiva e/ou outro noivo); Aplicando: cartaz, figuras; Contando aos Outros: personagens com o verso.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
 Memorizando: Ampliar as figuras abaixo, fazendo duas cópias da silhueta. Fazer um rosto masculino em uma delas e feminino na outra. Desenhar o cabelo (ou colar cabelo de lã). Colorir as roupas e enfeitá-las, principalmente a da mulher. Colar o ímã atrás da mão esquerda do homem e em frente à mão direita da mulher. Quando os imãs grudarem, vai parecer que os dois estão segurando as mãos.



Lição:
Adão e Eva: Fazer um cenário simples do jardim do Éden, com árvores, flores e animais (ver postagem Orientações para os Recursos Visuais). Se quiser algo mais, fazer dois bonecos para serem Adão e Eva. Pode-se usar a silhueta que está na mesma postagem citada. Copiar em papel duro e desenhar o rosto e os cabelos (pode-se fazer em EVA também). A roupa deles pode ser uma roupa de papel branco ou prateado, no formato de facho de luz. E explicar que eles estavam nus, mas não se envergonhavam por que estavam cobertos com uma roupa de luz. Depois do pecado, colocar uma roupa de folhas neles (ver figura ao lado).
Casamento: Fazer um cenário simples para simular um casamento. Usar bonecas e bonecos (duas noivas, e um noivo ou dois noivos e uma noiva, convidados). Se não conseguir as bonecas emprestadas (algumas já têm vestido de noiva), pode-se usar bonecos de enfeitar bolo de casamento (para os noivos) e bonecos de plástico para os convidados. Usar os anjos das lições anteriores.

Aplicando:
Opção A - Cartaz: Em uma cartolina, escrever a palavra LAR na vertical, com letras bem grandes. Preparar as figuras que serão colocadas ao lado de cada letra: Lei, coração e Bíblia. Colar rolinhos de fita crepe nas figuras para fixá-las no cartaz.
Opção B - Flanelógrafo: recortar e colorir as letras da palavra lar em papel e colar, na parte de trás, areia ou pedaços de feltro ou pedaços de lixa. Fazer o mesmo com as figuras. Pode-se ainda recortar as letras em EVA flanelado, com a parte felpuda na parte de trás das letras.

Contando aos Outros: Fazer cópias em cartolina da mesma figura usada em Memorizando, no tamanho que desejar. Seguir o modo de fazer de “Memorizando”.

REVISANDO:
Fazer perguntas sobre a lição anterior. Se as crianças acertarem as pipas com os versos devem ser erguidas. Se errarem, a pipa cai. O objetivo é manter as pipas no ar.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
           [Para que possam ensaiar a atividade seguinte, combinar com antecedência com três meninas, sendo uma delas maior que as outras duas (para ser a valentona). No momento certo, convidá-las para vir à frente. Dizer:]  Vamos imaginar que estas duas garotas são muito amigas. Elas prometeram que uma sempre defenderia a outra se alguém inventasse uma mentira sobre alguma delas. Vocês acham que é fácil  cumprir essa promessa? [Dar tempo para respostas. Apontar a garota grande.] Esta garota é a valentona da escola, que bate em todo mundo. [Deixar uma das garotas em um canto da sala e aproximar a outra da “valentona”.] Agora, imaginem  que esta aqui [apontar uma delas]  escuta a valentona falar uma mentira sobre sua amiga. Uma mentira que vai prejudicar muito sua amiga. O que vocês acham que ela deve fazer, sabendo que provavelmente vai apanhar se disser que a valentona está falando uma mentira? Dar tempo para as respostas. Fazer perguntas como: Será que ela deve cumprir sua promessa? Uma vez, aconteceu algo assim com duas amigas. A garota valentona deu um empurrão na menina, que caiu e machucou as costas. A “valentona” deve empurrar levemente a garota, que deve simular que caiu e está machucada. Depois que tudo passou a amiga que foi defendida disse: “Agora eu sei que você realmente é minha amiga porque você cumpriu sua promessa.” [As duas devem abraçar-se e sentar-se em seus lugares. Dizer:]  Nem sempre é fácil cumprir as promessas que fazemos. Mas um amigo verdadeiro cumpre as promessas, mesmo quando isso é difícil de fazer. Na lição de hoje vamos falar sobre prometer e cumprir.

APRESENTANDO A LIÇÃO:
Hoje vamos ouvir a história do primeiro casamento. No sexto dia da criação, Deus fez, do pó da terra, a criatura que deveria dominar e cuidar de todas as outras: o homem. [Mostrar o boneco de Adão.] Deus chamou o primeiro homem de Adão e o colocou para morar em um lindo jardim. Adão estava muito feliz naquele lugar. Mas ainda faltava uma coisa.  Deus pensou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie”.
Depois disso, Deus trouxe todos os animais para Adão conhecer e colocar o nome. Veio o leão, acompanhado da leoa. Qual o som que o leão faz? Dar tempo para que as crianças imitem o leão. Fazer a mesma pergunta com os outros animais. Vieram o macaco e a macaca; o boi e a vaca; o galo e a galinha; o macaco e a macaca e todos os outros animais. Depois de dar nomes a todos eles, Adão percebeu que não havia uma companheira para ele. Ele sentiu falta de alguém parecido com ele, com quem pudesse conversar.
Então, Deus fez Adão sentir um sono muito profundo. [Deitar o boneco Adão.] Tirou uma costela dele e dessa costela formou uma linda mulher. [Colocar a boneca Eva ao lado de Adão.]Quando Adão acordou e viu a mulher ficou encantado! Seu coração bateu forte de emoção. [Fechar a mão e batê-la sobre o peito para  imitar o coração pulsando acelerado]. Que alegria saber que teria uma companheira pelo resto da vida! Ele a chamou de Eva.  Ele entendeu que Deus não tirou Eva dos pés [apontar os pés de Adão], porque ela não deveria ser pisada, maltratada por ele. Nem tirou-a da cabeça [apontar a cabeça de Adão], para mandar nele. Mas tirou-a do lado, da costela [apontar a costela], para ser uma companheira, estando sempre ao seu lado. Deus também poderia ter feito Eva de outra porção de barro. Mas Ele a tirou de Adão, para mostrar que eles pertenciam um ao outro. É por isso que Deus ensinou que o homem deve deixar o seu pai e a sua mãe e ficar muito unido a sua mulher, como se fosse uma pessoa só.
Deus colocou  no coração deles muito amor um pelo outro e celebrou o primeiro casamento do mundo. É claro que Eva não usou um vestido de noiva e Adão não vestiu um terno escuro. Eles tinham uma veste muito mais preciosa que qualquer casal de noivos já teve algum dia: uma veste de luz e inocência. [Apontar as vestes.] As testemunhas foram os anjos e os animais também presenciaram tudo. Não houve bolo, mas havia frutas mais deliciosas que qualquer manjar do mundo. 
Aquele casal deveria viver para sempre juntos, cheios de amor e felicidade, sem nunca se separarem. Mas com o pecado, as coisas mudaram muito.Assim que Eva pecou, se esforçou para fazer seu marido pecar também. Quando Adão pecou, perdeu a consideração por Eva e reclamou com Deus por tê-la criado.  Eles não ficaram mais tão unidos. [Colocar os bonecos Adão e Eva de costas um para o outro.]  O pecado trouxe muita tristeza e até hoje atrapalha os casamentos.
[Mostrar o cenário de casamento, com os bonecos vestidos de noivos.] Mas o plano de Deus é o mesmo ainda hoje: que um homem e uma mulher, com o coração cheio de amor, se unam e formem um lar feliz, sem nunca se separem.
[Colocar os bonecos de frente um para o outro, como se estivessem prometendo algo.] Na hora do casamento os noivos prometem que vão ficar unidos na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, até que um dos dois morra. Na cerimônia, além dos convidados [apontar os convidados], os anjos de Deus também estão presentes e anotam tudo que os noivos prometem. Assim, quando um dos dois se afasta do outro e se une a outra pessoa [afastar o boneco do noivo e colocá-lo junto de outra noiva e/ou vice-versa] está quebrando a sua promessa. Torna-se um mentiroso porque prometeu e não cumpriu. Isso é pecado. [Colocar uma mancha no boneco que tem outro cônjuge.] Também comete outro grande pecado, que é o adultério. [Colocar outra mancha no boneco que tem outro cônjuge.] Quem está em pecado fica afastado de Deus e não pode ir morar no Céu. O divórcio foi inventado pelos homens, mas a Bíblia diz que Deus odeia o divórcio. Ele não gosta que o papai ou a mamãe deixem seu lar e formem outras famílias, porque ele sabe que isso trás muita tristeza, principalmente para os filhos.
Quando isso acontece num lar é preciso muita oração e amor, para que Deus possa unir de novo os pais e trazer alegria aos filhos. Afinal, o lar onde há perdão, amor e bondade faz as pessoas se sentirem como se estivessem no Céu.

 MEMORIZANDO: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie  ”. Gênesis 2:18.
[Mostrar a figura masculina sozinha e explicar: Deus viu que o homem sozinho não seria feliz. Ele, então, criou a mulher para ser colaboradora dele. Assim, Deus inventou o casamento e trouxe uma grande razão de alegria para a humanidade. Para não esquecermos disso, vamos memorizar o que a Bíblia diz em Gênesis 2:18. [Ler o verso na Bíblia, mostrar os visuais e recitá-lo com as crianças por três vezes. Uma criança deve segurar o boneco de Adão e recitar a primeira parte do verso. Outra criança deve aproximar-se, fixar a mão do boneco de Eva na mão do boneco de Adão  e recitar a segunda parte. Todas as crianças recitam a referência. Trocar as crianças e repetir o processo até que o verso tenha sido memorizado.]

APLICANDO:
[Mostrar as duas casas. Apontar uma delas e dizer:] Esta é uma casa. [Apontar a outra casa e dizer:] Este é um lar. Vocês sabem dizer a diferença entre uma casa e um lar?[Dar tempo para as respostas.] 
A casa é um lugar para se morar.  Muitas famílias vivem em casas, mas não têm um lar. [Mostrar a palavra LAR.] O lar é um lugar onde existe três coisas: Lei, Amor e Religião. [Colocar a figura da Lei de Deus junto da letra L.] Isso quer dizer que em um lar realmente feliz a regra para a vida de todos é a Lei de Deus. [Colocar a figura de um coração ou de uma família feliz ao lado da letra A.] Onde todos tratam-se com bondade, respeito e amor [Mostrar a figura da família e apontar cada componente conforme for mencionando-o]: o papai ama a mamãe e trata-a com respeito e amor. A mamãe ama o papai e trata-o da mesma maneira. Os dois amam os filhos e fazem tudo para que possam amar a Deus acima de todas as coisas. Os filhos amam os pais e são obedientes e bondosos com eles.  [Colocar a figura da Bíblia ao lado da letra R.] E todos praticam a religião deu Jesus ensinou. Vamos aprender isso para não esquecermos nunca mais. Ensinar os seguintes gestos para as crianças, ao falarem juntas a palavra LAR e as palavras lei, amor e religião:
Lei - mãos abertas, mostrando os dez dedinhos (dez mandamentos);
Amor - formar um coração com as mãos;
Religião - juntar as mãos, como em oração.
Treinar várias vezes com as crianças, até que fiquem bem ágeis. Depois pedir a algumas crianças que dêem exemplos de como elas podem obedecer os mandamentos, demonstrar amor e ter religião no lar. Ajudá-las, se necessário, com sugestões como: não mentindo, sendo bondosos, não brigando, participando nos cultos com atenção, orando pela família, sendo exemplo, etc. 
Nunca se esqueçam disso e procurem fazer a parte de vocês para que sua casa seja um verdadeiro lar.
 CONTANDO AOS OUTROS: 
             Dar a cada aluno duas cópias da silhueta (figura usada em Memorizando) e uma cópia de cada roupa . Explicar que uma silhueta é o homem e a outra é a mulher. As crianças devem usar giz de cera e canetinha para desenhar os rostos, enfeitar as roupas e “vestirem” os personagens. Ajudar as crianças a grudarem  o ímã atrás da mão esquerda do homem e em frente à mão direita da mulher. Quando os imãs grudarem, vai parecer que os dois estão segurando as mãos.
Enquanto as crianças trabalham, relembrar o verso para memorizar e incentivá-las a contar a outros o que aprenderam na lição.
  



Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!