segunda-feira, março 28, 2011

Tesouros Infantis - 2o. Trimestre 2.011 - Incentivo de Presença

Incentivo de Presença
e de Memorização dos Versos
 A última lição deste trimestre fala do Nova Terra e da Nova Jerusalém. Para fixar a idéia de que estamos viajando para lá o incentivo de presença deste trimestre será uma viagem, sábado a sábado, para a Cidade Celestial. Será composto de um mural e figuras de meninos e meninas em EVA.

             MURAL
             Fazer um cartaz como na figura abaixo para representar a viagem para a Cidade Celestial. Cada sábado é um lugar de parada, de descanso, na viagem. Ao chegar, a criança deverá colar uma pegada pela presença e outra pelo verso para memorizar (ver página 12). Cada pegada equivale a um ponto. O objetivo é chegar à cidade celestial com 26 pontos.  Se a criança faltar e desejar recuperar o ponto perdido, deve trazer uma visitinha ou falar mais um verso (ou outra coisa que for combinada previamente).
 Ajudar as crianças a recuperarem seus pontos, sábado a sábado para que todas consigam concluir a “viagem” com todos os pontos (levar em conta as faltas justificadas, conversar com os pais sobre a importância da presença e da memorização do verso, etc.). No final do trimestre, todos os que “chegarem” a Cidade Celestial ganham o porta-retrato sugerido nas página ???  .  
              Se desejar um mural mais bonito, pode-se usar figuras de bonecos com os nomes das crianças e usar uma base que permita movimentar as pegadas. A base pode ser papelão ou isopor encapado com feltro, ou placa de EVA ou ainda uma placa de metal (para usar com imã). Se usar o papelão ou isopor encapado com feltro, as pegadas devem ter pedaços de feltro ou velcro coladas atrás. Para a placa de EVA, usa-se pedacinhos de velcro coladas na placa e nas pegadas. Para a placa de metal, usa-se pedacinhos de imãs colados atrás das pegadas. Para fazer as linhas do gráfico, usar barbante ou fita adesiva.
Outra opção é fazer treze pares de pegadas indo na direção à Cidade Celestial e um boneco para cada criança. Nesse caso o mural deve ser grande (pode até ser uma parede inteira) e as pegadas devem ser de  tamanho proporcional ao mural. Também é preciso dar um bom espaço entre cada par de pegada. Ao criança que está presente e memorizou o verso, pode colocar sua pegada no sábado correspondente. Se não memorizou o verso, seu boneco deve ficar no espaço entre os dois sábados.  
Como tema para o trimestre sugerimos os cânticos: “Vou caminhando, sempre contente, pela estrada rumo ao Céu...”  e “Estou seguindo a Jesus Cristo, deste caminho eu não desisto.” Ambos os corinhos são bastante conhecidos e as crianças devem ser estimuladas a imaginar a viagem para o Céu, como uma decisão diária.




Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!