segunda-feira, março 28, 2011

Tesouros Infantis - 2o. Trimestre 2.011 - Lição 2

Três Anjos Brilhantes
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER o que é a tríplice mensagem angélica.
SENTIR –se responsável por transmitir a mensagem.
RESPONDER pregando a tríplice mensagem angélica.

VERSO PARA MEMORIZAR: Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. ” Apocalipse 14:12.

Nossa Crença: Cremos que a mensagem do Apocalipse 14:6-12 constitui a última “Verdade Presente” do plano da salvação. Iniciada no tempo determinado - em 1844 - exorta hoje todos os homens a guardar os Mandamentos de Deus, especialmente o Sábado, e os adverte contra a adoração de sistemas religiosos terrestres (besta), que exigem obediência por meio do Estado. O fim desta última mensagem de graça é preparar, de todos os povos, um povo que se encontre com Jesus na Sua segunda vinda e que seja guardado das pragas que cairão, como ira pura de Deus sobre a cristandade apostatada, ao terminar o tempo de graça (Apocalipse 15:8, 16).


RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando:  figura da lei de Deus; Conquistando a Atenção: bandeira do Brasil, figuras de navios (opcional); Lição: cenário com anjos, Bíblia, figura do santuário, mostrando o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo; Contando aos Outros: folhetos sobre o sábado para cada criança.

Sugestão de Cântico: Jesus Me Ama Tanto, Tanto, Tanto”

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:

Lição:
Opção A - Cenário para os anjos em flanelógrafo: (o mesmo cenário será usado na lição 4). Ampliar a figura de anjo (abaixo) para o tamanho que desejar (fazer três anjos), recortá-las. Colar gliter perolado nos anjos. Escrever um pedaço da mensagem de cada anjo em pedaços de cartolina, como se fossem plaquinhas. Colar feltro, areia, lixa ou entretela na parte de trás das figuras e das plaquinhas.



Opção B - Cenário para os anjos com objetos:  Usar um globo com o mapa mundi. Ou usar uma bola de isopor ou bola de plástico. Encapar a bola com papel azul e colar o desenho do mapa (a bola de isopor pode ser pintada com tinta plástica). Para os anjos: usar as dicas de como fazer os personagens (ver postagem Orientações para os Recursos Visuais) de maneira que os anjos fiquem em pé (ou usar os modelos abaixo). Fazer plaquinhas com um pedaço da mensagem de cada anjo. Colá-la em um suporte (caixinha, lata, garrafa, cone de papel cartão, etc.) para que fiquem em pé.








CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
             [Mostrar a bandeira do Brasil. Perguntar:] O que é isso que tenho aqui? A bandeira do Brasil. Vocês sabem para que serve a bandeira do Brasil? [Dar tempo para as respostas. Ajudá-los a responder.]  Entre outras coisas, a bandeira do Brasil, serve para identificar. Ela é um símbolo do Brasil. [Mostrar a figura dos navios.] Por exemplo, um navio brasileiro lá no mar se encontra com o navio de outro país. Como o capitão do navio de outro país pode saber que está vendo um navio brasileiro? [Dar tempo para as respostas]. Através da bandeira. Então, a bandeira é um símbolo do Brasil. Um símbolo é sempre algo que representa outra coisa (para alguém).
Quem olha essa bandeira, já sabe que ela representa o Brasil. Mas a própria bandeira tem outros símbolos: a cor verde da bandeira, significa a grande quantidade de florestas do Brasil; o azul, o lindo céu do nosso país; o amarelo, a grande quantidade de ouro que encontraram aqui. As estrelas significam os Estados do Brasil [mencionar alguns, se necessário].
Em profecia também é assim. Deus usa algumas figuras para lembrar outras coisas. Na lição de hoje estudaremos outra profecia da Bíblia.

REVISANDO:
Semana passada estudamos sobre uma profecia especial. Antes de estudarmos a profecia de hoje, quero saber se vocês realmente aprenderam a profecia dos 2.300 anos. Vou dar algumas ordens. Se o que eu falar for errado, não sigam minha ordem. Se for certo, façam como eu mandar.
A) Se os adivinhos e feiticeiros têm poder de saber o futuro, batam os pés. Se só Deus sabe o futuro, diga: “Glória a Deus”.
B) Se dá pra entender uma profecia de Deus, sem estudar a Bíblia, abram os braços. Se é preciso estudar muito, orar e ser humilde para entender a profecia de Deus, batam palmas.
C) Se a profecia dos 2.300 dias era para o tempo de Daniel, junte as mãos. Se era para perto do fim do mundo, dê um pulo.
D) Se cada dia da profecia era a mesma coisa que um ano, erga os polegares. Se os dias da profecia não tinham nada há ver com anos, abaixe os polegares.
E) Se o ano de 1844 era a data certa para terminar a profecia dos 2.300 anos, coloque as mãos na cabeça. Se não era a data certa, coloque as mãos no chão.
F) Se as pessoas acertaram o ano, mas erraram o acontecimento, coloque as mãos no rosto. Se as pessoas entenderam tudo certinho sobre a profecia, cruze as pernas.
G) Se Jesus voltou a esse mundo em 1844, cruze os braços. Se passou do Lugar Santo para o Lugar Santíssimo, no santuário celestial, abaixe a cabeça.
H) Se Jesus está olhando os livros do Céu agora, erga os braços para cima. Se Ele não está, coloque os braços para trás.
I) Se não precisamos confessar nossos pecados e pedir perdão a Deus, coloque as mãos nos olhos. Se precisamos nos arrepender, confessar e pedir perdão, junte as mãos como em oração.

APRESENTANDO A LIÇÃO:
 Às vezes um profeta está dormindo [Deitar o rosto sobre as mãos juntas] e Deus manda-lhe um sonho revelando alguma coisa do futuro. Outras vezes, o profeta está acordado e tem um sonho, mesmo assim. Nós chamamos isso de visão. Outras vezes, um anjo aparece para o profeta e explica ou mostra alguma coisa. Foi assim que os profetas souberam coisas sobre o futuro e escreveram na Bíblia.
 Mas existem pessoas que querem saber o futuro, só que não querem deixar seus pecados, nem estudar a Bíblia. Por isso, as profecias são feitas de um jeito que só quem estuda a Bíblia com muita atenção, um pouco aqui e um pouco ali [folhear uma Bíblia, como quem está procurando alguma coisa] pode entendê-las. Por exemplo, Deus poderia ter dito que Jesus ia passar do Lugar Santo para o Lugar Santíssimo do santuário do Céu em 1844 [Mostrar figura do santuário e apontar o Santo e o Santíssimo]. Isso é bem mais simples. Só que as pessoas não estudariam a Bíblia, com oração e humildade, para entender. Por isso, Ele mandou escrever as profecias de um jeito diferente. Assim, só os que realmente têm interesse vão entender.
Por exemplo: A Bíblia fala de 2.300 tardes e manhãs. Quem quer entender vai pensar: uma tarde e uma manhã quer dizer um dia. E o que significa um dia, em profecia? Então vai procurar na Bíblia e vai encontrar que, em profecia, um dia quer dizer um ano.
Na aula de hoje vamos falar de uma profecia com anjos. Desta vez o profeta foi João, o discípulo de Jesus. Deus mostrou para ele três anjos lindos e brilhantes voando pelo céu. A luz que saía deles era tão forte que iluminava a Terra inteirinha.
[Mostrar o primeiro anjo.] O primeiro anjo que ele viu estava com o evangelho eterno na mão para pregá-lo a todos os moradores da terra, de todos os povos, países e lugares do mundo. E ele disse com voz bem forte [Falar com voz forte ou pedir a um irmão de voz bonita que fale]: “Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.”
[Mostrar o segundo anjo.] Um outro anjo seguiu aquele e João o ouviu dizer [Falar com voz forte ou pedir a um irmão de voz bonita que fale]: “Caiu, caiu babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição.
[Mostrar o terceiro anjo.] O terceiro anjo falou, também com grande voz: “Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, também este beberá do vinho da ira de Deus... e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro...Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.”
João escreveu tudo que viu no livro de Apocalipse, aqui na Bíblia. [Mostrar a Bíblia]. E os filhos de Deus precisam estudá-la para entender o que significa tudo isso. Primeiro, é preciso entender o que significam os anjos. A Bíblia diz que os anjos são os mensageiros de Deus. Os anjos dessa visão tinham que dar uma mensagem ao mundo. Mas Jesus encarregou os cristãos de pregarem o evangelho e não os anjos. Então, entendemos que cada anjo dessas profecias são símbolo de um grupo de cristãos encarregado de dar a mensagem de Deus. Se lermos novamente a mensagem do primeiro anjo vamos descobrir o tempo em que ela deveria acontecer. [Mostrar  ou ler]. “Vinda é a hora do Seu juízo”.  Isso só poderia ser dito quando estivesse perto do fim do mundo, porque só nesse tempo seria verdade que o juízo de Deus tinha chegado.
Quando a Bíblia diz que o anjo estava voando pelo meio do Céu, ela está mostrando que essa mensagem seria dada com rapidez e que alcançaria uma grande parte do mundo. Perto do fim dos 2.300 anos, muitas pessoas estudaram aquele segredo e pensaram que Jesus ia voltar em poucos anos, como estudamos na lição anterior. Essas pessoas começaram a pregar isso por toda parte. E grande parte do mundo ouviu essa mensagem. Esse foi o primeiro anjo. [Mostrar o primeiro anjo e sua mensagem.]
Muitas igrejas rejeitaram a mensagem do primeiro anjo. Apesar dos irmãos mostrarem direitinho as contas da profecia dos 2.300 anos e outras coisas, os líderes das igrejas não só não aceitaram os pregadores da mensagem, como também expulsaram-nos das igrejas e não deixaram que ninguém mais ouvisse aquelas pregações.
Com isso, entendeu-se que, por rejeição da mensagem de Deus, aquelas igrejas haviam caído em grande pecado. Elas não quiseram a luz e ficaram nas trevas. Então, os irmãos pregaram a mensagem do segundo anjo: “Caiu, caiu a grande Babilônia!” [Mostrar o segundo anjo e sua mensagem.]
Depois do dia 22 de outubro, o fim dos 2.300 anos, os crentes que esperavam Jesus ficaram muito desapontados. Mas ao estudarem a Bíblia [mostrar a Bíblia] entenderam que Jesus não voltaria à terra no fim dos 2.300 anos, mas mudaria o tipo de trabalho que Ele fazia no santuário lá do Céu, passando do Lugar Santo, para o Lugar Santíssimo. Entenderam que no Lugar Santíssimo estão os Dez Mandamentos da Lei de Deus e que o quarto mandamento, que nos manda guardar o sábado, continua valendo do mesmo jeito que os outros. Estudando a Bíblia, descobriram que guardar o sábado é um sinal de lealdade a Deus. Então o sinal da besta, que o anjo fala, tem que ser o contrário do sinal de Deus. Um dia que Ele não mandou santificar: o domingo, que é um sinal de lealdade a quem mudou o dia de guarda do sábado para o domingo. Quando os castigos de Deus, que são as sete pragas, caírem sobre a terra, quem tiver o sinal de lealdade a Deus estará protegido e quem tiver o sinal de lealdade a quem mudou a Lei estará desprotegido.
Muitas pessoas guardam o domingo com sinceridade, pensando que este é o Dia do Senhor. Mas não há nenhum verso da Bíblia que diga isso. O sábado foi trocado pelo domingo pela Igreja Católica, mas Deus não autorizou ninguém a mudar Sua Santa Lei. Por isso, as pessoas que são sinceras, precisam ser avisadas para que não recebam as pragas. E os que não são sinceros, não poderão dizer que não foram avisados.
 Quando os crentes descobriram isso, começaram imediatamente a pregar e avisar o mundo do grande perigo de receber o sinal de lealdade a quem mudou a Lei. Essa é a mensagem do terceiro anjo. [Mostrar o terceiro anjo e sua mensagem]. E é o aviso mais importante a ser dado agora.

MEMORIZANDO:
             Depois de avisar o que vai acontecer com quem receber o sinal da besta, o terceiro anjo fala dos santos de Deus, que guardam os Seus mandamentos e a fé em Jesus.  Esse é um grupo que, pacientemente, sem desistir, obedece a todos os mandamento de Deus (inclusive o sábado) e obedece pela fé em Jesus, o Salvador. Eles sabem que Jesus, ao morrer na cruz, sofreu o castigo que eles mereciam e, pela fé, receberam-no como seu Salvador. Sabem também que só podem obedecer a Deus pelo poder de Jesus, que lhes dá um novo coração e uma nova vida.
Assim, nós vemos dois grupos no tempo da mensagem do terceiro anjo: os que recebem o sinal da besta e recebem as pragas e os que guardam os mandamentos de Deus e são protegidos das pragas. A qual grupo você quer pertencer? Espero que todos vocês estejam no grupo dos que guardam os mandamentos de Deus. E para não esquecermos disso, vamos memorizar a parte da mensagem que fala dos salvos. Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. ” Apocalipse 14:12. [Mostrar uma figura da Lei e recitar o verso com as crianças fazendo os seguintes gestos.]
Aqui está a paciência dos santos: indicadores apontando para baixo.
aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus: indicadores apontando para baixo, depois mãos abertas perto do rosto (mostrando os dez dedos, os dez mandamentos).
e a fé em Jesus: mãos juntas, como em oração, e cabeça erguida, olhando para o alto.
Apocalipse 14:12: mãos juntas, abrindo-se como um livro.

APLICANDO:
[Fazer um sinal na testa e na mão de uma boneca de plástico, com caneta hidrocor, que sai facilmente.]A Bíblia fala que o sinal da besta será colocado na testa e na mão. Mas este sinal não será um sinal visível, que dá para ver. [Apontar a testa.] Na testa, quer dizer que a pessoa está convencida que deve guardar o domingo. [Estender a mão.] Na mão, quer dizer que a pessoa, mesmo que não acredite que o dia de guarda é o domingo estende a mão, concorda em fazer isso, por medo ou por interesse. Quando as pragas de Deus caírem sobre a terra, só os que tiverem o sinal de Deus na testa escaparão.  Mas há milhões de pessoas que não sabem disso. Elas precisam ser avisadas. Deus não quer que ninguém se perca, não quer castigar ninguém. Ele quer salvar a todos. Mas, devemos lembrar que o anjo da profecia simboliza os cristãos que pregam a mensagem de Deus. Nós conhecemos a mensagem dos três anjos. Nós temos que transmiti-la às pessoas que não as conhecem, com muito amor. Se não fizermos isso, elas receberão o sinal da besta e Deus ficará descontente conosco.

CONTANDO AOS OUTROS:
Cada criança deve receber 10 folhetos sobre o sábado. Se quiser, dar um envelope com o desenho dos três anjos para que guardem os folhetos dentro. Combinar para que distribuam seus folhetos durante a semana. Ou juntar os pais e levar as crianças para distribuirem folhetos durante a tarde. Lembrar as crianças que o mundo precisa ser avisado para não receber o sinal da besta.
  

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!