segunda-feira, março 28, 2011

Tesouros Infantis - 2o. Trimestre 2.011 - Lição 3

Uma Novidade
Para Todos
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER  que a salvação é apenas pela graça e não pelas obras;
SENTIR  que depende inteiramente de Jesus para ser salva;
RESPONDER buscando a graça de Deus para ser uma nova criatura.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Vi descer do Céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória ”. Apocalipse 18:1.

Nossa Crença: Juntamente com o início do juízo investigativo em 1844, o ensino contido nas mensagens dos três anjos de Apocalipse 14:6-12 tornou-se a verdade presente, e tem sido pregada desde então. Todavia o efeito destas mensagens tem, em grande medida, perdido seu poder nas vidas dos que professam ser o povo de Deus, resultando num espírito de transigência com o mundanismo e mesmo apostasia, que de acordo com a Bíblia Sagrada se caracteriza pelo laodiceanismo. Desde que ninguém pode comunicar aquilo que não possui, a advertência final em Apocalipse 14:9-12 e  18:4 ao mundo não pode ser dada até que o conselho da testemunha verdadeira aos laodiceanos seja aceito, promovendo o reavivamento, arrependimento, reforma e poder. Esta obra preparatória precederá o derramamento especial do Espírito de Deus sobre os crentes, fazendo com  que a proclamação da mensagem se avolume em alto clamor, para que seja ouvido por todos antes que termine o tempo da graça. Esta obra simbolizada pelo quarto anjo de Apocalipse 18:1-4, tem como resultado um povo que guarda os mandamentos - 144.000 santos selados - e que estarão preparados para a segunda vinda de Cristo. Apocalipse 3:14-22, 18:1-4; 14:1-5; Ezequiel. 9:1-7.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Revisando: visual dos anjos, usado na lição anterior, sem as plaquinhas com os versos; Memorizando:  Bíblia, cenário usado na lição anterior, visuais com o verso; Conquistando a Atenção: espelho, tinta guache ou giz colorido para lousa, água, bacia e toalha de rosto; Lição: quatro anjos, planeta terra, lanterna, personagem em forma de luva (abaixo), manchas, figura de Jesus, figura de cigarro; Aplicando: bacia, lata com alguns furos, jarro com água, regador (opcional); Contando aos Outros: luvinhas de TNT para cada criança.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Memorizando:
Visuais do verso: Fazer 5 cópias da figura abaixo em cartolina. Colorir os anjos e enfeitá-los com gliter perolado. Escrever uma parte do verso em cada cartolina.


Lição:


Cenário: Usar o mesmo cenário da lição anterior, acrescentando mais um anjo, que deve ser feito bem maior que os outros.

Manchas do pecado: Recortar várias manchas em papel preto. Prender rolinhos de fita crepe atrás. Se preferir algo mais durável, colar pedacinhos de velcro na roupa e nas manchas. Mas para colar na figura de Jesus, deve-se usar os rolinhos de fita crepe.

Jesus: Ampliar a figura abaixo em cartolina e colocá-la em isopor.



Contando aos outros: Fazer uma luvinha em TNT para cada criança.

REVISANDO (até 10 minutos):
              Montar o visual da lição anterior, sem os versos. Chamar algumas crianças para responderem as perguntas e colocarem os visuais no lugar certo. Mostrar a figura de um anjo e perguntar: Em profecia,  qual o significado de um anjo? Um grupo de pessoas movimentando-se para pregar a mensagem de Deus. Em uma visão, quantos anjos João viu? [Três. Colocar os três anjos no visual.] Cada um deles tinha uma mensagem. [Mostrar os visuais com as palavras dos versos, chamar uma criança, ler os textos para ela e pedir que ela escolha qual deles é a mensagem do primeiro anjo. Ajudá-la se necessário. Chamar outras crianças para fazer o mesmo com as mensagens do segundo e terceiro anjo. Chamar outra criança para responder à próxima pergunta]  A mensagem do primeiro anjo representava João Batista pregando no deserto ou Guilherme Miller e outros pregando que a volta de Jesus estava perto.? [Chamar outra criança para responder à próxima pergunta] A mensagem do segundo anjo foi pregada quando as igrejas aceitaram a mensagem da volta de Jesus ou quando elas rejeitaram a mensagem da volta de Jesus? [Chamar outra criança para responder à próxima pergunta.] A mensagem do terceiro anjo foi pregado quando os irmãos descobriram que o sábado é o sinal de Deus ou quando descobriram que o sábado não é o sinal de Deus? [Chamar outra criança para responder à próxima pergunta.] Quem receber o sinal da besta vai ser salvo ou quem receber o sinal da besta vai receber as pragas? Concluir dizendo que espera que todos ali recebam o sinal de Deus.

MEMORIZANDO: [Usar o cenário da lição anterior. Mostrar o anjo maior descendo do Céu. Ligar uma lanterna sobre a figura da Terra, ao mencionar que ele iluminou a terra com a sua glória.Dizer:]A Bíblia diz que um outro anjo desceu do Céu e iluminou a terra com a sua glória. Anjo, em profecia, representa as pessoas que pregam a mensagem de Deus. Iluminar a terra, quer dizer mostrar a Palavra de Deus, Jesus, que é a verdadeira luz.  Então, esse anjo representa o povo que prega a mensagem de Deus, antes da volta de Jesus, e que ilumina, espalha, a mensagem por toda a terra. Esse verso deve ser memorizado para sempre lembrarmos de nossa missão. [Ler o verso na Bíblia.]
“Vi descer do Céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória ”. Apocalipse 18:1. Colocar os visuais do verso na parede ou flanelógrafo. Recitar três vezes com as crianças. Chamar uma criança para fazer o anjo maior “descer” do Céu, enquanto recita a primeira parte do verso (até “grande poder”). Outra criança deve recitar o restante do verso, enquanto “ilumina” a terra com a lanterna. Todas as crianças devem recitar a referência. Repetir o processo ocultando uma parte do visual com o verso. Repetir outra vez até esconder todas as partes e as crianças tiverem memorizado tudo.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
Ter o rosto sujo com giz colorido. Conversar com as crianças normalmente. Se as crianças não falarem nada sobre a sujeira no rosto, um adulto deve falar. Mostrar-se admirado(a) e negar, dizendo que o rosto está limpo. Então o ajudante mostra um espelho. Mostrar-se surpreso(a) e tentar limpar a sujeira usando o espelho. Então o ajudante trás um pouco de água numa bacia. Lavar-se usar o espelho para ver se está tudo limpo. Enquanto seca o rosto, dizer: Não consegui limpar o rosto usando um espelho. Hoje vamos mencionar outro espelho que também não limpa nada.
                                                                                                                                                            
APRESENTANDO A LIÇÃO:
Na lição anterior falamos dos três anjos e suas mensagens. A Bíblia também fala de outro anjo, muito brilhante que, quando apareceu, iluminou toda a terra com a glória dele. [Aproximar o anjo da terra e acender uma lanterna sobre ela.] Lembrem-se que  anjo, em profecia simboliza um movimento de pessoas levando a mensagem de Deus. Hoje vamos falar do começo da luz desse anjo. Ou melhor, como a mensagem desse anjo começou a ser pregada. Tudo aconteceu assim:
A mensagem dos três anjos foi levadas a muitos lugares pelos crentes que a entenderam. No entanto, com o tempo algumas coisas ruins aconteceram. Uma delas é que muitos crentes começaram a se envolver tanto com as coisas do mundo que perderam o ânimo de pregar. Era como se ao invés de falarem assim [Fazer uma voz bem forte e solene]: “Temei a Deus e dai-lhe glória.” Eles pregassem assim [falar bem baixinho]: “Temei a Deus e dai-lhe glória”. Desse jeito ninguém ouvia, nem prestava atenção à mensagem! Essa mensagem precisava ficar forte outra vez.
Na época em que as pessoas que deveriam pregar a mensagem dos três anjos deixaram de fazer seu trabalho como deveria, aconteceu mais um erro que atrapalhou muita gente. Como a mensagem dos anjos incentivava à obediência a Deus a grande maioria dos pregadores falava só sobre a Lei  e esqueceram que a salvação vem por acreditar em Jesus como Salvador.
O que acontecia: o pregador falava para as pessoas que se não obedecessem à Lei de Deus estariam perdidas. Isso é verdade, porque o Céu não é um lugar para os que desejam viver desobedecendo. Mas ele não falava sobre o perdão de Deus para os nossos pecados e o poder que Ele dá para nos tornar obedientes. Então as pessoas, ouvindo a pregação, ficavam com muito medo e tentavam obedecer a Lei. Mas toda hora  acabavam desobedecendo e isso as deixava muito tristes. Elas acabavam achando que estavam perdidas porque não conseguiam obedecer.
Deus não queria isso. Ele queria que a mensagem dos três anjos fosse dada com muita força, levando as pessoas até Jesus. Então, numa reunião onde estava muitos pregadores, Ele enviou dois homens para mostrarem que aquilo estava errado e assim, além de corrigir o erro, darem força outra vez à mensagem dos três anjos. Eles se chamavam Jones e Wagonner. Usando a Bíblia, eles ensinaram assim:
[Mostrar a luva com as manchas.] Todos já nascemos pecadores, sujos pelos pecados. Enquanto estamos crescendo continuamos pecando. O Céu é um lugar puro e santo. Com essa sujeira toda de pecado ninguém pode entrar lá. Na verdade, a maioria das pessoas nem sabe que está sujo pelo pecado. Quando essa pessoa vê a Lei de Deus, percebe que está todo sujo. [Mostrar o espelho da Lei].  Fica muito triste, sentindo-se mal. Só que, do mesmo jeito que o espelho mostra a sujeira mas não limpa a sujeira,  a Lei mostra o pecado, mas não limpa nada. A pessoa continua suja pelo pecado.
Então essa pessoa ouve uma pregação dizendo que se ela não obedecer a Lei vai morrer e não poderá morar no Céu. Ela deseja escapar da morte e ir morar no Céu. E agora? O que fazer? Ela pode pensar: “Vou ser bem bonzinho agora. Não vou mais desobedecer a Lei de Deus.” Mas, olhem para esse boneco. Ele continua sujo por duas razões. Além da Lei não limpar nada, ele não consegue obedecer e fica cada vez mais sujo. [Colocar mais manchas.] Toda hora ele desobedece, por mais que tente. Isso trás muita tristeza e a pessoa pensa que não tem solução para ela. [Baixar a cabeça do personagem, como quem está triste.] Que problema, não é mesmo?
O que essa pessoa precisa saber é que o castigo para o pecado foi cobrado em Jesus. Ele não tinha nenhum pecado. Era limpinho. [Mostrar a figura de Jesus]. Mas Ele levou sobre si o castigo pela sujeira do pecado de todas as pessoas. [Colocar as manchas do personagem sobre a figura de Jesus] Então, quem acredita que Jesus morreu em seu lugar e o recebe como seu salvador é perdoado de todos os seus pecados e diante de Deus é como se nunca tivesse pecado. [Mostrar o boneco limpinho.] Isso é um presente de Deus, de graça. Não custou nada para nós! Quando isso acontece, Deus não apenas limpa a pessoa da sujeira do pecado, como a transforma em uma pessoa diferente, gostando de fazer o que é certo e não gostando de fazer o que é errado. Além disso, se a pessoa que recebeu a Jesus continuar orando [juntar as mãos do personagem, como em oração], estudando a Bíblia [Colocar o personagem perto de uma Bíblia aberta, como se estivesse lendo-a], sendo humilde com Deus e fugindo do mal [fazer o personagem fugir de uma figura de cigarro ou outra coisa que represente pecado]; ela terá poder para vencer as tentações e não se sujará mais. Bom isso, não é?
Mas, e se essa pessoa deixar de orar e não prestar atenção, Satanás virá com uma tentação [mostrar, por exemplo, um CD de música mundana] e ela vai acabar pecando. Que triste! [Colocar uma mancha nela de novo.] Mas, ela ainda pode vir a Jesus em oração [juntar as mãos do personagem, como em oração], confessar seu pecado, pedir perdão e Jesus vai perdoá-la na hora. Ela deve então voltar a vigiar e orar para não cair em tentação. Cada vez que ela resiste fica mais forte, [flexionar os braços do personagem, como quem mostra que é forte] mais forte, mais forte, e consegue vencer as tentações cada vez mais. Assim vai ficando mais parecida com Jesus. Mas sempre vai precisar da força de Deus. Ela nunca vai conseguir obedecer sem o poder dEle.
Essa mensagem, pregada pelos irmãos Jones e Waggoner, era o começo da luz daquele poderoso anjo que falamos no começo. Era uma mensagem de amor de Deus para salvar os pecadores.
Quando Jones e Wagoner terminaram de explicar essas coisas, várias pessoas agradeceram, ficando aliviadas por entenderam como realmente poderiam ser salvas. Mas a maioria dos líderes não aceitou a mensagem e houve uma grande discussão entre os dois grupos. Um grupo dizia: “É só pela Lei” e outro “É só pela graça”. Foi um grande problema. E a maioria dos líderes não aceitou aquela mensagem. Deus estava querendo salvar o povo, mas eles rejeitaram Seus mensageiros. Que pena! Deus afastou-se daqueles que rejeitaram Sua mensagem de salvação e eles se tornaram muito fracos e foram vencidos por muitas tentações, tornando-se quase completamente mundanos.
Assim, Deus chamou outras pessoas para levarem a mensagem dos três anjos com muita coragem. Essas pessoas representam o anjo glorioso, que iluminou a terra com a sua glória. E logo chegará a hora em que a mensagem será dada com tanta força que vai parecer um grito bem alto. E todas as pessoas do mundo ouvirão a mensagem de Deus.

APLICANDO:
[Colocar um CD de cânticos infantis tocando bem baixinho. Depois, aumentar o volume aos poucos até que todos estejam ouvindo bem. Dizer:] Quando as pessoas que têm conhecimento da verdade estão desanimadas, ninguém ouve a mensagem de Deus. Deus quer que sua mensagem seja pregada com bastante poder.
Quando Jesus mandou o Espírito Santo sobre os discípulos, eles ficaram tão cheios de poder e conseguiram pregar o evangelho com tanto ânimo, que foram por toda parte e converteram milhares de pessoas. Foi fantástico! Mas a quantidade do Espírito Santo que os discípulos receberam foi comparada com uma chuva fina. [Sobre uma bacia, derramar um pouco de água pela lata com poucos furos.] E eles conseguiram tanta coisa!
Imaginem que, agora, para dar a mensagem dos três anjos com bastante força, Deus prometeu derramar o Espírito Santo assim [Derramar, sobre a bacia, bastante água usando um regador ou mesmo um jarro] . Quem receber o Espírito Santo desse jeito vai pregar o evangelho com muita coragem. Também terá poder para curar os doentes e fazer milagres grandiosos. A mensagem dos três anjos será pregada com tanto ânimo que o mundo inteiro vai ser avisado.
Mesmo as crianças receberão o poder do Espírito Santo. Vocês estão aqui porque Deus quer que sejam vocês as crianças que receberão o Espírito Santo. Mas Deus não vai derramar o Espírito Santo sobre as crianças e adultos que não estiverem preparados. Quando chegar a hora, Deus vai procurar aquelas crianças e aqueles adultos que pediram perdão pelos seus pecados, receberam a Jesus como Salvador, oraram e vigiaram para não cair em tentação. Se você quer ser uma dessas crianças, aproveite agora. [Convidar as crianças para orarem, pedindo perdão a Deus e forças para vencer as tentações  para assim, receberem o Espírito Santo.] 

CONTANDO AOS OUTROS: 
Entregar as luvinhas e os rostinhos para as crianças. Deixar que elas brinquem com as luvas em duplas, treinando, uma de cada vez, como contar o que aprenderam na lição de hoje usando as luvas.
 
  


Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!