segunda-feira, março 28, 2011

Tesouros Infantis - 2o. Trimestre 2.011 - Lição 1

O Segredo Que
O Anjo Contou
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER a que se refere a profecia das 2.300 tardes e manhãs e sua aplicação atual;
SENTIR necessidade de estar preparado para o julgamento de Deus.
RESPONDER confessando seus pecados e vigiando.

VERSO PARA MEMORIZAR:  “Eu te farei saber o que há de acontecer.” Daniel 8:19.

Nossa Crença: O futuro do mundo nos é revelado na Bíblia, mediante a profecia. Em realidade, a profecia é a história antecipada. O maior período profético da Bíblia, os dois mil e trezentos dias ou anos de Daniel 8:14, findou no ano de 1844, quando teve início o importantíssimo evento referido na Bíblia como purificação do santuário - um período de juízo investigativo. É neste período que estamos vivendo. O termo juízo investigativo se refere à obra de examinar os registros, mantidos pelos anjos celestiais, de todos os atos dos que professaram ser filhos de Deus. O resultado desta investigação determinará quem estará qualificado para ir ao céu. Ecl. 12:14; Daniel 7:9,10; Ap. 14:6,7.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: caixa com formato de Bíblia; Lição: mural com o gráfico das 2.300 tardes e manhãs (usar figuras postadas com o gráfico), folha de papel, caixinha com tampa, figura do planeta terra; material dourado; Aplicando: pequenos brindes (adesivos, balões, etc.); Contando aos Outros: miniatura da Bíblia com o verso para memorizar.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:

Memorizando: Escolher uma caixa retangular não muito grossa (como as caixas de sabão em pó). Encapar as laterais mais estreitas com cartolina dourada, para fazer o miolo da Bíblia. Cortar a capa em EVA ou cartolina preta, um pouco maior que o tamanho da Bíblia. Colar a capa e escrever BÍBLIA, com letras douradas.

Lição:
Painel: Fazer uma linha do tempo em uma base macia como isopor ou EVA. O início da linha do tempo deve ser 606 a.C, quando Jerusalém foi tomada por Babilônia. Além de 457 a. C, colocar algumas outras datas importantes na linha do tempo, como: o nascimento e morte de Jesus, as viagens de Paulo, etc. Assinale esses lugares com figuras. Perto do fim da linha do tempo, colocar a data de 1844 e deixar um pequeno espaço até o final.
Medir a distância entre 457 a.C até 1844 com um barbante. Cortar o barbante um pouco maior que esta distância e amarrar um alfinete de cabeça colorida ou um percevejo em cada ponta do barbante. Se quiser incrementar, pode-se colocar 23 contas ou miçangas grandes no barbante, para representar os 23 séculos, mas isso é opcional. À medida em que for contando a história, vá colocando as figuras na linha do tempo. O barbante deve ser colocado quando mencionar o começo e o fim dos 2.300 anos. Desta forma as crianças poderão ter uma noção do tempo que passou.










Material dourado: Cortar um quadrado de 10 x 10 cm em EVA ou papel cartão. Com a ajuda de uma régua, marcar cada centímetro, de cada lado, e uni-los com linhas. Assim, serão formados 100 quadradinhos. Cortar uma tira de 10 x 1 cm e marcar cada centímetro com uma linha, formando 10 quadradinhos. Fazer 10 barrinhas dessa. Recortar um quadrado de 1 x 1 cm (ver figura ao lado). Fazer 10 quadradinhos. Esse material é muito usado nas séries iniciais do Ensino Fundamental I e pode ser encontrado pronto em EVA ou madeira. Para fazer os 2.300 anos, pode-se riscar apenas um quadrado com cem quadradinhos, para mostrá-lo para as crianças. Os outros vinte e dois séculos podem apenas ser quadrados de 10 x 10 cm, sem riscar quadradinho por quadradinho.


Contando aos Outros: Fazer uma caixinha do mesmo modelo que a usada em “Memorizando”, mas em tamanho menor (pode-se usar caixa de fósforo). Escrever várias vezes o verso para memorizar em uma folha, recortar e colar, na parte de trás.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
                   Pedir que as crianças façam um círculo para brincar de telefone-sem-fio. Falar alguma coisa como: “O anjo contou um segredo muito importante” ao ouvido de uma das crianças que deve repetir baixinho, ao ouvido da criança que estiver à sua direita e assim por diante. Não é permitido falar duas vezes a frase para a mesma criança. Ela deverá repetir o que houver entendido. A última criança a ouvir a frase deve recitá-la em voz alta, para que todos ouçam-na e então a frase final deve ser comparada com a frase inicial.Perguntar: Houve alguma mudança na frase que foi dita no início? Por quê? Dar tempo para que respondam. Muitos segredos são contados de um jeito e espalhados por aí de outro jeito. Hoje vamos falar de um segredo que foi contado há centenas de anos atrás, mas que está escrito do jeitinho que foi falado. 

MEMORIZANDO:
Muita gente gostaria de saber o que vai acontecer com o mundo no futuro. [Fazer expressão de ansiedade e preocupação.] Será que o mundo vai acabar? Se vai acabar, como será que isso vai acontecer?  Cientistas, feiticeiros, adivinhos, ficam imaginando coisas, mas nenhum deles tem certeza de nada porque só Deus conhece o futuro. E Ele revelou tudo que precisamos saber sobre o futuro aqui [mostrar a Bíblia], na Bíblia, através das profecias.  Ele mostrou o futuro para um profeta, que escreveu tudo e, desta forma, todos que lerem e estudarem as profecias podem saber como será o futuro e preparar-se para o que vai acontecer.
Então, para saber o que vai acontecer com o mundo, basta estudar a Bíblia, principalmente as profecias, com oração e humildade. Foi o que Deus falou em Daniel 8:19. Vejam [ler o verso na Bíblia]. “Eu te farei saber o que há de acontecer.” Daniel 8:19. Que bom que nosso Deus quis nos mostrar o futuro. Vamos memorizar esse verso? [Fazer um círculo com as crianças.Recitar o verso por três vezes com todas. Dar uma caixa com formato de Bíblia para uma delas. Uma pessoa deve ficar de costas para o grupo. Enquanto todos recitam o verso, a caixa deve ser passada de mão em mão. De vez em quando, a pessoa que está de costas deve interromper a recitação batendo palmas. Quem estiver com a caixa na mão deve completar o que está faltando falar do verso ou recitá-lo inteiro. Repetir o processo até que o verso tenha sido memorizado.]

APRESENTANDO A LIÇÃO:
Hoje vamos estudar uma profecia muito importante que está na Bíblia. [Abrir a Bíblia em Daniel]. Nas profecias, Deus não explica de um jeito muito fácil tudo que vai acontecer. Ele quer que apenas as pessoas sinceras, que se interessem mesmo em aprender, entendam as profecias. Por isso, Ele deu as profecias de um jeito que as pessoas precisam estudar bem a Bíblia para entenderem. Não é qualquer curioso que  entende. É preciso mais que curiosidade. Vejam esta profecia:
Daniel era um profeta de Deus. Um dia ele teve uma visão. Visão é como ter um sonho, mas a pessoa está acordada. Nessa visão, Daniel ouviu e viu muita coisa estranha. Mas a parte que mais o deixou intrigado foi a que o anjo disse [fazer uma entonação de voz diferente]: “Até 2.300 tardes e manhãs e o santuário será purificado”. [Colocar o número 2.300 no flanelógrafo ou mural]. Quando terminou a visão Daniel pediu a Deus que lhe explicasse o que significava o que ele tinha visto. Então, o anjo Gabriel apareceu a ele, explicou algumas coisas sobre a visão e disse que Daniel não precisava entender aquela parte da profecia das 2.300 tardes, porque aconteceria muito tempo depois dele, perto do fim do mundo. O anjo mandou Daniel escrever a visão, mas ela seria um segredo até que chegasse o tempo das pessoas entenderem o significado dela. É como se a visão tivesse que ficar guardadinha durante muito tempo. [Dobrar a folha de papel e guardá-la na caixinha.]
E foi assim que aconteceu. Durante muito tempo as pessoas liam aquela parte do livro de Daniel, na Bíblia [mostrar o livro de Daniel] e não conseguiam entender nada. Realmente era um segredo. E o segredo ficou guardado até que chegamos perto de 1833 e algumas pessoas começaram a estudá-lo. [Espetar o primeiro alfinete neste ano da linha do tempo e tirar o papel de dentro da caixinha]. Essas pessoas descobriram uma coisa muito importante: 2.300 tardes e manhãs são a mesma coisa que 2.300 anos. Vamos tentar imaginar 2.300 anos.
[Perguntar a idade de alguns alunos. Dizer:] No dia do seu aniversário seus pais dão parabéns para vocês. Para receber os parabéns pelo aniversário de novo tem que passar mais um ano. Vamos imaginar que um ano de vida é esse quadradinho aqui. [Mostrar um quadradinho do material dourado.] Quando você completar dez anos terá dez quadradinhos. [Mostrar a barra com dez quadradinhos e contar os quadradinhos dela, se achar necessário]. Talvez os pais de vocês estejam com a idade entre 20, 30 ou 40 anos. [Mostrar 2, 3 ou 4 barrinhas de 10 quadradinhos]. Às vezes conhecemos um vovozinho que vive muitos anos. Ele pode ter 80 ou 90 anos. [Mostrar oito ou nove barrinhas]. É muito difícil, mas algumas pessoas chegam a ter 100 anos! Dez barrinhas destas. [Mostrar o quadrado, contendo 10 barrinhas]. Mil anos são dez vezes 100 anos. [Mostrar 10 quadrados com as centenas]. 2.300 anos são 23 vezes 100 anos. [Se possível, colocar os 23 quadrados de centenas sobre a mesa]. É muito, muito tempo, não é mesmo? Foi por isso que o anjo falou para Daniel não se preocupar com aquela parte da profecia: ia demorar muito para ela acontecer.
As pessoas que leram essa profecia perto de 1833, entenderam que algo muito importante ia acontecer no final daqueles 2.300 anos. O anjo disse que no final desse tempo o santuário seria purificado. Mas que santuário era esse? O santuário que existia na tempo de Jesus não podia ser, porque tinha sido destruído muito tempo antes. Então, eles pensaram que o santuário que o anjo estava falando  seria o planeta terra. [Mostrar a figura do planeta terra]. E que a terra seria purificada, limpa do pecado com a volta de Jesus. Dessa forma, eles entenderam que quando os 2.300 anos acabassem, Jesus voltaria a esta Terra para levar os salvos ao Céu e destruir o pecado, purificando a terra. 
Eles ficaram emocionados. Para descobrir quando Jesus voltaria, eles só precisavam descobrir quando os 2.300 anos começavam! [Mostrar a linha do tempo e apontar para o ano de 1833.] Lendo a Bíblia, descobriram que a contagem dos 2.300 anos começavam 457 anos antes de Jesus nascer. Então, somaram mais 2.300 anos e sabem onde deu? [Esticar o cordão e espetar o alfinete no ano de 1844]. No ano de 1844! Quando descobriram isso as pessoas ficaram muito admiradas. Jesus ia voltar em mais ou menos dez anos! Guilherme Muller e outros começaram a pregar sobre isso nas igrejas e muitas pessoas acreditaram e começaram a pregar para outros e logo muita gente estava se preparando para a volta de Jesus.
Os anos se passaram e cada vez mais pessoas se convenciam que Jesus voltaria em 22 de outubro de 1844. E começaram a se preparar para isso. Elas tentavam se lembrar das coisas erradas que tinham feito para tentar arrumar tudo antes de Jesus voltar. Se alguém estava devendo algum dinheiro, dava um jeito de pagar rapidinho; se estava de mal de alguém, corria para fazer as pazes. Procuravam não mentir, nem brigar mais e alguns até venderam suas coisas, pensando que não precisariam mais delas. Mas muitas outras pessoas não acreditavam e zombavam das que acreditavam. As pessoas que acreditavam foram chamadas de adventistas, ou seja, esperavam o advento, a vinda, de Jesus.
Quando amanheceu o dia 22 de outubro, milhares de pessoas acordaram animadas, pensando que Jesus chegaria rapidinho. Algumas crianças que tinham perdido seus pais, achavam que logo Jesus chegaria para ressuscitá-los. Mas o dia foi passando, passando e Jesus não aparecia. Os filhinhos perguntavam [fazer vós infantil]: “Mamãe, que horas Jesus vai chegar?” E as mamães diziam: “Tenham paciência. Já, já, ele chega.” Mas o dia passou, a noite chegou e Jesus não voltou. E os adventistas ficaram muito decepcionados. Passaram horas chorando de tristeza. Os zombadores apareceram e caçoaram muito dos adventistas. A maioria desanimou completamente.
Mas, um pequeno grupo não desanimou. Apesar de estarem muito tristes, eles não deixaram de acreditar na Bíblia, nem nas profecias. Eles pensavam: “ A Bíblia não falha. Se alguma coisa deuerrado é porque nós entendemos errado.” Então, eles se reuniram para orar e estudar a Bíblia, suplicando a Deus que mostrasse onde eles tinham errado.
Um irmão, chamado Hiran Edson, e um amigo, depois de orarem, atravessaram uma plantação de milho para irem à casa de alguns amigos. Eles iam estudar a Bíblia e tentar entender o segredo daquela profecia. De repente, no meio do milharal, o irmão Edson teve uma visão. Ele viu o santuário lá do Céu e Jesus saindo do lugar santo para o lugar santíssimo. [Mostrar figura de Jesus no santuário]. No lugar santíssimo, o irmão Hiran Edson viu a arca de Deus e dentro dela as tábuas da Lei, com os dez mandamentos, com uma luz brilhante sobre o quarto mandamento. [Mostrar a Lei de Deus e apontar para o quarto mandamento].
Aquela visão mostrou ao irmão Hiran Edson que eles haviam entendido mal a profecia dos 2.300 anos. Na verdade, a contagem estava certa, mas o acontecimento estava errado. Jesus não ia voltar naquela data. [Mostrar figura do santuário, com os dois compartimentos.] Ele ia passar do Lugar Santo, no santuário do Céu, para o Lugar Santíssimo e começar um outro trabalho.Lembram-se que o santuário da terra era uma miniatura do santuário do Céu? O sacerdote entrava no Lugar Santo todos os dias e, perto de terminar as festas anuais, ele entrava no Lugar Santíssimo. Isso representava que Jesus, ao voltar para o Céu depois da sua ressurreição faria um tipo de trabalho por nós diante de Deus e que depois, perto do fim do mundo, Ele faria outro tipo de trabalho.
O irmão Hiran Edson ficou muito feliz quando entendeu isso e contou tudo a seus irmãos que estavam orando em casa. Eles continuaram a estudar a Bíblia e a orar para tentarem entender o que Jesus estava começando a fazer no Lugar Santíssimo. Eles descobriram que Ele está investigando cada pessoa que tem seu nome escrito no livro do Céu, para ver se ela estará salva ou perdida quando Ele voltar. [Mostrar o caderno dourado fazer como quem está escrevendo ou apagando algo, conforme a sequência a seguir.]  É mais ou menos assim: quando uma pessoa aceita a Jesus como seu salvador, seu nome é escrito no Livro da Vida e todos os seus pecados são perdoados. Mas, se ela cometer pecados outra vez, o anjo relator escreve estes pecados ao lado do nome daquela pessoa. Se ela se arrepender e pedir perdão, fica escrito ao lado de seu nome: PERDOADO. Se não se arrepender e pedir perdão, o pecado continua ali. Quando chegar a vez de Jesus verificar aquela pessoa, se todos os pecados tiverem a palavra PERDOADO, ele vai apagar os pecados e a pessoa estará salva. Mas, se a pessoa não tiver se arrependido, Jesus vai apagar seu nome do livro da vida e ela estará perdida.
Quando os irmãos descobriram isso, ficaram muito impressionados e não ficaram mais tristes com o que tinha acontecido.

APLICANDO:
Tenho aqui um presentinho. Vamos combinar uma coisa. Vou sair da sala. Vocês vão ficar cantando um corinho. Quando eu voltar, vou dar esse presentinho para todos os que estiverem cantado direitinho, sem bagunçar ou se distrair. Mas, atenção: eu posso demorar um pouco ou voltar rapidinho. Por isso, vocês precisam estar sempre atentos. [Sair da sala, enquanto um ajudante ajuda os alunos a cantarem uma música que eles conheçam. Voltar alguns instantes depois e verificar quem estava cantando e quem estava distraído. Entregar o presente para os que cumpriram as condições do acordo. Depois, explicar:] Para receber o presentinho vocês precisaram ficar atentos porque vocês não sabiam quando eu chegaria. Nós não sabemos quando Jesus vai verificar nosso nome lá no Céu. Por isso, precisamos confessar nossos pecados todos os dias, pedindo perdão a Deus por eles e ajuda para não pecarmos mais. Se não fizermos isso,  poderemos perder a vida eterna.  Temos que estar atentos o tempo todo. Assim, quando vier uma tentação lembre-se que Jesus pode estar passando por seu nome naquele momento e é melhor resistir. Ore a Deus e peça forças para isso. Com certeza, Ele atenderá sua oração e mandará muitos anjinhos para ajudá-lo a não pecar. Mas, se pecar, confesse imediatamente e peça perdão. Jesus ainda está lá no Céu para ajudá-lo...

CONTANDO AOS OUTROS: 
Dar a caixinha pronta ou semi-pronta, deixando que as crianças colem o verso para memorizar nas caixas. Enquanto trabalham, explicar que a Bíblia é o meio que Deus usa para nos mostrar o que precisamos saber sobre o futuro. Incentivá-las a usar a Bíblia e o verso para contarem o que aprenderam na lição.
  

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!