segunda-feira, março 28, 2011

Tesouros Infantis - 2o. Trimestre 2.011 - Lição 4

Profetas a Serviço de Deus
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER  que dom profético é uma característica da Igreja Remanescente;
SENTIR  confiança nos conselhos do Espírito de Profecia e desejo de conhecê-los melhor;
RESPONDER fazendo uso dos livros do Espírito de Profecia e identificando a Igreja de Deus.
VERSO PARA MEMORIZAR: Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis.” 2 Crônicas 20:20.

Nossa Crença: O Dom da profecia foi dado à igreja de Cristo como guia, encorajamento e sinal de identificação verdadeira. Em harmonia com a promessa de Atos 2:14-21, o Dom de profecia foi restaurado nestes últimos dias, e de modo especial revelado através da pessoa de Ellen G. White. Seus escritos são reconhecidos por nós, não como um acréscimo à Bíblia ou em sua substituição, mas como orientação inspirada e designada a reconduzir-nos à Bíblia. A Bíblia, pormenorizada e tornada mais compreensível pelos escritos de Ellen White, é a nossa única base de Fé e prática. Neemias 12:6; II Coríntios 20:20; Oséias 12:13; amos 3:7; Efésios 4:8-11; I Tessalonicenses 5:20,21.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: Bíblia, visuais sugeridos; Conquistando a Atenção:  fita crepe ou giz, plaquinhas e  figuras sugeridas na atividade; Lição: cenário do caminho da salvação e da perdição, personagens; Revisando: figura de anjo, lanterna; Aplicando: livros do Espírito de Profecia, cópias da atividade proposta para cada criança, cola, sagu; Contando aos Outros:  cópia em cartolina da figura usada como molde em Memorizando para cada criança, lápis de cor.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
  
Memorizando: Usar as figuras abaixo como molde para cortar cinco pipas em papel cartão ou EVA. Escrever uma parte do verso em cada uma das pipas. Pode-se colocar uma pequena rabiola em cada uma. Se usar EVA, deve-se escrever usando caneta permanente.



 Lição:
Cenário:  Em uma placa de isopor, desenhar dois caminhos paralelos até uma parte. Depois um deles deve se desviar para um dos lados. Esse é o caminho da desobediência, do pecado e da destruição. Colocar a placa sobre uma mesa, bem rente à lateral dela. Prender uma lata ou caixa na beira da mesa, com a borda na mesma altura do tampo da mesa (ver figura ao lado). O final do caminho da desobediência deve coincidir com a borda da lata ou caixa. No final do outro caminho, colocar uma figura do Céu, ou uma casinha dourada. Opcional: Recortar de catálogos de venda ou de panfletos, figuras de coisas mundanas que atraem as pessoas: CDs de filmes e joguinhos ruins, bebidas, cigarro, CDs de música mundana, etc. Colar essas figuras ao longo do caminho do mal. No caminho do bem, colar figuras dos dez mandamentos, família feliz, Bíblia, igreja, natureza, etc.



Personagens: Ver postagem Orientações para os Recursos Visuaise escolher a que considerar mais adequada para sua realidade. Se usar as silhuetas, poderá espetá-las no isopor. Se usar as caixinhas, copos ou frascos vazios de iogurte, as figuras ficarão em pé sobre o cenário. Cuidar para que as figuras fiquem proporcionais ao tamanho dos caminhos. Fazer uma figura ou boneco para cada personagem citado na lição. Para fazer os antediluvianos e os israelitas, usar as figuras abaixo coladas em um dos suportes sugeridos em Orientações para os Recursos Visuais. Para fazer os cristãos, pode-se usar várias silhuetas ou caixinhas ou prendedores. O personagem do falso profeta deve ter uma expressão de mau.



REVISANDO:
             Colocar as crianças em um círculo. Passar uma figura de anjo entre elas enquanto cantam uma música. Ficar de costas e virar-se repentinamente. Quem estiver com a figura do anjo deve responder a uma pergunta. Se acertar, será iluminado pela “glória” do anjo (ligar a lanterna sobre ela). Mostre os visuais usados na lição anterior e adapte as perguntas à idade de suas crianças.

Escolha a resposta certa:
1. Depois que a mensagem dos três anjos foi levada a muitos lugares, com o passar do tempo ela foi pregada com mais força ou menos força?
2. Os pregadores falavam sobre o perdão de Jesus ou só sobre a Lei?
3. As pessoas que ouviam que deviam obedecer a Lei e não ouviam sobre o perdão de Jesus, conseguiam obedecer?
4.  Os dois pregadores que Deus enviou falaram que Jesus morreu em nosso lugar ou que não precisamos de Jesus para ir ao Céu?
5. Jesus foi castigado porque era um pecador ou para levar o castigo no lugar dos pecadores?
6. Quem pede perdão a Deus  fica limpo do pecado ou continua sujo pelo pecado?
7. Se pecarmos, somos perdoados se formos à igreja ou precisamos confessar os pecados a Deus e pedir perdão?
8. Para ficarmos fortes e resistirmos à tentação precisamos orar, estudar a Bíblia e falar de Jesus ou basta dar uma boa oferta na igreja?
9. Para darmos a mensagem dos três anjos com bastante força, Deus vai enviar um pouquinho do Espírito Santo ou muito, muito, muito do Espírito Santo?
 
CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
Usando giz de cera ou fita crepe, desenhar um trajeto no chão da sala, com pelo menos três bifurcações. Fazer uma plaquinha com a palavra PRECIPÍCIO, outra com a palavra PÂNTANO e outra com a palavra MONTANHA e deixá-las guardadas em um local de fácil acesso. Fazer algumas marcas no caminho (círculos, quadrados, retângulos). Essas marcas representam perigos (animal feroz, bandidos, etc.) mas as crianças não devem saber disso. Dizer:  Algumas pessoas gostam de passear pelas matas, fazendo trilha. Mas é muito perigoso fazer isso sem a ajuda de um guia bem experiente. Você pode pegar o caminho errado e se perder. Pode cair em um precipício ou um pântano. Pode passar por um lugar com bandidos.  Convidar uma criança para escolher um dos trajetos. Dizer que um dos trajetos leva até uma linda montanha. Os outros são caminhos perigosos que ela deve evitar. Ela deve tentar chegar a uma linda montanha, mas não deve saber qual das bifurcações leva até ele, nem o que significam as marcas no trajeto.Perguntar se ela deseja fazer o trajeto com ou sem um guia de viagem. Se escolher ir sem o guia, a criança fará o trajeto sem perguntar nada, nem ouvir dica alguma. Quando tocar ou pisar em uma das marcas do chão, ou se escolher um dos caminhos errados, dizer: Que pena! Você não tinha alguém para orientá-lo e por isso um animal feroz pegou você (ou caiu em um precipício ou outro perigo qualquer).
Se a criança escolher ir com o guia, deve receber orientações que consiga encontrar o caminho. Exemplos: Não pise nessa marca do chão, ela é um leão! Se ela se dirigir para uma das bifurcações, dizer: Cuidado, esse caminho é perigoso! Colocar a placa PRECIPÍCIO. Se ela parecer pensar na outra bifurcação, dizer: Cuidado! Não vá por esse caminho. Ele também é perigoso! Colocar a placa PÂNTANO. Orientá-la até que chegue no destino certo e então, colocar a plaquinha MONTANHA. Depois, perguntar: O que é mais fácil: encontrar um caminho sozinho ou ter a ajuda de alguém que o conhece? Dar tempo para as respostas. Realmente, com um guia, um orientador, realmente é muito mais fácil fazer um passeio ou viagem. Quem viaja por um caminho desconhecido sem um guia, ou não atendendo seus conselhos está se arriscando muito. Mas vai ser pior ainda se receber orientação de um guia falso, mentiroso. Em nossa lição de hoje estudaremos sobre pessoas que Deus usa para nos orientar no caminho para o Céu.
                                                                                                                                                                                     
APRESENTANDO A LIÇÃO:
ATENÇÃO: Resumir a lição, se a maioria das crianças forem de 4 e 5 anos, retirando a história de Enoque e /ou a de Davi.
 [Combinar com as crianças que, toda vez que o professor começar a dizer a frase “animar os obedientes e repreender os desobedientes” elas deverão fazer os seguintes gestos:
Animar os desobedientes: palmas das mãos viradas para cima, erguendo-se lentamente.
Repreender os desobedientes: mãos puxando as orelhas.
[Colocar o cenário sobre a mesa. Dizer:] Deus não quer que ninguém se perca, mas que todos cheguem à cidade Celestial. [Mostrar a maquete]. Por isso, Ele sempre enviou Seus mensageiros para ajudar as pessoas que querem ir ao Céu, no caminho da vida eterna, e também para avisar quem está indo pelo caminho da morte. Esses mensageiros de Deus ficaram conhecidos como profetas.
Em todas as épocas, Deus teve seus profetas. Eles recebiam a mensagem de Deus  e a levavam para as pessoas. Às vezes Deus falava com eles em sonhos ou visões. Às vezes um anjo trazia a mensagem de Deus e outras vezes o Espírito Santo falava na mente do profeta.
[Mostrar a figura de Enoque] Enoque foi o primeiro profeta mencionado na Bíblia. Algum tempo depois do pecado, Caim e seus netos, bisnetos e tataranetos aprontaram muita coisa ruim. [Colocar a figura dos antediluvianos no caminho do mal.] Eles estavam no caminho do mal. E o caminho do mal sempre leva à destruição. [Apontar a palavra DESTRUIÇÃO.] Deus não queria que eles fossem destruídos. Por isso, enviou Enoque para avisá-los de que, se eles continuassem naquele caminho, um dia viria o dilúvio e todos eles morreriam. Eles não atenderam os conselhos de Enoque e continuaram em seus pecados. Então, Deus, com muita paciência, enviou Noé. [Mostrar a figura de Noé.] Mas eles zombaram dele e não aceitaram seus conselhos. O resultado? Foram destruídos. [Colocar as figuras na caixa ou lata.] Eles tinham um guia, que era o profeta, mas não aceitaram seus conselhos e se deram mal.
O trabalho de Enoque e Noé foi animar os obedientes e repreender os desobedientes para que se arrependessem. Estes são dois trabalhos importantes do profeta para ajudar as pessoas a chegarem na Cidade Celestial. Por exemplo, Davi era um rapazinho obediente que estava no caminho da salvação. [Colocar a figura de Davi no caminho da salvação.] Deus enviou-lhe o profeta Samuel para animá-lo a continuar assim porque ele seria o próximo rei de Israel. Muito tempo depois, quando Davi já era rei há bastante tempo, ele foi para o caminho do mal e cometeu um grande pecado. [Colocar o boneco Davi no caminho do mal.] Então Deus enviou um profeta chamado Natã para chamar a atenção de Davi. [Colocar a figura do profeta.] Assim, Davi ouviu o conselho do profeta, arrependeu-se, retornou ao caminho do bem e conseguiu ser salvo. [Colocar a figura de Davi de novo no caminho do bem] .
O povo de Israel sempre precisava do trabalho dos profetas porque eles viviam escapando do caminho do bem e indo para o caminho do mal. [Colocar a figura do povo de Israel no caminho do mal.] E Deus sempre mandava um profeta para animar os obedientes e repreender os desobedientes. [Colocar  figura do profeta.] Mas, a maioria das vezes eles preferiam ficar pecando, no caminho do mal e rejeitava o profeta. [Usar  a figura do povo de Israel para empurrar o profeta.] E Deus, com muita paciência, mandava outro e outro [Colocar outras figuras de profetas]. Infelizmente, Satanás também mandava seus profetas, que enganavam o povo. [Colocar a figura do falso profeta.] Esses falsos profetas ensinavam o povo a desobedecer a Deus  e levava as pessoas para o caminho do pecado, da destruição. [Usar a figura do falso profeta para levar as figuras do povo de Israel para a destruição (caixa ou lata).]
O povo de Israel atendia aos conselhos dos falsos profetas e maltratava os verdadeiros profetas de Deus. Alguns profetas de Deus até foram mortos por repreender os israelitas! Depois de tanto tentar tirar Israel do caminho da destruição, Deus enviou Seu Filho Jesus, o maior de todos os profetas. Mas eles não atenderam os conselhos de Jesus e mataram-no também.
Quando Jesus ressuscitou e foi para o Céu, deu uma grande quantidade do Espírito Santo para seus discípulos e muitos seguidores de Jesus foram profetas. O trabalho deles na igreja era  animar os obedientes e repreender os desobedientes. E o número de cristãos aumentou muito, muito. [Colocar muitas figuras no caminho da salvação.]
Infelizmente, com o passar do tempo, grande parte dos cristãos, por gostarem de seus pecados e não aceitarem as repreensões de Deus, acabaram indo para o caminho do mal. [Colocar grande parte das figuras no caminho do mal, deixando apenas algumas no caminho do bem.] Poucos ficaram no caminho do bem. Na verdade, hoje em dia, obedientes mesmo são poucos, muito poucos. A Bíblia chama estes poucos cristãos de remanescentes, ou os que sobraram. A Bíblia diz que estes poucos que restaram no caminho da salvação são os que guardam os mandamentos e têm o testemunho de Jesus (Apocalipse 12:17). Em outro lugar a Bíblia diz que o testemunho de Jesus é o Espírito de Profecia (Apocalipse 19:10). Então, já sabemos que a igreja de Deus é pequena, em comparação com as outras, ensina a obedecer todos os mandamentos e tem o Espírito de Profecia. Que igreja será que é assim?
Vejam bem, a Igreja Adventista do Sétimo Dia - Movimento de Reforma tem membros no mundo todo, mas são bem poucos em comparação com as outras igrejas. Ela também ensina as pessoas a guardarem todos os mandamentos, não apenas nove. [Mostrar as tábuas da Lei.] Já são dois pontos. Mas, e o Espírito de Profecia? Lembrem-se que para ser a igreja de Deus também precisa ter o Espírito de Profecia. Afinal, Deus sempre enviou Seus profetas para animar os obedientes e repreender os desobedientes.  E com o povo remanescente não foi diferente.
Para animar os obedientes e repreender os desobedientes do nosso tempo, Deus chamou um homem e deu-lhe uma mensagem, mas ele não teve coragem de falar aos outros o que Deus mandou. Depois, Deus chamou outro homem, que também ficou com vergonha e não quis dar a mensagem. Então, Deus chamou uma garota de 16 anos chamada Ellen. Ela era muito dedicada ao Senhor e passava horas e horas em oração.  Ela também ficou com muita vergonha, mas, mesmo assim, obedeceu a Deus e falou o que Ele tinha mandado falar. Depois, Deus lhe deu mais mensagens para animar os obedientes e repreender os desobedientes. E ela falava tudo que Deus mandava, mesmo quando as pessoas não acreditavam nela. Desta forma, o povo remanescente teve a ajuda do Espírito de Profecia.
Mas, como podemos saber se ela realmente era uma mensageira de Deus e não um falso profeta? Bom, podemos ver isso em muitas coisas:
Assim como os profetas da Bíblia, ela trabalhava para animar os obedientes e repreender os desobedientes.
Várias vezes, em sonhos, visões ou através de um anjo, Deus contava para ela coisas erradas que as pessoas estavam fazendo e que ninguém sabia. Então ela repreendia essas pessoas para tentar salvá-las. Outras vezes Deus contava coisas que aconteceriam no futuro e essas coisas realmente aconteciam. Ela também recebeu de Deus, instruções sobre saúde que os médicos e muitos estudiosos ainda nem imaginavam e depois descobriram que ela estava certa. 
Uma das provas mais importantes de que ela era uma mensageira de Deus é que ela sempre incentivou as pessoas a confiarem na Bíblia e a obedecerem a Palavra de Deus. [Mostrar a Bíblia.] Ela nunca ensinou alguma coisa que contrariasse a Palavra de Deus e nunca falou que suas mensagens eram mais importantes que a Bíblia. Pelo contrário, sempre colocava a Bíblia como o Livro de Deus, a única fonte de doutrinas e regras. As pessoas que atendiam seus conselhos melhoravam a vida com Deus e passavam a amar a Palavra de Deus. O resultado foi que ela conseguiu animar os obedientes e repreender os desobedientes.
Para não esquecer o que Deus dizia ou o que ela via nas visões, Ellen escrevia tudo. Assim, ela escreveu muitos livros. Já faz muitos anos que ela morreu, mas os conselhos e avisos de seus livros continuam a ajudar o povo de Deus a servi-Lo melhor. Quem estuda estes livros fica mais animado a ler a Bíblia e a obedecê-la. Todos devem ler e estudar estes livros. Afinal, eles foram escritos para animar os obedientes e repreender os desobedientes. [Mostrar vários livros do Espírito de Profecia e deixar que as crianças manuseiem-nos.Combinar com os pais para adquirirem ou emprestarem o livro “Vida de Jesus” e lerem-no com as crianças.]

MEMORIZANDO:
Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis.” 2 Crônicas 20:20.
[Mostrar a figura de uma pipa. Dizer:] Um garoto estava soltando pipa na rua com outros amigos. Seu pai mandou o irmão mais velho avisar para ele não soltar pipa ali, porque era muito perigoso. Era melhor ir soltar pipa no parque porque lá tinha mais vento e não tinha fios nos postes e carros na rua.  O garoto contou aos colegas o que o pai dele tinha dito, mas os colegas não acreditaram. Ele foi soltar pipa no parque e os outros continuaram ali. Depois, aconteceu um acidente e os amigos se deram mal, enquanto o garoto obediente pode soltar sua pipa bem alto e sem problemas. 
Deus é nosso Pai Celestial. Ele nos ama e quer o nosso bem. Quem não acredita em Deus é como os garotos que quiseram soltar a pipa na rua: acabam se dando mal. Quem acredita em Deus e  segue os conselhos que Ele manda através de seus profetas está seguro e melhora a vida com Deus. Seu coração fica mais perto de Deus, como pipa que sobe fica mais perto do Céu. É o que a Bíblia diz. [Ler o verso na Bíblia e depois mostrar o visual. Explicar que prosperar quer dizer “melhorar de vida”.  Recitar o verso três vezes com as crianças. Virar uma das pipas e recitar de novo. Repetir o processo até esconder todas as pipas.]

APLICANDO: Usar a atividade abaixo para ensinar às crianças que o dom profético é uma das marcas identificadoras do povo remanescente de Deus. Apresentar, dependendo da idade das crianças, os textos bíblicos de Apocalipse 12:17 e 19:10.



CONTANDO AOS OUTROS:  Entregar as figuras da pipa e da rabiola já recortadas. Deixar que as crianças pintem e enfeitem tudo como desejarem. Grampear a rabiola na pipa.  Incentivá-las a contarem aos outros o que aprenderam na lição de hoje, usando o verso da pipa.
  



Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!