quinta-feira, maio 05, 2011

Tesouros Infantis - 2o. Trimestre 2.011 - Lição 6

Deus Quer Que
Você Seja Sadio
  
Ao final da lição a criança deverá:
SABER porque a alimentação vegetariana é a melhor;
SENTIR segurança e prazer em ser vegetariano;
RESPONDER fazendo uso de frutas, hortaliças, cereais, grãos e castanhas alegremente.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Toda erva em que há fruto que dá semente e toda árvore em que há fruto ser-vos-ão para mantimento.”  Gênesis 1:29.

Nossa Crença: Cremos no ensino Bíblico segundo o qual o corpo humano foi destinado a ser o templo do Deus vivo. Considerando que a lei física está baseada na lei moral, consideramos um dever cristão salvaguardar nossa saúde, pela adoção dos princípios da reforma de saúde e vestuários de acordo com a modéstia Bíblica. Por reforma de saúde entendemos o sábio aproveitamento e aplicação dos agentes naturais de saúde, dietas vegetarianas, isentas de qualquer alimento cárneo e peixes, abstinência de bebidas alcoólicas, narcóticos, fumos, drogas prejudiciais, café, chá preto e todo alimento prejudicial e insalubre. De igual maneira nosso vestuário é um índice de nosso caráter. A modéstia cristã quer que nos abstenhamos das modas do mundo, dos trajes aparatosos ou imodestos, e de todo adorno artificial, exterior. Ter a mulher cabelos compridos, é para ela uma glória, pois os cabelos lhe foram dados em lugar do véu. I Cor. 3:16,17; 6:19; Gen. 1:29; I Pedro 3:11-5; Isaias 3; I Cor. 11:15.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Revisando:  ; Memorizando: cartazes com o verso, figura da dentição de um leão (abaixo); Lição: figuras da história de Daniel (abaixo); Aplicando: alimentos falsos (refresco em pó, refrigerante, salgadinho, etc.), lixeira, plaquinhas com nomes de alguns órgãos do corpo: estômago, dentes, intestino, pulmão, coração; cigarro,  garrafa de bebida e seringa de EVA em tamanho grande, bandeja com um maço de cigarro vazio, garrafa de bebida vazia e seringa, bandeja com alimentos saudáveis (frutas, hortaliças, cereais, castanhas); Contando aos Outros: cópia da atividade abaixo para cada criança, tinta guache, aventais, pincéis, sagu, cola, etc.




SUGESTÃO DE ATIVIDADE EXTRA: Servir um desjejum ou almoço saudável (bem bonito e gostoso) para as crianças. Combinar com antecedência com os pais.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Memorizando: Cortar uma cartolina ou papel cartão em quatro partes. Escrever um pedaço do verso em cada parte e colar figuras de cereais, frutas e pessoas alimentando-se de frutas e salada.

Lição: Ampliar as figuras abaixo para o tamanho que desejar. Colorir e colar cada figura em um pedaço de cartolina para fazer os cartazes.









Aplicando: Cigarro, garrafa de cerveja e seringa: Usando EVA ou papel cartão, cortar tudo em tamanho grande o suficiente para alguém segurar como um cartaz. Cortar o contorno e fazer os detalhes usando caneta permanente.

REVISANDO:
              Colocar os “noivos” usados no último sábado, bem afastados um do outro. Fazer perguntas sobre a lição anterior. Cada vez que acertarem os noivos se aproximam. Se errarem, os noivos se afastam. O objetivo é conseguir unir o casal.

MEMORIZANDO:
              [Mostrar uma lanterna (ou algum outro objeto que funcione a pilha) que tenha um manual de instruções, mesmo que seja bem simples. Mostrar a lanterna e tentar ligá-la, mas ela deve estar sem as pilhas. Pegar algum objeto bem estranho, uma borracha, um apontador, ou outra coisa e perguntar se assim vai conseguir fazer a lanterna funcionar. Dar tempo para as respostas. Se as crianças disserem que precisa de uma pilha, perguntar como é que elas sabem disso. Se não perguntarem dizer que vai olhar o manual de instruções.Depois de olhar, colocar as pilhas e fazer a lanterna funcionar. Dizer:] O fabricante desse aparelho sabe como ele deve funcionar e por isso ele deixa as instruções para nós. Além disso, dá pra ver, pelo aparelho, que a energia dele não vem da tomada. Nosso corpo também tem um manual de instruções que Deus, o fabricante, deixou para nós. [Mostrar a Bíblia.] Suas instruções estão na Bíblia e aqui encontramos qual o melhor alimento para termos saúde e vida longa. Vamos ver quais são as instruções?
[Ler o verso na Bíblia. “Toda erva que dá semente e toda árvore em que há fruto que dê semente ser-vos-ão para mantimento.”  Gênesis 1:29. [Colocar o visual do verso no mural ou parede.] Vejam só: toda erva que dá semente. [Mostrar os potes ou figuras com sementes diversas.]. Toda árvore em que há fruto que dê semente.[Mostrar a bandeja ou as figuras de frutas].  Estes são os alimentos que Deus, o fabricante do homem, disse que devemos usar. Vocês por acaso ouviram aqui para comer a carne de algum bicho? Não. Deus nos preparou para sermos vegetarianos. Nosso corpo foi preparado para isso. Nossa mão foi feita para colher as frutas. Elas não têm garras afiadas para agarrar e rasgar os animais. [Dobrar os dedos como as garras dos animais (leão, águia, etc.)).] Nossos dentes são feitos para morder e mastigar. [Fingir estar mastigando algo. Mostrar a dentição de um animal carnívoro (figura da página 58)].Não para rasgar e engolir logo, como os dos animais carnívoros (animais que comem carne).  Em nós, o cano por onde passa toda a comida dentro do corpo, chamado tubo digestivo, é bem comprido [esticar os braços para as laterais]: para aproveitar tudo. Não é como o tubo dos animais carnívoros que é bem curtinho, para a carne que ele comeu sair logo. A Bíblia e o nosso corpo nos ensinam o que devemos comer. Para você saber o que responder quando alguém perguntar porque você não come carne, nós vamos memorizar este verso. [Recitar três vezes com a turma. Esconder uma parte e recitar de novo. Repetir o processo até esconder todas as partes do verso.]

CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
Opção A:  Fazer o jogo das palavras: sortear uma letra e as crianças terão que dizer uma fruta ou legume ou outro alimento saudável que começa com aquela letra. Se o número de crianças for muito grande, pode-se fazer grupos, e cada grupo responde por sua vez. Dizer: Em nossa lição de hoje vamos ouvir de algumas pessoas que preferiram alimentos saudáveis.
Opção B: Dividir a classe em três ou mais grupos e dar uma lista de alimentos saudáveis para cada grupo. Um grupo deve dar dicas de tamanho, cor, cheiro, etc, de um alimento, e o outro grupo deve adivinhar qual é o alimento. Depois, inverter os grupos. Ganha quem acertar mais. 

APRESENTANDO A LIÇÃO:
[Mostrar figura 1] Daniel e seus amigos, Hananias, Misael e Azarias moravam em Jerusalém. Eles aprenderam a obedecer aos mandamentos de Deus. Eles também gostavam de cuidar da saúde para poder servir melhor a Deus. Faziam exercícios, bebiam água pura e usavam alimentos saudáveis. Apesar da grande maioria dos jovens adorarem ídolos e não cuidarem da saúde, eles continuaram fazendo o que é certo. Eles ficaram fiéis a Deus.
Um dia, os soldados da Babilônia vieram a Jerusalém, levaram os tesouros do templo de Deus e também a família real e as pessoas mais importantes para serem escravos. [Mostrar figura 2.]Daniel e seus amigos foram levados para lá como escravos. [Mostrar figura 3.]
Nabucodonozor, o rei da Babilônia, mandou Aspenaz, chefe dos seus empregados, procurar entre os escravos, aqueles que eram mais fortes e inteligentes. Ele queria que eles estudassem para trabalhar no palácio, sendo ajudantes do Rei. Entre eles, Daniel, Hananias, Misael e Azarias foram chamados para participar dos treinamentos. O rei mandou que todos os jovens tivessem bons professores e fossem bem tratados. Ele mandou, também, que eles fossem alimentados com a mesma comida e a mesma bebida que era servida na mesa real. Com certeza os jovens escolhidos ficaram muito felizes porque a comida do rei era a mais bem preparada de toda a Babilônia. Com certeza era deliciosa... Mas Daniel e seus amigos não ficaram contentes como os outros jovens. Eles sabiam que aquela comida não era boa para a saúde. Também não queriam beber vinho e ficar bêbados, como os outros. [Mostrar figura 3.] Eles decidiram que não usariam da comida e da bebida do rei de jeito nenhum. Que coragem, não é? Recusar uma cortesia do rei...
 [Mostrar figura 4.] Com essa decisão, Daniel procurou Aspenaz e pediu-lhe para não comer daquela comida. Ao invés da comida do rei, pediu-lhe para comer legumes e beber água.  Aspenaz gostou do jeito de Daniel e de seus amigos, mas ficou com medo. Ele disse: “Se o rei perceber que vocês estão mais fracos que os outros ele vai ficar tão bravo que vai mandar me matar!” Daniel, então, teve uma idéia e disse: “Faça um teste. Vamos ficar dez dias comendo legumes e bebendo água e depois nos compare com os outros rapazes.”
[Mostrar figura 5.] Aspenaz aceitou e depois de dez dias ele foi observar como eles estavam. Ele olhou bem e percebeu que o rosto deles estava melhor e mais bonito que o dos outros. Além disso, eles estavam com o corpo bem mais forte que o dos outros.  Então, ele deixou que eles não comessem a comida do rei e comessem apenas legumes e água.
[Mostrar figura 6.] Quando chegou o rei fez o teste para ver quem seriam seus ajudantes, Daniel, Hananias, Misael e Azarias foram os que se saíram melhor. Eles sabiam dez vezes mais que todos os estudiosos da Babilônia, que comiam todas aquelas coisas prejudiciais. E por isso foram escolhidos para trabalhar para o rei.
Não deve ter sido fácil para eles. Mas valeu à pena ter um regime saudável!

APLICANDO: [Com antecedência, combinar com alguns ajudantes para segurarem plaquinhas com o nome de alguns órgãos do corpo (dentes, estômago, rins, intestino). Eles devem entrar no momento indicado e comportarem-se como sugerido.]
Daniel e seus amigos não quiseram estragar a saúde com as comidas prejudiciais do rei. Nós precisamos fazer a mesma coisa: rejeitar tudo aquilo que estraga nossa saúde. Vou mostrar alguns exemplos. [Mostrar falsos alimentos como: refrescos em pó, pirulitos, refrigerantes, salgadinhos, etc. Mostrar também um pacote de café. Os ajudantes com as plaquinhas dos órgãos devem entrar na sala e aproximarem-se.] Nosso corpo não aproveita nada dessas coisas porque elas não têm nada para oferecer e ainda prejudicam muito. Estragam os dentes, o estômago, os rins, o intestino e os nervos. [Apontar para os ajudantes com as plaquinhas.] Nenhum deles fica feliz com estas coisas. [Oferecer os itens acima para os ajudantes com as plaquinhas. Eles devem gesticular apavorados, mostrando que não querem aquilo. Dizer:] Na verdade o melhor lugar para tudo isso é aqui. [Jogar tudo na lixeira. Os ajudantes com as plaquinhas devem se mostrar aliviados.]
Essas coisas devem ser jogadas no lixo. Mas existem outras que a gente não deve nem sequer tocar. [Mostrar a caixa com o maço de cigarros, a garrafa de bebida e a seringa. Aproximar as mãos como se fosse pegar algum dos itens, mas afastá-la rapidamente, sem tocar nele. Entram os ajudantes com  a figura  do cigarro, da garrafa e da seringa (drogas). Os ajudantes que representam os órgãos do corpo ficam apavorados e tentam se esconder. Apontar o cigarro e dizer:] O cigarro trás doenças horríveis que a pessoa não consegue respirar, o coração bate com dificuldade, aparecem feridas doloridas... É um sofrimento.  [Apontar a figura da garrafa e da seringa.] A cabeça de quem bebe ou usa drogas não funciona direito e acaba fazendo coisas que não faria se não usasse essas coisas. Viver perto de alguém que bebe ou usa drogas é muito difícil.
Eu quero ficar bem longe desses três aí. Eles são muito malvados. [Um dos ajudantes que representam os órgãos do corpo, aproxima-se da “garrafa” e do “cigarro”, provocando-os. Dizer:] Não se deve brincar com eles, pensando que não vai acontecer nada. Eles enganam as pessoas. [O “cigarro” e a “garrafa” agarram o ajudante e prendem-no. Ajudar o ajudante a escapar, mandar os “vilões” embora e dizer:]  Não vale à pena brincar com eles. As pessoas inteligentes mesmo, nem chegam perto.
Aspenaz, o empregado de Nabucodonosor, pensava que a alimentação vegetariana deixaria Daniel e seus amigos doentes e fracos. Muitas pessoas pensam assim.  Mas isso não é verdade. A alimentação vegetariana é uma verdadeira fonte de energia para os músculos e o cérebro. Os animais mais fortes e resistentes da natureza são vegetarianos: o elefante, o cavalo, o boi, o hipopótamo [se possível, mostrar figuras].  
Foi por seguir as instruções de Deus que Daniel e seus amigos se tornaram os campeões. Se você quer ter saúde e ser campeão nos estudos e  na saúde, também deve seguir as instruções de Deus.

 CONTANDO AOS OUTROS: 
             [Deixar que algumas crianças cheirem alguma coisa com aroma agradável, como morangos, manga, etc. Dizer:] Deus criou nossos alimentos com muitas cores diferentes, bem cheirosos e gostosos, para a gente ter bastante variedade para escolher. Além disso, os alimentos da natureza fazem bem para todo o nosso corpo. A laranja, a mexerica, o limão, por exemplo, protegem o corpo contra a gripe. Para ter uma pele bem bonita e conseguir enxergar bem é preciso comer verduras da cor verde escura: como brócolis, espinafre, couve e também os alimentos amarelos como cenoura, mamão e a manga. Quem quer ter boa memória e músculos fortes deve comer alimentos integrais como arroz integral, pão integral, etc. As castanhas e amendoins também são muito importantes. Precisamos comer todos os dias uma variedade destas coisas, preparadas de modo bem simples e gostoso. Essa é a maneira certa de seguir as instruções dadas por Deus para ter muita saúde.
Entregar as folhas de atividades, para as crianças pintarem, passar cola na região das sementes do mamão e deixar as crianças jogarem o sagu em cima. Depois de seco pode ser pintado com tinta guache na cor preta.. Opção: Pode-se usar bolinhas de papel crepon preto.

Atividades alternativas:
A) Ter uma cesta ou bandeja com uma fruta para cada criança (da época, que esteja bem gostosa e bonita; pode estar picada, dentro de copos descartáveis). Explicar os benefícios daquela fruta e deixar que as crianças degustem-na.
B) Lavar as mãos das crianças, colocar tocas descartáveis, aventais e preparar uma salada de frutas ou de verduras com elas para degustar em seguida. As frutas ou verduras já devem estar lavadas. As crianças devem ajudar a montar e temperar a salada. É importante escolher frutas ou verduras gostosas e fazer um prato muito lindo.
C) Se achar que haverá muito tumulto para preparar a salada, pode-se apenas mostrar um prato de salada bem bonito e depois servir as porções para as crianças, com um pouco de torrada.

Alimentos arroxeados - Os alimentos azulados e arroxeados, como a uva, a ameixa, o figo, a beterraba, berinjela, repolho roxo possuem substâncias que:
·  Ajudam a retardar o envelhecimento;
· Auxiliam no combate ao colesterol indesejável.

Alimentos Verdes:  Os alimentos de cor verde (abacate, alface, brócolis, couve, chuchu, kiwi, limão, pepino, salsa, vagem ...) contêm clorofila, ferro e vitamina A, que ajudam a:
· Prevenir o aparecimento de câncer;
· Auxiliar a defesa do organismo;
· Proteger contra anemia;
· Proteger o cabelo e a pele.

Alimentos Vermelhos: Alimentos vermelhos como morango, tomate, melancia, maçã, acerola, goiaba vermelha, framboesa, cereja e pimentão vermelho, possuem duas substâncias chamadas de licopeno e antocianina que:
· Protegem o coração;
· Estimulam a circulação do sangue;
· Diminuem o risco de alguns tipos de câncer.

Alimentos Amarelos:  Os alimentos de cor amarela ou alaranjada (mamão, cenoura, manga, laranja, abóbora, caqui, pêssego, damasco), possuem carotenóides, vitaminas A e C . Ajudam a manter o sistema nervoso saudável;
Auxiliam na resistência contra (diarréia, doenças respiratórias e sarampo);
· Previnem alguns tipos de câncer;
· Ajudam na visão e protegem o coração.

Alimentos Brancos: Os alimentos de cores brancas como o leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são as melhores fontes de cálcio e de potássio. Estes minerais são importantes para o funcionamento do organismo, porque:
· Contribuem na formação e manutenção dos ossos;
· Ajudam a regulaçar os batimentos cardíacos.
· São fundamentais para funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Alimentos Marrons: Os alimentos de coloração marrom (nozes, aveia, castanhas, cereais integrais como arroz, trigo e centeio) são ricos em vitaminas do complexo Be vitamina E. Estes nutrientes possuem grande importância pois:
· Melhoram o funcionamento do intestino;
· Combatem a ansiedade e a depressão;
·     Previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.

Um comentário:

Maninha disse...

Muito obrigada,por ter postado a lição 6.este blog tem sido de muita ajuda e uma benção na minha vida no meu lar pois com a sua ajuda eu tenho conseguido ensinar melhor as lições aos meus alunos e também meus filhos.Desejo que Deus te abençõe ricamente para que nunca desanime deste serviço pois ele tem sido uma benção na nossa vida!Muito obrigado mesmo!!
Maninha

Que bom que você veio!

Volte Sempre!