quarta-feira, maio 18, 2011

Tesouros Infantis - 2o. Trimestre 2.011 - Lição 8

Um Grupo Especial
de Salvos
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER quem são os cento e quarenta e quatro mil e como ser um deles;
SENTIR necessidade de ser um dos cento e quarenta e quatro mil;
RESPONDER procurando a santificação para ser parte dos 144.000.
VERSO PARA MEMORIZAR: “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima”. Ap. 7:17.

Nossa Crença:  Cremos que o assinalamento significa a restauração do caráter de Deus, por meio do Evangelho de Cristo, em base de todas as exigências da Sua santa Lei, num grupo de 144.000 pessoas, no tempo fim. O sinal ou selo exterior de todos os verdadeiros combatentes de Deus é o Sábado, pelo qual sempre foi provada a fiel obediência de todos os crentes (Ezequiel 20:20). A obra do assinalamento começou em 1844 com a proclamação da terceira mensagem angélica que exige obediência completa aos Mandamentos de Deus, incluindo a guarda do sábado, antes da volta de Cristo. Cremos que o assinalamento durará até o fim do tempo de graça. Todos os vencedores que guardaram o sábado após o término do período das 2.300 tardes e manhãs no ano de 1844, inclusive aqueles que morreram assinalados durante a proclamação da tríplice mensagem angélica, são contados no grupo dos 144.000.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Revisando:  caixa com areia ou papel picado, peixes de EVA numerados com imã colado na boca, vara de pescar com clipe de papel amarrado na ponta da linha, perguntas sobre a lição anterior; Conquistando a Atenção: algo para marcar algumas crianças (fita colorida, carimbo, adesivo, etc.), pequenos brindes; Lição: painel das 2.300 tardes e manhãs, visual do planeta terra usado na lição dos três anjos, caixa com areia, caixinha com sagu, material dourado (usado na lição 1), figura dos 10 mandamentos, tecido escuro, túnicas brancas, coroas, folhas de palmeiras, harpas de EVA, para cada criança, cenário da nova terra; Memorizando: lenço de papel; Aplicando:  pano sujo e amassado, pano limpo e passado, anjo (usado nas lições anteriores), massa de modelar, carimbo, tinta; Contando aos Outros: Opção A: cópia da atividade abaixo para cada criança. Opção B: massa de modelar, carimbo e quadrado de EVA ou papel cartão.



COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
 Lição:
Grande Multidão de salvos: usar uma caixa rasa (como uma caixa de camisa, por exemplo) contendo areia. Fazer uma plaquinha com a frase GRANDE MULTIDÃO escrita em um pedaço de cartolina colada em um palito de sorvete e espetá-la na areia.
144.000: em uma caixa menor, bem rasa, colar um pouco de sagu (se tiver paciência, pode-se de contar 144 bolinhas...). Fazer uma plaquinha também com o número 144.000 e fixá-la na caixinha.
Túnicas: Cortar retângulos de TNT branco, dobrá-los ao meio, fazer uma abertura para a cabeça e costurar as laterais (deixando uma abertura para os braços).
Coroas: tiras de cartolina dourada.
Folhas de palmeira: Usar folhas de palmeira ou outro ramo parecido ou recortar as folhas em EVA ou papel color set verde.
Harpas: Recortar as harpas em EVA ou papel cartão e colar lastéx para ser as cordas.
Cenário da Nova Terra (esse cenário será utilizado outra vez na lição 13): árvore de Eva,  silhuetas de casas de ouro, animais de pelúcia, figuras de anjos, etc.
Árvore da Vida: Uma árvore de papel ou EVA, com frutos coloridos.
Mar de vidro: Colocar um pedaço grande de papel celofane nacarado no chão, no momento em que for contar essa parte da história.
Portal de ouro: Desenhar a porta em um papelão grande e recobrir as laterais (que formam o portal) com cartolina dourada. A porta em si, deve ser coberta de branco e papel celofane nacarado. Recortar a porta no meio, em cima e em baixo, deixando as laterais, para que ela possa ser aberta.



Aplicando: Carimbo: recortar um coração em um pedaço de batata como nas figuras abaixo.



 REVISANDO:
              [Elaborar algumas questões sobre a lição anterior. Cada questão deve ter um número que deve corresponder ao número de um peixe (se quiser deixar mais divertido, colocar alguns peixes sem número, dando direito a um pequeno brinde). Colocar as figuras de peixes parcialmente enterradas na caixa de areia ou de papel picado. Convidar uma criança para usar a vara de pescar para pescar um peixe. Ao pescá-lo, deverá responder à pergunta correspondente ao número que está no peixe.]

CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
  Logo no início da reunião uma pessoa deve marcar algumas crianças com um adesivo ou fita ou carimbo.Pode-se marcar as crianças que chegaram a tempo ou que memorizaram o verso ou se comportaram bem, etc. Marcar apenas algumas das crianças. Quando chegar o momento de Conquistando a Atenção, outra pessoa deve observar as crianças e chamar todas as crianças que estão com as marcas e entregar-lhes um brindezinho (sachê de mel, adesivos, marca-páginas, etc.), explicando porque aquele grupo de crianças está recebendo o brinde. Depois, perguntar aos outros como se sentiram por não terem a marca. Também perguntar como agiriam se soubessem o que fazer para receber a marca. Explicar que foi só uma brincadeira para entender a lição. Entregar os brindezinhos para as crianças que não foram marcadas. Dizer: Agora eu entreguei um brinde para os que não estavam com a marca. Mas, na lição de hoje vamos aprender sobre um presente que só quem estiver marcado vai receber.

APRESENTANDO A LIÇÃO:
[Essa lição foi preparada para ser contada com a ajuda das crianças. Para usar bonecos ou figuras é preciso fazer uma adaptação do texto. Se for muito complicado usar o cenário como descrito, fazer algo mais simples. Se as crianças já estiverem estudando números na escola pode-se usar o material dourado, como descrito a seguir. Se achar que as crianças não entenderão esse material, é só pular essa parte.]
[Mostrar o material dourado, usado na lição 1. Mostrar um quadradinho e dizer:] Imaginem que esse quadradinho é uma pessoa. [Mostrar 10 quadradinho e depois uma barrinha com 10 quadradinhos e dizer que é a barrinha é como se fossem 10 pessoas. Depois, mostrar que 10 barrinhas podem ser substituídas por um quadrado formado por 10 barrinhas de 10 quadradinhos. Depois, mostrar que 10 quadrados formam 1.000 e que se juntassem 144 quadrados, teríamos 144.000.]
No livro de Apocalipse, o apóstolo João fala que viu dois grupos de salvos. Um grupo era muito, muito grande. [Mostrar a caixa ou bandeja com areia.] Uma multidão tão grande que era como a areia do mar: não dava para contar. Esse grupo é formado pelos que morreram salvos, fiéis a Jesus, desde o tempo de Adão. [Apontar a caixinha ou bandeja com sagu.] O outro grupo de salvos é formado pelos crentes que, além de serem fiéis a Jesus como os do outro grupo, tiveram oportunidade de ouvir a mensagem dos três anjos e aprenderam a guardar o sábado. No grupo da grande multidão, muitos foram fiéis ao que sabiam ser certo, mas não conheceram a mensagem dos três anjos, nem aprenderam a guardar o sábado. Ninguém que ouviu a mensagem sobre o sábado e não quis guardá-lo fará parte do grupo dos 144.000. [Apontar os 144.000.]
Satanás sempre disse que Deus é mau e que obedecer a Lei de Deus é impossível. [Apontar os 10 mandamentos.] O Inimigo insiste com a tentação até que alguém cai em pecado, depois ele diz que a culpa é de Deus.  Por isso, a grande missão dos 144.000 é desmentir Satanás e provar para todos que, pelo poder de Deus, é possível ser obediente, sim. Satanás ficará muito irado com os 144.000 e vai persegui-los com muitas tentações. Eles passarão por uma aflição muuuiiiito grande. Uma aflição como nunca houve antes, quando o mundo estará entregue nas mãos de Satanás [cobrir a figura do mundo com um tecido preto] e os homens estarão dominados completamente por ele, fazendo só o que é ruim. Os maus ficarão com ódio dos 144.000 e como não conseguirão que eles desobedeçam, vão querer destruí-los.  Mas ainda assim, os 144.000 continuarão obedientes a Deus, sem desistir. Eles  serão vencedores. Passarão por tudo isso, sem se afastar de Deus.
Todos os anjos e todos os seres do Universo vão olhar para os 144.000 e dizer: “Vejam, como Satanás está errado. A Lei de Deus pode ser obedecida, sim. Mesmo quando tudo está contra, os 144.000 continuam obedecendo. Satanás é um mentiroso. Deus é verdadeiro.” Que maravilha! Deus ficará muito contente com esse grupo. Eles serão protegidos das pragas que vão trazer destruição ao mundo e, quando Jesus voltar, irão para o Céu juntamente com a grande multidão de salvos que Jesus vai ressuscitar.
Lá no Céu os 144.000 estarão vestidos com uma gloriosa veste branca. [Vestir as crianças com uma túnica branca]. E em suas testas estará escrito o nome de Deus. Eles caminharão até o mar de águas tão transparentes que parecem vidro.[Estender o pedaço de papel celofane nacarado para fazer o “mar” e colocar as crianças ao lado dele.]  Jesus então trará as coroas e com suas próprias mãos as colocará sobre a cabeça de cada um. [Colocar as coroas na cabeça das crianças]. Também vai entregar-lhes belíssimas harpas de ouro e uma folha de palmeira, que é símbolo de vitória. [Entregar uma harpa e uma folha de palmeira para cada criança.]À beira do mar de vidro os 144.000 salvos, coroados, ficarão de pé formando um quadrado perfeito e estarão tão felizes tão agradecidos que começarão a cantar um lindo cântico de agradecimento ao cordeiro: um hino de vitória, que ninguém mais conseguirá cantar. [Cantar uma estrofe de um hino de louvor a Deus que as crianças conheçam bem.] Os anjos estarão acompanhando os 144.000 e Jesus vai guiá-los em direção à Cidade de Deus, a Nova Jerusalém. [Levar as crianças até a “porta” e abri-la.] Ele abrirá a porta da cidade e convidará a todos para entrarem lá. [Convidar as crianças a passarem pela porta.] Lá eles conhecerão suas lindas casas, que Jesus já preparou há muito tempo. Eles também entrarão no templo de Deus e acompanharão a Jesus  por toda parte.  Eles verão a Árvore da Vida, ao lado do Rio da Vida, provarão do seu fruto e o acharão maravilhoso. Eles se sentarão embaixo desta árvore e ficarão encantados com a beleza do lugar. Com certeza, diante de tanta beleza, alguns tocarão as harpas e dirão: “Aleluia! É muito fácil alcançar o Céu!” Vamos falar juntos? Repetir com eles algumas vezes:  “Aleluia! É muito fácil alcançar o Céu!”

MEMORIZANDO:
Aqui, neste mundo, por causa das aflições que passaram, e também quando se arrependeram de seus pecados, os 144.000 choraram muito. Mas lá no Céu será muito diferente. Vejam o que a Bíblia diz [ler o verso na Bíblia]: “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima”. Apocalipse 7:17.
Que honra! O próprio Deus vai enxugar as suas lágrimas dos 144.000 vencedores. [Passar um lenço suavemente nos olhos de algumas crianças].  E lá ninguém vai ter mais motivos para chorar. Não haverá mais tristeza, nem morte, nem medo. Essa promessa é tão especial que precisamos nos lembrar dela sempre. Ensinar o verso para as crianças usando os seguintes gestos:
E Deus:  indicadores apontando para cima;
limpará de seus olhos: apontar para os olhos;
toda a lágrima: passar as mãos no rosto como quem enxuga lágrimas.
Apocalipse 7:17: abrir as mãos como se fossem um livro.

APLICANDO:
Sabemos que o trabalho de assinalar os 144.000 começou em 1844 [apontar esta data no painel das 2.300 tarde e manhãs] e que só recebem esse sinal aqueles que ouviram a mensagem dos três anjos e aprenderam a guardar o sábado. Mas, hoje em dia, existem muitas, muitas pessoas, muito mais que 144.000, que já ouviram a mensagem dos três anjos e guardam o sábado. Será que todas vão receber o selo de Deus? Infelizmente, nem todos os que ouviram a mensagem dos três anjos e aprenderam a guardar os mandamentos receberão o selo de Deus. Mesmo aqui, nesta sala. Vocês e eu já ouvimos a mensagem dos três anjos e sabemos que devemos guardar o sábado. Será, então, que já recebemos o sinal de Deus? Ou é necessário mais alguma coisa. 
[Mostrar a massa de modelar esticada. Dizer:] Vejam essa massa de modelar. Está lisinha. Mas, pressionando o carimbo aparece outra coisa nela.  [Pressionar levemente o carimbo em cima dela até ter certeza que a figura do carimbo já passou para a massa (treinar com antecedência)]. Assim será aquele que fizer parte dos 144.000: pela oração [juntar as mãos como em oração] e estudo da Bíblia [mostrar a Bíblia] vai ficar tão pertinho de Jesus e vai amá-Lo tanto, tanto, que vai se tornar parecido com Jesus. E como Jesus é? [Dar tempo para as respostas.] Grosseiro ou carinhoso? Briguento como um lobo ou manso como uma ovelhinha? Mandão ou humilde? Malvado ou bondoso? Irritado ou paciente? Desobediente ou obediente? Mentiroso ou verdadeiro? Jesus é assim. E os 144.000 serão todos assim. Quando as pessoas conhecerem um dos 144.000, só pela maneira de ser dele,  já vão saber como é Jesus.
Então, não basta ter ouvido a mensagem dos três anjos, nem guardar o sábado. Precisa amar a Jesus muito, muito, muito e tornar-se parecido com Ele. Assim como Jesus, os 144.000 serão irrepreensíveis, ou seja, ninguém vai achar nada para repreender neles. Na boca deles ninguém vai encontrar nem uma mentirinha que seja. [Mostrar um pedaço de pano amassado e sujo. Dizer:] Nossos pecados nos deixam assim como esse pano: sujo e feio. Mas os 144.000, de tão parecidos com Jesus serão como esse pano aqui [mostrar um pedaço de tecido branco, bem limpinho e bem passado], sem nenhuma manchinha de pecado.
Hoje, o anjo de Deus está procurando os fiéis da terra. [Andar pela sala com a figura do anjo levantada, como se estivesse voando à procura de alguém.]Aqueles que de tanto pensarem em Jesus, de tanto fazerem a vontade dele, se tornaram parecidos com ele. Quando o anjo acha alguém assim, essa pessoa recebe o selo de Deus. [Parar o anjo sobre alguma criança e colocar a “marca” com o carimbo.]
Será que aqui, nesta sala, existe alguém tão parecido com Jesus que já pode receber o selo de Deus e fazer parte dos 144.000? Será que se Jesus olhar a nossa vida hoje, lá no Céu, vai encontrar alguém parecido com Ele?
Não sabemos quando chegará a hora de Jesus olhar a nossa vida. Por isso precisamos buscar a ajuda de Jesus agora mesmo. Não vamos deixar para depois. Quem quiser receber o selo de Deus, ajoelhe-se aqui e vamos pedir a ajuda de Deus. Vamos aproveitar esse momento e pedir a ajuda de Jesus para sermos parecidos com Ele. Pedir que Ele transforme o nosso coração, para que possamos vencer as tentações, nos afastar das coisas do mundo e não mentirmos mais. [Convidar a todos para uma oração bem fervorosa pedindo que Deus perdoe seus pecados e que os ajude a vencer as tentações, dando forças para se afastar do mundo e dos enganos de Satanás. Pedir também que Jesus seja visto na vida de cada um ali. (Professor, seja muito sincero e suplique fervorosamente por você e seus alunos. Com certeza, Deus está muito disposto a ouvir essa oração.) Ao terminar a oração, dizer:] Devemos lutar com todas as nossas forças estar entre os 144.000. Todos os dias orem a Deus para que os ajude e tenham certeza que Ele estará junto de vocês.

CONTANDO AOS OUTROS: 
 Opção A: Dar uma cópia da atividade (postada após a lista de recursos necessários) para cada criança. Ajudá-las a fazer as escolhas certas e lembrá-las de que  devem usar esse material para contar a outros o que acontecerá no Céu com os 144.000.
Opção B: Entregar um retângulo de papel cartão ou EVA para cada criança com um pedaço de massa de modelar e um carimbo de batata (com o desenho de um coração). Explicar que Jesus é cheio de amor, por isso o carimbo tem o desenho de um coração. As crianças deverão esticar a massa sobre o retângulo de EVA e usar o carimbo para marcar a massa. Elas devem treinar bem e depois alisarem a massa para usá-la novamente. Explicar que elas devem usar isso para contar a outros que, assim como o carimbo deixa a marca na massa de modelar, nós também precisamos nos tornar semelhantes a Jesus, recebendo-O como salvador e, depois, através da oração, estudo da  Bíblia e confissão dos pecados.
  
Abaixo estão as fotos da apresentação das crianças na igreja de Guaianazes no sábado em que essa lição foi estudada. Parabéns às professoras pelo capricho e dedicação. Fica o incentivo para as outras.









Um comentário:

Maninha disse...

Deus te abençõe por este resumo da lição,ficou maravilhoso,obrigada por postar...
Maninha

Que bom que você veio!

Volte Sempre!