quinta-feira, maio 05, 2011

Tesouros Infantis - 2o. Trimestre 2.011 - Lição 7

Respeito e Obediência
Às Autoridades
  
Ao final da lição a criança deverá:
SABER quais são seus deveres para com as autoridades;
SENTIR respeito pelas autoridades;
RESPONDER cumprindo seu dever para com as autoridades até onde não for contra a vontade de Deus.

VERSO PARA MEMORIZAR: Obedecer é melhor.” 1 Samuel 15:22.

Nossa Crença:  Cremos que toda autoridade é ordenada por Deus e serve como ministro de Deus para proteger todos aqueles que fazem o bem (Rm 13:1-4). Cremos que temos de cumprir os nossos deveres para com as autoridades, não por força, mas por consciência. É um dever pagar impostos e honrar a autoridade do Estado (Rm13:5-7; Tito 3:1-3; 1 Pe 2:13,14; Mt 22:21). Cremos também que as autoridades devem conceder a cada súdito liberdade para o exercício da sua fé. Ao forçar a consciência e ordenar contra a vontade de Deus, o Estado perde a autoridade, pois os verdadeiros cristãos se vêm então obrigados a declarar: “Importa mais obedecer a Deus do que aos homens.” (At. 5:29-42; Dn. 3:8-30). Cremos que é necessário orar em favor das autoridades para que haja paz e ordem entre os homens, para que cada qual possa viver segundo sua fé e para que o Evangelho de Cristo não seja impedido. Segundo a doutrina de Cristo, não podemos, como Seus seguidores, tomar parte em nenhum plano político, guerra, revolta ou derramamento de sangue.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Revisando: bexiga; Lição: vara de pescar, clipe, pedaço de imã, peixe de papel, dracma feita em EVA; Conquistando a Atenção: moedas de diferentes valores; Contando aos Outros: diversas opções de peixes com moedas dentro.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:

Lição: Dracmas: Copiar o desenho da dracma (abaixo) em cartolina ou papel cartão ou, ainda, desenhar a figura em um círculo de EVA. Pelo menos uma moeda deve ser grande o suficiente para que as crianças vejam o desenho e o que está escrito. Uma moeda deve ter o tamanho proporcional à boca do peixe.


Vara de pescar: A vara deve ser feita em um tamanho proporcional ao dos personagens (crianças ou bonecos). Para os bonecos pode-se utilizar palito de churrasco ou outra varinha pequena. Amarrar um barbante na ponta da vara e um clipe na ponta do barbante.
Peixe: Cortar o peixe em EVA ou papel cartão. Por trás do peixe, colar um imã na boca e um prendedor de roupa no corpo. Prender a moeda na prendedor de roupa.



Contando aos Outros:
Opção A: Fazer um kit contendo o peixe, a vara de pescar (feita com palito de churrasco, barbante e clipe) e a moeda (feita de EVA). Escrever o verso para memorizar no peixe.
Opção B: Fazer o peixe como na figura abaixo. Em um dos prendedores de roupa, fixar um cartãozinho com o verso para memorizar; no outro prendedor, fixar a moeda.



REVISANDO:
              Levar uma bexiga. Fazer as perguntas para as crianças individualmente. Se a criança acertar, encher um pouco a bexiga. Se errar, não enchê-la ou esvaziá-la um pouco. O objetivo é deixar a bexiga bem “forte”, como ficam as pessoas que seguem as instruções de Deus na alimentação.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
              [Mostrar algumas moedas diferentes e perguntar como identificar os valores de cada uma. Se tiver alguma moeda de outros país, será melhor ainda. Depois de conversar um pouco sobre a identificação de uma moeda, dizer:] Em nossa história bíblica de hoje teremos alguma moedas.

APRESENTANDO A LIÇÃO:
[Essa história pode ser contada usando bonecos (ver sugestões à página 17) ou as próprias crianças. Em ambos os casos, adaptar o texto ao recurso utilizado.]
Todos os anos, cada israelita deveria dar duas dracmas [mostrar as duas dracmas de EVA] para sustentar o trabalho do templo. Mas haviam algumas pessoas que não precisavam pagar: os sacerdotes, os levitas e os profetas.
Um dia, os inimigos de Jesus quiseram provar que Ele não era o filho de Deus. [Aproximar os coletores de impostos de Pedro.] Procuraram Pedro e perguntaram se Jesus pagava as duas dracmas para o templo. Se Pedro respondesse que não, eles espalhariam entre o povo que Jesus era contra o templo tão amado. Se ele dissesse que sim, eles diriam ao povo que Jesus não era profeta porque se fosse poderia ficar sem pagar.
Mas Pedro, sem pensar direito, respondeu que Jesus pagava o imposto. Quando ele entrou em casa, Jesus explicou-lhe que Ele não precisava pagar imposto para o templo porque Ele era o Filho de Deus, o dono do templo. Mas, como Pedro já tinha falado que ia pagar, Jesus mandou que ele fizesse uma coisa muito estranha para conseguir o dinheiro: Pedro deveria ir ao mar, lançar o anzol e o primeiro peixe que fisgasse deveria tirar do anzol, abrir a boca dele e tirar de lá uma moeda que dava para pagar o imposto de Jesus e de Pedro também. E Pedro foi ao mar [Pedro deve caminhar alguns passos com a vara de pescar no ombro], lançou o anzol [lançar o anzol, com a vara de pescar], fisgou o peixe [um ajudante pode ajudar o peixe a “grudar” no anzol], tirou o peixe do anzol [tirar o peixe do anzol], abriu a boca do peixe e achou a moeda [abrir a boca do peixe e tirar a moeda]. Com o dinheiro na mão, Pedro foi até os cobradores do imposto e pagou tudo. [Entregar a moeda para os cobradores de impostos]. Assim, Jesus demonstrou respeito pela autoridade deles, sem deixar de dizer que Ele não  precisava pagar imposto ao templo. Mas essa não foi a última vez que Jesus teve que ensinar o respeito às autoridades.
Nos dias de Jesus, o povo de Israel estava dominado pelos romanos. Quem mandava em tudo eram o romanos. O nome do imperador romano era César e ele mandou que todos os judeus dessem dinheiro para ele. Esse dinheiro que eles davam chamava-se imposto. Além de pegar o dinheiro deles, César não se importava com o povo e deixava os soldados romanos maltratarem os judeus. Por isso, os judeus odiavam os romanos. Eles pagavam o imposto com muita raiva, mas tinham medo de não pagar porque quem não pagava sofria castigos terríveis.
Sabendo disso, os líderes judeus tramaram outra vez um jeito de prejudicar Jesus: perguntariam a Ele se era certo pagar o imposto aos romanos. Se Jesus dissesse que era, eles colocariam o povo contra Jesus, dizendo que Ele apoiava os malvados romanos. Se Ele dissesse que não era certo pagar impostos, eles diriam aos romanos que Jesus estava ensinando o povo a não pagar impostos. Assim os romanos iriam prendê-Lo e castigá-Lo.
Com esse plano na cabeça, alguns homens falsos enviados pelos líderes judeus, fingindo que queriam aprender alguma coisa, se aproximaram de Jesus. Eram tão falsos que chegaram elogiando Jesus e depois perguntaram: “Mestre, é certo pagar imposto a César?”  Jesus percebeu imediatamente onde eles queriam chegar e disse-lhes: “Hipócritas” - que quer dizer “falsos” -  “porque vocês estão me testando? Mostrem-me a moeda do imposto.” e trouxeram-Lhe um denário [mostrar a moeda de EVA]. Então, Ele perguntou: “De quem é o rosto e a inscrição da moeda?” [Apontar o rosto e a inscrição da moeda]. Eles responderam: “De César.” Então, Jesus lhes disse: “"Então, dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". 
Assim, mais uma vez eles não conseguiram prejudicar Jesus. E mais uma vez Jesus ensinou que devemos respeitar as autoridades. 

MEMORIZANDO: Jesus nos ensinou que devemos tratar com muito respeito às autoridades do país e fazer o máximo para obedecê-las naquilo que está correto. A pessoa que age assim será um bom cidadão do país. A Bíblia diz assim [Ler o verso na Bíblia]: “Obedecer é melhor.” [Depois, ensinar o verso repetindo várias vezes os seguintes gestos:]
Obedecer:  Baixar a cabeça;
É melhor:  Levantar os dois polegares.
1 Samuel 15:22:  Abrir as mãos como se fossem um livro.       
             
APLICANDO:
A Bíblia ensina que devemos respeitar as autoridades. Autoridades são as pessoas que têm direito de mandar. Então, quais são as autoridades dentro da casa de vocês? Os pais. Quem são as autoridades na sala de aula? [Os professores.] Quem são as autoridades no trânsito? Os policiais. Quem é a maior autoridade da cidade? [O prefeito.] Quem é a maior autoridade do Estado de ______? [Citar o estado em que estão.] E quem é a maior autoridade do país? [O(a) presidente(a).] Sendo assim, devemos respeitar e obedecer a estas e outras autoridades. Mas, será que podemos obedecê-las em tudo? Além de dizer que devemos obedecer às autoridades a Bíblia também diz que mais importa obedecer a Deus que aos homens. Então, devemos obedecer as autoridades em tudo, desde que elas não mandem desobedecer aos mandamentos de Deus.
Agora, vamos ver se vocês entenderam. Vou dizer algumas situações. Se o que eu falar for uma ordem que pode ser obedecida, vocês abaixam a cabeça e erguem os polegares. Se o que eu falar for uma ordem que não pode ser obedecida, vocês devem erguer a cabeça e cruzar os braços. [Treinar os gestos com as crianças.]
A) A professora da Letícia mandou que ela ficasse sentada em silêncio, durante a explicação. Deve ser obedecida.
B) A professora de Letícia mandou que ela viesse à escola no sábado para participar de uma festa cultural. Não deve ser obedecida.
C) O pai de Carlos estava em casa, ocupado, mas mandou Carlos dizer ao vendedor na porta que o pai dele não estava. Não deve ser obedecida.
D) O pai de Carlos mandou Carlos atender a porta e dizer que o pai não poderia atenderia o vendedor naquele momento. Deve ser obedecida.
E) O policial disse ao pai de Márcia para dar dinheiro a ele, senão receberia uma multa. Não deve ser obedecida.
F) O policial mandou o pai de Márcia diminuir a velocidade do carro, pois estava correndo muito. Deve ser obedecida.
G) O presidente do Brasil mandou todas as pessoas pagarem mais impostos. Deve ser obedecida.
H) O presidente do Brasil mandou todas as pessoas trabalharem no sábado. Não deve ser obedecida.

Em todas essas situações é preciso ter muito respeito e consideração pelas autoridades. Nunca ser malcriado ou desrespeitoso, mesmo quando é necessário desobedecê-las. [Pedir que as crianças dêem sugestões sobre como poderiam ser respeitosas ao dizer não para as autoridades dos itens B, C, E, H. Concluir dizendo:] Fazer isso não é fácil. Às vezes precisamos sofrer para agir assim. Mas, para Deus o importante é estarmos com a consciência tranqüila e sabermos que fizemos o que é certo.

CONTANDO AOS OUTROS:
Opção A: Dar o kit com a vara de pescar, o peixe e a moeda para cada criança.  Elas podem amarrar o clipe no barbante e o barbante na vara.
Opção B: As crianças devem prender o cartão e a moeda no prendedor.
Em ambas as opções, as crianças devem sentar-se em duplas e contar a história uma para a outra, usando o material. Este é um treinamento para que contem a história de hoje para alguém.
  

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