quarta-feira, maio 18, 2011

Tesouros Infantis - 2o. Trimestre 2.011 - Lição 11

O Evangelho Em
Toda Parte
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER que o evangelho deve ser pregado em todo o mundo;   
SENTIR desejo ser missionária;
RESPONDER pregando a mensagem.

VERSO PARA MEMORIZAR: Vão e façam discípulos de todas as nações ... ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. ”.  Mateus 28:19,20.

Nossa Crença: Cremos que a ordem do Senhor em Mateus 28:19, 20, de ir fazer discípulos, ensinando-os a obedecer tudo que Ele ensinou, vigora até hoje. Sentimo-nos na obrigação de tomar parte na proclamação do Evangelho em todo o mundo verbalmente ou por meio de publicações. Mc. 16:15,16; Ec. 11:1-6; Mt 11:29,30.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Revisando: os mesmos visuais da lição anterior usados em Memorizando; Memorizando: Bíblia, quatro adornos típicos de diversos países (chapéu chinês, turbante árabe ou indiano, colar ou cocar indígena, enfeite africano, coroa de flores do Hawai); cartazes com o verso (abaixo); Conquistando a Atenção: uma quantidade grande de cartões coloridos; Lição: figuras postadas abaixo; figuras de escola, casa, crianças brincando, igreja; Aplicando: maleta do missionário, papeizinhos com sugestões de trabalho missionário; Contando aos Outros: folhetos e uma cópia em cartolina da figura abaixo para cada criança.



COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição: Fazer um mural com o título “O Evangelho em Toda Parte”. Procurar em revistas e na internet as figuras de escola, casa, crianças brincando e igreja. Copiar as figuras abaixo, colori-las e recortá-las. Se for usar em flánelógrafo, colar lixa, areia ou pedacinhos de feltro atrás das figuras. Se usar na parede ou em um mural, colar rolinhos de fita crepe.





Memorizando:
Fazer quatro cópias (ou mais, se desejar) da figura abaixo (copiar em cartolina ou colar em papel cartão). Dividir o verso em quatro ou mais partes e escrever cada parte dentro do espaço em branco da figura.

Chapéu de chinês: Cortar um círculo em EVA ou papel cartão, fazer um corte como na figura ao lado. Colar a fenda e prender as pontas de um pedaço de elástico nas laterais.




Aplicando: Encapar uma caixa de sapatos. Na tampa, pelo lado de dentro, colar um espelho. Dentro da caixa colocar papeizinhos com sugestões de trabalho missionário: distribuir folhetos, convidar um amigo para a Escola Sabatina, ajudar nas tarefas de casa, visitar um orfanato, orar pelos missionários, dar uma oferta, etc. Do lado de fora, escrever de um lado “Mala Missionária” e do outro “Missionário de Jesus”.




  
REVISANDO: 
              Pedir que as crianças dividam dez moedas da maneira como foram ensinadas na lição anterior, usando os visuais utilizados na lição anterior em Memorizando ou Aplicando.

 CONQUISTANDO A ATENÇÃO: Corrente humana. Chamar duas crianças e dar a cada uma dois cartões coloridos para entregarem cada um para uma criança. As quatro crianças que receberem os cartões deverão receber mais um cartão, ficando com dois e depois entregarem cada cartão para uma outra criança. Se a classe for composta por poucas crianças, pode-se pedir a ajuda de alguns adultos para aumentarem a corrente humana por mais uma vez. Quando terminar, pedir que se sentem e dizer:  Nós fizemos aqui a miniatura de uma corrente humana. Um foi passando o cartão para o outro até que um número maior de pessoas recebeu um cartão. Em nossa lição de hoje veremos uma outra corrente, que começou com uma ordem de Jesus. Prestem atenção até o final do programa.  
                                                                                                                                                                                          
APRESENTANDO A LIÇÃO:
Esta lição foi extraída com ligeiras adaptações do livro “52 Maneiras de Fazer Missões”.

[Colocar a figura do pé com a palavra VÁ no mural. Dizer:] A Bíblia nos manda ir e falar de Jesus aos outros. Os missionários vão por todo o mundo, falando sobre Jesus. Quando crescerem, alguns de vocês poderão ser missionários e ter o privilégio de falar de Jesus por todo o mundo. Eu sou grande já posso ir. Mas, mesmo que não viajemos pelo mundo, sempre vamos a algum lugar todos os dias e podemos ser missionários ali. [Colocar a figura da Escola.]  Nós podemos testemunhar de Jesus aos colegas da escola e aos professores que nunca ouviram falar dele. Também podemos convidá-los para virem à igreja e aqui eles ouvirão falar de Jesus. VÁ à escola e seja um missionário de Cristo lá.
[Colocar a figura da casa.] Muitas pessoas que moram perto de nós, e até em nossas casa, nunca ouviram falar de Jesus.  Nós podemos falar de Jesus a elas, e convidá-las para vir à igreja conosco e aprender mais sobre Jesus. VÁ para casa e seja um missionário de Cristo.
[Colocar a figura de crianças brincando.]  Nem todos os amigos que brincam conosco perto de casa já ouviram falar de Jesus. Nós podemos falar de Jesus a eles, e convidá-los para vir à igreja conosco e aprender mais sobre ele. VÁ pela vizinhança, e seja um missionário de Cristo enquanto brinca com os amigos.
[Colocar a figura da igreja.] Quando os meninos e as meninas vêm à igreja, alguém tem de lhes falar de Jesus. Quando fazemos a nossa parte, estamos testemunhando dele. VÁ à igreja e seja um missionário de Cristo.
[Colocar a figura da cédula de dinheiro.]  Nós podemos ser missionários através das nossas OFERTAS. Nosso dinheiro pode ajudar a comprar Bíblias, comprar folhetos, construir uma igreja, uma escola ou mesmo um hospital.
[Colocar a figura da criança orando.] Outra forma muito importante de sermos missionários é ORAR.  Podemos orar a Deus pelas missionários que foram pregar o evangelho em lugares distantes: para que eles tenham saúde, para que estejam seguros, para que tenham o Espírito Santo e ganhem muitas almas para Cristo. Também podemos orar pelas pessoas que conhecemos que ainda não aceitaram a mensagem de salvação.
Existem muitas maneiras de cumprirmos a ordem de Jesus. O importante é que não fiquemos parados. Precisamos obedecer a esta ordem com urgência.

MEMORIZANDO:  Vão e façam discípulos de todas as nações ... ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. ”.  Mateus 28:19,20.
[Ler o verso na Bíblia.] Jesus nos ordenou que não apenas pregássemos o evangelho a todas as pessoas, mas que também as ensinássemos a obedecer à Sua Palavra [mostrar a Bíblia], fazendo discípulos. Mas, o que é fazer discípulos? Discípulo é aquele que aprende, o aluno. Fazer um discípulo é ensinar para alguém os mandamentos de Deus e ajudá-lo, com o exemplo, com conselhos, e animando e corrigindo, até essa pessoa já conseguir ensinar outras pessoas. E as outras pessoas ensinam outras e o número de discípulos vai aumentando, aumentando, até que o evangelho tenha sido pregado ao mundo inteiro. Só depois disso é que Jesus virá nos buscar. Esse é um trabalho muito importante, e para não nos esquecermos dele vamos memorizar este verso. [Chamar quatro crianças à frente e colocar em cada uma um adorno típico de algum país. Cada criança segura uma parte do verso. A classe deve recitar o verso três vezes com os visuais. Depois, virar de costas uma criança, escondendo sua parte do verso, e recitá-lo por inteiro. Repetir o processo com as outras crianças, até que o verso tenha sido memorizado].
 APLICANDO:
              Mostrar a maleta do missionário. Dizer que dentro da maleta há a foto de um missionário escolhido por Deus que tem uma missão especial para fazer neste mundo. Combinar que as crianças deverão vir, uma à uma, à frente da sala para olhar dentro da maleta, pegar um papelzinho e sentar-se em silêncio, sem comentar nada do que viram.  Depois que todas olharem dentro da caixa, dizer:  Deus tem uma tarefa especial para você. O missionário e a missionária que Deus chamou para servi-lo é cada um de nós. Se você já é de Jesus, Ele com certeza tem alguma coisa para VOCÊ fazer. Os papeizinhos que vocês pegaram têm algumas sugestões de como vocês podem ser missionários. Vou ler o de alguns de vocês. Quando eu ler, se você achar que também pode fazer o que eu estou lendo, levante a mão. [Ler os papeizinhos das crianças. Depois, dizer:] Todas essas são maneiras de sermos missionários. Confiem em Deus e façam o melhor. Ele vai abençoar vocês.
 
CONTANDO AOS OUTROS: 
[Mostrar os folhetos.] Uma coisa que todos podemos fazer para Jesus é entregar folhetos. Podemos entregar um folheto para alguém que acabamos de conhecer ou para um amigo ou parente que não conhece a Jesus ainda. Vocês agora vão ganhar alguns folhetos para entregá-los a alguém que vocês perceberem que ainda não está servindo a Jesus. Vamos orar para que Deus ajude as pessoas que vão receber esses folhetos a se decidirem logo para Cristo. [Orar com as crianças e depois entregar um pouco do folheto para cada uma delas. Os folhetos devem estar com o endereço da igreja. Depois, entregar uma cópia da figura (postada no após a lista de recursos necessários) para cada criança. Deixar que pintem e enfeitem como desejarem. Elas poderão usar a figura para contar a outros irmãos e colegas sobre a necessidade de serem missionários.]

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!