domingo, setembro 27, 2009

Tesouros Infantis V2N4 - Incentivo de presença APRENDENDO COM AS ABELHAS



Incentivos do trimestre:
de presença e  de memorização dos versos



APRENDENDO COM AS ABELHAS
Incentivo de presença – Plano de memorização de versículos
Adaptado do livro “52 Maneiras de Memorizar a Bíblia”

            Este trimestre aproveitaremos o tema que será estudado todos os sábados pelas crianças em suas lições. É uma comparação entre as boas ações que as crianças podem praticar e o mel que as abelhas fabricam. As crianças são incentivadas a praticar atos que “adoçam”, tornam agradável, o dia a dia em família. Pais e filhos devem estudar este material nas tardes de sábado e procurar maneiras de praticá-las durante a semana. Assim usaremos as abelhas também como incentivo de presença e de memorização dos versos deste trimestre:

Mural de Memorização dos Versos: Use o molde da figura abaixo para fazer treze caules em papel criativo (ou cartolina, EVA, papel cartão, feltro...). Escreva as referências dos versículos do trimestre na base dos caules.
Em papel criativo colorido, faça 13 flores iguais (pode-se usar o molde abaixo ou outra flor). Numere as flores de um a treze e cole-as nos caules correspondentes. Os números nas flores indicam a ordem em que os versículos devem ser memorizados.
Confeccione um mural. Pode ser de cortiça, feltro, isopor pintado ou encapado, EVA, madeira, duratex, TNT, papel pardo, placa de metal (se o mural for uma placa de metal, cole pedacinhos de imã nas flores e nas abelhas; se for de feltro, as abelhinhas podem ser entreteladas ou confeccionadas em feltro).




Imagem enviada pela prof Érika Mendes, de Catalão - GO



Coloque as flores no mural, na sequência em que os versos serão aprendidos. Acima das flores escreva: “Aprendendo Com As Abelhas”. Coloque o mural à altura dos olhos das crianças.
Reproduza o molde de abelhinha da figura abaixo e faça uma para cada aluno (com o nome da criança). Faça algumas abelhas a mais, para quando vier uma visitinha.

No sábado anterior, explique rapidamente como as abelhas “trabalham” para retirar o néctar das flores e transformá-lo em mel. Diga também que pelo estudo da Bíblia somos capazes de produzir o “mel” das boas ações, adoçando (tornando agradável) a vida das pessoas que nos cercam.  Incentive-as a serem “abelhinhas” produtoras de boas ações. Explique também como funcionará o painel deste trimestre: as abelhinhas  com os nomes dos alunos voarão de uma flor para outra, à medida que seus donos forem entendendo e memorizando os versículos que serão entregues toda semana. Enfatize a importância do esforço individual.
Tire cópias dos versos de cada lição (veja postagem com os versos AQUI) e entregue-os toda semana.
E as visitas? Quando houver uma criança visitante, ofereça-lhe uma abelhinha e incentive-a a voltar nos próximos sábados, com os versos memorizados, para ganhar o certificado no final do trimestre.

Incentivo de Presença:
Veja uma linda variação desse tema AQUI.

· Baixe a figura da colmeia e imprima duas cópias por página (cada colmeia deve ocupar meia página A4). Faça uma para cada criança (enfeite-a como quiser).



· Cole-a no verso da capa da lição da criança (ou faça um mural para isso).


Foto enviada pela prof Erika Mendes, de Catalão



· Faça cópias das figuras de abelha, abaixo, em quantidade suficiente para que todas as crianças tenham uma abelha a cada sábado do trimestre. Imprima as abelhas em um tamanho que caiba nos casulos da colmeia.





Uma professora deve ficar à porta recebendo as crianças. As que chegarem pontualmente  receberão uma abelha recortada para ser colada na figura do favo de mel, que já deve estar colada na capa da lição.
                          Foto enviada pela prof Erika Mendes, de Catalão


 Depois, devem recitar o verso, dirigir-se ao mural e colocar a abelhinha com seu nome no caule correspondente ao verso memorizado.

Se ela chegou a tempo, mas não sabe o verso, não poderá levar a abelha para outra flor, no mural. Receberá apenas a abelha de papel para colar na lição. Neste caso ela deve receber um bilhetinho parabenizando sua pontualidade e incentivando-a a memorizar os versos atrasados para que chegue à flor certa.   Se memorizou o verso mas não foi pontual, pode mudar a abelha de flor mas não receberá a abelha para colar na lição.  Há um bilhetinho para este caso também. Para os bilhetes, imprimir a figura abaixo.







Ao final do trimestre, prepare um certificado (modeloS abaixo) para quem conseguiu levar sua abelha até a última flor. E sirva um alimento bem gostoso com mel para quem tem os 13 adesivos. Quem fizer as duas coisas, ganha os dois prêmios.







Sugestão 1: Junto com o diploma, entregue um sache de mel para cada verso memorizado.
Sugestão 2:  Veja receita  de Pão de mel AQUI.

Divulgue o projeto
Como a lição é essencial para que o projeto tenha sucesso, é muito importante começar a fazer os pedidos de lição com antecedência.

Sugestões para conseguir as lições a tempo:
· Providencie lições, fazendo um pedido à Associação ou diretamente na Editora (11.2198.1800).
· Fale com os pais e indique-lhes a melhor forma de fazer o pedido.
· Coloque um lembrete no quadro de avisos da igreja, com a data máxima para os pedidos de lições.
· Peça ajuda ao dirigente da igreja e ao obreiro.
· Para crianças muito humildes, procure irmãos que patrocinem as lições. Insista, insista e insista até que possa perceber cada criança com sua lição.

Dicas para o êxito:
 No sábado anterior ao início deste programa envie aos pais o bilhete abaixo. Fale também pessoalmente com eles.






 Na entrada ou saguão da igreja, coloque um lembrete para os pais no quadro de avisos e um cartaz bem bonito em algum lugar, ao nível dos olhos das crianças, avisando-as do belo programa que as aguarda na Escola Sabatina e do horário de início.
 É muito importante que tudo esteja pronto com antecedência e que o programa comece na hora exata, mesmo que haja apenas uma criança.
 Tenha um relógio na parede (ou confeccione um de papel cartão, EVA, ou use um de brinquedo) e mostre para as crianças onde os ponteiros devem estar quando iniciarem o programa. No momento exato, mostre o relógio e diga que chegou o momento de iniciar a Escola Sabatina, encerrando a participação das crianças no mural.



O que fazer com as crianças que chegarem cedo? É preciso que haja alguma coisa para que elas façam antes do início do programa. Alguém ensinando cânticos ou mostrando um objeto interessante e a forma de usá-lo, histórias, livros, etc. tudo relacionado ao assunto da lição. Também é possível conversar com as crianças e saber como foi sua semana incentivando-as a continuarem chegando cedo.


IMPORTANTE:

Bilhete para os pais
Ao entregar o bilhete, não esqueça de mostrar seu interesse no bem estar da criança. Não esqueça de assinar.



Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!