quarta-feira, setembro 02, 2009

Lição 12
















As gravuras dos peixes foram extraídas da internet. O garotinho foi uma amiga que me deu. O folhetinho foi baseado em um folheto infantil que recebi e adaptei.

LIÇÃO 12 - EU VOS FAREI PESCADORES DE HOMENS

OBJETIVO: ensinar à criança que Jesus chama cada um de nós para ajudá-Lo a salvar pessoas do pecado. Ao final da lição a criança deverá
SABER que Jesus a convida para servi-Lo como convidou os discípulos.
SENTIR o desejo de ajudar a salvar outros.
RESPONDER fazendo trabalho missionário.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.” Lucas 5:10.
LEITURA AUXILIAR: O Desejado de Todas as Nações, pág.244-251.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: visuais das págs. 97 a 98 (instruções à pág. 36), rede de pesca (ou algo parecido); Lição: cabo de vassoura, alguma coisa para representar uma rede de pesca (filó, saco de batatas, cortinas de renda, etc.); duas caixas de papelão grandes o suficiente para ser caber duas ou três crianças em cada uma (como se fossem barcos), peixinhos de papel ou E.V.A. (pág.99); Aplicando e Contando aos Outros: envelopes, folhetos (A pergunta mais importante; O único caminho da felicidade) ou livros-brinde (Paz Interior ou Sermão da Montanha) .

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos): Pedir para todos se sentarem em círculo. Inicie a atividade andando em volta do círculo e batendo levemente na cabeça de cada criança dizendo: ”Pessoa, pessoa, pessoa... discípulo.” Quando você disser “discípulo”, a criança que foi tocada ficará de pé e sairá de mão dada com você. Então vocês dois continuarão a atividade dizendo: “Pessoa, pessoa, pessoa... discípulo.” Cada vez que uma criança for escolhida, ela se juntará às que já estiverem de mãos dadas formando, assim, uma longa corrente. Continuar a atividade até que todas as crianças façam parte da corrente. Pedir então que todas se sentem em seus lugares e perguntar: Vocês gostaram de serem convidados para ser discípulos? Alguém de vocês ficou com medo de não ser “tocado”? Em nossa história bíblica de hoje vamos aprender sobre como Jesus convidou algumas pessoas para serem seus discípulos. Eles seriam seus melhores amigos e ajudantes. Também ajudariam Jesus a convidar mais pessoas para serem salvas e irem para o Céu. É isto que Jesus espera de nós também.

ESTUDANDO A LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros).
LIÇÃO: Montar os “barcos” antes do início da aula. Se não conseguir as caixas, marcar o chão com fita crepe no formato de barco ou colocar uma cadeira atrás de outra, fazendo de conta que é um barco. Dizer: Por toda parte as pessoas estavam falando sobre Jesus e seus milagres. Muitos vinham para ouvi-Lo. Certa manhã Jesus foi para o Mar da Galiléia. Estava descansando junto ao lago, e daí a pouco muitas pessoas chegaram para falar com Ele. Havia avôs e avós com suas bengalas. Pegar um cabo de vassoura e andar como um velhinho. Também havia mamães e papais com seus meninos e meninas, pescadores, comerciantes e professores. Até os sacerdotes foram ouvir Jesus. Havia tanta gente que ficou difícil para todos verem Jesus. Eles ficavam se apertando para tentar enxergar Jesus. Colocar a mão sobre os olhos, como quem tenta enxergar. Pedro, André, Tiago e João estavam ali perto em seus barcos de pesca. Jesus entrou no barco de Pedro e pediu que ele afastasse um pouco o barco da margem. Então todos puderam vê-Lo. Enquanto Jesus estava pregando, Pedro, André, Tiago e João estavam descansando. Sentar como quem está muito cansado. Eles haviam trabalhado a noite inteira tentando pescar alguns peixes, mas não conseguiram nada. Convidar duas crianças para cada barco. Dar uma rede para eles à partir da segunda estrofe. Todos devem cantar, fazendo gestos:
“Pedro, André, Tiago e João num barquinho. (balançar o corpo como dentro de um barco)
Pedro, André, Tiago e João num barquinho.
Pedro, André, Tiago e João num barquinho.
No mar da Galiléia.
Se forem muitas crianças, tirar as primeiras e colocar mais duas em cada barco na segunda estrofe. Dar uma “rede” para elas. As outras crianças fazem os gestos.
Jogaram a rede mas não pegaram nada. (esticar os braços como se lançassem as redes)
Jogaram a rede mas não pegaram nada.
Jogaram a rede mas não pegaram nada.
No mar da Galiléia.
Repetir, se for necessário, trocando as crianças.
Como eles jogaram a rede a noite inteira e não dormiram, estavam muito cansados. Os braços doíam e os olhos quase não queriam ficar abertos, de tanto sono. Imitar um bocejo, e fazer cara de sono. Estavam tristes também porque eles precisavam vender os peixes para conseguir algum dinheiro.
Quando Jesus parou de pregar pediu aos discípulos que fizessem uma coisa muito estranha: que eles fossem de volta para o meio do mar e jogassem novamente as redes. Aquilo era realmente muito esquisito. Ninguém que pesca com rede sai durante o dia. Sempre sai à noite. Mas, como Jesus havia mandado, eles foram obedientes e entraram no barco. Chamar mais quatro crianças. Todos cantam as outras estrofes, fazendo os gestos:
“Cristo mandou que jogassem a rede. (gesto de jogar a rede)
Cristo mandou que jogassem a rede.
Cristo mandou que jogassem a rede.
No mar da Galiléia.
Jogar na rede muitos peixinhos de papel ou e.v.a.
Puxaram a rede, cheia de peixinhos.(gesto de puxar a rede)
Puxaram a rede, cheia de peixinhos.
Puxaram a rede, cheia de peixinhos.
No mar da Galiléia.
Se preciso, trocar as crianças.
Foram tantos peixes que caíram na rede que eles precisaram que os dois barcos puxassem a rede. Os barcos ficaram tão cheios que quase afundaram. Pedro quase não pôde acreditar no que tinha acontecido. Fazer expressão de espanto. Quando Jesus falou, centenas de peixes entraram na rede! Quando chegou na praia, Pedro esqueceu-se dos peixes e ajoelhou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-Te de mim; sou homem pecador!” Coitado de Pedro, sentia-se envergonhado por haver respondido a Jesus o Rei do Universo! Compreendeu que Jesus foi muito paciente com ele e sentiu-se grande pecador. Mas Jesus animou Pedro e os outros discípulos, dizendo: “Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.”
Com essas palavras Jesus estava convidando Pedro e seus amigos para serem ajudantes especiais dele. Eles não deveriam mais buscar peixes para vender. Eles deveriam buscar pessoas para que Jesus as salvasse. Era um convite muito especial. Sabem o que eles fizeram? Deixaram todos aqueles peixes e seguiram a Jesus e tornaram-se seus discípulos, os principais ajudantes de Jesus.

REVISANDO: Preparar o material conforme instruções abaixo. Mostrar a caixa representando o mar. Dizer: Jesus disse que quer fazer-nos pescadores de homens. Agora vocês vão pescar estes bonecos aqui. No boneco está escrito “salvem-me”. Chamar um aluno para “pescar” um homem. Este aluno deve responder a pergunta correspondente ao número que está atrás do boneco. Se acertar a resposta não deve recolocar o boneco no mar, porém, se errar, deverá restituí-lo ao seu lugar. Repetir o processo com as outras crianças ou até que todas as perguntas sejam respondidas.

MEMORIZANDO (até 10 minutos): Ler o verso na Bíblia, na mesma versão do visual. Explicar as palavras difíceis e o sentido total do verso. Pendurar a “rede” na parede ou sobre uma mesa. Prender os visuais do verso, prendendo-os na “rede” com os clipes. Recitar o verso três vezes com as crianças. Retirar o visuais e embaralhá-los. Dividir a classe em duas equipes. Pode-se dar um conjunto de visuais para cada um e pedir que organizem o verso, verificando quem terminará primeiro. Outra opção é entregar os visuais para um grupo e cronometrar o tempo para organizar tudo e depois cronometrar o outro grupo. Sempre que os visuais forem organizados o verso deve ser recitado.

APLICANDO E CONTANDO AOS OUTROS: Dar uma ou mais cópias do folhetinho da pág. 101, pedir às crianças que façam um colorido bonito nele(se forem crianças maiores) ou apenas aprendam a dobrá-lo. Pode-se usar folhetos da Editora ou um livro evangelístico. Dar um envelope para as crianças escreverem o nome de alguém que elas sabem que precisa receber a mensagem. Também podem enfeitar o envelope (colando adesivos ou desenhando). Dizer: Jesus chamou os discípulos para buscarem as pessoas para serem salvas. Ele também quer que sejamos pescadores de homens, ou seja, que falemos da salvação a outras pessoas. Temos um trabalho muito importante a fazer: mostrar o caminho da salvação aos perdidos. Vocês estão recebendo estes folhetos (ou livros) e os envelopes. Escrevam, no envelope, o nome de alguém que vocês acham que precisa ouvir da salvação e de Jesus. Escolham a pessoa e entreguem o envelope para ela durante a semana. Depois tentem explicar o que é preciso fazer para ser salvo. Esta é uma forma de convidar as pessoas para conhecerem Jesus e ser um pescador de homens para o Reino de Deus.

ENCERRAMENTO (até 5 minutos): Cantar. Orar agradecendo pelo chamado de Jesus e pedindo que Deus os torne bons pescadores de homens para Jesus.

ENSAIO PARA A PRÓXIMA APRESENTAÇÃO NA IGREJA (até 10 minutos).





COMO PREPARAR OS RECURSOS VISUAIS

Memorizando
Fazer cópias dos peixes com os versos das págs. 97 a 99 (ficarão lindos impressos em papel colorido).
Colorir, colar entretela e recortar (para usar no flanelógrafo).
Ou, colar um clipe com uma ponta aberta atrás de cada peixe. Ter uma rede, nesse caso, esticada na parede ou sobre a mesa para prender os visuais. A rede pode ser filó, crochê ou cortina de renda.

Lição
Fazer muitos peixinhos coloridos em EVA ou papel (sugestões de moldes nas figuras acima).

Revisando
Fazer cópias do boneco acima em cartolina (ou copiar em papel e colar em cartolina).
Colorir (se desejar) e recortar.
Colar um pedaço de imã atrás da cabeça dos bonecos.
Numerar os bonecos.
Prender um barbante em uma vara e um clipe na ponta do barbante. Essa será a vara de pescar.
Encher a caixa de sapato com papel crepon ou plástico azul picado, simulando um mar. Deixar bem cheia e encorpada.
Colocar os bonecos no mar com metade do corpinho para fora e usar a vara para pescá-los.

Aplicando e Contando aos Outros
Fazer cópias do folhetinho acima recortar, dobrar ao meio e nas linhas para formar um folheto.
Algumas copiadoras talvez consigam fazer frente e verso. Fica muito mais bonito

2 comentários:

Tia Andrea disse...

Irmã Sara,você é uma benção!Saiba que tudo o que vi e li, para mim é a pura e agradavel benevolencia de Deus.è muito importante que trabalhos como este sejam cada vez mais divulgados.Do jeito que as coisas estão, o melhor a fazer é proclamar o evangelho do senhor!Andrea/guarulhosS.P.

Anônimo disse...

olá meu nome é RAFAEL, sou de BARRETOS-SP e gostaria de saber com vc SARA se vc tem algum folheto envangelistico infantil para vender ! pois gostaria de entregar no DIA DAS CRIANÇAS juntamente com os presentes q iremos entregar ! ou se vc sabe de algum SITE especifico em que eu possa comprar !
luzdomundojesus@hotmail.com
OBRIGADO , RAFA

Que bom que você veio!

Volte Sempre!