Infelizmente já estamos no sábado 10, por isso vou postar a partir dessa lição. O texto da lição foi adaptado de um Auxiliar do professor que li há alguns anos. A idéia da gravura da atividade foi extraída de um livro, mas o desenho foi feito pelo amigo Kakaroto. Os desenhos do verso para memorizar foram extraídos da web.
LIÇÃO 10 - UM VISITANTE NOTURNO
OBJETIVO: Ensinar à criança que Jesus conhece nossos pensamentos e orações, e quer nos atrair a si para sermos transformados. Ao final da lição a criança deverá
SABER que Jesus conhecia Nicodemos e tudo o que ele sentia, por isso lhe mostrou sua necessidade de salvação.
SENTIR confiança em Jesus e desejo de seguir pelo caminho da salvação.
RESPONDER buscando um encontro com Jesus e um novo nascimento.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” João 3:3.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: visuais das págs. 88 a 91, (instruções à pág. 30); Conquistando a atenção: figuras de bebês; Lição: lenços longos de pescoço ou tiras de tecido em forma de cachecol (se puder, dê um lenço para cada criança, se não, use apenas você); Contando aos Outros: cópia da borboleta e do casulo para cada criança (pág. 92).
CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos): Mostrar figuras de bebês e perguntar como eles são, o que precisam para crescer, o que eles já sabem fazer quando nascem. Dizer: Hoje falaremos sobre gente grande que precisa tornar-se como um recém-nascido.
ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros).
LIÇÃO: Pegar o lenço (dar um para cada criança, se possível). Dizer: Nicodemos era um homem importante. As pessoas davam muita atenção às coisas que ele dizia. Colocar seu lenço junto ao ouvido como se estivesse ouvindo. As crianças farão o mesmo. Nicodemos era muito inteligente. Ele conhecia muito bem a Bíblia, porque ele a lia sempre. Enrolar o lenço para fazer um rolo como uma Bíblia da época. Vocês conseguirão fazer um rolo exatamente como eu fiz? Enrolem os dois lados. No tempo em que Nicodemos vivia, os livros eram assim, e a Bíblia estava em um rolo. Eles o abriam assim e a liam. Mostrar como.
Nicodemos havia lido no rolo bíblico que era tempo do Salvador, o Messias, chegar. Ouvira muito sobre Jesus, e ficou pensando se Jesus era o Salvador. Nicodemos queria conversar um pouquinho com Jesus. Mas havia um problema. Ele era um homem muito importante. Fazer um nó em seu lenço e colocá-lo na cabeça como um turbante. Ele não queria que seus amigos soubessem que se encontrara com Jesus. Assim ele pensou muito. Colocar a mão sobre o rosto como se estivesse pensando. Finalmente teve uma idéia! Ele ia encontrar com Jesus tarde da noite, quando todos estivessem dormindo. Colocar uma mão sob o rosto, cobrir os ombros com o lenço e fechar os olhos, como quem está dormindo. Assim ninguém o veria. Colocar o lenço sobre os olhos.
Foi isso que ele fez. Certa noite ele caminhou silenciosamente através da cidade. Mover os pés silenciosamente enquanto caminha. Ele olhava de um lado para outro. Olhar de um lado para outro. Ele olhou para baixo e escondeu a cabeça entre os ombros (fazer isto); talvez ele tivesse colocado algo sobre a cabeça para que ninguém o reconhecesse. Colocar o lenço sobre a cabeça.
Ele encontrou rapidamente o lugar onde Jesus estava. Jesus estava em um jardim. Ele ficou feliz em ver Nicodemos. Abanar o lenço ou dar um grande sorriso. Nicodemos e Jesus conversaram. Movimentar uma das pontas do lenço, depois a outra para fazer um e outro conversarem, face a face. Jesus sabia tudo que Nicodemos estava pensando e disse o que ele precisava ouvir. Balançar uma das pontas, como alguém falando: “Digo-lhe que se uma pessoa não nascer de novo não pode entrar no Céu.” Nicodemos perguntou. Movimentar a outra ponta: “Como pode um homem crescido nascer novamente como um bebê?” Enrolar o lenço e niná-lo como um bebê. Jesus disse (movimentar a outra ponta do lenço): Você precisa nascer da água e do Espírito.” Nicodemos tinha ouvido João Batista pregar e visto muitos homens sendo batizados.Ele sabia que “nascer da água” quer dizer “ser batizado”. Esticar um pedaço do lenço e dobrá-lo como se estivesse batizando. Mas ele se considerava muito bom e achava que não precisava ser batizado. Pensava que isso era coisa para pessoas muito más. E Jesus estava dizendo que ele precisava mudar, vencer seu orgulho e ser batizado. Repetir o último gesto. Nicodemos pensava que podia ser salvo do jeito que era, sem precisar mudar nada.
Mas, quanto mais Nicodemos ouvia Jesus (colocar o lenço no ouvido, como quem escuta algo) mais ele desejava um novo coração. Colocar o lenço no coração. Ele queria ser salvo e Jesus sabia disso. Jesus então lhe explicou que é necessário acreditar nEle como Salvador. Depois Jesus contou para Nicodemos que Ele seria levantado na cruz (levantar o lenço) e quem cresse nEle seria salvo.
Nicodemos despediu-se de Jesus (abanar o lenço) e se foi. Voltou para casa e estudou a Bíblia. Enrolar o lenço como Bíblia antiga. Mas não contou nada para ninguém. Abanar o lenço, como sinal de não. Quando Jesus foi crucificado (formar uma cruz com seu braço e o lenço), Nicodemos lembrou-se das palavras de Jesus e creu que Ele era o Filho de Deus. Arrependeu-se e pediu perdão de seus pecados. Depois de Jesus ressuscitar e ir para o Céu (levantar o lenço o mais alto que puder) Nicodemos foi batizado (deitar o lenço) e tornou-se um discípulo. Jesus fez uma grande transformação na vida de Nicodemos e ele realmente tornou-se uma nova pessoa. venceu seu orgulho e tornou-se uma pessoa humilde e bondosa. Ele realmente nasceu de novo.
REVISANDO: Fazer as perguntas para toda a classe e pedir que a classe obedeça à ordem de comando de cada pergunta. Se necessário, repita pausadamente para que as crianças entendam bem.
a) Se Nicodemos foi ter com Jesus quando o sol ainda estava alto bata os pés no chão. Eles não devem bater, pois Nicodemos foi ter com Jesus à noite.
b) Se Deus sabe tudo o que precisamos mesmo ante de pedirmos fique de pé. Devem ficar de pé porque a afirmação está correta.
c) Se o verso que diz que devemos nascer de novo está no livro de Daniel 65:24 bata no peito. Elas não devem bater. A afirmação está incorreta.
d) Se Jesus ficou triste ao encontrar Nicodemos sente-se. Não devem sentar-se, porque Jesus ficou feliz.
e) Se Jesus disse que precisamos nascer de novo, incline a cabeça. Devem inclinar, porque a afirmação está correta.
f) Se podemos ser salvos como somos, sem mudar, dê um passo à frente. Não devem dar um passo, porque a afirmação está incorreta.
g) Se Nicodemos era orgulhoso e se achava bom levante os braços. Devem levantar porque a afirmação está correta.
h) Se não precisamos crer que Jesus Cristo nos salva e nos transforma estique os braços para a frente. Não devem esticar porque a afirmação está incorreta.
i) Se Nicodemos estudou mais a Bíblia depois do encontro com Jesus, coloque as mãos na cintura. Devem colocar.
j) Se Nicodemos creu em Jesus como Salvador, quando O viu crucificado, coloque as mãos em posição de oração. Devem colocar porque a afirmação está correta.
MEMORIZANDO (até 10 minutos): Ler o verso na Bíblia, na mesma versão do visual. Explicar o sentido total do verso. Pedir que quatro crianças segurem os visuais ou colocá-los sobre um suporte. Recitar o verso inteiro por três vezes com todos. Misturar as partes do verso e pedir para uma criança arrumá-las. Recitar de novo inteiro. Repetir o processo algumas vezes até que o verso tenha sido memorizado.
APLICANDO: Mostrar uma atividade de Contando aos Outros já pronta e usá-la par ilustrar o ensino. Dizer: Quando estamos com nossos pecados, nossa vida é feia como esta lagarta. Quais são as coisas feias que fazemos? Nós mentimos, desobedecemos, tratamos mal às pessoas. Mas se cremos em Jesus e pedimos a ele o perdão dos nossos pecados e um coração limpo, Ele vai nos atender na hora. E teremos um novo nascimento, como a borboleta que sai do casulo. Vejam como é diferente a borboleta da lagarta. Assim é a diferença de quem nasceu de novo para quem não nasceu. Mencionem coisas bonitas que alguém que nasceu de novo faz.
CONTANDO AOS OUTROS: Entregar uma cópia da atividade da pág. 92 para cada criança.Se for para fazerem na sala, entregar já quase pronta, faltando algum detalhe que as crianças consigam fazer com relativa facilidade. Se não houver tempo, deixar que levem para casa e façam a atividade com a ajuda dos pais. Enquanto trabalham, dizer: Mostrem esta figura para alguém e expliquem a necessidade que todos temos de nascer de novo. Não esqueçam de falar sobre as mudanças que acontecem em quem nasce de novo.
ENCERRAMENTO (até 5 minutos): Cantar. Dizer: Se vocês sentiram vontade de nascer de novo de serem transformados, peçam a Deus agora que Ele vai fazer isso por vocês agora mesmo. Orar pedindo a Jesus uma transformação, um novo nascimento para todos ali.
ENSAIO PARA A APRESENTAÇÃO NO PRÓXIMO SÁBADO (até 10 minutos).
COMO PREPARAR OS RECURSOS VISUAIS
Memorizando:
Copiar as figuras acima.
Pintar os desenhos.
Colar sobre color set em cores variadas, formando molduras.
Contando aos Outros:
Instruções na própria folha de atividades (acima).
OBJETIVO: Ensinar à criança que Jesus conhece nossos pensamentos e orações, e quer nos atrair a si para sermos transformados. Ao final da lição a criança deverá
SABER que Jesus conhecia Nicodemos e tudo o que ele sentia, por isso lhe mostrou sua necessidade de salvação.
SENTIR confiança em Jesus e desejo de seguir pelo caminho da salvação.
RESPONDER buscando um encontro com Jesus e um novo nascimento.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” João 3:3.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: visuais das págs. 88 a 91, (instruções à pág. 30); Conquistando a atenção: figuras de bebês; Lição: lenços longos de pescoço ou tiras de tecido em forma de cachecol (se puder, dê um lenço para cada criança, se não, use apenas você); Contando aos Outros: cópia da borboleta e do casulo para cada criança (pág. 92).
CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos): Mostrar figuras de bebês e perguntar como eles são, o que precisam para crescer, o que eles já sabem fazer quando nascem. Dizer: Hoje falaremos sobre gente grande que precisa tornar-se como um recém-nascido.
ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros).
LIÇÃO: Pegar o lenço (dar um para cada criança, se possível). Dizer: Nicodemos era um homem importante. As pessoas davam muita atenção às coisas que ele dizia. Colocar seu lenço junto ao ouvido como se estivesse ouvindo. As crianças farão o mesmo. Nicodemos era muito inteligente. Ele conhecia muito bem a Bíblia, porque ele a lia sempre. Enrolar o lenço para fazer um rolo como uma Bíblia da época. Vocês conseguirão fazer um rolo exatamente como eu fiz? Enrolem os dois lados. No tempo em que Nicodemos vivia, os livros eram assim, e a Bíblia estava em um rolo. Eles o abriam assim e a liam. Mostrar como.
Nicodemos havia lido no rolo bíblico que era tempo do Salvador, o Messias, chegar. Ouvira muito sobre Jesus, e ficou pensando se Jesus era o Salvador. Nicodemos queria conversar um pouquinho com Jesus. Mas havia um problema. Ele era um homem muito importante. Fazer um nó em seu lenço e colocá-lo na cabeça como um turbante. Ele não queria que seus amigos soubessem que se encontrara com Jesus. Assim ele pensou muito. Colocar a mão sobre o rosto como se estivesse pensando. Finalmente teve uma idéia! Ele ia encontrar com Jesus tarde da noite, quando todos estivessem dormindo. Colocar uma mão sob o rosto, cobrir os ombros com o lenço e fechar os olhos, como quem está dormindo. Assim ninguém o veria. Colocar o lenço sobre os olhos.
Foi isso que ele fez. Certa noite ele caminhou silenciosamente através da cidade. Mover os pés silenciosamente enquanto caminha. Ele olhava de um lado para outro. Olhar de um lado para outro. Ele olhou para baixo e escondeu a cabeça entre os ombros (fazer isto); talvez ele tivesse colocado algo sobre a cabeça para que ninguém o reconhecesse. Colocar o lenço sobre a cabeça.
Ele encontrou rapidamente o lugar onde Jesus estava. Jesus estava em um jardim. Ele ficou feliz em ver Nicodemos. Abanar o lenço ou dar um grande sorriso. Nicodemos e Jesus conversaram. Movimentar uma das pontas do lenço, depois a outra para fazer um e outro conversarem, face a face. Jesus sabia tudo que Nicodemos estava pensando e disse o que ele precisava ouvir. Balançar uma das pontas, como alguém falando: “Digo-lhe que se uma pessoa não nascer de novo não pode entrar no Céu.” Nicodemos perguntou. Movimentar a outra ponta: “Como pode um homem crescido nascer novamente como um bebê?” Enrolar o lenço e niná-lo como um bebê. Jesus disse (movimentar a outra ponta do lenço): Você precisa nascer da água e do Espírito.” Nicodemos tinha ouvido João Batista pregar e visto muitos homens sendo batizados.Ele sabia que “nascer da água” quer dizer “ser batizado”. Esticar um pedaço do lenço e dobrá-lo como se estivesse batizando. Mas ele se considerava muito bom e achava que não precisava ser batizado. Pensava que isso era coisa para pessoas muito más. E Jesus estava dizendo que ele precisava mudar, vencer seu orgulho e ser batizado. Repetir o último gesto. Nicodemos pensava que podia ser salvo do jeito que era, sem precisar mudar nada.
Mas, quanto mais Nicodemos ouvia Jesus (colocar o lenço no ouvido, como quem escuta algo) mais ele desejava um novo coração. Colocar o lenço no coração. Ele queria ser salvo e Jesus sabia disso. Jesus então lhe explicou que é necessário acreditar nEle como Salvador. Depois Jesus contou para Nicodemos que Ele seria levantado na cruz (levantar o lenço) e quem cresse nEle seria salvo.
Nicodemos despediu-se de Jesus (abanar o lenço) e se foi. Voltou para casa e estudou a Bíblia. Enrolar o lenço como Bíblia antiga. Mas não contou nada para ninguém. Abanar o lenço, como sinal de não. Quando Jesus foi crucificado (formar uma cruz com seu braço e o lenço), Nicodemos lembrou-se das palavras de Jesus e creu que Ele era o Filho de Deus. Arrependeu-se e pediu perdão de seus pecados. Depois de Jesus ressuscitar e ir para o Céu (levantar o lenço o mais alto que puder) Nicodemos foi batizado (deitar o lenço) e tornou-se um discípulo. Jesus fez uma grande transformação na vida de Nicodemos e ele realmente tornou-se uma nova pessoa. venceu seu orgulho e tornou-se uma pessoa humilde e bondosa. Ele realmente nasceu de novo.
REVISANDO: Fazer as perguntas para toda a classe e pedir que a classe obedeça à ordem de comando de cada pergunta. Se necessário, repita pausadamente para que as crianças entendam bem.
a) Se Nicodemos foi ter com Jesus quando o sol ainda estava alto bata os pés no chão. Eles não devem bater, pois Nicodemos foi ter com Jesus à noite.
b) Se Deus sabe tudo o que precisamos mesmo ante de pedirmos fique de pé. Devem ficar de pé porque a afirmação está correta.
c) Se o verso que diz que devemos nascer de novo está no livro de Daniel 65:24 bata no peito. Elas não devem bater. A afirmação está incorreta.
d) Se Jesus ficou triste ao encontrar Nicodemos sente-se. Não devem sentar-se, porque Jesus ficou feliz.
e) Se Jesus disse que precisamos nascer de novo, incline a cabeça. Devem inclinar, porque a afirmação está correta.
f) Se podemos ser salvos como somos, sem mudar, dê um passo à frente. Não devem dar um passo, porque a afirmação está incorreta.
g) Se Nicodemos era orgulhoso e se achava bom levante os braços. Devem levantar porque a afirmação está correta.
h) Se não precisamos crer que Jesus Cristo nos salva e nos transforma estique os braços para a frente. Não devem esticar porque a afirmação está incorreta.
i) Se Nicodemos estudou mais a Bíblia depois do encontro com Jesus, coloque as mãos na cintura. Devem colocar.
j) Se Nicodemos creu em Jesus como Salvador, quando O viu crucificado, coloque as mãos em posição de oração. Devem colocar porque a afirmação está correta.
MEMORIZANDO (até 10 minutos): Ler o verso na Bíblia, na mesma versão do visual. Explicar o sentido total do verso. Pedir que quatro crianças segurem os visuais ou colocá-los sobre um suporte. Recitar o verso inteiro por três vezes com todos. Misturar as partes do verso e pedir para uma criança arrumá-las. Recitar de novo inteiro. Repetir o processo algumas vezes até que o verso tenha sido memorizado.
APLICANDO: Mostrar uma atividade de Contando aos Outros já pronta e usá-la par ilustrar o ensino. Dizer: Quando estamos com nossos pecados, nossa vida é feia como esta lagarta. Quais são as coisas feias que fazemos? Nós mentimos, desobedecemos, tratamos mal às pessoas. Mas se cremos em Jesus e pedimos a ele o perdão dos nossos pecados e um coração limpo, Ele vai nos atender na hora. E teremos um novo nascimento, como a borboleta que sai do casulo. Vejam como é diferente a borboleta da lagarta. Assim é a diferença de quem nasceu de novo para quem não nasceu. Mencionem coisas bonitas que alguém que nasceu de novo faz.
CONTANDO AOS OUTROS: Entregar uma cópia da atividade da pág. 92 para cada criança.Se for para fazerem na sala, entregar já quase pronta, faltando algum detalhe que as crianças consigam fazer com relativa facilidade. Se não houver tempo, deixar que levem para casa e façam a atividade com a ajuda dos pais. Enquanto trabalham, dizer: Mostrem esta figura para alguém e expliquem a necessidade que todos temos de nascer de novo. Não esqueçam de falar sobre as mudanças que acontecem em quem nasce de novo.
ENCERRAMENTO (até 5 minutos): Cantar. Dizer: Se vocês sentiram vontade de nascer de novo de serem transformados, peçam a Deus agora que Ele vai fazer isso por vocês agora mesmo. Orar pedindo a Jesus uma transformação, um novo nascimento para todos ali.
ENSAIO PARA A APRESENTAÇÃO NO PRÓXIMO SÁBADO (até 10 minutos).
COMO PREPARAR OS RECURSOS VISUAIS
Memorizando:
Copiar as figuras acima.
Pintar os desenhos.
Colar sobre color set em cores variadas, formando molduras.
Contando aos Outros:
Instruções na própria folha de atividades (acima).
Nenhum comentário:
Postar um comentário