quinta-feira, setembro 10, 2009

Pescadores de homens para o maternal











LIÇÃO 12 - EU VOS FAREI PESCADORES DE HOMENS

As crianças do maternal aprendem por repetição. Por isso, essa história deve ser repetida por quatro sábados. Em cada sábado sugerimos uma lembrancinha diferente. Recomende que as mães incentivem seus bebês a entregarem as lembrancinhas para alguém que precisa receber o convite de Deus. Pode ser o início de um belo trabalho missionário...

OBJETIVO: ensinar à criança que Jesus chama cada um de nós para ajudá-Lo a salvar pessoas do pecado.

Ao final da lição a criança deverá

SABER que Jesus a convida para servi-Lo como convidou os discípulos.

SENTIR o desejo de ajudar a salvar outros.

RESPONDER fazendo trabalho missionário.

Obs.: Para o maternal, os abjetivos acima são muito simplificados.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Pregai o evangelho.” Marcos 16:15.

LEITURA AUXILIAR: O Desejado de Todas as Nações, pág.244-251.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Lição: cabo de vassoura, alguma coisa para representar uma rede de pesca (filó, saco de batatas, cortinas de renda, etc.); duas caixas de papelão grandes o suficiente para ser caber duas ou três crianças em cada uma (como se fossem barcos), peixinhos de papel ou E.V.A. ou de dobradura; Aplicando e Contando aos Outros: maquete do Céu; bonequinhos de plástico; cópias dos convites para cada criança (um modelo por sábado), tinta guache ou pintura a dedo; três bonequinhos e 1 miniatura da Cidade Santa para cada criança (para o último sábado do mês.

MEMORIZANDO (até 10 minutos): Copie o visual do verso em cartolina e pinte o desenho de forma bem atraente. Entregue pequenas Bíblias de feltro para os bebês. Mostre a figura e repita o verso, explicando calmamente: "Jesus quer levar todo mundo para o Céu. Mas tem gente que não sabe disso. Ele quer que avisemos as pessoas e que as convidemos para ir ao Céu. Por isso a ordem dEle é: PREGUEM O EVANGELHO. As mães presentes devem ajudar, repetindo o verso também.

INCENTIVO DE PRESENÇA: FUNDO DO MAR: Faça um painel que lembre o fundo do mar, e vários peixinhos com os nomes e/ou foto da criança (veja figura acima, retirada de um site da internet). Complete o painel com algumas coisas que se encontra no mar, como: algas marinhas, cavalo marinho, bau de tesouros, conchas, etc... Ao chegarem, as crianças devem colocar seu peixinho no fundo do mar.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):

1) Mostre figuras de peixes e/ou peixes de brinquedo. Deixe que as crianças brinquem um pouco com os peixes e depois cantar “Cristo Fez Os Peixes”.

2) Mostre figuras de barcos, barcos de brinquedo ou de papel e ajude as crianças a brincar. Se desejar, coloque um pouco de água em uma bacia grande em um canto da sala e coloque os barquinhos dentro, para as crianças verem como flutuam. Cantar “Meu Barco é Pequeno”. Assim que terminar esta atividade, retire a bacia cuidando para que as crianças não a virem...

3) Leve um peixinho no aquário e deixar que observem-nos.

4) Confeccione em EVA: peixinhos, algas marinhas, conchas, cavalos marinhos, etc. Colocar isso tudo sobre uma placa de EVA azul e encapar com plástico ou papel contact transparente. Deixar que as crianças engatinhem sobre o tapete e observem as coisas que existem ali.

5) Fale de Jesus em todas as atividades acima.

LIÇÃO: Montar os “barcos” antes do início da aula. Se não conseguir as caixas, marcar o chão com fita crepe no formato de barco ou colocar uma almofada atrás de outra, fazendo de conta que é um barco. Colocar duas crianças para cada barco. Dar uma rede para eles à partir da segunda estrofe. Cantar, fazendo gestos:

“Pedro, André, Tiago e João num barquinho. (balançar o corpo como dentro de um barco)

Pedro, André, Tiago e João num barquinho.

Pedro, André, Tiago e João num barquinho.

No mar da Galiléia.

Jogaram a rede mas não pegaram nada. (esticar os braços como se lançassem as redes)

Jogaram a rede mas não pegaram nada.

Jogaram a rede mas não pegaram nada.

No mar da Galiléia.

Repetir, se for necessário, trocando as crianças. Quem estiver fora do barco faz os gestos também.

Eles ficaram muito cansados de tanto jogar a rede. Imitar um bocejo, e fazer cara de sono. Ficaram tristes também. Não pegaram nenhum peixinho!

Jesus disse: Voltem para o mar e joguem a rede de novo. Os discípulos foram obedientes. Chamar mais quatro crianças. Todos cantam as outras estrofes, fazendo os gestos:

“Cristo mandou que jogassem a rede. (gesto de jogar a rede)

Cristo mandou que jogassem a rede.

Cristo mandou que jogassem a rede.

No mar da Galiléia.

Jogar na rede muitos peixinhos de papel ou E.V.A. e dizer: Vejam quantos peixinhos Jesus mandou para os discípulos!

Puxaram a rede, cheia de peixinhos.(gesto de puxar a rede)

Puxaram a rede, cheia de peixinhos.

Puxaram a rede, cheia de peixinhos.

No mar da Galiléia.

Se preciso, trocar as crianças.

Os amigos de Jesus ficaram contentes! Muito contentes!

Então Jesus disse: “Venham me ajudar a levar as pessoas para o Céu.” Eles deixaram os peixinhos e foram com Jesus.

APLICANDO: Faça uma maquete da Cidade Santa, cobrindo as laterais de uma caixa de papelão com cartolina dourada. Recorte a cartolina para parecer o contorno dos muros e palácios da Cidade Santa. Faça roupas de papel crepon para muitos bonequinhos de plástico. Coloque-os longe da cidade. Mostre os peixinhos na rede e diga: Com a rede os pescadores pegam os peixes e colocam no barco. O missionário busca a pessoas para irem ao Céu. Jesus quer levar as pessoas para o Céu. Essas pessoas aqui estão perdidas! Elas não sabem como ir ao Céu! Jesus quer que ajudemos as pessoas a chegarem ao Céu. Vamos levá-las até lá? Ajudar as crianças a levarem as “pessoas” até a “Cidade Santa”.

CONTANDO AOS OUTROS:

Sábado 1: Fazer uma cópia do primeiro convite para cada criança. Molhar o dedinho polegar de cada uma em tinta guache ou pintura a dedo e carimbar o cartão com seus dedinhos abaixo de onde está escrito "assinado". Limpar os dedinhos imediatamente.

Sábado 2: Fazer uma cópia do segundo convite para cada criança. Passar tinta de pintura a dedo ou guache no pezinho de cada criança e “carimbar” a folha. Limpar os pezinhos imediatamente.

Sábado 3: Faça um coração vermelho (em papel cartão ou color set ou EVA) para cada criança. Ajude-as a colar o cartão com o verso no coração. Cole um palito de churrasco no coração.

Sábado 4: Monte uma “Cidade Santa” para cada criança (ver instruções abaixo). Cole o versinho da pág. em cada uma. Ajude-as a colocar bonequinhos dentro da cidade ou casinha.

Diga: Usem essa lembrancinha para convidar as pessoas para irem ao Céu com Jesus.

ENCERRAMENTO (até 5 minutos): Cantar. Orar pelos bebês, pedindo que Deus faça crescer para serem missionários.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Cidade Santa: Amplie a figura abaixo e use-a como molde para cortar a cartolina dourada. O tamanho deve ser suficiente para cobrir as laterais da caixa que você escolheu. Faça os desenhos com cola branca e jogue purpurina dourada ou perolada. Cole algodão ou fibra de vidro na nuvem.

Para Contando aos Outros, faça da mesma maneira que sugerido acima, mas em caixinhas pequenas. Ou compre, em casas de embalagens, casinhas douradas, já prontas para montar.



Um comentário:

Unknown disse...

Olá!Gostei muito da forma que esplica como deve ser feito, como tenho dois filhos pequeno tento passar para eles o evangelho na linguagem deles,sei que cada tempo explicando do amor de Jesus ira ser muito importante na vida deles, só gostaria de pedir que se possivel fazer dezenhos ilustrativo para que eu possa imprimir e eles ir colorindo quando vou contando a estoria. Obrigada. e que Deus continui abençoando seu ministerio.

Que bom que você veio!

Volte Sempre!