quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Tesouros Infantis - 1º Trimestre de 2012 - Lição 5

Caim e Abel
 OBJETIVO: Aprender a dar o melhor para Deus.

VERSO DA LIÇÃO: Obedecer é melhor do que sacrificar”. [...] 1 Samuel 15:22.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a atenção: sementes e seus respectivos frutos; Memorizando: cartazes com o verso; Lição: Opção 1: cenário - bonecos de Adão e Eva, anjos, bonecos para Caim e Abel, dois altares, ovelha de brinquedo ou de algodão; Opção 2: Figuras; Aplicando: chaveirinho ou outra lembrancinha com a mensagem do Livro Sem Palavras; Contando aos Outros: um chaveirinho como o de Aplicando para cada criança montar.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição:
Opção 1 - Cenário: Fazer dois altares, colando algumas pedras (não muito grandes) com cola quente, ou colando bolinhas de papel pedra no formato de altar. Colocar uma ovelhinha de brinquedo sobre o altar de Abel e frutinhas de massa de modelar sobre o altar de Caim.
Opção 2 - Figuras: Fazer cópias das figuras das páginas 43. Colorir tudo. Se for usar em flanelógrafo, colar entretela ou areia atrás das figuras. Ou colar em caixinhas de papelão para usar na maquete.

Memorizando: Copiar as figuras abaixo (copiar dois altares). Pintar, recortar e colar em cartolina, montando três cartazes com a sequência do verso e da referência. VARIAÇÃO: Colar as figuras em caixas de leite encapadas com papel branco ou de cor lisa (sem estampa).



Aplicando: Chaveirinho: Cortar retângulos de EVA (6 cm X 3 cm) nas cores: amarelo, preto, vermelho, branco e verde. Perfurar todos os retângulos no canto superior direito. Juntar cinco retângulos seguindo a sequência das cores acima. Passar um barbante pelos furos e amarrar as pontas pelo interior de uma argola. VARIAÇÃO: Cortar corações nas cores citadas e colá-los em palitos de churrasco. Espetar os palitos em um pedaço de isopor.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos): [Mostrar algumas sementes e deixar que as crianças tentem adivinhar quais são os frutos. Depois mostrar os frutos correspondentes (maçã, laranja, mamão, melancia, melão etc.). Dizer:] As sementes são pequenas mas crescem e, às vezes, se tornam grandes. Hoje veremos algo pequeno que se tornou muito grande.

APRESENTANDO A LIÇÃO: [Relembrar a história da semana anterior. Mostrar os visuais de Adão, Eva e os anjos.] Depois, dizer:] Os anjos visitaram Adão e Eva e contaram que Jesus, o Filho de Deus, havia Se oferecido para morrer no lugar deles. Quando Adão e Eva entenderam que o pecado deles era tão grande que Jesus teria que morrer para salvá-los, pediram para morrer eles próprios e não Jesus. Mas os anjos explicaram que só a vida de Jesus era grande o suficiente para pagar o tamanho do pecado deles. Eles haviam quebrado a Lei de Deus quando desobedeceram. Só Jesus, que os havia criado, podia salvá-los.
[Mostrar a figura da Lei (página 37).] Pecar significa quebrar a Lei de Deus, os Dez mandamentos. Esses mandamentos nos ensinam a amar a Deus de todo o coração e amar a outras pessoas como a nós mesmos. Quando Adão desobedeceu não amou a Deus. Quando ele pecou quebrou a Lei de Deus. Adão precisava lembrar que, por causa do seu pecado, Jesus teria que morrer. Então, os anjos avisaram que Adão precisaria oferecer um sacrifício pelo pecado. [Colocar o altar.] Ele construiu um altar, pôs a madeira em cima, trouxe um cordeirinho perfeito, bem mansinho. [Colocar a ovelhinha sobre o altar e levantar a mão, como se fosse sacrificá-la.] Levantou a sua mão e matou o cordeirinho. Quando Adão olhou para o cordeiro ensangüentado, morrendo, lembrou-se de como Jesus seria pendurado na cruz e derramaria Seu sangue como o cordeirinho. O cordeiro não tinha culpa do pecado de Adão. Jesus também não. Adão, lamentando muito seu pecado, pensava: “Eu não posso entender. Por que Deus me amou assim? Por que deu Seu Filho único para morrer em meu lugar?”
             Os primeiros filhos de Adão e Eva foram Caim e Abel. [Mostrar os personagens de Caim e Abel.] Caim, o mais velho, gostava de plantar frutas e verduras. Quando cresceu se tornou um agricultor. Abel gostava de cuidar de ovelhas. Quando cresceu tornou-se um pastor.
Adão e Eva contaram a seus filhos sobre o Jardim do Éden e tudo que havia acontecido com eles. Abel ficou feliz em saber que Deus os amava tanto que enviaria Jesus para morrer  no lugar deles. Ele ficou muito agradecido por isso e aceitou a Jesus como seu salvador. Caim achou que Deus não tinha sido justo. Não ficou agradecido por Jesus se oferecer para morrer por seus pecados. Achava que Deus estava errado.
Caim e Abel foram ensinados por seus pais que, quando pecavam, precisavam oferecer um cordeiro como sacrifício para mostrarem que acreditavam que Jesus morreria por eles.  Eles também precisavam trazer uma oferta de gratidão, que podia até ser frutos. Mas essa oferta não podia tomar o lugar da oferta pelo pecado.
Os dois rapazes foram fazer suas ofertas pelo pecado a Deus. Cada um construiu o seu altar e colocou a lenha sobre ele. [Mostrar os dois altares com as duas ofertas.] Mas Caim, ao invés de oferecer um cordeiro, colocou uma oferta de frutos sobre a lenha do seu altar. Ele sabia quais eram as ordens de Deus. Mas ele não queria fazer exatamente o que Deus havia ordenado. Ele pensou: “Deus não vai Se importar se eu trouxer os frutos do pomar.” Abel matou o cordeiro e o colocou sobre o altar, justamente como Deus havia dito.
Deus ficou contente com a obediência de Abel e mandou fogo do Céu para consumir o sacrifício sobre o altar. [Colocar a figura da chama sobre a figura do altar de Abel. Se estiver usando o altar feito de pedras,  colocar um pedaço de papel celofane laranja sobre ele.] Caim percebeu que Deus aceitou a oferta de Abel e que não aceitou a sua. Ele ficou zangado com Deus e cheio de inveja de seu irmão. Deus lhe disse que se ele fizesse o que é certo sua oferta seria aceita. Mas se não obedecesse, estaria pecando.
Abel aconselhou Caim, mas ele continuou revoltado. A obediência e a fé de Abel atormentavam a consciência de Caim. Um dia, quando estavam sozinhos no campo, Caim matou Abel.  Deus chamou Caim e perguntou-lhe: “Onde está seu irmão Abel?” Caim mentiu: “ Não sei. Sou eu guardador de meu irmão?” Em vez de confessar seu pecado e pedir perdão, Caim pensou que poderia enganar a Deus. Mas isso é impossível. Deus castigou Caim amaldiçoando a terra outra vez. Seria mais difícil ainda cultivar a terra. Além disso, Caim seria um fugitivo, indo de um lado para outro, sempre com medo.
Por que Deus permitiu que Caim vivesse depois de matar Abel? Por que não o matou também? Porque Deus ainda amava Caim. Queria dar-lhe outra oportunidade de arrepender-se de seu pecado. Mas Caim não aproveitou a chance: não se tornou bom, nem ficou triste por ter matado seu irmão. Quanto mais velho foi ficando, mais rebelde e desobediente ele se tornou. E seus filhos se tornaram como ele. Assim, a semente do pecado que Adão plantou no Éden, começou a dar seu frutos. E como eram terríveis esses frutos!

REVISANDO: [Fazer as perguntas da lição. Se as crianças acertarem, colocar o cordeirinho sobre o altar. Se errarem, colocar os frutos. Se na última pergunta ficar o cordeiro sobre o altar, colocar a figura da chama (pág. ??) e dizer:]: Deus se alegra muito quando escolhemos a obediência. [Se na última pergunta ficarem os frutos, colocar a figura da lágrima (pág. ???) e dizer:] Deus fica muito triste com a rebeldia.

MEMORIZANDO (opção A - gestos): [Ler o verso na Bíblia e explicar seu significado. Depois ensiná-lo, usando os gestos abaixo:]
Obedecer é melhor - curvar o corpo e fazer sinal positivo com o polegar.
do que sacrificar - cruzar os braços sobre o peito.
1 Samuel 15:22 - desabrochar uma flor e forme um livro.

MEMORIZANDO: (Opção B - visuais):  [Mostrar os visuais e repetir o verso três vezes com as crianças. A seguir, pedir para quem estiver de cabelo preso, recitar o verso. Depois, quem estiver com algum detalhe azul na roupa, quem estiver de sapatos, quem estiver de sandália, quem usar cabelos curtos, quem estiver de calça comprida etc. Concluir mencionando uma característica que todos tenham: quem tem nariz, por exemplo.]

APLICANDO:    [Usar as cores do chaveirinho para explicar o plano da salvação. Mostrar a cor escura e dizer:] Essa cor escura é para nos lembrar que o coração do pecador está na escuridão, perdido. Deus é como a luz. Quem está nas trevas está separado da luz. O pecado separou Adão e Eva de Deus. Ele também nos separa de Deus. Todos nós temos o coração nas trevas, manchado e sujo pelo pecado. Além disso, a Bíblia diz que “o salário do pecado é a morte.” Isto quer dizer: “O castigo do pecado é a morte.” Então, além de estarmos na escuridão do pecados, todos nós estamos condenados à morte eterna. [Mostrar a cor vermelha.] O salário do pecado é a morte. Mas Jesus diz: “O dom de Deus é a vida eterna.” Deus não podia mudar a Lei, mas podia dar Jesus, Seu Filho para morrer por nós. Ele deixou Jesus vir como um bebê a esse mundo. Aqui Jesus viveu uma vida perfeita como criança, como adolescente e como adulto. Então foi crucificado. Derramou seu sangue e sofreu o nosso castigo. Este é o presente de Deus para você. [Mostrar a cor branca.] Quando você recebe a Jesus como seu salvador as trevas do pecado vão embora e seu coração fica limpinho na hora. Você recebe o direito à vida eterna e a morar com Deus no Céu, quando Jesus voltar. O que você faz quando alguém lhe dá um presente? Você agradece e trata bem a pessoa. [Mostrar a cor verde.]  A melhor maneira de agradecer a Deus pelo presente de Jesus é obedecer a Ele e a Seus pais. A cor verde é para nos lembrar das plantas, que precisam de água, sol e adubo para crescer. Quando você ora, estuda a Bíblia e obedece a Deus, sua vida espiritual cresce. Além disso é preciso falar da salvação para outras pessoas. [Mostrar a cor amarela.] A cor amarela lembra ouro. E quem não desistir de seguir a Jesus aqui, vai um dia morar com Ele na Nova Jerusalém, a cidade de ouro que Jesus preparou para nós. Ele e Deus Pai prepararam essa cidade porque nos amam muito e não vêem a hora de nos levar para junto dEles.
As cores desse chaveirinho servem para nos lembrar do plano de Deus para nos salvar. Vamos memorizar? [Mostrar cor por cor e relembrar o significado de cada uma.] Amarelo – Deus me ama e preparou uma cidade de ouro para eu morar; cor escura (preto) – sou pecador, o pecado me separa de Deus (a cor escura simboliza as trevas do pecado); vermelho – Jesus derramou o Seu sangue em meu lugar (Ele pagou a minha culpa); branco – quando aceito a Jesus como meu salvador meu coração fica limpo do pecado (recebo o presente de Deus); verde – crescimento na graça (ao orar, estudar a Bíblia, obedecer e falar da salvação a outros estou crescendo na graça de Cristo e preparando-me para ir morar no Céu).

CONTANDO AOS OUTROS:  [Entregar o material do chaveirinho para cada criança. Ensiná-las a montarem o chaveiro e a memorizarem o significado de cada cor.]
  

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!