quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Tesouros Infantis - 1º Trimestre de 2012 - Lição 9

O Chamado da Bênção
 OBJETIVO: Aceitar os planos de Deus em nossa vida.

VERSO DA LIÇÃO: Farei de você uma grande nação e será uma bênção. Gênesis 12:2.
VERSO OPCIONAL: “Aprendi a estar satisfeito com o que tenho.” Filipenses 4:11.

RECURSOS NECESSÁRIOS:  Conquistando a Atenção:  tenda; Lição: visuais sugeridos abaixo; Contando aos Outros: um círculo de cartolina para cada criança, botões, pedaços de lã ou barbante, cola, tesoura, retalhos etc.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição: O cenário pode ser feito em tamanho grande, usando toda a frente da sala. Ou pode ser feito em tamanho menor, como uma maquete, sobre uma caixa de areia ou isopor. O tamanho dos itens sugeridos abaixo depende do tamanho do cenário. Escolher o que for mais adequado à sua classe:
Casinhas para representar as cidades: com papel pardo, encapar caixinhas de embalagem vazias; desenhar as portas e as janela.
Tendas: Para a maquete pequena, dobrar retângulos de papel ao meio. Para o cenário grande, colocar um lençol sobre três cadeiras com o encosto virado um para o outro ou sobre um cavalete. Forrar com tapete e almofadas.
Plaquinhas para identificar os lugares: Cortar seis retângulos de cartolina (com o tamanho de acordo com o cenário). Escrever os nomes dos lugares neles (Ur, Canaã, Egito, Sodoma, Gomorra, Carvalhais de Manre).
Altar: Usar cola quente para unir várias pedrinhas no formato de altar (pode-se substituir as pedras por bolinhas de jornal, encapadas com papel pedra ou pardo).
Pirâmides do Egito: Imprimir a figura abaixo em cartolina (ampliar, se necessário)  e montar as pirâmides.

Personagens: Usar uma das sugestões da postagem "Orientações para os recursos visuais" (aqui) ou bonequinhos de festa com roupas de papel crepon. Abaixo temos outra sugestão para Abraão e Sara, tirado do blog da EBI (um blog que vale à pena visitar). Ter uma malinha também.


Árvores: Usar a figura de árvore da postagem da lição 1. Pode-se colar em caixinhas ou em um palito de churrasco para espetar na maquete. Ou fazê-la com rolo de papelão (de papel higiênico, como explicado na lição 3).

Como organizar os cenários:
Primeiro parte da história (o chamado de Abraão): Em um canto do cenário, colocar duas casinhas  e uma plaquinha com o nome “Ur”. Do lado oposto, colocar uma plaquinha com o nome “Canaã”.

Segunda parte (Abraão em Canaã e indo ao Egito): Em um canto, colocar várias tendinhas (se o cenário for grande, colocar apenas uma), rebanhos com animais de brinquedo, um ou dois altares e bonecos vestidos com roupas de palestinos. No outro canto, colocar as pirâmides e uma plaquinha com o nome “Egito”. 

Terceira parte (Abraão de Ló): Em um canto, colocar duas casinhas e uma placa com o nome “Sodoma”. Perto delas, colocar mais duas casinhas e uma placa com o nome “Gomorra”. Do lado oposto, colocar várias árvores de papel e uma placa com o nome “Carvalhais de Manre”.

Flanelógrafo ou cartazes: Usar figuras baixadas na internet.

Memorizando e revisando: Ampliar a figura do rosto sorridente (página 58) para o tamanho que desejar. Colorir e colar em um palito de sorvete ou churrasco.

Contando a Outros: Cortar círculos de cartolina para cada criança (no tamanho que desejar). Atrás de cada círculo, escrever o verso “Aprendi a estar satisfeito com o que tenho.” Filipenses 4:11. Deixar o material de arte separado para cada criança (botões, retalhos de lã, algodão, etc.)

 CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Montar, com antecedência, uma cabana na sala. Se não conseguir uma cabana de verdade, montá-la usando um lençol grande e duas ou três cadeiras. Conversar com as crianças sobre como seria viver dentro de uma cabana. Perguntar sobre as vantagens e desvantagens. Depois, dizer:] Na história de hoje falaremos de alguém que morou em tendas.

APRESENTANDO A LIÇÃO: [Movimentar os personagens de acordo com a história. Dizer:] Nossa história de hoje é sobre um homem que vivia em tendas. [Mostrar o personagem Abraão. Colocá-lo perto da cidade de Ur, no cenário.] Seu  nome era Abraão, morava em Ur dos Caldeus e era descendente de Sem. Abraão cresceu no meio de um povo que adorava ídolos, mas ele era fiel ao Deus vivo. Não era bom para Abraão viver perto de seus parentes. Deus tinha outros planos para ele.
Um dia Deus veio a Abraão e disse-lhe [fazer um tom de voz solene]: “Saia da sua terra e do meio da sua família e vá para a terra que eu vou mostrar.”  Deus mandou Abraão mudar-se de Ur. Abraão não sabia para onde estava indo, mas assim mesmo ficou feliz de ir aonde Deus o estava enviando. Ele não perguntou se a terra era boa para plantar, se havia trabalho para ele. Ele era um homem rico. Tinha servos, rebanhos e gado. Ele empacotou sua bagagem, [colocar uma malinha perto de Abraão ou colocar alguma coisa dentro de uma mala ou sacola], pegou sua esposa Sara e seu sobrinho Ló e seguiu seu caminho. [Colocar os bonecos de Sara e de Ló.]
Abraão e sua família viajaram até chegar à terra de Canaã. [Movimentar os personagens até Canaã e colocar as tendas perto deles.] Armaram suas tendas na planície de Moré. Lá Deus falou com Abraão que Ele daria toda aquela terra a seus filhos. Sabem qual foi a primeira coisa que Abraão fez depois de armar suas tendas? Ele construiu um altar para o Senhor. [Colocar o altar.] De manhã e à tarde ele ajuntava sua família e seus servos para o culto. [Colocar os personagens em volta do altar.] Todos os vizinhos podiam ver Abraão e sua família adorando o Deus do Céu.
Quando eles se mudavam de um lugar para outro Abraão deixava ficar o altar dos cultos. Abraão e Sara eram missionários para Deus. Aonde quer que fossem falavam às pessoas acerca do Deus vivo. Muitas pessoas os ouviam e deixavam de adorar ídolos. Quando essas pessoas viajavam e passavam onde Abraão estivera, encontravam o altar feito por ele. Então, consertavam o altar e adoravam o Deus de Abraão.
Algum tempo depois de chegar a Canaã houve uma grande seca. Com a falta de chuva os alimentos foram acabando. Abraão teve que ir ao Egito para escapar da fome. [Tirar a cidade de Ur do cenário, colocar as pirâmides e levar os personagens com alguns animais para o Egito.] Lá seus rebanhos aumentaram muito e, quando voltou a chover em Canaã, Abraão retornou para lá mais rico ainda. [Acrescentar mais animais aos rebanhos e retornar os personagens  para Canaã.]
Depois que Abraão e Ló voltaram do Egito, os pastores deles começaram a brigar entre si. [Movimentar os personagens dos pastores como se estivessem brigando.] Os dois tinham muitas ovelhas e não havia bastante pasto para elas comerem na mesma área. Abraão era um homem calmo e não gostava de discussões. Então, ele chamou Ló e disse [fazer um tom de voz grosso, mas calmo e gentil]: “Nós somos parentes. Não vamos brigar. Há bastante terra para nós dois. Escolha o lado que você quiser e eu vou para o outro lado.”
[Enquanto fala, tirar o cenário do Egito e acrescentar as cidades de Sodoma e Gomorra de um lado e os carvalhos do outro.] Apesar de Abraão ser mais velho e ter o direito de escolher primeiro, ele deixou que Ló decidisse para onde ir. Abraão era amável e bondoso, gostava mais de dar do que de receber. Ló era egoísta. Ele olhou ao redor e viu uma planície linda por onde passava o rio Jordão. A terra era bem verde, com pomares e hortas. Perto dali estavam duas belas cidades - Sodoma e Gomorra. Ló percebeu que era muito mais vantajoso morar ali. Então ele disse a Abraão que escolhia a terra perto de Sodoma e Gomorra. Em seu egoísmo Ló se esqueceu de uma coisa: naquelas cidades moravam pessoas muito más e ele sofreu muito por isso mais tarde. [Levar Ló e seus rebanhos para a parte do cenário com Sodoma e Gomorra.]
Será que Abraão ficou resmungando por Ló ter escolhido a parte mais bonita? De jeito nenhum. Ele ficou muito satisfeito com o que sobrou para ele. Depois de separar-se de Ló, Abraão mudou-se para Hebrom e armou as suas tendas perto de vários carvalhos. [Levar o personagem de Abraão para perto dos carvalhos e colocar um altar ali.] Ali construiu um altar ao Senhor e Deus falou com Abraão novamente. O Senhor mandou Abraão olhar em todas as direções. Então prometeu-lhe dar a seus filhos toda aquela terra. Que promessa maravilhosa, não é?

MEMORIZANDO (opção A - verso da lição): [Ler o verso na Bíblia, explicar o significado e ensiná-lo fazendo os gestos como estão descritos na lição:]
Farei de você uma grande nação - apontar para alguém; abrir e fechar as mãos.
e será uma bênção - com uma mão, mostrar do chão ao céu.
Gênesis 12:2  - desabrochar uma flor e formar um livro.

MEMORIZANDO (Opção B - verso opcional): “Aprendi a estar satisfeito com o que tenho.” Filipenses 4:11.  [Ler o verso na Bíblia e explicar:] Ló era egoísta. Sempre queria o melhor para ele. A pessoa egoísta nunca está satisfeita. Sempre quer o maior pedaço da melancia, a maior maçã, o maior biscoito. Abraão não era egoísta. Ele ficava contente com o que tinha e não ficava só pensando em si mesmo. As pessoas que pensam nos outros e se contentam com o que tem são as pessoas mais felizes do mundo. Seu rosto está sempre assim. Vamos memorizar o verso? [Mostrar a figura de rosto sorridente e repetir o verso até que as crianças tenham memorizado.]

REVISANDO: [Escolher uma criança para responder a uma pergunta. Se ela acertar, mostrar a figura do rosto sorridente para ela.]

APLICANDO: [Dizer:] Abraão sempre queria fazer os outros felizes. A Bíblia diz que devemos pensar nos outros. Quer dizer: se a mamãe está ocupada cozinhando, você, em vez de brincar, vá ajudá-la primeiro. Se o papai está lavando o carro, você, em vez de andar de bicicleta, ajude-o primeiro. Não é preciso que eles peçam para ajudá-los. Vá e pergunte o que eles precisam que você faça.  Era assim que Abraão fazia. É assim que Jesus quer que você seja.
Com Abraão também aprendemos como estar contentes. Estar contente quer dizer estar satisfeito com tudo o que temos. Mesmo Ló tendo escolhido a parte mais bonita da terra, Abraão não ficou preocupado com isso. Ficou satisfeito com o que lhe foi deixado. E quanto a você? Está satisfeito com tudo que a mamãe e o papai lhe dão? Ou se queixa quando alguém faz um trabalho mais fácil que o seu? Você fica resmungando ou vive satisfeito? Vou falar algumas situações. Cada vez que ouvirem sobre uma pessoa que demonstra estar satisfeita com o que tem vocês devem falar o verso de Filipenses 4:11 ( “Aprendi a estar satisfeito com o que tenho.” ). Se eu falar de alguém insatisfeito e resmungão, fiquem em silêncio. [Inventar outras opções, se necessário.]

- Mariana e Carla colheram goiabas no pomar. Mariana conseguiu muitas frutas, mas Carla pegou uma que era mais bonita que as de Mariana. Mariana não quis mais as suas próprias frutas e queria que Carla lhe desse a dela.
- Otávio tinha vários carrinhos. Quando foi à casa de Paulo notou que ele tinha alguns carrinhos mais
bonitos que os seus. Otávio ainda assim continuou gostando de seus carrinhos.
- Marcos todo dia pedia uma mochila nova para seus pais, mesmo a sua estando em bom estado. É que na escola, seus amigos estavam usando um novo modelo de mochila e ele não queria ficar diferente deles.
- Cíntia estava com o guarda-roupa cheio de roupas bonitas. Mas sua prima ganhou uma saia da última moda. Cíntia não gostou mais de nenhuma de suas roupas. Queria uma igual à da prima.

CONTANDO AOS OUTROS: [Entregar os círculos e os diversos materiais para que as crianças usem sua criatividade no trabalho. Sugestões: colar botões para fazer os olhos, fazer o sorriso do rosto colando um pedaço de lã; colar lã ou papel crepon picado no lugar dos cabelos. Pedir que usem esse rosto feliz para contarem a outros a história que aprenderam.]


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