quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Tesouros Infantis - 1º Trimestre de 2012 - Lição 4

O Preço da Desobediência
 RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção:  figuras abaixo ampliadas; Lição: maquete do Jardim do Éden, bonecos; Memorizando: Opção 2: cartazes com partes do verso; Revisando: visuais da lição; Aplicando: pedacinhos numerados de papel; cenário usado na lição; Contando aos Outros:  tubos de papelão (de papel higiênico), papel crepon marrom, copas de árvores em cartolina.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição:
Maquete: Fazer uma maquete do Jardim do Éden (ver ideias aqui) com várias árvores e também com a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Na árvore da vida, colocar frutos dourados. Usar bonecos para Adão e Eva. Depois do pecado, colocar uma roupa de papel crepon verde ou feita de folhas de plástico. Quando mencionar as roupas de pele, colocar uma roupa de tecido semelhante a pele (camurça, veludo, lã...). Fazer dois anjos também.

Árvores - encapar um tubo de papelão (de papel higiênico) com papel crepom marrom (as ranhuras do papel devem ficar no sentido do comprimento do rolo). Usar o molde abaixo para fazer a copa das árvores em papel cartão verde (ou papelão microondulado). Corte nas linhas pontilhadas e encaixe no rolo, já encapado.


Para os frutos, usar  a criatividade: botões, adesivos, figuras, massa de modelar, biscuit, etc.
 O fundo do cenário da imagem à direita é um flanelógrafo. Os personagens foram feitos em EVA com velcro na frente, para prender as roupinhas depois. Também há velcro atrás deles para fixar no flanelógrafo. Duas frutinhas da árvore do conhecimento do bem e do mal são presas com velcro, para serem usadas depois. O nome de Deus foi recortado em EVA dourado e fixado com velcro, para simbolizar a presença dEle.

Anjos: Podem ser feitos em EVA ou com pratinhos de papel, como na figura acima.




Serpente -  Fazer a serpente com arame encapado com papel marrom (ou com limpador de caximbo) e fixar asas de papel celofane. Enrolar a serpente na árvore do conhecimento do bem e do mal. Quando ela for amaldiçoada por Deus, tirar as asas.
Mais modelos de cobra em no blog da tia ale (aqui)
Cartazes com figuras do primeiro pecado no mesmo blog (aqui)

Aplicando:  Numerar e dobrar alguns papeizinhos numerados. Fixá-los na árvore do conhecimento do bem e do mal.

Memorizando (opção 2): Ampliar as figuras abaixo  para o tamanho que desejar. Recortar as partes do verso, pintar as figuras e colá-las em cartolina colorida para formar uma moldura.



 CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Mostrar as figuras de avisos da página 38. Perguntar o que pode acontecer a quem desobedecer estes avisos. Depois, dizer:] A história de hoje vai falar de alguém que não deu atenção aos avisos de perigo que Deus mostrou.
                                                                                                                                                                                     
APRESENTANDO A LIÇÃO: [Contar a história com bastante expressão na voz. Dizer:] Havia um perigo no Jardim do Éden. Deus enviou anjos para avisarem Adão e Eva. [Colocar as figuras dos anjos perto de Adão e Eva.] Eles explicaram que o casal deveria provar que amavam a Deus passando em um teste de obediência. Deus havia colocado a árvore do conhecimento do bem e do mal no meio do jardim. [Apontar para a árvore.] Eles poderiam comer as frutas de todas as árvores, menos daquela. Se comessem do fruto proibido, Adão e Eva morreriam. Deus não queria que eles morressem, mas deixaria Adão e Eva escolher se obedeceriam ou não. Adão e Eva também ficaram sabendo que o Inimigo de Deus estava escondido junto daquela árvore e que eles não deveriam se aproximar dela, nem se separarem um do outro.
O inimigo que estava junto da árvore era Satanás. Ele já tinha sido um anjo do Céu, mas teve inveja de Jesus e, contando mentiras, fez alguns anjos desconfiarem de Deus. Como ele não atendeu nenhum apelo de Deus, ele foi expulso do Céu, junto com os anjos que resolveram segui-lo. Quando ele viu Adão e Eva cantando hinos a Deus, ficou tão cheio de ciúme e ódio que resolveu destruir os dois e fazer com que eles, ao invés de louvar a Deus, praguejassem contra Ele.
Um dia, quando Eva estava trabalhando no jardim, distraiu-se e acabou afastando-se de Adão. No começo ficou com medo, mas depois achou que era bastante esperta para se virar sozinha. Quando percebeu estava perto da árvore proibida. Em vez de correr dali ela parou e começou a observar a árvore. O fruto era lindo e Eva ficou admirada de Deus proibi-los de comer daquele fruto.
Satanás estava escondido ali. Ele dominou uma serpente, subiu na árvore e começou a comer do fruto. No Éden as serpentes eram criaturas belíssimas. Tinham asas brilhantes, coloridas e podiam voar. Eva ficou olhando a serpente comer o fruto e, de repente, ouviu uma voz [fazer um tom de voz tentador]: “É assim que Deus disse: não comerão de toda árvore do jardim?” Eva levou um susto ao perceber que a serpente estava falando e começou a conversar com ela, dizendo que eles morreriam se comessem do fruto. Eva não deveria estar conversando com a serpente! Ela deveria fugir logo dali! Mas ela ficou e a serpente disse [fazer novamente a voz  com tom de tentação]: “Com certeza vocês não vão morrer. Se comerem do fruto vocês serão como Deus.” Então, a serpente deu um fruto para Eva. Ela o pegou e comeu. [Colocar o fruto perto da boca de Eva e fazer som de quem está comendo.] Achou gostoso e pegou um pouco mais. Encheu as mãos do fruto, correu para Adão e contou tudo que tinha acontecido. Será que Adão comeu? Vocês teriam comido?
Adão ficou muito aflito. Ele disse a ela que tinha sido enganada pelo inimigo de Deus. Mas Eva insistiu para que ele comesse. Adão sabia que ela havia desobedecido a Deus e tinha que escolher entre ela e Deus. Infelizmente ele escolheu desobedecer, mesmo sabendo que morreria. [Colocar o fruto perto da boca de Adão e fazer som de quem está comendo.]
Satanás ficou rindo quando Adão e Eva escolheram desobedecer a Deus porque agora ele seria o chefe deles e, enquanto eles vivessem, ele iria atormentá-los e cercá-los de tentações.
Assim que desobedeceram, Adão e Eva  sentiram muito frio. Suas lindas vestes de luz desapareceram. [Tirar as vestes de luz.] Eles viram que estavam nus e sentiram vergonha. Então, amarraram algumas folhas de figueira umas às outras e fizeram uma aventais que não cobriam quase nada.  [Colocar a veste de folhas nos bonecos.] De repente ouviram a voz de Deus chamando [fazer uma voz solene]: “Adão, onde você está?” Com muito medo, eles rapidamente se esconderam atrás de uns arbustos. [Esconder os personagens atrás de um arbusto do cenário.] Antes de pecar eles amavam se encontrar com Deus. Agora, queriam fugir dEle! E Deus sabia o que tinha acontecido. Ele ainda os amava e queria ajudá-los, dando uma chance para confessar seu pecado. Ele perguntou: “Vocês comeram da árvore que eu mandei que não comessem?” Em vez de falar a verdade e mostrar que estava arrependido, Adão colocou a culpa em Eva e também em Deus, por ter criado Eva. Quando Deus perguntou a Eva por que havia desobedecido, ela acusou a serpente. Deus puniu a serpente, que ficou sem suas asas e passou a rastejar pelo chão. Com muita tristeza, puniu também Adão e Eva. O trabalho de Adão agora seria muito duro. Teria que cavar a terra para plantar e nasceria plantas ruins que ele teria que arrancar para não atrapalhar as boas. Quando Eva colhesse rosas, haveria espinhos que feririam seus dedos. Deus lhes disse ainda que eles ficariam velhos e depois morreriam.
 Quando os anjos ficaram sabendo do que aconteceu ficaram muito tristes. Pararam de tocar suas harpas de ouro e tiraram suas coroas. Um deles foi enviado por Deus com uma espada brilhante para guardarem a árvore da vida e Adão e Eva tiveram que ir embora do Jardim do Éden, para não comerem do fruto da vida e viverem para sempre em pecado.
             Deus sabia que eles sentiriam muito frio com aqueles aventais de folhas e, com muita pena deles, fez umas roupas de peles de animais. Com a desobediência de Adão e Eva, toda a natureza sofreu. As folhas começaram a murchar e cair, alguns animais se tornaram ferozes e outros ficaram ariscos. Tudo mudou. Como eles ficaram tristes por terem desobedecido! Eles aprenderam que a desobediência não vale à pena.

MEMORIZANDO (opção A - gestos): [Ler o verso na Bíblia, explicar o significado e fazer os gestos como estão descritos na lição:]
Se você Me ama - apontar para o público; mãos sobre o peito;
guardará os Meus mandamentos -  mostrar uma Bíblia Sagrada;
João 14:15 -  desabrochar uma flor e formar um livro.
MEMORIZANDO: (Opção B - visuais): [Mostrar os visuais do verso e explicar o significado dele. Repetir três vezes e depois esconder uma figura. Depois de recitarem novamente, esconder outra figura. Recitar outra vez e esconder a última figura.]

REVISANDO: [Deixar os bonecos de Adão e Eva escondidos atrás de uma árvore e dizer:] Adão e Eva estão com muito medo porque quando nós pecamos ficamos com medo de sermos descobertos e nos escondemos de Deus. Mas Deus sempre procura seus filhos pecadores para oferecer-lhes seu perdão. Vou fazer algumas perguntas. Quando alguém acertar vou tirar Adão e Eva do esconderijo para encontrar com Deus e ser salvo. Se errar Adão e Eva voltam para o esconderijo e ficam longe de Deus. Vamos torcer para que eles consigam terminar a brincadeira fora do esconderijo. [Passar uma fruta de plástico de mão em mão, enquanto é tocada uma música. Ao desligar o som, quem estiver com a fruta deve responder a uma pergunta.]

APLICANDO:  [Fixar pedacinhos de papel numerados na Árvore do conhecimento do bem e do mal. Pedir a algumas crianças que peguem os pedacinhos de papel. Cada número deve corresponder a um aviso (veja sugestões abaixo). Ler um dos avisos e pedir que a criança que pegou o número um diga o que acontece a quem obedece e a quem desobedece aquele aviso. Ajudar, se necessário. Continuar fazendo o mesmo com os outros avisos. Terminar enfatizando que toda desobediência tem suas conseqüências.]

Sugestões de avisos: Não brinque com fogo. Olhe bem para os dois lados antes de atravessar a rua. Não mexa com abelhas. Não coma o dia todo. Guarde os brinquedos quando terminar de brincar etc.

CONTANDO AOS OUTROS: [Ensinar as crianças a fazerem uma árvore como a que você fez para o cenário (de tubo de papelão). Elas deverão usá-la para contar a outros a história que ouviram. Enquanto trabalham, enfatizar que tanto a obediência como a desobediência têm suas conseqüências.]

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!