Visitantes Especiais
VERSO DA LIÇÃO: “Não se esqueçam da hospitalidade, porque por ela, alguns sem o saber, hospedaram anjos.” Hebreus 13:2.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: fichas com palavras de boas-vindas em diversas línguas; Lição: tenda, personagens (Abraão, Sara e três homens); Revisando: tenda e visuais dos anjos; Aplicando: casa de papelão ou figura de casa; visual de anjo; Contando aos Outros: cópia da atividade abaixo para cada criança.
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Conquistando a atenção: Escrever cartões com as palavras WELCOME, BIENVENUE, BENVENUTO, BIENVENIDA e SEJA BEM-VINDO.
Lição: Usar os seguintes itens em forma de maquete ou cenário: tenda, bonecos ou crianças para serem os personagens, três pães em uma bandeja (para a maquete pequena, fazer os pães em massa de modelar). Para a maquete, pode-se usar a figura da postagem "Tenda de Abraão" (aqui). Para um cenário grande, montar uma tenda usando cavalete ou cadeiras.
Aplicando: Colar uma figura de casa em cartolina ou fazer uma casinha usando caixa de sapato. Usar uma figura de anjo ou fazer um, usando um cone feito com pratinho de papel, como na figura ao lado. Em papeizinhos ou cartões, escrever as palavras: amor, bondade, cortesia, limpeza, ordem, ira, queixas, brigas e palavras descorteses, sujeira.
Contando aos Outros: cópia da atividade abaixo para cada criança.
CONQUISTANDO A ATENÇÃO: Welcome (inglês); bienvenue (francês); benvenuto (italiano); bienvenida (espanhol). [Mostrar os cartões com as palavras e perguntar se as crianças sabem qual o significado. Se não descobrirem, mostrar a ficha com a frase em português. Dizer:] Quando recebemos alguém em casa, tentamos ser educados. Em todos os lugares do mundo existem palavras educadas para falarmos aos visitantes. Hoje vamos falar de alguém que tratou muito bem os visitantes.
APRESENTANDO A LIÇÃO: [Usar os visuais escolhidos para contar a história (maquete, flanelógrafo ou cenário grande). Movimentar os personagens conforme a necessidade. Se as crianças forem muito pequenas, simplificar a linguagem ainda mais. Colocar o personagem de Abraão em frente à tenda. Dizer:] Num dia quente Abraão estava sentado à frente da porta de sua tenda quando viu três viajantes aproximando-se. [Aproximar os três visitantes.] Antes que chegassem à sua tenda pararam como se estivessem decidindo que caminho tomar. Abraão não esperou que viessem até ele. Levantou-se rapidamente e correu a encontrá-los. [Levar Abraão até os visitantes.] Mesmo sem saber quem eram, ele foi muito bondoso e disse: “Por favor, venham hospedar-se em minha casa. Darei água para lavarem os pés, enquanto vocês descansam à sombra do carvalho. Eu lhes darei também alguma coisa para comer e, depois de descansarem, poderão ir.
Os estranhos concordaram em visitar Abraão. [Levar os personagens para a tenda.] Rapidamente Sara assou pães frescos para eles. [Colocar três pãezinhos na bandeja.] Os servos prepararam o alimento e Abraão serviu os hóspedes. Enquanto Abraão e seus hóspedes estavam almoçando eles contaram quem eram. Vocês sabem de onde eles vieram? Vieram do Céu. Um deles era Jesus e os outros dois eram anjos. Estavam vestidos com roupas comuns. Por isso Abraão não os reconheceu. Eles disseram que Abraão e Sara teriam um filho. Mas Sara não acreditou porque já era idosa como uma vovó, e deu risada. [Dar uma risada.] Jesus disse a ela: “Por que você riu? Não sabe que para Deus tudo é possível? No próximo ano você terá um menino.” Aquela notícia trouxe muita alegria a Abraão e Sara. Ainda bem que Abraão foi hospitaleiro e deu atenção àqueles visitantes. Assim, ele teve o privilégio de receber os anjos e o próprio Jesus em sua casa.
REVISANDO: [Colocar as figuras dos anjos a certa distância da tenda de Abraão. As crianças devem tentar levá-los até à tenda. Fazer as perguntas. Cada vez que derem a resposta certa, aproximar os anjos um pouco da tenda. Se errarem, afastar os anjos um pouco. Elas devem tentar acertar para levar os anjos até a tenda]
APLICANDO: [Perguntar:] Se você soubesse que os anjos estão vindo a sua casa para jantar, o que você faria? [Limparia o quarto, vestiria suas melhores roupas, não falaria palavras zangadas nem descorteses.] Mas vocês sabiam que os anjos visitam sua casa todos os dias? Vocês não podem vê-los como Abraão, mas eles estão lá. Existem casas que atraem os anjos e casas que os afastam. Agora vamos descobrir que casas são essas. [Segurar um anjo na mão e colocar uma casinha sobre a mesa. Chamar uma criança para pegar um papelzinho e lê-lo (ter alguém para ajudar as crianças que ainda não lêem). Perguntar se aquilo que ela leu atrai ou afasta os anjos. Se o que ela ler for algo bom, colocar o anjo do lado da casa. Se o que ela ler for algo ruim, afastar o anjo da casa. Organizar os papeizinhos para intercalar coisas boas e coisas ruins.]
Os anjos vão às casas, observam e anotam tudo. Quando o dia termina os anjos tomam seus relatórios e os levam a Jesus. Que relatório eles levam de você e da sua família todos os dias? Bons relatórios? O que uma criança pode fazer para que os anjos gostem de visitar a casa dela? [Dar tempo para as respostas e depois incentivar as crianças a colocarem em prática as suas idéias.]
MEMORIZANDO: [Ler o verso escolhido na Bíblia e explicar bem o sentido. Depois, ensiná-lo com os gestos propostos na lição:]
Não se esqueçam da hospitalidade - balançar a cabeça dizendo não; juntar suas mãos.
porque por ela, alguns sem o saber - abrir e fechar as mãos; dizer não com os dedos e colocá-los na cabeça.
hospedaram anjos - juntar as mãos e mostrar o Céu.
Hebreus 13:2 - desabrochar uma flor e formar um livro.
CONTANDO AOS OUTROS: [Entregar as cópias para as crianças e ajudá-las a identificarem as palavras certas para colar na casa. Enquanto pintam, dizer:] Abraão era bondoso e amável com todas as pessoas. A casa dele atraía os anjos. Precisamos ser hospitaleiros como Abraão e cuidar para que os anjos gostem de estar em nossa casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário