quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Tesouros Infantis - 1º Trimestre de 2012 - Lição 3

Aniversário da Criação



OBJETIVO: Entender que o sábado é sagrado desde a criação.

VERSO DA LIÇÃO:  Lembra-te do dia do sábado, para santificá-lo ”. Êxodo 20:8.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: lembrancinhas de diversas ocasiões (festas, chás de bebês, formaturas etc.; Lição: número 7 em papel cartão; gravuras  sobre a santificação do sábado ; Revisando: figura do sol colada em palito de sorvete; Contando aos Outros: cópias da atividade (parte A e B) para cada criança, cola, lápis de cor.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição:
Número sete: Desenhar o número 7 bem grande, em papel cartão, isopor ou EVA.
Visuais: Copiar as figuras sobre a santificação do sábado aqui. Colori-las e colá-las em retângulos coloridos de papel cartão. VARIAÇÃO: quadro sanfona: Cortar quatro retângulos iguais de papel cartão ou papelão (em tamanho igual ou maior que uma folha A4, adequado ao número de crianças na sala). Uni-los com fita crepe por dentro e por fora, formando uma dobradiça. Fazer cópias das figuras  sobre a santificação do sábado aqui  no tamanho adequado para o quadro. Pintar as figuras e recortá-las, colando-as no quadro sanfona. Dobrar o quadro para esconder as figuras. Abrir a sanfona aos poucos, para mostrar cada uma das figuras enquanto vai falando a lição.


Revisando: Fazer uma figura de sol em EVA amarelo ou cartolina dourada e colar em um palito de sorvete.

Contando aos outros: Copiar a parte A em cartolina e a parte B em sulfite. 




CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
             [Mostrar lembrancinhas de viagens ou ocasiões especiais e deixar que as crianças tentem adivinhar de que tipo são (nascimento de bebê, casamento, festas especiais na igreja, aniversários, formaturas, de viagens etc. Dizer:]  Nós usamos estas coisas para não esquecermos de alguém, de algum lugar ou de uma ocasião especial. Quando nos dão uma lembrança é porque não querem que esqueçamos. Deus também nos deu uma lembrança especial. Vamos ver isso na lição de hoje.
                                                                                                                                                            
APRESENTANDO A LIÇÃO:
[Mostrar o visual da criação completo. Dizer:] Quando Deus terminou a criação estava tudo muito bonito e perfeito. Deus viu que tudo que criara era muito bom e ficou satisfeito e feliz. Os anjos também ficaram contentes e até cantaram de alegria. [Mostrar o número sete e dizer:]  Era o sétimo dia e Deus então descansou. Será que Deus estava cansado quando terminou Seu trabalho de criar? Não. Quando a Bíblia diz que Deus descansou quer dizer que Ele parou de criar. Tudo estava pronto e perfeito, não precisava fazer mais nada. Deus não se cansa. Mas Ele pensou nos seres humanos e criou então o Sábado, um dia de descanso para os homens. Ele escolheu o dia em que Ele descansou, parando de criar, para ser  o dia especial de comemoração da criação. Nesse dia, Seus filhos deveriam parar todo o trabalho para estar bem pertinho dEle, festejando o amor de Deus em criar o mundo. É por isso que aos sábados nós descansamos: para comemorar a criação e estarmos bem pertinho de Deus.
 Mas, além disso, há outras razões para guardarmos o sábado. O pecado deixa o coração cansado de tristeza. Quando aceitamos a Jesus, Ele nos dá descanso dessa tristeza. [Mostrar uma figura de Jesus na cruz.] Quando guardamos o sábado estamos relembrando que Jesus morreu na cruz por nossos pecados para nos dar descanso do pecado. Outra razão é que a Bíblia diz que o sábado é um sinal entre nós e Deus. É fácil reconhecer alguém que traz um sinal. Se alguém está usando uma camiseta de uniforme, sabemos em que escola estuda. Quando você santifica o sábado mostra a todos que adora o Criador do Céu e da Terra. [Mostrar três dedos e contar com as crianças as três razões para guardar o sábado: comemorar a criação, relembrar da morte de Jesus na cruz para nos salvar e o sinal de obediência.]
Que tipo de preparativos a mamãe e o papai fazem para festejar seu aniversário? [Dar tempo para as respostas e depois dizer:] E que preparativos precisamos fazer para festejar o aniversário da Criação? [Dar tempo para as respostas e depois mostrar os visuais referentes à preparação para o sábado, comentando rapidamente cada um deles.] Durante a semana estudamos a lição e a Bíblia. Não deixamos para estudar só na sexta-feira. Na sexta-feira, que é o dia da preparação, deixamos a casa bem arrumada e limpa e as roupas preparadas para a igreja. Guardamos os brinquedos e  todos os livros e revistas que não falam de Jesus. A comida também é toda preparada. Tomamos o nosso banho e ficamos bem limpinhos e cheirosos. A casa, a roupa e o corpo já estão limpos. Mas há outra coisa que também precisa ficar limpa. É o nosso coração. Devemos pedir perdão a Deus de tudo que fizemos que O desagradou e pedir perdão uns aos outros também. Então, quando chega a hora do culto, ninguém está chateado. Todos estão felizes e cheios de amor. E o culto é a maneira de dar boas-vindas ao dia do Senhor.
Mas, a que horas começa o sábado? O sábado começa quando o Sol se põe na sexta-feira. E quando ele termina? Ao pôr-do-sol de Sábado. O homem mudou o modo de Deus de começar e terminar o dia. A maioria das pessoas começa o dia à meia-noite. Vejam que coisa estranha, começar o dia no meio da noite, quando todos já estão dormindo! O jeito de Deus é muito melhor.
Jesus quer que comecemos o sábado ao pôr-do-sol, com o nosso trabalho todo terminado. Então, nos reunimos em família e cantamos hinos de louvor a Deus. O papai lê a Bíblia. Podemos agradecer pelas bênçãos e depois orar a Deus.
E no sábado? O que devemos fazer? No sábado precisamos acordar cedo para chegarmos atrasados à igreja. Afinal, Jesus está nos esperando. Quando levantamos tarde e estamos atrasados, ficamos impacientes isso entristece a Deus. Então, depois de acordarmos cedo, arrumamos a cama, nos vestimos, tomamos o café da manhã e fazemos o culto. Quando chegamos à igreja, nos mantemos em reverência, mostrando que respeitamos a casa de Deus. Assim, nada de ficar conversando durante o culto, movimentando-se desnecessariamente e fazendo travessuras.
Depois do almoço gostoso do sábado, podemos fazer muitas coisas interessantes. Visitar um doente, passear pela natureza, ler histórias bíblicas, mandar uma mensagem bíblica para alguém e, ao pôr-do-sol, nos reunimos outra vez para despedir o sábado. Cantamos hinos, lemos a Bíblia e pedimos a Jesus que nos proteja do pecado e do perigo durante a nova semana. Assim, o sábado é uma bênção para todos nós e a razão de muita alegria.

REVISANDO (até 10 minutos):
[Usar a figura do sol no palito como “cronômetro” para marcar o tempo de resposta das crianças. Fazer a pergunta da lição e deixar a figura para baixo, do seu lado direito. Dizer:] “O sol acabou de nascer. Você tem que responder antes de ele se por. [Erguer a figura lentamente até o alto e dizer:] Já é meio-dia. [Baixar a figura para o lado esquerdo vagarosamente e dizer:] Já está entardecendo. [Quando estiver com a figura bem baixa, dizer:]  Já está perto do pôr-do-sol! [Ajudar para que a criança responda tudo antes do “sol” se por.]

MEMORIZANDO:
[Ler o verso na Bíblia e explicar seu significado. Depois ensiná-lo com os gestos propostos na lição:]
Lembra-te do dia do sábado - mãos na cabeça;
Para o santificar - elevar as mãos para o céu;
Êxodo 20:8 - desabrochar uma flor e formar um livro.

APLICANDO:
             [Dizer:] A Bíblia diz que o sábado é um sinal de obediência a Deus. Quando você  guarda o sábado, você mostra que prefere obedecer a Deus acima de tudo. Vou ver como isso pode acontecer. [Aproximar-se de uma criança e dizer:]
- Seu vizinho convidou você para a festa de aniversário dele. Só que a festa será no sábado à tarde. Todos os seus amigos vão. E você, o que você deve fazer? [Se a criança escolher santificar o sábado, dar um abraço e dizer:] Obedecer nem sempre é fácil, mas deixa Deus muito contente! [Repetir o processo nas outras situações.]
- Sua professora da escola marcou uma aula para o sábado, valendo nota. O que deve fazer?
- Seus primos, que não são reformistas, convidam você para jogar vídeo game. Apesar de não ser um joguinho ruim você tem um problema: eles só podem brincar com você no sábado. O que deve fazer?
- Há uma promoção de brinquedos muito boa numa loja da cidade. Mas ela só vai valer para o sábado. O que deve fazer?
[Criar novos exemplos de acordo com a necessidade ou realidade de seus alunos.]

CONTANDO AOS OUTROS: 
[Entregar uma cópia da atividade (parte A e B) para cada criança. Se as crianças forem muito pequenas ou houver pouco tempo, entregue as figuras já recortadas. Distribua os lápis de cor e ajude-as a fazer um colorido bem bonito.]



Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!