A Moça Bondosa
SABER que a cortesia e a bondade agradam a Deus;
SENTIR desejo de ser cortês e bondosa;
RESPONDER tratando as pessoas com cortesia e bondade.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Eis que Rebeca saiu com seu jarro no ombro.” Gênesis 24:15.
Verso opcional: “Quem é generoso será abençoado.” Provérbios 22:9.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: dois baldes, duas caixas, papel picado ou bolas de isopor ou algo semelhante, copos de plástico; Lição: mesmos visuais usados na lição anterior; Memorizando: verso opcional - visuais abaixo; Revisando: mesmo cenário da lição; Contando aos Outros: cópias das figuras abaixo, lápis de cor; Lembrancinha - miniatura de poço, cartões com o verso para memorizar.
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
Lição:
Usar o mesmo cenário da lição anterior.
Sugestões de poço para o caso de contar a história usando as crianças:
Fazer um círculo pequeno com tijolos ou caixas de leite encapadas com papel pedra (as caixas de leite precisam ser coladas). Forrar o fundo do poço com papel ou tecido para não bater o “balde” no chão.
Fazer um balde com uma latinha de conservas vazia ou vasilha de plástico (se não tiver um vaso de barro). Prendê-lo a uma corda e usá-lo quando Rebeca for tirar água para os camelos. Se quiser algo mais real, montar o poço ao redor de um balde limpo cheio de água e realmente tirar água com o “baldinho” feito com a latinha. Ter um recipiente para derramar a água retirada do poço. Se a água for potável, pode-se servi-la para as crianças.
Encapar uma caixa de sapatos para parecer um baú, ou usar uma caixinha bem bonita.
Fazer “jóias” com miçangas e colocar tudo dentro do baú.
Contando aos Outros:
Lembrancinha - Poço:
Material: latas vazias de conservas, EVA marrom, fita adesiva transparente, arame (limpador de cachimbo), lápis sem ponta ou palito de churrasco (também sem ponta), embalagem de ovos (de papelão), pedaços de lã.
· Ajeitar cuidadosamente a beirada das latas para cobrir qualquer farpa.
· Cobrir a lata com EVA marrom e colar pequenos retângulos de EVA bege.
· Enrolar dois pedaços de arame um no outro, na pontinha fazer um Y. Fazer a mesma coisa com mais dois pedaços de arame (o limpador de cachimbo é perfeito para isso).
· Prender os arames dentro da lata, em lados opostos com o Y para cima.
· Colocar um lápis ou palito de churrasco sem ponta no forquilha do Y.
· Fazer dois furos em lados opostos da taça do ovo.
· Enfiar um pedaço de lã pelos furos e dar um nó 5cm acima da taça. Amarrar a outra ponta da lã no lápis, prendendo-a no lugar com fita adesiva. Enrolá-la no lápis.
VARIAÇÃO: amarrar a lã do “baldinho” em um dos arames e colocar um retângulo de EVA marrom sobre eles para formar um telhadinho.
Ao sinal de “já!”, uma pessoa de cada time enche o copo com a “água” do balde e despeja-a no cocho. Não é permitido cobrir a boca do copo com a mão. O primeiro participante volta e entrega o copo ao primeiro companheiro, que fará o que ele fez. Repetir a atividade até que os baldes estejam vazios. O time que esvaziar seu balde primeiro é o vencedor. Dizer:] “É brincadeira! Esses camelos bebem pra valer!” Em nossa história de hoje vamos aprender de alguém que teve uma tarefa bem difícil. [Esta atividade foi ligeiramente adaptada do livro “É Hora de Jogar!” Livro 1—Editora Shedd Kidd’s]
APRESENTANDO A LIÇÃO: [Usar os visuais escolhidos para contar a história seguindo a lição. Enfatizar que Isaque não poderia se casar com moças que adoravam ídolos e não amavam a Deus. Ajoelhar-se ao lado do poço quando contar sobre a oração de Eliezer. Quando contar que Eliezer deu presentes caros para Rebeca, tirar as “jóias” do baú e entregá-las para uma menina.]
MEMORIZANDO: [Ler o verso na Bíblia, explicar o significado e ensiná-lo, usando os gestos como estão descritos na lição:]
Eis que Rebeca - passar a mão direita no rosto e sorrir;
Saiu com seu jarro no ombro - fingir andar com um jarro no ombro;
Gênesis 24:15 - desabrochar uma flor e formar um livro.
Opção de verso: [Ler o verso na Bíblia e dizer:] Rebeca foi generosa, disposta a dar do seu trabalho e ser esforço. Ela fez tudo sem esperar recompensa. Mas havia uma recompensa para isso, que ela nem imaginava. Nós devemos ser como Rebeca, fazer o bem sem esperar nada em troca além da satisfação de ver outra pessoa feliz. Essa é a maior de todas as recompensas. [Pedir que três meninas segurem os visuais do verso. Recitá-lo com as crianças por três vezes. Esconder uma das partes e recitar novamente. Repetir o processo até que tenha escondido todas as partes e as crianças tenham memorizado o verso.]
REVISANDO: [Esvaziar novamente o cocho e fazer perguntas sobre a lição. Se as crianças acertarem, colocar um pouco de “água” no cocho. Se errarem, tirar um pouco de água.]
APLICANDO: [Dizer:] Não foi fácil para Rebeca tirar tantos baldes de água. Mas ela já estava acostumada a ser prestativa e procurava fazer seu trabalho bem feito e de maneira alegre. Ela foi recompensada com um esposo muito bom, que amava o Senhor. Se formos como Rebeca também teremos bons resultados em nossas vidas. [Perguntar às crianças o que pode acontecer de bom com elas nas seguintes situações:]
a. Estudar bastante para a prova - [tirar uma boa nota];
b. Fazer a lição de casa na hora certa - [ter tempo para passear ou brincar];
c. Deixar o quarto arrumado - [não passar vergonha quando chegarem visitas];
d. Guardar os brinquedos no lugar certo - [encontrar os brinquedos rapidamente, quando quiser usá-los]
e. Dizer “por favor” e “obrigado”, sendo gentil com todos - [ter mais amigos];
f. Sempre falar a verdade - [ter a confiança das pessoas].
CONTANDO AOS OUTROS: [Entregar as cópias da atividade escolhida para cada criança colorir como desejar. Colocar um cartãozinho com o verso para memorizar dentro do poço (baixar o verso colorido em evangeslimoinfantil.blogspot.com)e entregá-lo como lembrancinha da aula.]
Nenhum comentário:
Postar um comentário