domingo, agosto 21, 2011

Tesouros Infantis - 3º trimestre de 2011 - Lição 11


Resultados do
Engano
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER quetipo de arrependimento realmente importa para Deus;   
SENTIR necessidade de ter o verdadeiro arrependimento por seus pecado;
RESPONDER buscando a ajuda de Deus para ter o verdadeiro arrependimento.

VERSO PARA MEMORIZAR: Disse Esaú: - Pai, me abençoe também; e chorou ”.  Gênesis 27:38. Verso opcional: “Ó Deus, ... tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido.” Salmo 51:17. NTLH.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Revisando: rosto triste e feliz em EVA; Conquistando a Atenção: giz; Lição: mesmos recursos utilizados nas  lições anteriores; Contando aos Outros: Cópias da figura abaixo para cada criança, lápis de cor.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Revisando: Cortar um círculo de EVA e fazer um desenho como na figura abaixo. Colar em um palito de sorvete.

Contando aos outros: Se usar o verso para memorizar opcional, escreva-o na figura abaixo antes de tirar as cópias. 

CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Desenhar alguns círculos no chão. Pedir às crianças que juntem-se longe dos círculos. Uma criança deverá fazer o papel de perseguidor. As outras serão fugitivas. A um sinal combinado, o perseguidor deve tentar pegar as crianças, que só estarão seguras dentro dos círculos. Quem for pego será o perseguidor da próxima vez. Repetir a brincadeira por duas ou três vezes. Ao final, depois que as crianças estiverem em seus lugares, perguntar como se sente alguém que está sendo perseguido. Dizer:] Na história de hoje veremos alguém que teve que fugir de um perseguidor.
                                                                                                                                                                                          
APRESENTANDO A LIÇÃO: [Revisar rapidamente a lição anterior e continuar a história, movimentando os visuais conforme a necessidade. Dizer:] Poucos minutos depois de Jacó ter saído, Esaú chegou trazendo a comida para receber a bênção de seu pai. Isaque perguntou a Esaú: “Quem é você?” Esaú respondeu: “Sou Esaú, seu filho primogênito.” Isaque estremeceu quando descobriu que fora enganado. [Fazer o personagem de Isaque estremecer.] Ele ficou muito aborrecido por Esaú, seu filho predileto, ter perdido a chance de receber a bênção. Ele disse: “O seu irmão Jacó chegou na frente, me enganou e dei todas as bênçãos a ele.” Esaú ficou muito triste e também furioso. Chorando ele perguntou [fazer voz chorosa]: “O senhor não reservou nenhuma bênção para mim, pai?” Mas não havia mais nenhuma bênção para Esaú. Ele não tinha dado valor a sua primogenitura, ao seu direito de irmão mais velho. Ele vendeu seu direito de irmão mais velho por um prato de lentilhas. Depois, ficou chorando amargamente. Só que sua tristeza não era por perder o privilégio de ser pastor e missionário e de Jesus nascer de sua família. Estava triste por ter perdido o dinheiro e as terras de seu pai. Além disso, ele estava com muita, muita raiva de Jacó. Esaú ficou com tanta raiva de Jacó que chegou ao ponto de querer matá-lo. Ele fez planos para matar Jacó quando Isaque morresse. Se Esaú amasse a Deus teria conseguido perdoar Jacó.
Quando Rebeca percebeu que Esaú queria matar Jacó, falou para ele ir fugir para a terra dos parentes dela. Sem que Esaú soubesse, Rebeca conversou com Isaque e ele ordenou que Jacó procurasse uma esposa na família de Rebeca. Jacó viajou para a terra de Harã, com muito medo que seu irmão o alcançasse e conseguisse matá-lo. Ele não tinha nada para se defender e teve que caminhar por vários dias e passar por uma região perigosa. Sentiu-se solitário e muito triste. Sentindo-se culpado por haver pecado contra Deus, seu pai e seu irmão. Ele sabia que tudo que estava passando era culpa dele mesmo, por causa de seu pecado. Ficou com tanto medo de que Deus não gostasse mais dele que não tinha mais nem vontade de orar.  Então ele chorou, chorou e chorou. E falou com Deus que estava arrependido. O que será que acontecerá com Jacó? Não deixem de vir à próxima aula e vocês descobrirão.


MEMORIZANDO:  [Ler o verso na Bíblia e explicar seu significado. Depois ensiná-lo com os gestos propostos na lição:]
Disse Esaú: - Pai, me abençoe também - juntar as mãos suplicando.
e chorou  -  com as mãos nos olhos, fingir que está chorando. 
Gênesis 27:38 -  desabrochar uma flor e formar um livro.

Verso opcional: [Ler o verso na Bíblia e explicar seu significado. Depois ensiná-lo com os gestos propostos abaixo:]
Ó Deus, ... tu não rejeitarás -  dedo indicador apontando para cima e depois a cabeça balançando.
um coração - formar um coração com a mão.
humilde e arrependido -  cabeça baixa e mãos juntas como uma flor.
Salmo 51:17. - desabrochar uma flor e formar um livro.

REVISANDO: Brincadeira - Não deixe o menino chorar. [Mostrar o círculo triste e alegre. Dizer que fará algumas perguntas. Se acertarem o rostinho continuará sorridente. Se errarem, o rostinho deve ficar triste. Incentivarem as crianças a não deixarem o rostinho ficar triste.]

APLICANDO: [Dizer:] Esaú e Jacó choraram muito. Os dois ficaram arrependidos. A diferença é que Esaú chorou por ter perdido sua herança. E Jacó chorou por ter pecado.  Um teve um arrependimento falso e outro o arrependimento verdadeiro. O arrependimento que é falso, e Deus não aceita, é uma tristeza por ter perdido alguma coisa. Mas a pessoa volta a pecar, porque não está triste com o pecado, está triste com as conseqüências. No arrependimento verdadeiro, a pessoa fica com raiva do pecado que cometeu e com vergonha de ter feito algo errado. Ela não quer mais nada com o pecado.
Vou contar alguma situações. Se a pessoa que eu falar sentir um arrependimento verdadeiro, vocês devem ficar de pés. Se for um arrependimento falso vocês devem abaixar-se.
A) Márcia comeu muitos doces e está chorando por que está com dor de barriga. Mas se pudesse comeria ainda mais doces. [Abaixar-se.]
B) Antonio comeu muitos doces e está se sentindo mal. Ele está triste por ter desobedecido sua mãe. [Levantar-se.]
C) Jorge tratou mal seu irmão e agora está chorando porque está de castigo. [Abaixar-se.]
D) Priscila tratou mal sua irmã e agora está muito triste por tê-la magoado. [Levantar-se.]
E) Isabele está chorando e fazendo birra por que demorou muito no banho e perdeu a hora do passeio na escola. [Abaixar-se.]
F) Paula está se sentindo mal por ter rido de uma amiga e deseja pedir perdão. [Levantar-se.]
 
CONTANDO AOS OUTROS:  [Entregar para cada criança, uma figura de Jacó saindo de casa. Ajudá-las a pintar a desenho e a fazer o contorno com capricho. Depois, elas deverão contar a história que aprenderam a alguém  que não estava presente na aula.]






Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!