domingo, agosto 21, 2011

Tesouros Infantis - 3º trimestre de 2011 - Lição 13

No Poço de Harã
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER que Deus protege e encaminha seus filhos;
SENTIR confiança na proteção de Deus;
RESPONDER confiando na proteção de Deus.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Amigos, vocês moram onde? E disseram: - Somos de Harã.” Gênesis 29:4.    Verso opcional: Confia no Senhor e faze o bem”. Salmo 37:3.   
  
RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: Bíblia; Sugestão do verso - pratinhos de papelão e cópias das figuras; Conquistando a Atenção: painel com família (ver explicação abaixo); Lição: Opção A: maquete; Opção B: cenário grande; Revisando: o mesmo poço usado na lição; Aplicando:  caixa ou sacola com objetos variados (pano de prato, escova de sapato, travesseiro, brinquedo, etc.); Contando aos Outros:  cópias da figura abaixo.



COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Conquistando a Atenção:
Em livros e revistas, recortar figuras de dois casais e várias crianças.
Pode-se fazer o painel em cartolina ou flanelógrafo. Se usar em cartolina, colar rolinhos de fita crepe no verso das figuras para fixá-las no cartaz enquanto faz a atividade. Se usar flanelógrafo, colar areia, pedaços de lixa ou feltro atrás das figuras.

Lição:
Opção A: Maquete - fazer uma maquete semelhante às das lições anteriores, mudando um pouco o cenário e acrescentando um poço com tampa e uma casa um pouco mais adiante (a casa de Labão). Fazer os personagens conforme as sugestões da postagem sobre recursos visuais. As ovelhas podem ser bolinhas de algodão com olhinhos colados ou pintados nelas.
Opção B: Cenário grande - fazer um poço como o sugerido na lição 7, mas acrescentar uma tampa (pode ser um círculo de EVA ou papelão. Um canto da sala pode ter uma mesinha com cadeiras e utensílios de cozinha (casa de Labão).

Memorizando: Fazer cópias das figuras abaixo (ampliá-las se necessário). Colorir e recortar tudo. Colar a figura 1 em um pratinho de papelão e escrever a primeira parte do verso: “Confia no Senhor”. Colar a figura 2 em outro pratinho e escrever a segunda parte do verso: “e faze o bem”. No terceiro prato, escrever a referência do verso.




CONQUISTANDO A ATENÇÃO: Tios e primos. [Colocar no painel a figura de uma mulher e de um homem (irmã e irmão) e dizer:] Estes dois aqui são irmãos. Eles se casaram. [Colocar a figura dos cônjuges.] E depois tiveram filhos. [Colocar as figuras das crianças embaixo de  cada casal. Depois, apontar só os filhos e perguntar:] Como são chamados os filhos de dois irmãos? [Primos. Apontar o tio.] Como é chamado o irmão da mãe ou do pai? [Tio. Apontar a tia.] Como é chamada a irmã da mãe ou do pai? [Tia.] Como é chamado o filho do irmão ou da irmã? [Sobrinho.] Como é chamada a filha do irmão ou da irmã? [Sobrinha. Conversar com as crianças sobre seus parentes (tios e primos). Dar tempo para que falem um pouco e depois dizer:] Em nossa história de hoje falaremos sobre tios, primos e sobrinhos. Prestem atenção para entender tudo.
                                                                                                                                                                                           APRESENTANDO A LIÇÃO: [Movimentar os personagens conforme a história. Revisar a lição anterior rapidamente e dizer:] Depois daquele sonho, Jacó ficou mais animado para a viagem. Ele continuou andando, andando. Sua viagem durou muitos dias e noites. Até que ele viu um poço e um grupo de pastores se preparando para dar água para seus rebanhos. Depois de tanto tempo andando sozinho, Jacó ficou muito feliz por ver pessoas novamente. Quando os encontrou Jacó tentou ser simpático e disse [mudar a entonação da voz cada vez que os personagens falarem]: “Amigos, vocês moram onde?” e eles responderam: “Somos de Harã”. Isso deixou Jacó muito animado porque finalmente tinha chegado à terra onde moravam seus parentes. Então, ele perguntou: “Vocês conhecem Labão, filho de Naor?” - “Sim”, eles responderam. Que alegria para Jacó! Ele também quis saber se o tio estava bem. Eles responderam que sim e, apontando, para uma moça que estava vindo, disseram: “Olhe lá a filha dele, vindo com suas ovelhas.” Quando Jacó olhou, viu um moça muito bonita se aproximando com seus rebanhos. Ela era filha do tio de Jacó. O que ela era de Jacó? [Prima.] Jacó sugeriu aos pastores que dessem água aos seus animais, mas eles responderam que costumavam juntar todos os rebanhos primeiro. Assim retiravam a pedra que tapava o poço só uma vez, porque ela era muito pesada.
  Quando Raquel chegou, Jacó não esperou ninguém ajudá-lo: tirou sozinho a pedra e puxou água para as ovelhas de Raquel. Em seguida, apresentou-se para ela como filho da irmã do pai dela. O que Raquel era de Rebeca? [Sobrinha.] Ao saber disso, Raquel saiu correndo para contar a novidade a seu pai. Ele ficou muito feliz em saber que o filho de sua irmã estava em sua terra e foi correndo encontrá-lo. O que Jacó era de Labão? [Sobrinho.] Labão levou Jacó para casa e, depois de ouvir a história de Jacó, convidou-o para ficar com ele.
Labão notou que Jacó era um rapaz muito trabalhador e esforçado. Depois de um mês, observando o jeito de Jacó, Labão o convidou para ficar em sua casa. Jacó aceitou o convite e ficou muito feliz porque estava seguro e amparado no meio de sua família. 

REVISANDO: [Fazer as perguntas para as crianças. Se acertarem, abrir um pouco a tampa do poço. Se errarem, fechá-la um pouco. O objetivo é que as crianças consigam abrir o poço. Quando conseguirem ofereça um copinho com água para quem quiser beber.]
MEMORIZANDO: [Ler o verso na Bíblia, explicar o significado e ensinar o verso como está na lição:]
Amigos, vocês moram onde? - apontar as pessoas, fazer símbolo de casa, mostrar a palma das mãos;
E disseram: - somos de Harã -  com as mãos, apresentar o lugar onde está.
Gênesis 29:4. - desabrochar uma flor e formar um livro.

Sugestão de verso: “Confia no Senhor e faze o bem”. Salmo 37:3.   [Ler o verso na Bíblia, e dizer:] Jacó acreditou nas promessas que Deus lhe fizera. Ele sabia que um dia receberia todas as bênçãos prometidas. Mas, enquanto esse dia não chegava, ele sabia que deveria fazer o bem. Ele fez isso ao ajudar a prima e também sendo trabalhador na casa do tio. Assim, Deus pode abençoá-lo. Precisamos agir da mesma forma. Vamos memorizar esse verso e, quando estivermos em situação difícil vamos nos lembrar dele.  [Mostrar os visuais do verso e ler tudo por três vezes. Esconder uma parte e repetir tudo outra vez. Continuar até que o verso tenha sido memorizado:]

APLICANDO: [Dizer:] Deus prometeu a Jacó que o protegeria e também abençoaria muito a sua vida. Jacó não apenas confiou nas promessas de Deus, mas fez também sua parte sendo prestativo e trabalhador. Quando passamos por momentos difíceis em nossa vida, podemos confiar que Deus cuidará de nós. Mas Ele pede que, além de confiarmos nEle, nós também aproveitemos todas as oportunidades para fazer o que é certo e conviver bem com as pessoas. 
Vou mostrar algumas coisas para vocês. Quero que me digam como podem ser prestativos usando estes objetos. [Chamar uma criança para tirar um objeto de dentro da caixa ou sacola e pedir que ela diga como pode ser prestativa e/ou trabalhadora usando aquele objeto. Exemplos: pano de prato - secar a louça; escova de sapato - engraxar o sapato do papai; brinquedo - guardar os brinquedos; travesseiro -  arrumar a cama; etc. Concluir dizendo:] Deus está disposto a nos proteger e ajudar. Podemos confiar nisso e na hora certa Ele nos dará sua bênção.

CONTANDO AOS OUTROS:  [Entregar uma cópia da figura para cada criança, ajudando-as a completarem o trabalho. Desafiar as crianças a contarem a história toda a alguém, usando a atividade.]

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!