domingo, agosto 21, 2011

Tesouros Infantis - 3º trimestre de 2011 - Lição 10

O Direito Vendido
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER  a mentira é pecado e desagrada a Deus;
SENTIR  repúdio pela mentira;
RESPONDER  vencendo a tentação de mentir;

VERSO PARA MEMORIZAR:Não seja tolo como Esaú, que trocou sua herança por comida.” Hebreus 12:16. Verso opcional:  “A minha língua não contará mentiras”. Jó 27:4.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: fazer os gestos sugeridos ou usar o visual explicado abaixo; Conquistando a Atenção: ver objetos sugeridos na atividade; Lição: os mesmos recursos usados na lição anterior e, no caso de usar o cenário com crianças, retalhos de veludo ou feltro, um pratos com glúten, um casaco; Revisando: boneco, caixa ou balde; Aplicando: caixa com falsas lembrancinhas; Contando aos Outros: cópias das figuras da abaixo em cartolina para cada criança, cola, lápis de cor; SUGESTÃO DE LEMBRANCINHA: línguas de sogra, tiras com o verso para memorizar (opcional: bolinhos).

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Memorizando: Fazer uma cópia ampliada em cartolina de uma das figuras abaixo (conforme o verso que escolher para ensinar às crianças) e recortar com estilete na linha pontilhada. Recortar a tira com o verso, retirando o contorno. Introduzir a tira na boca e puxá-la para que apareça.



Contando aos Outros:
Fazer o visual do mesmo modo que explicado em “memorizando” (sem ampliar a figura). Se preferir que a “língua” não saia da boca, cole a ponta superior por trás do lábio superior.

Lembrancinha: Escrever o verso para memorizar em um tiras estreitas e colar em línguas de sogra, usando cola bastão. Quando a criança soprar o brinquedo, o verso aparecerá. Se preferir algo ainda mais incrementado, espetar as línguas de sogra sobre um bolinho com cobertura natural (alfarroba, por exemplo) ou um creme de maizena.




 CONQUISTANDO A ATENÇÃO: Brincadeira: Adivinha quem é? [Vendar o olho de uma criança. Ela deve tocar em outra criança e adivinhar quem é. ]
VARIAÇÃO: [Vendar os olhos de uma criança e pedir que ela toque em alguns objetos e adivinhe o que são (toalha felpuda, pote de plástico, apagador de lousa, etc.). Abrir alguns potes contendo substâncias com cheiros característicos para que ela tente adivinhar (frasco com álcool, pote com alho amassado, suco de maracujá, etc.). Se desejar, as crianças poderão se revezar nesta atividade. Ao final desta atividade, dizer:] Na história de hoje alguém teve que usar o tato e o alfato para adivinhar alguma coisa.  
                                                                                                                                                                      
APRESENTANDO A LIÇÃO: [Usar os visuais escolhidos para contar a história (maquete, flanelógrafo ou cenário grande). Movimentar os personagens conforme a necessidade. Dizer:]
 Isaque foi envelhecendo, envelhecendo e ficou quase cego. Ele sabia que não viveria por muito tempo. Então ele chamou Esaú em segredo e pediu que ele fosse ao campo, apanhasse alguma caça e fizesse uma comida bem gostosa para que Isaque comesse e o abençoasse.
Esaú obedeceu a seu pai e saiu para caçar. Só que Rebeca tinha ouvido Isaque falando com Esaú e foi correndo falar com Jacó. Ela disse para Jacó levar uma comida para o pai e receber a bênção antes que Esaú voltasse. Jacó se sentiu muito mal. Não queria enganar para conseguir a bênção. Ele disse: “Meu irmão é peludo e eu sou liso. Meu pai vai me tocar, vai descobrir tudo e em vez de bênção vou ganhar maldição!” Mas Rebeca disse que aquela maldição deveria cair sobre ela.
Enquanto Rebeca preparava a comida para Isaque, Jacó vestiu uma roupa de Esaú [vestir outra roupa sobre o personagem de Jacó], passou o perfume de Esaú [borrifar um pouquinho de perfume masculino] e colocou pelos de cabra na pele para disfarçar [colocar alguns retalhos de veludo ou feltro sobre o braço e o pescoço do “Jacó”]. Depois, foi até seu pai, levando a comida. [Aproximar o personagem de Jacó do personagem de Isaque (se forem as crianças, dar um prato de glúten para Jacó entregar a Isaque.]  Isaque ficou surpreso de que Esaú estivesse de volta tão depressa. E perguntou, desconfiado: “Quem é você, meu filho?” Jacó respondeu: “Sou Esaú, seu filho mais velho. Sente-se e coma da minha caça para que eu receba a bênção.” Mas Isaque ainda não tinha certeza e pediu: “Chegue mais perto para que eu toque em você e perceba se você é meu filho Esaú mesmo ou não.” Tremendo [o personagem de Jacó deve tremer],  Jacó aproximou-se do pai. Ele poderia ter dito a verdade e escapado do problema. Mas quando desobedecemos uma vez, é mais fácil desobedecer outra vez. [Isaque deve apalpar e cheirar Jacó.] Quando Isaque apalpou e cheirou Jacó ele disse: “ A voz é de Jacó,  mas as mãos são de Esaú.” E mais uma vez perguntou: “Você é mesmo meu filho Esaú?” E, de novo, Jacó mentiu. Então Isaque comeu e abençoou Jacó com a benção do filho mais velho, a bênção da primogenitura.
Jacó deixou o quarto do pai dele rapidinho e correu para seu próprio quarto. Como ele se sentia? Como você se sente quando faz algo errado? [Dar tempo para as respostas.] Jacó sentia-se culpado, pecador, mau. Quando fazemos coisas errados sentimos até um mal-estar no estômago e talvez até dor de cabeça. Foi assim que Jacó se sentiu. Como se tivesse um fardo pesado em suas costas. Ele havia mentido para Deus e para seu pai. Havia enganado a si mesmo e a seu irmão. Que horrível.

REVISANDO: [Colocar um boneco dentro de uma caixa ou balde. Dizer:] A mentira é um grande pecado e trás muita tristeza e confusão. Vamos imaginar que esse é um boneco mentiroso, que está sentindo mal por causa de sua mentira. Vou fazer algumas perguntas. Se vocês acertarem ele sai um pouquinho, se errarem, ele volta para a caixa. [Ir fazendo as perguntas e ajudando as crianças a “tirarem” o boneco de dentro da caixa.]

APLICANDO: [Com antecedência, colocar algumas coisas sem valor (bolas de jornal, pedaços de madeira, caixas de fósforo vazias, etc.] dentro de uma caixinha de papelão. Dizer:] Tenho aqui uma lembrancinha especial. Se vocês conseguirem responder às perguntas vocês ganharão estas lembrancinhas. [Fazer perguntas muito fáceis e ajudar para que todas as crianças acertem. Depois, falar para as crianças abrirem a caixa e pegarem suas lembrancinhas. Quando elas estiverem decepcionadas, explicar que você fez aquilo apenas para explicar a lição e que elas receberão uma lembrancinha de verdade após o culto. Perguntar como se sentiram quando descobriram que haviam sido enganados. Perguntar também em que situações sentem vontade de mentir ou têm dificuldade em dizer a verdade. Dar tempo para que respondam e depois dizer:]
Mentir às vezes parece ser mais fácil e trazer mais vantagens do que falar a verdade. Mas não compensa mentir, mesmo quando queremos fazer algo bom. Jacó estava certo em querer ser pastor. Mas não podia ter enganado para conseguir isso. Mentira é pecado, desagrada a Deus e só trás confusão e brigas. Ao invés de ter enganado o papai, o que vocês acham que Jacó deveria ter feito? [Conversado com o pai. Esperar que Deus cumprisse a profecia de que o maior serviria o menor. Orado.] Não vale à pena mentir. Vale à pena falar a verdade. Se você alguma vez já mentiu, peça perdão a quem você enganou e também a Deus. Ele vai ajudar você a falar só a verdade.
[Ajoelhar-se com as crianças e orar pedindo que Deus ajude todos na sala a falarem sempre a verdade e que perdoe se alguém já falou alguma mentira. ]

MEMORIZANDO:[Ler o verso escolhido na Bíblia e explicar bem o sentido. Se usar o verso da lição, ensiná-lo como está descrito nela.]
Não seja tolo como Esaú - sinal de não, bater nas orelhas.
Que trocou sua herança - juntar as duas mãos, como que segurando uma porção.
Por comida - usando as mãos, fazer sinal de comer comida.
Hebreus 12:16 - desabrochar uma flor e formar um livro.


  [Se usar o verso opcional, ensine-o usando os gestos abaixo ou o visual abaixo.]            
“A minha língua”: indicadores apontando para a língua;
“não contará mentiras”: balançar a cabeça e os indicadores de um lado para o outro.
Jó 27:4 - juntar as mãos e abri-las como um livro.



[Se preferir usar o visual ao invés dos gestos acima, pedir que uma criança puxe a tira com o verso enquanto as crianças  o recitam. Convidar outra criança para puxar o verso e ir repetindo e trocando a criança até que o verso tenha sido memorizado.]

CONTANDO AOS OUTROS: 
[Entregar as “bocas” (cópias do verso para memorizar) para que as crianças as pintem e depois entregar as tiras com o verso para memorizar, ensinando-as a introduzirem as tiras e puxá-las para fora.]
[LEMBRANCINHA: Mostrar as línguas de sogra e dizer que as crianças devem vir buscá-las após o culto.]



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