domingo, agosto 21, 2011

Tesouros Infantis - 3º trimestre de 2011 - Lição 9

Dois Filhos
Diferentes
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER que as promessas de Deus valem mais que qualquer coisa deste mundo;
SENTIR  confiança nas promessas de Deus e desejo de ser fiel a Ele;
RESPONDER  preferindo as promessas de Deus do que as coisas do mundo.

VERSO PARA MEMORIZAR: Dois povos sairão de ti e o mais forte servirá o menor.” Gênesis 25:23. Verso opcional:  “Ninguém seja [...] como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura.” Hebreus 12:16.

RECURSOS NECESSÁRIOS:  Memorizando: prato fundo e cartazes ou copos com lentilha; Conquistando a Atenção:  boneco diferentes, fotos de pessoas diferentes ou duas pessoas diferentes; Lição: Opção A - maquete (cenário com bonecos); Opção B - cenário grande e roupas dos tempos bíblicos; Revisando: prato, colher, pote com grãos de lentilha, bacia ou outro prato; Contando aos Outros: cópia da figura abaixo para cada criança, cola, grãos de lentilha, lápis de cor. SUGESTÃO: sopa de lentilha de verdade para as crianças provarem.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:

Conquistando a Atenção: colar feltro, lixa ou areia atrás das figuras para usar no flanelógrafo; ou colar rolinhos de fita adesiva para fixá-las na parede ou mural.
Lição: Escolher uma das opções de visuais abaixo -
Maquete: Usar a mesma tenda das lições anteriores em suporte de areia ou isopor. Ao lado da tenda, colocar palitos de fósforos usados formando uma fogueirinha e uma panelinha de brinquedo com alguns grãos de lentilha dentro. Os personagens podem ser feitos como nas sugestões da postagem sobre recursos visuais aqui  e aqui ou use as figuras abaixo para fazer dedoches. .Copiar as figuras, colar em cartolina, colorir tudo e colar em palitos ou caixinhas. Também podem ser feitos em EVA .




Flanelógrafo: Colar areia, pedaços de feltro ou lixa na parte de trás das figuras dos personagens e do cenário.

Cenário grande: montar uma tenda em um canto da sala. Juntar alguns tijolos e formar um pequeno fogão a lenha, com uma panelinha cheia de lentilhas (pode-se usar a lentilha crua mesmo). Colocar faixas na cabeça de duas crianças.






Memorizando (para a o verso opcional):
Opção A: cartazes - Dividir o verso nas seguintes partes:  “Ninguém seja como Esaú,/ que por uma refeição / vendeu o seu direito de primogenitura.”/ Hebreus 12:16.  Escrever cada parte no topo de uma folha sulfite. Embaixo, colar alguns grãos de lentilha.
Opção B: potes de lentilha - Escrever as partes do verso em cartões da altura de um copo descartável. Prender os cartões nos copos com rolinhos de fita crepe. Colocar grãos de lentilha dentro do copo.

Contando a Outros: Tirar uma cópia da figura abaixo e escrever uma das opções do verso para memorizar nela. Depois tirar as cópias para as crianças. (Se quiser, poderá fazer as figuras do personagens como dedoches e entregar como lembrancinha).




Sopa de lentilha:
Cozinhar a lentilha primeiro. Fazer um tempero suave de cebola e alho e refogá-los com um pouco de colorau para o guisado ficar vermelho. Adicionar à lentilha cozida, juntamente com macarrão argolinha. Acrescentar água se necessário e deixar ferver até o macarrão ficar bem cozido.


 CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Mostrar fotos de pessoas diferentes (ou mostrar bonecos diferentes ou comparar duas crianças) e pedir que as crianças digam quais as principais diferenças entre elas (quantidade, cor e forma do cabelo, cor da pele, formato do rosto, etc.). Depois de identificar as diferenças, dizer:] Hoje vamos falar de dois irmãos que eram muito diferentes.

APRESENTANDO A LIÇÃO: [Movimentar os visuais escolhidos enquanto conta a história, de acordo com a necessidade. Dizer:] Depois que Isaque e Rebeca se casaram viveram felizes durante muitos anos. Isaque sempre se lembrava da promessa que Deus fizera a seu pai de que haveria tantas pessoas na família que não daria nem para contar, como não podemos contar as estrelas do céu. Mas os anos foram passando e Isaque e Rebeca não tinham filhos. Então Isaque orou com muita insistência até que Deus lhe atendeu e Rebeca ficou grávida. Só que ela percebeu que estava esperando bebês gêmeos e que eles pareciam lutar dentro da barriga. Rebeca foi perguntar a Deus porque aquilo acontecia e Deus lhe disse:  Dois povos sairão de ti e o mais forte servirá o menor.” 
O primeiro dos gêmeos a nascer era ruivo, do cabelo avermelhado, tinha muitos pêlos e foi chamado de Esaú. O segundo não tinha tantos pelos e saiu agarrado no calcanhar do irmão. Deram-lhe o nome de Jacó. Os dois cresceram e se tornaram rapazes bem diferentes um do outro.
[Mostrar o personagem de Esaú e dizer:] Esaú, o irmão mais velho,  era o filho predileto de Isaque. [Colocar o personagem de Isaque perto do personagem de Esaú.] Ele era barbudo e tinha muitos pelos nos braços. Esaú gostava de caçar e de divertir-se. Ele não amava nem obedecia a Deus.
Naquele tempo, o filho mais velho tinha que ser o sacerdote, o pastor da família. Tinha que reunir todo mundo para fazer o culto de manhã e de tarde, dar bons conselhos aos outros e ser missionário. Esaú não gostava disso. Mas... o filho mais velho também ficava com uma parte maior do dinheiro do papai. [Mostrar o dinheirinho de brinquedo.] E disso Esaú gostava... Além disso, o filho mais velho receberia a promessa de que Jesus nasceria de sua família. Mas Esaú não ligava pra isso.
[Mostrar o personagem de Jacó e dizer:] Jacó, o irmão mais novo de Esaú, era o filho predileto de Rebeca. [Colocar o personagem de Rebeca perto do personagem de Jacó.] Ele não era peludo como Esaú. Ele gostava de ficar em casa, cuidar das ovelhas e de preparar comidas gostosas. Jacó gostava muito da hora do culto e de fazer o trabalho missionário. Ele queria ser o irmão mais velho para se tornar o pastor da família. Ele não se importava tanto com o dinheiro. Ele pensava no privilégio de Jesus nascer de sua família. Quando ouviu falar do direito de primogenitura ficou com muito desejo de ser o filho mais velho e começou a pensar nisso dia e noite.
Um dia Jacó preparou uma sopa de lentinhas bem gostosa e cheirosa. [Mostrar a panelinha com grãos de lentilha. Se a sopa for de verdade, deixar que o cheiro de sopa invada o ambiente.] Esaú chegou muito cansado. Ele pediu um prato de sopa. Jacó falou que só lhe daria a sopa se Esaú lhe desse os direitos de irmão mais velho. Esaú, que não gostava daquela história de ser missionário e pastor, nem pensou direito: aceitou o trato e comeu o prato de sopa bem rapidinho. Ao invés de esperar e fazer sua própria sopa, Esaú foi impaciente e dessa forma mostrou que dava pouco valor ao privilégio de ser o irmão mais velho. Depois disso, continuou se comportando mal e trouxe muitos problemas a seus pais. Que pena!

MEMORIZANDO: [Ler o verso na Bíblia, explicar o significado e ensiná-lo fazendo os gestos como estão descritos na lição:]
Dois povos nascerão de ti  - mostrar com os dedos o número dois, apontar para as pessoas.
E o mais forte servirá - mostrar os músculos e inclinar as duas mãos;
O menor - com a mão direita indicar algo pequeno;
Gênesis 25:23 - desabrochar uma flor e formar um livro.

Verso Opcional:  “Ninguém seja [...] como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura.” Hebreus 12:16. [Explicar que o irmão mais velho é chamado de primogênito. Primogenitura é  a vantagem que o irmão mais velho tem sobre os irmãos mais novos. Depois dizer:] Esaú, como filho mais velho, ia herdar todas as promessas que Deus tinha feito a Abraão e Isaque, mas ele não deu valor nenhum a essas promessas. Ele trocou tudo isso por um prato de lentilhas. [Ler o verso na Bíblia.] A Bíblia diz que não devemos ser como Esaú, trocando as promessas de Deus pelas bobagens desse mundo. Para não esquecermos disso, vamos memorizar o verso? [Mostrar os visuais  e recitar o verso inteiro com as crianças por três vezes.  Colocar um dos visuais (ou uma parte da lentilha) em um prato e recitar o verso inteiro novamente. Repetir o processo até que não reste mais nenhuma parte e o verso tenha sido memorizado.]

REVISANDO: [Mostrar o prato cheio de grãos de lentilha. Dizer:] Esse prato representa as coisas passageiras deste mundo que muitos trocam pelas promessas de Deus, como Esaú fez. Precisamos esvaziar este prato. Vou fazer algumas perguntas. Se vocês acertarem, vou tirar uma colher de lentilhas do prato. Se errarem vou colocar mais uma colher. Vamos tentar esvaziar o prato? [Fazer as perguntas. Se as crianças acertarem, retirar uma colher de lentilhas, se errarem acrescentar uma colher. Preparar tudo para que no final o prato esteja vazio.]

APLICANDO: [Dizer:] Esaú nunca deveria ter aceitado trocar as promessas de Deus por uma refeição. Nós também não podemos trocar as promessas de Deus por bobagens. Mas isso pode acontecer com muitas pessoas. Vou dizer algumas situações. Se eu falar de alguém que está agindo como Esaú vocês devem virar os polegares para baixo.  Se for alguém que deu valor às promessas de Deus vocês devem virar os polegares para cima.
A) Mário foi convidado para assistir a um jogo de futebol no mesmo horário do culto de quarta-feira. Ele não aceitou o convite. [Polegares para cima.]
B) Joana não quis estudar a lição da Escola Sabatina porque queria assistir a um desenho animado na TV. [Polegares para baixo.]
C) Mariana quer que as amigas da escola pensem que ela é moderna. Por isso, ela usa calça comprida e só quer usar mini-saia. [Polegares para baixo.]
D) Talita não aceitou usar batom, mesmo quando as amigas riram dela e a chamaram de crentinha.[Polegares para cima.]
E) O pai de Pedro é o zelador da igreja. Pedro muitas vezes deixa de se divertir para ajudar o pai a deixar a igreja bem arrumada. [Polegares para cima.]

CONTANDO AOS OUTROS: [Entregar as cópias para as crianças pintarem. Depois entregar alguns grãos de lentilha para  serem coladas no prato. Incentivar as crianças a contarem para alguém o que aprenderam na lição.]
SUGESTÃO: Entregar uma tigelinha ou copinho com sopa de lentilhas para as crianças experimentarem na hora.




Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!