quinta-feira, julho 28, 2011

Tesouros Infantis - 3º trimestre de 2011 - Lição 5

O Amigo de Deus
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER  que Abraão foi abençoado por confiar em Deus e obedecê-Lo;
SENTIR desejo de obedecer também;
RESPONDER procurando ser obediente, mesmo quando for difícil.

VERSO PARA MEMORIZAR: "Abraão creu no Senhor e foi chamado amigo de Deus”. Tiago 2:23.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: cartazes em forma de estrela com o verso para memorizar; Conquistando a Atenção: pratinhos com diversos itens; Lição: cenário usado na lição anterior, fundo do cenário com estrelas; Revisando: estrelas do cenário; Aplicando: caixinhas (abaixo); Contando aos Outros: cópias da figura abaixo, em contando aos outros) para cada criança, cola, estrelas de papel dourado ou prateado (ou adesivos em forma de estrela) - Sugestão de lembrancinha: dar um pacotinho de estrelas fluorescentes para cada criança colar no teto de seu quarto.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
 Memorizando: Cortar cinco estrelas em papel cartão e escrever uma parte do verso para memorizar em cada estrela. Enfeitar as estrelas como desejar.

Lição:
Usar o mesmo cenário da semana anterior. Se utilizou a placa de isopor será importante cobri-la com areia.
Céu estrelado: Colocar o cenário em um canto da sala, forrado com cartolina preta ou EVA preto e coberto de estrelinhas.
Idéia: 



Aplicando: Copiar as caixinhas abaixo (escolher entre as coloridas ou as em preto e branco). Pintá-las e recortá-las. Dobrar na linha pontilhada e pintar a tampa na mesma cor da caixa. Cortar uma pequena fenda na linha mais escura e passar um pedaço de lã ou de fita por ela. Colar o pedaço de fita atrás da caixa. Dar um laço para manter a caixa fechada.





Contando aos Outros: Cortar muitas estrelinhas em papel laminado prateado ou dourado. Pode-se também comprar cartelas de adesivos em forma de estrela.




CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
[Em vários pratinhos, colocar uma pequena porção de alguma coisa que seja possível enumerar, contar (grãos de milho, pedrinhas, pedaços de giz, etc.). Em outro pratinho colocar areia fina. Pedir que algumas crianças contem a quantidade de cada item. É claro que é as crianças não conseguirão contar a quantidade de grãos de areia. Então, dizer:]  Existem coisas que são fáceis de contar: por exemplo, a quantidade de grãos de milho no pratinho. Outras coisas já são mais difíceis, como a quantidade de areia no pratinho. E se fôssemos contar todos os grãos de areia de todas as praias do mundo? Seria possível? É que existem coisas que não dá pra contar. Na história de hoje veremos alguma coisa assim.

APRESENTANDO A LIÇÃO: [Usar o cenário da semana anterior, mas colocar um fundo escuro com muitas estrelinhas. Relembrar a história da semana anterior. Depois, dizer:] Deus ficou muito feliz com a obediência de Abraão. Depois de passar por aquela prova tão dura, Deus lhe deu vários presentes. Abraão e Isaque estavam em um monte cheio de areia e eles olharam para o céu, cheio de estrelinhas. Deus lhes disse que a família de Abraão e Isaque iria crescer muito, muito. Os filhos dos filhos iriam aumentar tanto que não daria nem para contar, assim como não se pode contar as estrelas do céu [apontar para as estrelas do céu] nem a areia do mar [apontar para a areia da caixa de areia]. Além disso, Jesus, o filho de Deus, nasceria da família de Abraão.
Abraão e Isaque se abraçaram de alegria pelas promessas de Deus. Depois, juntaram suas coisas e voltaram tranqüilos para casa, muito felizes por terem obedecido a Deus.

REVISANDO: [Pedir a alguns alunos que retirem algumas estrelas do cenário com o céu. Aqueles que pegarem estrelas numeradas devem responder às perguntas.]

MEMORIZANDO: "Abraão creu no Senhor e foi chamado amigo de Deus”. Tiago 2:23.
[Ler o verso na Bíblia e depois mostrá-lo nos cartazes em forma de estrelas, enquanto diz:] Abraão mostrou que acreditava em Deus sendo obediente e por isso ficou conhecido como o amigo de Deus. Nós podemos mostrar que acreditamos em Deus obedecendo ao que ele manda. Vamos nos lembrar sempre disso, memorizando o verso desta semana. [Fazer os gestos como estão descritos na lição:]
"Abraão creu no Senhor -  mãos na fronte, apontar para o céu.
e foi chamado amigo de Deus” -  apertar as mãos e mostrar os céus.
Tiago 2:23 - desabrochar uma flor e formar um livro.

APLICANDO: [Dizer:] Todas as crianças que aceitam a Jesus como seu Salvador, deixando de fazer o mal e praticando o bem, é como se fossem da família de Abraão e Deus lhes promete presentes, assim como prometeu a Abraão. Vamos ver o que ganharão aqueles que forem obedientes a Deus, sem resmungar  ou reclamar? [Mostrar as caixas de presentes e pedir que algumas crianças abram as caixas. Ler ou ajudá-las a ler o que está escrito em cada uma. Depois, dizer:] Os presentes de Deus são maravilhosos, mas você precisa confiar nEle de todo o seu coração. Assim, você poderá receber seus presentes quando Jesus voltar.
CONTANDO AOS OUTROS:  [Dar a cada criança uma cópia da figura e várias estrelinhas de papel dourado ou prateado. Pode-se usar também adesivos de estrelinhas.] 
  

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!