quinta-feira, julho 21, 2011

Tesouros Infantis - 3º trimestre de 2011 - Lição 4

Abraão Confiou
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER  que Deus espera que confiemos nele de todo o coração, mesmo durante as provas;
SENTIR  confiança de que Deus nos ama mesmo quando somos provados;
RESPONDER confiando em Deus nas provas.

VERSO PARA MEMORIZAR: Não lhe faça mal, pois agora sei que você teme a Deus.” Gênesis 22:12.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção:  colher, limão; Lição: maquete de altar, bonecos para Abraão e Isaque, cordeirinho de plástico; Revisando: a mesma maquete usada na lição; Aplicando: visuais usados na lição, figura de Jesus crucificado; Contando aos Outros:  cópia  da atividade abaixo para cada criança, lápis de cor, cola, palitos de fósforo (com as pontas já queimadas).

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
  
 Lição:
Cenário:  Em uma caixa de areia ou placa de isopor, montar um cenário com o monte Moriá, um pequeno altar e uma pequena árvore.
Personagens: Usar as sugestões da postagem "Orientações para os recursos visuais" (http://evangelismoinfantil.blogspot.com/2010/09/tesouros-infantis-4o-trimestre-2010_1811.htmlpara fazer os personagens (Abraão, Isaque, os servos). 



CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
             [Dar alguma tarefa para uma criança fazer, como: carregar um limão em uma colher por vários metros sem deixá-lo cair; atravessar a sala andando com um pé só, sem colocar o outro pé no chão, etc. Depois dizer:]  Assim como todos nós estávamos observando se você conseguiria ou não fazer a tarefa,  todos os anjos do Céu estão observando se vocês vão conseguir ser obedientes a Deus ou não. Agora, vamos observar o que aconteceu com Abraão e Isaque.
                                                                                                                                                                                     
APRESENTANDO A LIÇÃO: [Fazer uma maquete usando um altar e bonecos para serem Abraão e Isaque. Usar um cordeirinho de brinquedo. Contar a história seguindo a lição.]

MEMORIZANDO: [Dizer:] A prova de Abraão foi entregar o seu único filho, que era o que ele mais amava neste mundo. Deus quer saber se o amamos também, mais do que qualquer coisa. Nosso verso de hoje servirá para nos lembrarmos de devemos amar a Deus mais do que qualquer coisa que amemos aqui. Vamos memorizá-lo.
[Fazer os gestos como estão descritos na lição:]
Pegue o seu único filho - pegar com a mão direita e mostrar o dedo indicador;
E dê como oferta - com mãos e braços, apresente algo inclinando o corpo;
Gênesis 22:2 - desabrochar uma flor e formar um livro.

REVISANDO:  [Deixar a maquete montada com Abraão ao lado do altar com Isaque deitado nele. Esconder a ovelhinha. Fazer as perguntas da lição. Cada vez que as crianças acertarem, aproximar a ovelhinha de Abraão. Se errarem a ovelhinha não se aproxima. Cuidar para que a ovelhinha só esteja bem perto quando as perguntas estiverem acabando. Quando a última pergunta for feita e acertada, fazer o som da ovelhinha balindo e colocá-la no lugar de Isaque.]

APLICANDO:  [Espalhar muitos objetos pela sala, de tal modo que fique difícil ir de um lugar para outro, sem pisar neles. Divida a classe em dois grupos e nomeie um líder para cada um. Pedir que uma criança de cada grupo se ofereça para ficar de olhos vendados. Os líderes seguram a mão dos voluntários e vão orientando-os para que evitem os obstáculos enquanto caminham pela sala. Ganha o grupo que  tocar em menos objetos. Se o grupo for pequeno, pedir a uma criança voluntária que faça o percurso com os olhos vendados. Perguntar às crianças que andaram com os olhos vendados porque elas tiveram coragem de fazer isso. Conduza a conversa e as perguntas para mostrar que elas precisavam confiar nos líderes. Dizer:] Abraão passou por uma prova muito dura, mas ele confiou em Deus e recebeu ajuda. Você também deve confiar em Deus quando passar por uma prova dura.

[Mostrar o cordeiro. Dizer:] Vocês sabem quem o cordeiro representava? O cordeiro representava Jesus, que seria sacrificado em lugar de Isaque, de vocês e de mim. Deus deu a Abraão esta prova tão dura para ensinar-lhe a lição do sacrifício de Jesus. Abraão entendeu como seria duro para Deus dar Seu único Filho para morrer pelo homem. E Isaque entendeu como seria duro para Jesus morrer sobre a cruz. [Mostrar a figura de Jesus na cruz. Dizer:] Quando Jesus estava pregado na cruz, Deus não enviou um anjo para dizer: “Pare, já basta, Jesus não precisa morrer”. Deus deixou seu filho morrer e assim, todo menino, toda menina e mamãe e papai podem ter vida eterna. Este é o maravilhoso amor de Deus!  Precisamos confiar nEle!


CONTANDO AOS OUTROS: [Entregar as cópias das figuras para as crianças e ajudá-las a colar os palitos no altar, pintar a cena e localizar a ovelha. Incentivá-las a contar a alguém a história que aprenderam hoje.]




Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!