O Mordomo Fiel
SABER que deve pedir a direção de Deus da maneira certa quando enfrentar uma tarefa difícil;
SENTIR confiança de que Deus a ajudará se estiver disposta a pedir e seguir Sua orientação;
RESPONDER buscando a direção de Deus em seus problemas.
VERSO PARA MEMORIZAR: “O que ganharei do Senhor, pois só tenho um mordomo?” Gênesis 15:2. Verso opcional: “Por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me.” Salmo 31:3.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Lição: personagens, caminho, camelos, tendas; Memorizando: verso opcional - visuais abaixo; Revisando: visuais usados na lição; Aplicando: cópia ampliada da roda com as instruções de Deus (ver abaixo); Contando aos Outros: cópia da atividade da mesma figura usada em Aplicando (sem ampliar) para cada criança, lápis de cor, colchete tipo bailarina, tesoura.
ATENÇÃO: veja no final da postagem mais VISUAIS ÚTEIS!
ATENÇÃO: veja no final da postagem mais VISUAIS ÚTEIS!
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Memorizando: Imprimir, em cartolina, os visuais abaixo. Mas apenas se for usar o verso opcional (que não está na lição):
Lição: O cenário e os personagens podem ser feitos de diversas maneiras:
Se usar bonecos (ver sugestões na postagem Orientações Sobre os Recursos Visuais) deve-se usar também uma pequena maquete - de um lado coloca-se uma pequena tenda (para uma tenda de papel colorida ver no final da postagem em Visuais Úteis) e do outro uma pequena cidade com um poço ao lado. Entre as duas, colocar uma caminho, que pode ser uma tira de papel ou tecido.
Fazer os camelos usando as figuras abaixo. Copiá-los em cartolina e montar conforme instruções na própria página.
Se quiser usar o flanelógrafo: confeccionar os personagens em feltro, EVA ou papel (colando areia, lixa ou feltro na parte de trás das figuras). Fazer também uma tenda, uma cidade e um caminho entre elas.
Se quiser usar as crianças: colocar faixas na cabeça delas, montar uma pequena tenda em um canto da sala e uma pequena cidade do outro lado (colocar uma plaquinha com o nome “Harã”). Ter algumas caixas com objetos com aparência de preciosos (moedas de papel cartão dourado, colares de contas douradas, frascos de perfumes).
Aplicando: Ampliar a figura abaixo para um tamanho grande. Colori-la e colá-la em papel cartão. Fixar a seta com bailarina. (Se preferir, pode-se recortar figuras coloridas de criança orando, escutando a pregação, cantando e estudando a Bíblia, colá-las em um círculo de EVA e fazer uma seta em EVA também).
Contando aos outros: Fazer as cópias da figura acima em cartolina ou copiar em papel sulfite e colar em cartolina. Se as crianças forem muito pequenas, entregar tudo já recortado. Se forem maiores, deixar que façam o trabalho com alguma ajuda, se necessário.
CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Dar alguma tarefa um pouco difícil para uma ou duas crianças: organizar uma caixa com muitos objetos, separar grãos de feijão de pedaços de papel, arrumar os livros da prateleira,etc. Dizer:] Às vezes temos que realizar alguma tarefa que parece muito complicada para nós e parece que não vamos dar conta da tarefa. Na história de hoje vamos falar de alguém que tinha uma tarefa muito difícil.
MEMORIZANDO:
Opção 1 - Verso da lição - [Ler o verso na Bíblia, explicar o significado e fazer os gestos como estão descritos na lição:]
O que ganharei do Senhor - pegar com a mão direita e mostrar o dedo indicador;
Pois só tenho um mordomo? - com mãos e braços, apresente algo inclinando o corpo;
Gênesis 15:2 - desabrochar uma flor e formar um livro.
Opção 2 - Sugestão de verso: [Ler o verso na Bíblia e dizer:] O servo de Abraão pediu que Deus o guiasse à melhor moça que poderia ser esposa de Isaque. Ele pediu e confiou. Quando você tiver uma tarefa difícil a cumprir, lembre-se desse verso. [Repetir o verso por várias vezes, usando os seguintes gestos ou usar os cartazes com as figuras (no início da postagem):]
“Por amor do teu nome - fazer um coração com as mãos e depois apontar o indicador para cima.
guia-me e encaminha-me.” - mãos movimentando-se lado a lado, imitando um caminho
Salmo 31:3. - desabrochar uma flor e formar um livro.
Obs.: Se usar os cartazes, pedir a ajuda de três crianças para segurá-los. Recitar três vezes, depois esconder um deles e recitar o verso inteiro, repetindo isso com o terceiro cartaz.
REVISANDO: [Colocar a figura, boneco ou criança que representa Eleazar ao lado da tenda. Fazer as perguntas. Se as crianças acertarem, fazer o personagem caminhar um pouco pelo caminho em direção a Harã. Se errarem, ele deve ficar parado ou voltar. Incentivar as crianças a ajudarem Eleazer a chegar a Harã acertando as perguntas.
APLICANDO: [Mostrar o visual para as crianças. Dizer:] Deus orientou Abraão e seu mordomo a encontrarem uma esposa para Isaque. O servo orou e pediu a direção de Deus. A brincadeira de girar a seta vai nos ajudar a descobrir várias maneiras de encontrarmos a direção de Deus. [Girar a seta e pedir a uma criança para descrever a gravura indicada por ela. Explicar o que significa e pedir a outra criança que gire a seta. Repetir o processo até que todas as figuras sejam apresentadas. Dizer:] Deus quer que sigamos todas as suas instruções para nossa vida. Ele sabe muito bem o que é melhor para ela. Para sabermos suas instruções podemos orar, ler a Bíblia, ouvir uma pregação ou o conselho do pastor e de pais cristãos, e também através de um hino sacro (sagrado) podemos ouvir a vontade de Deus. Quando você tiver uma dificuldade para resolver um problema deve fazer como o servo de Abraão: pedir a orientação de Deus.
CONTANDO AOS OUTROS: [Entregar uma cópia da atividade e um colchete para cada criança. Deixar que pintem e recortem seus círculos e setas. Ajudar as crianças a encaixarem seus colchetes no meio do círculo. Dizer:] Usem este círculo para contarem a alguém sobre as várias maneiras de ouvir a direção de Deus em nossa vida.
VISUAIS ÚTEIS:
VISUAIS ÚTEIS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário